Hospedagem

Aluguel de casa em Orlando: tudo que você precisa saber

O post de hoje é sobre um assunto muito pedido aqui no site: aluguel de casa! Muito se escuta falar sobre aluguel de casa em Orlando, algumas coisas eu concordo, outras eu discordo. E por esse potencial de gerar certa polêmica, acabei adiando um pouco esse post, mas já estava na hora de esclarecer nossa opinião sobre o assunto né?

Na minha opinião, aluguel de casa pode ser uma maravilha ou uma furada, e a minha idéia hoje é te contar tudo que você precisa saber sobre o assunto antes de decidir se essa é a melhor alternativa de hospedagem para a sua família. Então vamos lá!

A casa que foi nossa durante certa viagem. 🙂

Por que alugar uma casa?

Essa opção acaba sendo procurada principalmente por dois tipos de turistas:

  • Os que viajam em grupos grandes
  • Ou por aqueles que viajam com criança pequena.

Os motivos são simples: quem viaja em grupo grande, economiza alugando uma casa em vez de vários quartos de hotel. Além disso, o fato de ficar todo mundo na mesma casa em vez de em diferentes quartos de hotéis, aumenta o contato da família toda durante as férias, mesmo nos momentos “de bobeira”.

As casas sempre tem muitas áreas em comum para a família aproveitar mais das férias juntos.

As casas sempre tem muitas áreas em comum para a família aproveitar mais das férias juntos.

Aquele momento de fazer nada em frente a TV no hotel, vira momento de ver TV junto na sala da casa, contar casos, dar risada em família e etc. Quando fomos fazer o enxoval de bebê da Julia, ficamos em uma casa e tivemos momentos muito gostosos simplesmente fazendo cachorro quente e ouvindo meu sogro contar histórias do passado.

É normal ter até sala de jogos.

É normal ter até sala de jogos.

Já quem tem criança pequena, faz bom proveito do espaço extra de uma casa. Quando viajamos com a Julia por exemplo, acabamos levando um monte de parafernalha. Ficar em um quarto padrão de hotel com tudo que um bebê da idade dela precisa pode significar viver amontoado durante o período da viagem. Não é o ideal para descansar nas férias né? Além disso, para quem tem crianças um pouco maiores, ficar em uma casa te permite cozinhar (até comida do Brasil para quem sente falta) e minimizar a mudança de rotina para os pequenos.

Cozinha completa para evitar fugir da rotina.

Cozinha completa para evitar fugir da rotina.

Outro ponto que muita gente gosta é da possibilidade de alugar uma casa gigante e viver de maneira diferente do que vive no Brasil por alguns dias: casa enorme com piscina, vários quartos, banheiro com banheira de hidromassagem, TV grandona e tudo o mais.

Muitas casas de aluguel criam um clima Disney decorando os quartos. A nossa tinha quarto de Frozen e....

Muitas casas de aluguel criam um clima Disney decorando os quartos. A nossa tinha quarto de Frozen e….

...de heróis da Marvel!

…de heróis da Marvel!

Esses são os principais pontos pelos quais as pessoas optam por alugar uma casa. Resumindo então:

  • Economia vs. Hotel para quem viaja em grupos grandes
  • Maior convivência em família/com o grupo da viagem
  • Mais espaço para espalhar as coisas (principalmente quem viaja com criança)
  • Possibilidade de cozinhar, evitando tanta mudança na rotina das crianças
Um pouco do quarto principal.

Um pouco do quarto principal.

Por que não alugar uma casa?

É claro que nem tudo são flores e na minha opinião, olhar os pontos negativos é tão importante quanto os pontos positivos na hora de tomar uma decisão, por isso eles não poderiam ficar de fora dessa matéria. Para mim era muito mais fácil e (me pouparia um monte de comentário reclamão) só escrever as coisas boas, como muitos sites fazem. Apesar disso, esta não é a maneira que funciona aqui! Mesmo que desagrade um ou outro dono de casa, se for para só dar meia verdade em um post, eu prefiro nem escrever. Se estou escrevendo sobre aluguel das casas, então vou sim falar das coisas que eu não gosto (as vezes você pode nem ligar para esses fatores).

Primeiro de tudo, é importante você entender que, por conta da lei de zoneamento, é proibido alugar casas por temporada na cidade de Orlando ou em Lake Buena Vista. Por isso, todos estes condomínios de casas para aluguel de temporada ficam um pouco mais distantes, em sua maioria em Kissimmee.

