Além dos Parques

Backstage Magic: o tour pelos bastidores da Disney

Muita gente nos pergunta como é trabalhar na Disney e criar a magia que envolve os parques todos dias e a verdade é que existe MUITO trabalho envolvido nisso. Qualquer cast member (funcionário da Disney) é uma pecinha de um quebra cabeça de um milhão de peças e entender o que rola nos bastidores dos parques gera curiosidade em muita gente. É por isso mesmo que o Backstage Magic Tour existe – nosso assunto de hoje!

Antes de mais nada, peço desculpas do fundo do meu coração para quem nem precisava ser lembrado isso, mas não dá para continuar sem dizer que esse é um tema que divide opiniões: tem gente que quer saber de tudo dos bastidores dos parques e tem gente que não quer saber nada a respeito disso para não estragar a magia, um posicionamento MAIS que justo e que deve ser respeitado.

Então começo talvez não da maneira mais simpática que eu gostaria, mas fazendo aqui um pedido e um apelo para todos mundo que está lendo esse post: respeite a primeira coisa que a gente aprende quando trabalha na Disney e preserve a magia do coleguinha pois é algo que não dá para voltar atrás depois! Nada pior do que alguém que quer mostrar que sabe tudo seja na sua roda de amigos, num blog, num grupo de facebook ou pior – no meio do parque onde você nem sabe quem mais está te ouvido.

BACKSTAGE-MAGIC-01

Estragar a magia para alguém que não queria isso não faz de ninguém um sabe-tudo, aliás, mostra que essa pessoa não entende a primeira coisa sobre Disney. Sei que aqui ninguém precisa desse lembrete mas mesmo que a gente tenha todo o cuidado aqui, não dá para escrever sobre bastidores sem antes fazer esse apelo. Obrigada pela compreensão com essa mensagem e agora vamos voltar com a programação normal do blog. 🙂  

O assunto de hoje é o melhor tour oferecido atualmente para quem tem curiosidade de entender melhor o funcionamento da Disney em seus bastidores, o chamado Backstage Magic. Sei que muita gente já conhece e adora outro tour, o Keys to the Kingdom, que também é bem legal (e assunto para um outro post) mas conhecendo os dois passeios e conhecendo o real backstage da Disney como ex funcionária, digo sem dúvidas que se o seu objetivo é entender o funcionamento da Disney “por trás das cortinas”, o Backstage Magic a sua melhor alternativa.

Rádio para ouvir o guia do tour sem que ele precise ficar gritando.

Rádio para ouvir o guia do tour sem que ele precise ficar gritando.

Por isso, hoje quero contar um pouquinho mais do que engloba esse tour para você ver se desperta a sua curiosidade ou não. Prometemos tomar todo o cuidado para não estragar a surpresa do tour ou a magia para ninguém, mas de forma geral, esse post só é recomendado para quem está no grupo que se interessa por conhecer os bastidores tá? Vamos lá! 😉

O que é o Backstage Magic?

A Disney oferece diversos tours diferentes para quem quer uma experiência além do tradicional dia nos parques durante a viagem para Orlando. Todos eles são indicados principalmente para quem já conhece bem os parques e por isso, tem esse tempinho sobrando para se dedicar a outras coisas.

Nessa nossa outra matéria você encontra a lista completa de tours oferecidos hoje e o Backstage Magic é um deles, um bem popular inclusive. Como o nome indica (backstage magic = magia dos bastidores) o tour é inteirinho dedicado a te mostrar um pouco mais de como as operações dos parques Disney funcionam.

Nesse tour, você passará pelos 4 parques, um hotel da Disney e alguns outros pontos interessantes, sempre acompanhado de guias que vão te contar como as coisas funcionam. O tour é inteirinho em inglês e dura umas 7 horas. Você recebe todas as instruções na hora que faz o seu agendamento.

Todo o caminho entre parques e demais pontos no tour é feito de ônibus.

Todo o caminho entre parques e demais pontos no tour é feito de ônibus.

Nós fomos instruídos a estar no Epcot 15 minutos antes do horário de início do tour e assim fizemos. Não se atrase porque o tour vai começar no horário com ou sem você. Isso significa estar lá ainda antes do parque abrir, o que torna ainda mais fácil de encontrar rapidinho os funcionários responsáveis pelo Backstage Magic. Se você não encontrar de cara, é só perguntar para qualquer funcionário na entrada do parque que eles vão te indicar os responsáveis pelo seu tour.

Chegando, você deverá dar o nome de todos que farão o tour com você para que o seu guia confirme as reservas e te dê o seu kit do Backstage Magic – que consiste em um crachá muito fofo de identificação e uma espécie de radio com um fone de ouvido para que você possa ouvir o tempo todo o que o guia diz sem que ele precise ficar gritando pelos parques o dia todo.

