VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Café da manhã no Sanaa: comendo com vista para os animais

O post de hoje é uma dica ótima, barata e praticamente secreta! Fazia teeempo que eu estava querendo escrever sobre isso aqui! Afinal a maior parte dos roteiros de viagem contém algum tipo de refeição especial: seja um restaurante com decoração diferente, com vista para os fogos, ou uma refeição com personagens; a verdade é que este tipo de atividade é super gostosa mesmo, mas infelizmente não costuma ser barata. Por isso, hoje quero dividir aqui uma alternativa que a gente ADOROU para quem quer viver uma experiência desse tipo sem gastar tanto: é o café da manhã do Sanaa que, dentro do maior clima africano, traz uma vista bem próxima dos animais da savana!

Foto do salão que tem vista para a savana, com janelas amplas, no Sanaa
Café da manhã na companhia da zebras, girafas, entre outros animais que aparecem por ali no Sanaa.

O café da manhã do Sanaa foi uma adição não muito antiga na Disney (a gente contou aqui quando ele foi anunciado). A gente já contou como é o almoço nesse mesmo restaurante aqui no blog (clique aqui para ver). Nessa avaliação do almoço, falamos que valia a pena pela vista dos animais, mas que além de mais caro, traz uma culinária exótica que pode não agradar a todos (não me agradou muito por exemplo). Se você vai viajar com crianças pequenas, sabe que agradar na alimentação as vezes pode ser um desafio, e culinárias exóticas demais são as mais difíceis.

Pensando nisso, acho que o café da manhã do Sanaa une o melhor possível para quem quer visitar esse restaurante mas não está tão interessado na comida afro-indiana: o café traz uma culinária mais democrática (e ainda assim com um toque indiano/africano, mas na medida certa para agradar a todos), preço mais acessível, serviço rápido, não precisa (nem é possível) fazer reserva, e tem a mesma vista dos animais de sempre!

A girafa e os gnus na savana, vistos de dentro do Sanaa
É um café muito diferente e muito gostoso – sem ser muito caro! 🙂

Ah, outra coisa ótima: quase ninguém sabe da existência desse restaurante, muito menos que ele serve café da manhã. Mesmo no site da Disney a informação não fica tão óbvia.  Quer ver só?

  • Se você filtrar opções de café da manhã no site da Disney, o Sanaa não aparece como disponível.
  • Se você buscar pelo nome do restaurante, só vai mostrar a opção de almoço e jantar (olha a foto aí embaixo).
  • Se você olhar os horários desse restaurante, só vai mostrar os horários de almoço e jantar.
Na busca do site da Disney, só fala de almoço e jantar do Sanaa.
Na busca do site da Disney, só fala de almoço e jantar do Sanaa.
Nos horários do restaurante, só mostra almoço e jantar também.
Nos horários do restaurante, só mostra almoço e jantar também.

O único lugar que informa a existência desse café da manhã no site da Disney é nessas caixinhas de texto com mais informações sobre o restaurante (imagem abaixo). Tá vendo? Então esse fica sendo um segredinho nosso tá? Informação privilegiada da família VPD! 😉 <3

O único lugar que informa a existência desse café da manhã no site da Disney é nessas caixinhas de texto com mais informações sobre o restaurante
Mas tem café da manhã sim!!!

Como é o Sanaa?

O Sanaa fica no Animal Kingdom Lodge, um hotel que por si só já é um show, e a gente também já escreveu uma avaliação sobre ele aqui. Esse hotel é dividido em duas áreas: Jumbo House (onde a gente ficou) e a Kidani Village, uma área menor, mais reservada, com apartamentos completos (do tipo vila, entenda os diferentes tipos de hotéis da Disney aqui). É nessa segunda parte, no Kidani Village, que fica o Sanaa.

Placa com diversas placas redondas de madeira decorativas na entrada do Sanaa, no Animal Kingdom Lodge
Placa na entrada do Sanaa, no Animal Kingdom Lodge Kidani Village.

Chegando no hotel, como em todo hotel da Disney, você vai precisar se identificar (hóspedes da Disney com MagciBand e outros visitantes com um documento com foto que pode ser carteira de motorista) e dizer o motivo de sua visita. É só falar que vai tomar café no Sanaa e você já receberá algumas instruções de como chegar lá. Preste atenção nas instruções e as confirme em caso de dúvida, porque pode ser confusinho – pelo menos para mim.

