Preparativos

Apps essenciais para sua viagem a Orlando

Não tem mais jeito de viajar para qualquer lugar sem estar quase todo o tempo conectado a internet através dos celulares. Em Orlando, isso não poderia ser diferente, depois da inclusão do wi-fi gratuito dentro dos parques e de opções como os chips com planos de dados, que permitem o acesso sem pagar taxas abusivas de roaming (clique aqui para ver as nossas dicas para não se desconectar durante a sua viagem a Orlando).

Melhores Apps para a sua viagem a Orlando

Para garantir que sua viagem seja ainda mais completa, resolvi listar aqui os aplicativos que uso no meu celular toda a vez que vou para a cidade. São apps que me ajudam não só no planejamento da viagem, mas também para me localizar e saber de informações importantes durante ela.

My Disney Experience

Esse é um dos apps mais importantes em uma viagem para Orlando. No My Disney Experience, você verifica o tempo de fila das atrações, os horários dos shows, faz reservas de restaurantes e até agenda os Fastpass+. Criando a sua conta no My Disney Experience, você organiza os dias nos parques da Disney e compartilha os planos com todos no seu grupo.

App My Disney Experience

Já falamos muito do app, aqui, aqui e aqui também. Ele funciona com acesso a internet, que pode ser obtido pela rede de celular ou pelo wi-fi disponível gratuitamente nos parques da Disney. Eu também sempre uso para mudar minha programação de Fastpass+, toda a vez que encontro uma fila cheia.

Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Universal Orlando Resort App

Em uma nova versão recentemente lançada pela Universal, o app traz além dos mapas dos parques, o tempo de fila das atrações, que pode ser bem útil nesses tempos em que os parques estão abarrotados de visitantes querendo conhecer o Beco Diagonal do Harry Potter.

Aplicativo Universal Orlando Resort App

Dentro da Universal Studios e do Islands of Adventure, a rede wi-fi chamada “xfinitywifi” pode ser utilizada gratuitamente, depois de um cadastro rápido. O app foi muito útil na nossa última viagem para Orlando, quando os parques estavam cheios e eu fui determinando a ordem das atrações, baseado no tempo das filas.

Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

VPD de Bolso

Depois de muitos pedidos, lançamos a primeira versão do nosso próprio aplicativo para você poder levar a Orlando nossos roteiros, dicas, indicações de restaurantes e de compras, sem precisar imprimir páginas e mais páginas do Vai Pra Disney. Nessa primeira versão, conteúdos selecionados do site estão disponíveis offline, ou seja, mesmo sem wi-fi ou plano de dados, você consegue usar o app sem interrupções.

vpd-de-bolso-app-tela

Além disso, você conta com uma função de adicionar dicas e indicações aos favoritos, para que você possa acessá-los mais rapidamente. Através do VPD de Bolso, você tem um atalho para a versão online do Vai Pra Disney, com todos os conteúdos já publicados.

Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

 

Viajantes no Exterior

Esse app é importante para quem está muito empenhado nas compras, principalmente nas de eletrônicos, e tem dúvidas sobre como passar a alfândega – ensinamos a usar o aplicativo aqui.

apps-viagem-orlando-celular-smartphone-06

No aplicativo você encontra diversas informações sobre as regras alfandegárias no Brasil e pode inclusive fazer a declaração de bens do viajante, calcular o imposto devido e gerar a DARF (boleto) para pagar antes mesmo de chegar no país. Assim você evita confusão e fila.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

HERE – GPS Offline

Pra quem viaja para Orlando e não pretende comprar um chip de dados americano ou gastar as turras com o roaming da operadora brasileira, um GPS offline pode ser uma boa opção para quem não pretende usar o da locadora de carro. Existem centenas de opções nas app stores, mas da última vez que fui para Orlando testei o HERE que está disponível para iOS e para Android e ele funcionou muito bem – o Facebook inclusive vem usando os mapas do Here em suas páginas. Para usa-lo é necessário fazer o download do aplicativo e dos mapas, antes de viajar.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Sea World

O app da Sea World também traz mapas, tempo de filas, horários dos shows e até algumas funções legais como um lembrete de onde você estacionou o seu carro e câmeras que mostram alguns animais do parque ao vivo.

App dos parques Sea World em Orlando

A parte ruim é que a Sea World não oferece wifi dentro dos parques, ou seja, para usufruir dos melhores recursos do app, você vai ter que utilizar a internet do celular.

Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Busch Gardens

O app é quase idêntico ao da Sea World (não é a toa que os parques fazem parte do mesmo grupo) e traz as mesas funções: mapas, tempo de filas e uma opção para você tirar fotos no parque e compartilhar nas redes sociais.

App do Busch Gardens em Tampa

Outra ferramenta interessante, é filtrar as atrações do parque de acordo com altura mínima permitida: com muitas montanhas russas, essa função é bem útil para quem visita o Busch Gardens com crianças.

Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Waze

Já pra quem optou por viajar com um chip de celular americano (veja opções aqui), o Waze é a melhor opção para substituir o GPS que custa caro nas locadoras de veículos. Com ele você não só pesquisa pelos endereços, mas também consegue achar pontos específicos na cidade, desviar de vias com trânsito, ter uma estimativa bem real do tempo que irá chegar, além de ter orientação, ponto-a-ponto em português. Pra quem quiser saber, é sempre a minha opção quando viajo para o exterior: chip de dados internacional + Waze. Fica difícil se perder assim.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Comunicadores e redes sociais

Hoje em dia quase que não tem viagem se você não postar aquela foto na frente do castelo ou daquele cheeseburguer delicioso. Quanto mais curtidas melhor? Bom, apesar de eu não ser muito fã das redes sociais, não há como negar que elas são um importante meio de comunicação, principalmente com o viajante. Seja para se comunicar com quem fica no Brasil ou com quem está viajando com você, não dá pra não instalar o pacote todo: WhatsApp e Hangouts para mandar mensagens, Facebook e Instagram pra compartilhar com a galera toda e Skype ou Viber para ligar pra casa, colocando créditos e mais barato. Se você já não tem algum desses apps instalados no seu smartphone, corra pra App Store ou para Google Play e faça o download.

Trip Advisor

Pra mim o Trip Advisor é indispensável não só durante o planejamento da viagem, como durante ela. Que ele é importantíssimo para verificar as credenciais de um hotel antes de reserva-lo, isso todo mundo ja sabe (se não, clique aqui para saber!). Durante a viagem, sempre uso o Trip Advisor para procurar restaurantes próximos de onde estou, com boas referências de amigos, outros brasileiros e do público em geral.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

TripIt

Eu sou um turista chato e gosto de deixar as minhas coisas organizadas: número dos voos, reservas de hotéis e restaurantes e até mesmo os telefones e endereços de alguns lugares que quero ir. O TripIt é quase que um organizador pessoal para a minha vida enquanto viajo e funciona de maneira muito simples. Todos os emails que você receber com passagens aéreas e as reservas que fizer, você encaminha pra um endereço de email TripIt. Ele vai automaticamente colocar as informações de reserva no aplicativo e deixar tudo organizado pra você. Outra vantagem é que o aplicativo fica acompanhando os voôs, então se tiver algum atraso ou aviso, você vai receber na hora pelo celular. Sou fã!
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Google Tradutor

Esse é de grande ajuda pra quem não fala bem inlgês, mas não quer ficar na mão. O Google Tradutor todo mundo já conhece, mas existem duas funções específicas que acho muito útil para os turistas. A primeira é a opção de baixar os dicionários de alguns idiomas, isso significa que mesmo sem internet, se você baixar os dicionários inglês e português, as traduções funcionam normalmente. Outra função (mas que requer conexão de dados) é a tradução de fotos, ou seja, se tem uma placa que você não sabe o que diz, basta tirar uma foto com o app e ele tenta traduzir os textos. Essa função só está disponível para o app do Android, então se você tem um iPhone, pode utilizar o WorldLens (clique aqui) Uma mão na roda.
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Conversor de moedas

Pessoalmente eu não gosto de ficar convertendo tudo o que eu vejo em dólares para reais. Com a alta do câmbio nos últimos meses, fico assustado e acabo não comprando nada quando penso na moeda daqui, por isso não gosto de usar conversor de moda durante a viagem. Mas pra quem planeja comprar muito no cartão de crédito, ter um a mão é uma boa idéia para evitar o susto na fatura depois. Separei aqui dois conversores gratuitos, um para quem tem iPhone, iPad, iPod (Conversor de Moedas Gratuito) e o outro pra quem tem Android (Conversor de Moedas Fácil).
Baixar o app para celulares e tablets com Android Baixar o app para iPhone, iPad e iPod

Espero que a listinha seja útil e se tiver mais dicas, é só nos contar na caixa de comentários que fica ai em baixo



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.