Depois basta esperar o restante do seu grupo chegar para que o tour comece. Os guias vão se apresentar, dar algumas instruções gerais e então é hora de começar. Não vou ficar estragando a surpresa mas em linhas gerais, ao longo de muitas horas, passamos e ouvimos mais sobre os seguintes pontos:

Bastidores do Epcot

Fomos até a American Adventure, atração do pavilhão dos EUA no World Showcase e vimos como é o funcionamento dela em detalhes. Achei bem interessante!

Além disso, o nosso guia contou um pouco mais da construção do parque e da arquitetura do pavilhão.

Bastidores do Animal Kingdom

Essa parte para mim foi só para incluir o Animal Kingdom na lista, mas tudo bem. Apenas conversamos com um dos guias de outro tour que acontece pelo safari do Animal Kingdom, o Wild Africa Trek, que já contamos em detalhes no blog. Para saber mias sobre este tour, clique aqui ou dê play no vídeo aí embaixo.

Centro de Jardinagem da Disney

Eu não lembro o nome certinho desse lugar e não podíamos tirar fotos aqui, mas é basicamente o lugar onde a Disney constrói e faz manutenção de suas topiárias que são usadas para enfeitar o complexo, em especial durante o Disney’s Flower & Garden Festival. Aqui o guia nos contou como funciona essa manutenção.

Bastidores do Hollywood Studios

Aqui até me deu um apertinho no coração de tantas lembranças, pois esse era o meu local de trabalho enquanto funcionária da Disney! <3 Andamos um pouco nos bastidores e conhecemos um pouco do costuming onde o conceito e o desging das roupas dos funcionários da Disney são criados. Muito legal!

Durante o tour, a gente entende melhor como a Disney cria e conserva essas topiárias lindas.

Durante o tour, a gente entende melhor como a Disney cria e conserva essas topiárias lindas.

Disney’s Wilderness Lodge

Um dos hotéis próximos ao Magic Kingdom. Paramos lá para almoçar em um restaurante que eu adoro para almoço/jantar, o Whysperin Canyon Cafe, algo no estilo do Trail’s End mas com a comida servida na mesa. Um dia ainda escrevo sobre este restaurante por aqui. Ainda por lá os guias falaram um pouco sobre a estrutura dos hotéis da Disney.

Almoço completo com direito a sobremesa tamanho família! Hum!!

Almoço completo com direito a sobremesa tamanho família! Hum!!

Centro de manutenção dos transportes da Disney

Passamos rapidamente por um estacionamento de ônibus e do monorail da Disney, onde eles passam por suas manutenções. A gente nunca para para pensar na quantidade de transporte que a Disney tem rodando em suas ruas, né? Mas são muitos! O guia nos contou mais sobre estas operações de maneira breve.

Central Shops 

Essa foi a parte que eu mais gostei e algo que eu nunca tinha tido oportunidade de conhecer como funcionária que trabalhava em um parque. Aqui é onde parte dos brinquedos (carrinhos, bonecos e etc) são mandados para manutenção e para ficarem sempre com cara de novos. É por aqui também que fica um espaço onde são criadas todas as placas da Disney. Muito engraçado ver como funciona esse processo.

BACKSTAGE-MAGIC-13

Bastidores do Magic Kingdom

Acho que essa era a parte que muita gente queria ver porque existe toda uma curiosidade envolvendo o túnel do Magic Kingdom né? Bom, por aqui, antes de mais nada o nosso guia contou um pouquinho sobre a história de alguns detalhes da Main Street, como a história por trás dos nomes que estão em algumas das janelas dessa rua (você já achou o nome do Walt Disney e do Roy Disney? Depois me conte. 😛 ). Só depois disso, realmente entramos no túnel. Aqui o que eu posso dizer é que este é realmente o túnel, você vê pessoas passando enquanto elas realmente estão trabalhando, as vezes com muita pressa. Isso dito, em todos os tours da Disney eles ficam só nessa pontinha do túnel (sorte a sua, vai por mim. Essa parte tem um cheiro super ok) e os guias ficam contando um pouco sobre a história de uns quadros que estão lá mais para esses tours do que para qualquer outra coisa. NINGUÉM nota os quadros da história da Disney enquanto está trabalhando por lá, né? Ainda assim, por mais que seja um pouco controlado, é uma experiência bem interessante para quem sempre teve curiosidade de descer ali. Por fim, assistimos a parada das 15h antes de encerrar de vez o tour.

Já reparou nas janelas da Main Street? Elas tem muita história para contar!

Já reparou nas janelas da Main Street? Elas tem muita história para contar!

Assim como na maioria dos tours da Disney, aqui em algum momento (começo ou fim do tour) seu guia vai distribuir uma lembrancinha para você guardar de recordação: um pin exclusivo de quem já fez o Backstage Magic.

Ah! Vale dizer que o circuito entre os parques e outros pontos é sempre feito de ônibus e que no ônibus há sempre garrafas de água disponíveis para você se manter hidratado o tempo todo. E como você não precisa de ingresso para os parques para fazer este tour, assim que ele acaba, você não está convidado a permanecer no parque, viu? Os guias vão te deixar exatamente no ponto onde o tour começou.  

