VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Como é alugar carro na Alamo

Desde começamos a avaliar as locadoras de carro, recebemos muitos pedidos para falarmos logo sobre a nossa experiência na Alamo, uma das locadoras mais tradicionais e procuradas pelos turistas brasileiros. Pois bem, seguindo o pedido de vocês, esse será o nosso assunto hoje. E se for alugar seu carro em Orlando, não deixe de ver também as nossas dicas nos links abaixo:

  • Descubra as dicas para alugar carro em Orlando, clicando aqui.
  • Para saber mais sobre como dirigir em Orlando, clique aqui.
  • Se quiser tirar suas dúvidas sobre pedágios, clique aqui.
  • Para saber tudo sobre viajar de carro entre Miami e Orlando, clique aqui.
  • Veja como alugar carro dentro da Disney, clicando aqui.
  • Se quiser ver nossa opinião sobre as outras locadoras e quais são as melhores e piores, clique aqui.
Retirando o carro na Alamo que fica dentro da Disney
Retirando o carro na Alamo que fica dentro da Disney

Vale dizer logo de cara que a minha experiência mais recente com a Alamo não foi na unidade do aeroporto de Orlando, o que teve um impacto positivo na minha percepção como falar em mais detalhes já já.

O que gostei da Alamo?

  • Carro muito bom, novo e limpo.
  • Facilidade de alugar o carro dentro da Disney, no Disney Car Care Center – inclusive com o sistema leva e traz nos hotéis da Disney de graça!
  • Atendimento educado na unidade que visitei.

O que não gostei da Alamo?

  • Sei que nem todas as unidades trazem um tratamento ao cliente tão bom quando a que eu visitei. Centenas de leitores já nos reportaram que os atendentes da loja do aeroporto, têm o costume de ficar empurrando seguros e extras não obrigatórios para os clientes, principalmente os que não falam inglês (clique aqui para ler as nossas dicas e evitar isso).
  • Se você devolver o carro com o tanque vazio, vai pagar uma fortuna pela gasolina.

Como foi alugar o carro na Alamo?

Como sempre, para pagar o menor preço possível pesquisei o aluguel de carro no site da Alamo e também em comparadores de preço como o Rent Cars (site brasileiro – sem IOF e parcelado) e o Rental Cars (site americano – com IOF e sem parcelamento, mas muitas boas ofertas). Os valores podem mudar muito de acordo com o carro e período da viagem então comparar é sempre a única maneira de garantir que você vai pagar o mínimo possível. Nesse caso, a Rent Cars tinha de longe o melhor valor e foi com ela que aluguei o carro da Alamo.

ALAMO_ORLANDO_ALUGUEL_CARRO_14

O único porém é que pela Rent Cars eu não conseguia pagar o seguro contra terceiros pelo próprio site a não ser que fechasse junto o pacote de gasolina, que como já explicamos aqui, não vale muito a pena. Isso não é uma condição em todas as locadoras, mas era o que a Alamo me mostrava como opção no site. Como o valor era bem abaixo das outras opções, mesmo considerando o seguro contra terceiros que eu teria que acertar na hora, aluguei pela Rent Cars. Ou seja, paguei todo o resto antecipadamente e na locadora só paguei o seguro.

Como eu estava hospedada na Disney e pude fazer uso do Disney Magic Express, o traslado gratuito do aeroporto até os hotéis da Disney, optei por não alugar o carro no aeroporto, mas retirar o veículo direto no Disney Car Care Center, um local próximo ao Magic Kingdom que tem uma unidade da Alamo e uma unidade da National.

Shuttle da Alamo que te busca de graça nos hotéis da Disney
Shuttle da Alamo que te busca de graça nos hotéis da Disney

Na hora de fazer a minha reserva, primeiramente o Rent Cars (assim como outros sites), me mostrava a opção padrão de retirar e devolver o carro no aeroporto de Orlando. Para mudar a unidade da locadora é super simples:

  1. Primeiro você começa sua pesquisa colocando como local Orlando (todas as unidades).
  2. Escolha a locadora e o carro.
  3. A Rent Cars vai te mostrar os detalhes do carro selecionado. Clique em alugar carro.
  4. Na próxima página, você vai ver todos os detalhes do carro, inclusive local de retirada e devolução. Você pode alterar essas informações de acordo com as unidades que deseja.
  5. Pode ser que haja alguma pequena alteração no valor mas normalmente é pouca coisa (e quase sempre para menor, quando comparado com o aeroporto). Depois é só preencher seus dados e continuar o processo de locação normalmente.
Onde mudar a loja de retirada do veículo da Alamo no site Rent Cars
Onde mudar a loja de retirada do veículo da Alamo no site Rent Cars