Salinha de TV no segundo andar da casa.

Salinha de TV no segundo andar da casa.

Isso significa que você pode até estar perto da Disney, mas estará mais longe de todo o resto dos locais que um turista visita normalmente: supermercados, shoppings, outlets, parques da Universal, Sea World e por aí vai. Qualquer caminho que te obrigue pegar a I-4 (rodovia que corta Orlando e é um corredor para se deslocar pela cidade – como a gente explica aqui), vai adicionar pelo menos 20, 30 minutos no seu trajeto.

Vale ficar atento que 99% dos anúncios de casa declaram que ficam a “10 minutos da Disney”. Minha dica é verificar o local do condomínio para ver realmente o tempo que você vai levar, pois se for 10 minutos do portão que fica perto do Animal Kingdom, não será 10 minutos do Magic Kingdom. Enfim, olhe bem o endereço/condomínio no Google Maps para se planejar na hora de escolher seu condomínio.

Tem gente que acha que precisa levar toalha, lençol e etc. Em geral, não precisa!!

Tem gente que acha que precisa levar toalha, lençol e etc. Em geral, não precisa!!

Outro ponto que eu não posso deixar de citar é segurança, algo que é sempre importante mas eu acho especialmente importante se alugar uma casa estiver nos seus planos. O primeiro ponto aqui é sempre alugar casas que fiquem em condomínios fechados. Há diversas opções então não há motivos para você abrir mão desse fator de segurança.

Além disso, questione a empresa que está te alugando a casa sobre toda a estrutura de segurança que oferecem. Normalmente as portas funcionam por senha, por isso verifique se a senha é trocada a cada novo hóspede e quem tem conhecimento desse código além dos próprios clientes que estão alugando. Pergunte tudo: que acontece se o alarme tocar? Qual o protocolo de segurança nesses casos?

Entenda todo o sistema e protocolos de segurança da casa antes de alugar.

Entenda todo o sistema e protocolos de segurança da casa antes de alugar.

Se você quiser ser bem cuidadoso para evitar problemas, é legal ver também se o condomínio está em expansão. Muitos condomínios são fechados mas estão em constante expansão e construindo novas casas, o que significa muita gente entrando e saindo por causa das construções. Isso também facilita a entrada e saída de possíveis ladrões. Conheço pessoas que já foram roubadas e quando voltaram para a casa, encontraram sujeira de construção em todo o chão. Quer dizer, provável ter sido alguém que veio visitar ou estava trabalhando em uma das muitas obras por ali. Por isso prefira condomínios sem obras e que mantenham os portões fechados ao longo do dia. 

Várias casas em construção quando ficamos ali.

Várias casas em construção quando ficamos ali.

Apesar de segurança não ser algo garantido em nenhum lugar, nem em hotel (veja nossas dicas para evitar problemas nesse caso clicando aqui), eu acho que a estrutura da maioria dos hotéis te traz muito mais segurança do que uma casa alugada.

Você pode falar “nossa, mas eu já fiquei em uma casa alugada e não aconteceu nada!” e eu te respondo: pois é! Eu também (ainda bem!). Mas não dá para a gente se basear em uma experiência pontual para definir o que acontece ou não. A verdade é que há muitos mais relatos de roubos em casas alugadas, do que em hotéis, e por isso considero um sistema de segurança relativamente mais falho.

Outro quarto da casa que alugamos. Esse era o meu e do Fe! :)

Outro quarto da casa que alugamos. Esse era o meu e do Fe! 🙂

Como eu disse, nada aconteceu com a gente, mas a casa do lado havia sido roubada há pouco tempo por exemplo. E o problema é que em caso de roubo, é muito mais difícil conseguir ver ações de ressarcimento do lado de uma casa alugada do que de um hotel. Deixo aqui o depoimento que a leitora Andrea nos mandou:

“No carnaval me hospedei no Bella Vida Resort em Kissimmee e fui furtada dentro de casa. Só levaram dinheiro e quando fui na administração do condomínio, outro casal de brasileiros também tinha sido furtado, só dinheiro. O ladrão entra em casa a noite e o condomínio alegou que não pode fazer nada! Eles não possuem câmeras e quem faz a segurança é a polícia. Fica um alerta para não se hospedarem neste condomínio”

Parte do banheiro do quarto principal!

Parte do banheiro do quarto principal!

