VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Apps essenciais para sua viagem a Orlando

Não tem mais jeito de viajar para qualquer lugar sem estar quase todo o tempo conectado à internet através dos celulares. Em Orlando, isso não poderia ser diferente, depois da inclusão do wi-fi gratuito dentro dos parques e de opções como os chips com planos de dados, que permitem o acesso sem pagar taxas abusivas de roaming (clique aqui para ver as nossas dicas para não se desconectar durante a sua viagem a Orlando). A fim de garantir que sua viagem seja ainda mais completa, resolvi listar aqui os aplicativos que uso no meu celular toda a vez que vou para a cidade. São apps que me ajudam não apenas no planejamento da viagem, mas também a me localizar e saber de informações importantes durante ela.

My Disney Experience

Esse é um dos apps mais importantes em uma viagem para Orlando. No My Disney Experience, você verifica o tempo de fila das atrações, os horários dos shows, faz reservas de restaurantes e até agenda os Fastpass+. Criando a sua conta no My Disney Experience, você organiza os dias nos parques da Disney e compartilha os planos com todos no seu grupo.

My Disney Experience - Apps essenciais. Foto da tela no app My Disney Experience, mostrando as opções disponíveis para planejar as visitas aos parques

Já falamos muito do app, aqui, aqui e aqui também. Ele funciona com acesso à internet, que pode ser obtido pela rede de celular ou pelo wi-fi disponível gratuitamente nos parques da Disney. Eu também sempre uso para mudar minha programação de Fastpass+, toda a vez que encontro uma fila cheia.

Baixar o app para celulares e tablets com Android - Apps essenciais
Baixar o app para iPhone, iPad e iPod - Apps essenciais

Universal Orlando Resort App

Em uma nova versão recentemente lançada pela Universal, o app traz, além dos mapas dos parques, o tempo de fila das atrações. Isso pode ser bem útil nesses tempos em que os parques estão abarrotados de visitantes querendo conhecer o Beco Diagonal do Harry Potter.

Aplicativo Universal Orlando Resort  - Apps essenciais. Foto da tela no app da Universal, mostrando o tempo de espera de uma atração (Transformers 3D)

Dentro da Universal Studios e do Islands of Adventure, a rede wi-fi chamada “xfinitywifi” pode ser utilizada gratuitamente, depois de um cadastro rápido. O app foi muito útil na nossa última viagem para Orlando, quando os parques estavam cheios. Eu fui determinando a ordem das atrações baseado no tempo das filas.

Baixar o app para celulares e tablets com Android - Apps essenciais
Baixar o app para iPhone, iPad e iPod - Apps essenciais

VPD de Bolso

Depois de muitos pedidos, lançamos a versão do nosso próprio aplicativo para que você possa levar a Orlando nossos roteiros, dicas, indicações de restaurantes e de compras, sem precisar imprimir páginas e mais páginas do VPD. Nessa primeira versão, conteúdos selecionados do site estão disponíveis offline, ou seja, mesmo sem wi-fi ou plano de dados, você consegue usar o app sem interrupções.

VPD de Bolso  - Apps essenciais. Foto da tela no app VPD de bolso, mostrando as seções disponíveis - Roteiros, Dicas, Recomendações etc.

Além disso, você conta com uma função de adicionar dicas e indicações aos favoritos, para que você possa acessá-los mais rapidamente. Através do VPD de Bolso, você tem um atalho para a versão online do Vai Pra Disney, com todos os conteúdos já publicados.

Baixar o app para celulares e tablets com Android
Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

HERE – GPS Offline

Pra quem viaja para Orlando mas não pretende comprar um chip de dados americano ou então gastar as turras com o roaming da operadora brasileira, um GPS offline pode ser uma boa opção. Assim você não precisa usar o da locadora de carro. Existem centenas de opções nas app stores, mas da última vez que fui para Orlando testei o HERE que está disponível para iOS e para Android e ele funcionou muito bem. O Facebook inclusive vem usando os mapas do Here em suas páginas. A fim de usá-lo é necessário fazer o download do aplicativo e dos mapas antes de viajar.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Sea World

O app da Sea World também traz mapas, tempo de filas, horários dos shows e até algumas funções legais, como por exemplo um lembrete de onde você estacionou o seu carro e câmeras que mostram alguns animais do parque ao vivo.

Foto da tela no applicativo dos parques Sea World em Orlando mostrando o mapa do parque - Apps essenciais.

A parte ruim é que a Sea World não oferece wifi dentro dos parques. Ou seja, para usufruir dos melhores recursos do app, você vai ter que utilizar a internet do celular.