Retirando o carro na Alamo da Disney (Car Care Center)

Como eu estava hospedada no Disney’s Art of Animation fui no próprio concierge do hotel e pedi para que ele agendasse o shuttle gratuito para me buscar no hotel e me levar até o Disney Car Care Center. Ele perguntou o horário que eu desejaria ir e chamou o próximo shuttle disponível, me passando o horário que eu deveria estar a porta do hotel para pegar o transporte.

Aqui vale lembrar que o shuttle do Disney Car Care Center não te busca no mesmo local que os ônibus do transporte interno da Disney. Ele te busca na entrada principal do hotel, onde o Disney’s Magical Express te deixa quando você chega no hotel também. É lá que você deve esperar, mas o concierge pode te dar todas as orientações quanto a isso.

Loja da Alamo na Disney fica no Care Care Center, ao lado do Magic Kingdom
Loja da Alamo na Disney fica no Care Care Center, ao lado do Magic Kingdom

Se não quiser ir no concierge, é só ligar do seu quarto para a recepção e pedir para falar com o transporte do Disney Car Care Center e eles encaminham sua ligação. O ideal é que você agende com alguma antecedência, de pelo menos algumas horas. De qualquer forma, o máximo que já demorou para ter um shuttle para me buscar foi duas horas.

Quando o shuttle chegar é só embarcar que ele vai direto para o Disney Car Care Center. Depois, quando você devolver o carro, ainda pode pegar o shuttle para qualquer lugar da Disney que queira (parque, hotel, Disney’s Springs, etc). Bom, né?

Chegando no Car Care Center, encontrei o local tranquilo e sem filas. Fui atendida prontamente pela funcionária da Alamo que depois de pedir meus documentos, me perguntou se eu queria o seguro com o pacote de gasolina. Eu disse que só queria o seguro de terceiros e ela não tentou me convencer do contrário. Só me perguntou uma vez se eu tinha certeza e desistiu depois que eu respondi que sim.

Ela me ofereceu 3 opções de carro, escolhi e pronto! Foi um processo bem rápido e eficiente. Gostei muito.

Aqui é muito importante fazer uma observação: sei que nem todas as unidades da Alamo são tão atenciosas e eficientes quanto a da Disney. Já recebemos aqui no blog muitos relatos de pessoas que encontraram funcionários insistentes tentando empurrar os seguros na unidade dentro do aeroporto, então fica aqui o aviso para ser firme e não ceder caso isso aconteça com você. Pegue os seguros que deseja e nada além – e se já reservou do Brasil com tudo incluído, é só falar “no no no” para tudo o que te oferecerem. Simples ok?

Um ponto bem interessante da Alamo é a existência de totens onde você pode fazer a maior parte do processo de locação, evitando tanta interface com os funcionários insistentes. Acaba sendo uma alternativa para quem tem insegurança nesse “embate”. Além disso, dá pra escolher o idioma Português no Totem e saber exatamente o que está acontecendo em cada passo da locação. Bom, né?

Os totens estão na maior parte das unidades da Alamo nos EUA inteiro, incluindo aeroportos de Miami, Orlando.

Totem na Alamo. Quase sem interação com os vendedores insistentes
Totem na Alamo. Quase sem interação com os vendedores insistentes

De qualquer forma, falando da minha experiência, foi super tranquila. O atendimento foi ótimo, rápido e sem insistências. Rapidinho eu estava com a chave do carro na mão e pronta para ir embora.

Check In Online da Alamo

Outra facilidade da Alamo é ter a possibilidade de fazer o check in online quando se vai retirar em algumas de suas unidades. Isso significa que, antes da viagem, você vai fazer seu check in diretamente no site da Alamo, preencher dados básicos como endereço, habilitação, escolher opcionais e seguros, etc.

Feito isso, você só imprime a página da confirmação do check in e vai direto para a garagem escolher seu carro dentro da categoria do seu aluguel. Isso mesmo, você não tem que passar por totem, balcão nem nada, não precisa falar com nenhum funcionário nesse primeiro momento!