Sem pânico, nem nada. O lado bom é que em geral os ladrões de Orlando são oportunistas e dificilmente alguém vai entrar na casa com vocês dentro para confronta-los. O ladrão de lá normalmente quer aproveitar quando não tem ninguém para levar as coisas, sem muito trabalho. Apesar disso, acho que todos nós queremos nos proteger desse e de todos os tipos de ladrões, então pequenos cuidados com segurança ajudam muito (deixar luzes acessas, TVs ligadas, verificar se há cofres na casa, não deixar compras e dinheiro espalhado, etc…).

Outro ponto negativo é que, apesar da casa ser entregue limpa para você, não haverá nenhum tipo de serviço de limpeza durante toda sua estadia, a não ser que pague por fora. Ou seja, se você for ficar mais dias em Orlando, provavelmente alguém vai acabar trabalhando no meio das férias para deixar tudo ajeitadinho.

Lavanderia da casa.

Lavanderia da casa.

Eu tenho sorte que eu viajo com a Bia e com o Felipe sempre, dois maníacos da arrumação. Eu juro, gente, eu acho que eles até curtem essa parte das férias (nunca vou entender), mas como eles acham que eu mais atrapalho do que qualquer coisa, não sobra tanta coisa pra mim – eles sempre acabam me dando algo bem idiota pra fazer quando eu quero ajudar. Se você já está me achando folgada pra caramba, saiba que eu cuido de tudo na cozinha, que é a minha praia! 😀

FLAGRA que a Bia registrou com uma cena clássica de nossas vidas! Eu cozinhando e quebrando a cabeça pra fazer um strogonoff sem metade dos ingredientes que o Felipe esqueceu de comprar e ele petiscando um dos poucos ingredientes disponíveis (a batata palha). hahaha

FLAGRA que a Bia registrou com uma cena clássica de nossas vidas! Eu cozinhando e quebrando a cabeça pra fazer um strogonoff sem metade dos ingredientes que o Felipe esqueceu de comprar e ele petiscando um dos poucos ingredientes disponíveis (a batata palha). hahaha

 

No fim, aos trancos e barrancos, dá tudo certo! Almocinho com cara de Brasil.

No fim, aos trancos e barrancos, dá tudo certo! Almocinho com cara de Brasil.

Então resumindo, os pontos negativos são:

  • A localização é sempre mais longe do que a maioria dos hotéis.
  • A segurança é mais questionável. Eu pessoalmente acho que um bom hotel tem mais estrutura para garantir segurança (ou se responsabilizar em caso de problemas). Por isso, sempre siga as dicas aí de cima para garantir uma casa o mais segura possível.
  • Você vai ter que cuidar da manutenção da limpeza e organização da casa, o que significa trabalho doméstico nas férias.

Adiciono aqui um último pontinho negativo até meio pessoal: eu acho muito mais fácil achar barata em casa do que em hotel. Se você não leu nenhum post em que eu tive um faniquito por causa de alguma barata ou inseto voador (foram alguns pelo site já), prazer, eu tenho pânico desses bichos e como sou míope, fico mais em pânico quando perco eles de vista. Bem complicado!

 

Outro ângulo para poder dar noção do espaço.

Outro ângulo para poder dar noção do espaço.

Ué, alugo ou não?

Acho que você precisa pesar todos estes fatores, mas antes de tomar uma decisão, queria te apresentar também uma alternativa que eu gosto muito, um pouco menos conhecida e que mistura o melhor de hotel e de alugar casa (pelo menos na minha opinião): os hotéis tipo condos, que também já falamos aqui,

Várias redes de hotéis como Sheraton, Marriott, e outras menos conhecidas, possuem apartamentos completos para alugar. Eles em geral possuem 2 ou 3 quartos, cozinha, sala e tudo o que a gente precisa para aproveitar as férias com espaço. Como é parte de uma rede de hotel, você pode ter serviço de quarto, estrutura de segurança de um hotel e outras comodidades, como ficar em localizações bem melhores, como em Lake Buena Vista ou até mesmo na International Drive se quiser.

Um dos condos do Marriot que ficamos.

Um dos condos do Marriot que ficamos.

Para a nossa família, essa acaba sendo a opção preferida de hospedagem hoje em dia. Na verdade já era uma opção bem popular aqui na época pré-Julia, mas agora é a única que temos considerado, pelo menos até ela crescer um pouquinho mais, e a gente conseguir voltar a viajar mais light.

