VPD Orlando - Vai Pra Disney
02 maio, 2016

Governo aumenta o IOF para a compra de moeda

Se você está precisando comprar dólares para a sua viagem, temos uma má notícia. O governo vai aumentar para 1,1% o IOF cobrado na compra de moeda estrangeira e a nova medida já entrará em vigor a partir de amanhã (03 de maio de 2016). 🙁

Até então, o valor do IOF para a compra de moeda era de apenas 0,38%. Ou seja, a cada 100 dólares que você comprava, pagava US$0,38 de IOF e agora vai pagar US$1,1 para a mesma quantia.

Verdade seja dita, como a diferença é pequena, não vai causar nenhum buraco no orçamento da viagem de ninguém (mesmo aplicado a valores maiores) mas nem por isso a gente aceita bem uma notícia dessas. É mais uma medida que pesa no bolso de quem já paga muito imposto para compensar gastos do governo. Mas não vamos falar de política aqui, né?

Entender os impostos em cada opção de compra de moeda é o mais importante para controlar o orçamento da sua viagem.

Entender os impostos em cada opção de compra de moeda é o mais importante para controlar o orçamento da sua viagem.

O importante é entender onde essa mudança de IOF realmente tem impacto. Basicamente, só a compra de moeda em papel é afetada pelo novo IOF. Se você comprar em um site internacional usando seu cartão, passar o seu cartão de crédito internacional durante a viagem ou comprar dólar em um cartão pré pago, continua valendo o IOF muito maior de 6,38%. Para essas operações, nada mudou. Ou seja, comparativamente comprar papel moeda ainda é mais interessante.

E para quem já vem perguntando da compra de ingressos aqui no VPD, também não mudou nada. A operação é financeira mas não se enquadra como compra de moeda então o único IOF cobrado continua sendo o de 0,38%.

Para avaliar as diferentes formas de comprar moeda e os custos de cada uma, clique aqui. E para evitar perder dinheiro com esse sobe e desce do dólar, veja nossas dicas aqui.