Depois de escolher o carro, é só dirigir até a saída e na catraca será sua primeira e única interação com um funcionário da empresa. Ele irá pedir seu papel do check in online impresso, sua carteira de habilitação e cartão de crédito, e vai escanear o carro que está retirando pra ver se bate com a categoria paga. Pronto, sem ninguém te empurrando seguro, tanque de gasolina nem nada a mais!

Sei que essa opção está disponível na maioria dos aeroportos (como de Miami e Orlando), mas outras unidades menores da Alamo (como a Disney Car Care Center) ainda pode ter que passar pelo balcão pra validar a locação mesmo.

Condições do carro da Alamo

Eu pedi um carro pequeno porque não ia ter que carregar minhas malas nem nada, não achei necessário um carro grande. Recebi um Altima da Nissan que estava em perfeitas condições.

Nissan Altima que aluguei na Alamo da Disney em Orlando
Nissan Altima que aluguei na Alamo da Disney em Orlando

Confesso que demorei um pouquinho para entender um pulo do gato que existe para acender o farol do carro mas deu tudo certo. O carro estava novinho e sem nenhum problema. Além disso, estava limpo o que parece ser o mínimo que a gente pode exigir mas nem sempre é o estado que encontro os carros em outras locadoras.

Devolução do carro na Alamo

Também optei por devolver o carro na unidade dentro da Disney, no Car Care Center. Antes de devolver, parei em um posto de gasolina e enchi o tanque para evitar pagar o absurdo que é cobrado pelas locadoras caso você compre gasolina com eles. Levei o carro e deixei em uma das vagas de devolução e em poucos segundos um moço já veio ver se estava tudo certinho com o carro. Ele pediu para eu verificar se não havia nada meu no carro e depois imprimiu minha notinha. Por fim, perguntou para onde eu queria ir e me pediu para esperar uns minutinhos.

Não esqueça nada no carro hehe
Não esqueça nada no carro hehe

Conforme os shuttles iam chegando, ele pedia para as pessoas entrarem de acordo com o destino de cada um. Só passou um shuttle para outro destino antes do meu chegar mas em menos de 15 minutos de espera eu já estava dentro veículo indo para o meu hotel de novo.

Um ponto importante é que a loja da Alamo no Disney Care Car Center só funciona das 7 da manhã as 8 da noite. Então se você quiser devolver o carro em algum horário fora dessa faixa, terá que usar o sistema de “Quick Return” da Alamo, que é bem simples. Você estaciona o carro nas vagas que ficam ao lado da loja, tranca, e joga a chave em uma caixinha/cofre que fica na entrada da Alamo. E pronto, se houver algum pagamento pendente, eles vão fazer a cobrança no seu cartão de crédito (aquele que ficou como caução – clique aqui para ler mais sobre caução) no dia seguinte. É claro que o sistema de shuttles que fazem o leva e trás dos hotéis, não funciona quando a loja está fechada, então você vai ter que se virar para encontrar um taxi, Uber, carona, etc.

Horários de funcionamento da Alamo que fica dentro da Disney. A do aeroporto fica aberta 24 horas.
Horários de funcionamento da Alamo que fica dentro da Disney. A do aeroporto fica aberta 24 horas.

Minha conclusão sobre a Alamo

A Alamo é uma das locadoras mais conhecidas e com mais unidades por toda a cidade de Orlando. Sei que nem todas as unidades terão o mesmo atendimento, mas a minha experiência na unidade dentro da Disney foi excelente. O carro era ótimo, paguei um preço justo através da Rent Cars, e o atendimento foi eficiente sem ser insistente!

botao-alugue-carro-orlando-desconto-promocao

Sei que no aeroporto alguns funcionários são bem chatos e teimosos ao te oferecer seguros, por isso é bom ir sempre preparado para bater o pé e pegar apenas os seguros que deseja. Mas se por um lado esse ponto do atendimento pode variar, pelo menos a qualidade do carro é algo que podemos esperar em todas as unidades.

ALAMO_ORLANDO_ALUGUEL_CARRO_13

Enfim, minha experiência foi muito boa e pretendo alugar na Alamo de novo. Se um dia encontrar um desses vendedores teimosos, volto aqui para contar como foi. E você? Já alugou com a Alamo? Conte sua experiência para a gente aí embaixo.