Se o seu grupo for muito grande, pode ser que alugar a casa ainda seja a opção mais econômica mas para a gente, alugar um ou dois apartamentos em condos acabam sendo a solução ideal de custo-benefício. A gente já falou de alguns deles aqui como o WorldQuest ou o Blue Heron, mas o Sheraton Vistana e todos que eu já fiquei do Marriott foram bons.

Também tem quartão nos apartamentos dos hotéis.

Também tem quartão nos apartamentos dos hotéis.

Bom, agora que você sabe os pontos positivos e negativos, além das suas alternativas ao aluguel de casa, espero que possa tomar uma decisão ideal para curtir suas férias da melhor forma possível. Há diversas empresas de aluguel para você considerar, mas como sempre, minha dica é pesquisar para garantir o melhor preço, dentre empresas de sua confiança, claro. Pesquise também a reputação da empresa que está usando para fazer a locação. Depois, conte pra gente como foi. 🙂



  • Oi Patricia,
    Obrigado pela mensagem!
    A dica é pegar indicações com a própria agência de intercâmbio, geralmente eles tem parcerias com acomodações que acabam sendo mais vantagem do que alugar uma casa por temporada.
    Abs
    Felipe

  • Oi Andrea
    Obrigado pela mensagem!
    Infelizmente não conheço nenhum dos dois então não consigo te ajudar com isso. A dica é sempre pesquisar muito e ler avaliações de quem já se hospedou, se possível no Trip Advisor, antes de fechar.
    Abs
    Felipe

  • Oi Elisiana,
    Obrigado pela mensagem!
    Infelizmente não trabalhamos com aluguel de casa em Orlando, desculpe não poder te ajudar com essa!
    Abs
    Felipe

  • Oi Dany
    Obrigado pela mensagem!
    Não sei exatamente o que seria, mas alguns hotéis cobram a taxa adicional de Resort, que é um valor diário fixo.
    Vale confirmar com eles direitinho
    Abs
    Felipe

  • Oi Patricia,
    Obrigado pela mensagem!
    Geralmente os condos são alugados diretamente pelo site do hotel, por ex, Marriot, Sheraton, etc, ou até mesmo alguns aparecem em Booking.com e outros sites.
    É bem indicado sim, pois geralmente traz mais espaço e conforto do que um quarto de hotel:)
    Abs
    Felipe

  • Oi Clarissa,
    Obrigado pela mensagem!
    Infelizmente não conheço esse condomínio nem esse site, então não tenho como te ajudar, desculpe!
    Mas deixo o espaço aberto aqui caso alguém queria compartilhar sua experiência
    Abs
    Felipe

  • Oi Vanessa,
    Obrigado pela mensagem!
    Direto com o proprietário pode ser mais barato mas sempre tem o risco, pois não há garantia nenhuma né?
    Exceto quando você conhece o dono e/ou a casa, mas caso contrario, o mais seguro é fechando com uma empresa mesmo.
    Abs
    Felipe

  • Oi Maria
    Obrigado pela mensagem e desculpe a demora, seu comentário se perdeu aqui 🙂
    O condomínio é o Veranda Palms, mas o site que fechamos não foi uma boa experiência então não recomendamos !
    Abs
    Felipe

  • Oi Neemias,
    Desculpe a demora! Seu comentário se perdeu aqui hehe
    O condomínio chama Veranda Palms
    Abs
    Felipe

  • Oi Victória
    Obrigado pela mensagem!
    Kissimmee fica um pouco mais ao sul das principais atrações, não fica longe da Disney mas pode ficar mais distante dos shoppings e outlets. Vale dar uma simulada no google maps nos trajetos para ter ideia de quanto tempo levaria!
    Abs
    Felipe

  • Renata

    Oi Nina, tudo bem?

    Não tenho o contato do dono mas na ocasião usamos a iHome Resorts e a casa fica no Veranda PAlms. 🙂

    Abraços,
    Renata

  • Oi Livia,
    A gente não tem nenhum site para indicar, infelizmente, mas aqui embaixo nos comentários alguns leitores compartilharam algumas dicas 🙂
    Abs
    Felipe

  • Renata

    Oi Neemias, tudo bem?