Ouvindo os guias falando.

Ouvindo os guias falando.

Informações importantes sobre o Backstage Magic

Caso você tenha interesse em fazer este tour e conhecer mais sobre o funcionamento da Disney, é importante saber de algumas coisas antes:

  • Agende com antecedência: apesar de relativamente menos conhecidos, os tours da Disney recebem poucas pessoas por dia e por isso, são concorridos. Se quiser muito fazer esse tour, faça seu agendamento com antecedência.
  • Prepare o bolso: esse tour tem uma agenda bem interessante e inclui não só um almoço bem completo mas dois guias para te levar de um lado para o outro e te contar sobre o complexo Disney. É claro que não seria barato, né? Mesmo assim, acho sempre um susto ver o preço do Backstage Magic – algo entre US$255 -270 dólares + taxas por pessoa. Vou te dar um minuto para voltar a respirar e assimilar esse preço também. hehe
  • Prepare o inglês: o tour é inteirinho em inglês então seu aproveitamento vai ser fortemente impactado caso você não fale o idioma. Infelizmente, hoje a Disney não oferece esse tour em outras línguas e por isso, só indico o investimento para quem além da curiosidade com o assunto, entende bem inglês.
  • Separe espaço na programação: O tour vai desde manhã cedinho até o meio da tarde. Ou seja, nada de esmagar muitas programações nesse dia, heim? No máximo um jantarzinho ou um passeio no Disney Springs ou talvez no I-Drive 360 durante a noite, depois heim? 😉
  • Veja a previsão do tempo: aqui você nunca terá muitas garantias, mas como boa parte do tour acontece em ambiente aberto, tente agendar para datas com previsão de tempo firme. Havendo essa possibilidade, eu prefiro deixar esse tipo de atividade para meses de temperaturas mais amenas: nem tão quente nem tão fria.
  • Vá preparado: use sapatos confortáveis, roupas confortáveis para andar bastante e leve um documento de identificação, pois você poderá precisar.
  • Crianças não participam: até mesmo pelo conteúdo desse passeio, não é de se estranhar que ele só seja permitido para pessoas de 12 anos ou mais. Eu mesmo só indico para adultos fãs de Disney mas aí vai de cada um.

Como agendar o Backstage Magic?  

Infelizmente não é possível agendar os tours da Disney pelo site hoje, então você precisará ligar para a central de atendimento para marcar esta atividade. Para ver como ligar de graça e ter atendimento em português, clique aqui ou dê play no vídeo aí embaixo. Se gostar do vídeo, depois não deixe de ver as outras dicas no nosso canal do Youtube. 😀

Vale a pena fazer o Backstage Magic?

Este tour é muito interessante, um dos mais interessantes para qualquer fã de Disney. Ao mesmo tempo, é hiper caro e específico, por isso só indico mesmo para uma parcela pequena de pessoas, aquelas que

  1. São fãs de Disney
  2. Já conhecem muuuuito bem os parques e restante do complexo ou seja, que já foi MUITAS vezes pra lá – não uma, não duas, não três. Afinal, com menos visitas você com pode achar outras coisas com melhor custo benefício para explorar pelo complexo.
  3. Sempre tiveram curiosidade sobre os bastidores da Disney
  4. Tem a noção necessária para não ficar querendo estragar a magia Disney para os outros contando sobre os bastidores para quem visita os parques. 😛
  5. Tem os recursos (tempo e o dinheiro) disponíveis para is nessa programação.

Tá vendo? São muitos requisitos, mas se você se encaixar em todos eles, o Backstage Magic é O tour para você fazer.

disney-keys-to-the-kingdom

Mas não é melhor fazer o Keys to the Kingdom?

Pensando na minha experiência com estes dois tours e com a vivência real nos bastidores da Disney, acho o Backstage Magic com uma proposta bem mais interessante e completa para quem quer entender o funcionamento dos parques da Disney.

O Keys to the Kingdom também é legal, mais curto, mais barato mas tem mais enrolação também. Ele é focado no Magic Kingdom e fala mais da mágica desse parque, enquanto o Backstage Magic cobre muito mais coisas. Em termos de visita a túnel e discurso na Main Street, é tudo muito parecido.
Essa é minha preferência e indicação caso queira escolher um. Se fizer os dois, depois me conte o que achou e qual gostou mais? 😉



  • Renata

    Oi Maria Clara, tudo bem?

    Obrigada pela mensagem! Que bom que está gostando do blog! 🙂

    Sobre sua dúvida, vamos lá.

    1- posso sim, só não consigo fazer ainda em agosto. 😛

    2- Veja aqui o link para todos os roteiros:
    http://www.vaipradisney.com/blog/roteiros/

    bjs,
    Renata

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.