Baixar o app para celulares e tablets com Android
Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Busch Gardens

Os apps do Busch Gardens e do SeaWorld são quase idênticos (não é a toa que os parques fazem parte do mesmo grupo). Sendo assim, ele traz as mesas funções: mapas, tempo de filas e uma opção para você tirar fotos no parque e compartilhar nas redes sociais.

Foto da tela no app do Busch Gardens em Tampa mostrando a altura mínima para uma atração  - Apps essenciais

Outra ferramenta interessante é filtrar as atrações do parque de acordo com altura mínima permitida. Já que o parque tem muitas montanhas russas, essa função é bem útil para quem visita o Busch Gardens com crianças.

Baixar o app para celulares e tablets com Android
Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Waze

Já pra quem optou por viajar com um chip de celular americano (veja opções aqui), o Waze é a melhor dentre as opções de apps para substituir o GPS, que custa caro nas locadoras de veículos. Com ele você não apenas pesquisa pelos endereços, mas também consegue achar pontos específicos na cidade, desviar de vias com trânsito, ter uma estimativa bem real do tempo que irá chegar, além de ter orientação ponto-a-ponto em português. Pra quem quiser saber, é sempre a minha opção quando viajo para o exterior: chip de dados internacional + Waze. Fica difícil se perder assim.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Comunicadores e redes sociais

Hoje em dia quase não tem viagem se você não postar aquela foto na frente do castelo ou daquele cheeseburguer delicioso. Quanto mais curtidas melhor? Bom, apesar de eu não ser muito fã das redes sociais, não há como negar que elas são um importante meio de comunicação, principalmente com o viajante. Seja para se comunicar com quem fica no Brasil ou com quem está viajando com você, não dá pra não instalar o pacote todo. WhatsApp e Hangouts para mandar mensagens, Facebook e Instagram pra compartilhar com a galera toda e Skype para ligar pra casa, colocando créditos e mais barato. Se você já não tem algum desses apps instalados no seu smartphone, corra pra App Store ou para Google Play e faça o download.

TripAdvisor

Pra mim o TripAdvisor é mais um dos apps indispensáveis não apenas durante o planejamento da viagem, mas também durante ela. Que ele é importantíssimo para verificar as credenciais de um hotel antes de reservá-lo, isso todo mundo já sabe (se não, clique aqui para saber!). Durante a viagem, sempre uso o TripAdvisor para procurar restaurantes próximos de onde estou, com boas referências de amigos, outros brasileiros e do público em geral.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

TripIt

Eu sou um turista chato e gosto de deixar as minhas coisas organizadas: número dos voos, reservas de hotéis e restaurantes e até mesmo os telefones e endereços de alguns lugares que quero ir. O TripIt é quase um organizador pessoal para a minha vida enquanto viajo e funciona de maneira muito simples. Todos os emails que você receber com passagens aéreas e as reservas que fizer, você encaminha pra um endereço de email TripIt. Assim ele vai automaticamente colocar as informações de reserva no aplicativo e deixar tudo organizado pra você. Outra vantagem é que o aplicativo fica acompanhando os voôs, então se tiver algum atraso ou aviso, você vai receber na hora pelo celular. Sou fã!
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Google Tradutor

Esse é um dos apps que são de grande ajuda pra quem não fala bem inlgês, mas não quer ficar na mão. O Google Tradutor todo mundo já conhece, mas existem duas funções específicas que acho muito úteis para os turistas. A primeira é a opção de baixar os dicionários de alguns idiomas. Isso significa que mesmo sem internet, se você baixar os dicionários inglês e português, as traduções funcionam normalmente. Outra função (mas que requer conexão de dados) é a tradução de fotos, ou seja, se tem uma placa que você não sabe o que diz, basta tirar uma foto com o app e ele tenta traduzir os textos. Essa função só está disponível para o app do Android. Então se você tem um iPhone, pode utilizar o WorldLens (clique aqui). Esses apps são uma mão na roda.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Conversor de moedas

Pessoalmente eu não gosto de ficar convertendo tudo o que eu vejo em dólares para reais. Com a oscilação do câmbio nos últimos meses, fico assustado e acabo não comprando nada quando penso na moeda daqui. Por isso não gosto de usar conversor de moda durante a viagem. Mas pra quem planeja comprar muito no cartão de crédito, ter um à mão é uma boa ideia a fim de evitar o susto na fatura depois. Separei aqui dois conversores gratuitos, um para quem tem iPhone, iPad, iPod (Conversor de Moedas Gratuito) e o outro pra quem tem Android (Conversor de Moedas Fácil).
Baixar o app para celulares e tablets com Android - Apps essenciais Baixar o app para iPhone, iPad e iPod - Apps essenciais

Enfim, espero que a listinha seja útil. Se tiver mais dicas, é só nos contar na caixa de comentários que fica ai em baixo

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!