    Essa das fotos foi no Veranda Palms. 🙂

    Abraços,
    Renata

  • Oi Daniele,
    Obrigado pela mensagem!
    Aqui contamos um pouco sobre as diferentes opções e ajudamos a escolher qual interessa mais para cada grupo:
    http://www.vaipradisney.com/blog/onde-se-hospedar-em-orlando/
    E aqui damos dicas de programações e quais parques visitar com criançaS:
    http://www.vaipradisney.com/blog/dicas-disney-criancas-pequenas/
    Espero que ajude!
    Abs
    Felipe

  • Oi Daniela,
    Obrigado pela mensagem!
    O Sheraton Vistana e o Marriot Imperial Palms na minha opinião tem as melhores localizações em Lake Buena Vista – e contam com cozinha completa.
    Abs
    Felipe

  • Oi Ernani,
    Pra ser sincero a gente nunca usou Airbnb em Orlando, sei que eles tem algumas regulamentações e em algumas áreas da cidade é proibido.
    Um fator que me desencoraja a usar essa opção é que existem muitos hotéis baratos em Orlando, que oferecem toda a comodidade e praticidade de um hotel: serviço de limpeza, café da manhã, etc.
    Mas já utilizei Airbnb em outras cidades e sempre tive boas experiências.
    Abs
    Felipe

  • Oi Valeria,
    Obrigado pela mensagem.
    Não tem como pegar o I ride porque ele fica do outro lado da rodovia, não tem como cruzar a pé.
    Abs
    Felipe

  • Oi Victória,
    Muito obrigado pela mensagem! Ficamos muito contentes em saber que de alguma forma participamos do planejamento de uma viagem tão especial e principalmente que vocês aproveitaram bastante! Para a gente, receber uma mensagem como a sua faz valer a pena todas as horas que dedicamos ao site! 🙂
    Espero que muitas viagens para Orlando estejam por vir e que possa contar com a gente em todas elas.
    Abraços,
    Felipe

  • Oi Edmary, tudo bem?
    Obrigado pela mensagem, fico feliz que esteja gostando do VPD e das nossas dicas 🙂
    Infelizmente não conhecemos esse condomínio, então seria injusto falar qualquer coisa sobre ele, seja bem ou mal, né?
    Depois se puder conte pra gente como foi sua experiência!
    Abs
    Felipe

  • Oi Amanda,
    Obrigado pela mensagem e pelo carinho. Ainda bem que você me entende como devorador de ingredientes haha
    E fico feliz em saber que o post está te ajudando a tomar a melhor decisão para o grupo de vocês 🙂
    Aqui também temos outro post sobre viajar com grupo grande que pode te ajudar:
    http://www.vaipradisney.com/blog/grupos-grandes-orlando-dicas/
    Abs
    Felipe

  • Oi Juliane,
    Obrigado pela mensagem!
    Nunca nos hospedamos por lá, mas deixo aqui o espaço aberto caso algum leitor queira compartilhar!
    Abs
    Felipe

  • Oi Gustavo, tudo bem?
    Hotéis como o Marriot Grande Vista tem opções de apartamentos de 3 quartos, mas o café não está incluso, é difícil encontrar apartamentos assim com café da manhã incluso!
    Outra opção pode ser também o Blue Heron, apartamentos de 2 quartos que cabem até 8 pessoas e a gente conta mais aqui:
    http://www.vaipradisney.com/blog/hoteis-orlando-blue-heron-worldquest/
    Abs
    Felipe

  • Oi Marcelo, tudo bem?
    Obrigado pela mensagem, fico feliz que esteja gostando do VPD e das nossas dicas 🙂
    Grupos grandes sempre acabam sendo um pouco mais confuso sim, mas no quesito financeiro e prático muitos acabam preferindo ficar juntos numa casa do que separados em quartos de hotel, pois acaba saindo mais barato e também mais prático para a convivência.
    Mas sim, esse é um dos pontos negativos de aluguel de casa, que é a manutenção da casa no período da estadia.
    Abs
    Felipe

  • Oi Weverton, tudo bem?
    A gente não tem nenhum site para indicar, infelizmente, mas vale ficar atento às dicas daqui do post na hora de fechar para evitar dor de cabeça 🙂
    Abs
    Felipe

  • Oi Fabio,
    Obrigado pela mensagem, fico feliz que o VPD vem ajudado há mais de 3 anos já!
    E agradeço muito a colaboração, sua dica é realmente importante: ler relatos de quem já ficou é uma ótima forma de avaliar!
    Abs grande
    Felipe

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.