As esferas de madeira formando um Mickey na recepção
Quero ver quem vai notar o hidden Mickey na recepção do Sanaa! 😉

Eu fiz tudo isso com um sorriso no rosto mas eu tenho alguma condição que me faz esquecer uns 50% das instruções de direção que eu recebo assim que a pessoa que está me orientando pára de falar. É um problema sério, alguém precisa estudar isso e inventar a cura. Então ainda sorrindo fechei a janela e virei pra Bia:

– Bia, você entendeu o que ele disse? Eu já não tenho certeza.

– Acho que mais ou menos – a Bia também sofre dessa mesma condição, mas ela ainda está em processo de aceitação.

Bom, sorte que existem as placas, né? Acho que eu estou exagerando dizendo que é confusinho chegar lá, no fundo é só você focar nas placas para Kidani Village e esquecer as placas do Jumbo House. Você vai ver o Jumbo House e pensar que chegou, as placas de estacionamento do Jumbo House, de check in e tal. Pode passar batido que a Kidani Village é um pouco mais pra frente mesmo. Eu até tentei fazer um esboço daqueles bem toscos que eu faço com a ajuda do Google Maps, só para você ter uma noção de onde fica o restaurante dentro do hotel mas no fim achei que ele ia atrapalhar mais do que ajudar. A confusão está em mim, e não no Animal Kingdom Lodge, pode acreditar! 😂   

Placa na entrada do Animal Kingdom Lodge, com uma girafa ao lado do nome do hotel
O Sanaa fica dentro do Animal Kingdom Lodge na parte Kidani Village e não no Jumbo House, hein?

Chegando no hotel, estacionamos o carro numa área coberta e fomos para o elevador. Dica: assim que você sair do elevador, preste atenção no exato local que você chega no hotel, para ficar mais fácil de se localizar na volta. Se você parar na área que não é coberta, não tem erro porque você vai entrar/sair pelo saguão de entrada mesmo. Nós paramos na área coberta e nosso elevador chegou relativamente próximo à recepção, – e de lá eu já sabia me localizar. Para chegar ao Sanaa, basta descer a escada no fundo do hotel, próximo ao fim do balcão da recepção. Você vai chegar do lado da entrada do restaurante- e já vai poder avistar os animais!

O Sanaa é lindo, então não deixe de prestar atenção em seus detalhes. Lembre-se que o principal motivador da sua visita foi a ambientação do restaurante, então entre no clima! Eu adoro como o Sanaa foi concebido para te fazer se sentir embaixo de uma árvore. O teto é todo como se fosse a folhagem e os troncos com as raízes também fazem parte da decoração do restaurante. É lindo demais!

Foto da decoração incrível do Sanaa, remetendo à savana africana
Decoração incrível do Sanaa

O show mesmo aqui são as grandes janelas de vidro que te permitem ver a savana africana que vive no Animal Kingdom Lodge, enquanto você come. Depois de comer você pode até ir para a área de observação lá fora se quiser continuar admirando os animais, mas saiba que a vista do restaurante já é sensacional e não deixa nada a desejar. Ali você vai poder ver zebra, girafa, avestruz, entre outros animais.

Diferente do almoço e do jantar, que são do tipo table service, o café da manhã do Sanaa é quick service (fast-food). Isso te traz, além das vantagens que eu já falei no começo do post, também o benefício de poder escolher sua própria mesa. Como no dia da nossa visita, o restaurante não estava tão cheio, nós conseguimos uma mesa colada na janela de vidro. Ficamos super pertinho dos animais. A Juju (pra quem não sabe, é a minha filha de pouco mais de 1 ano) não desgrudou o olho da janela. 

Sanaa visto de fora, com janelas enormes que permitem uma vista boa dos animais.
Sanaa visto de fora: essas janelas enormes que permitem uma vista tão boa dos animais.

A comida do café da manhã do Sanaa

O esquema fast-food aqui funciona de um jeito um pouquinho diferente do normal das praças de alimentação de hotéis. É basicamente assim: você chega e vai ver uma área com um pequeno buffet e mesas provisória com comidas expostas, que são montadas todos os dias ali para este café. Boa parte das opções de comida estão expostas ali, mas vale olhar o cardápio para uma visão mais completa. Tanto eu como a Bia pedimos pratos que não estavam expostos e foram montados na hora pra gente.

Foto do salão amplo com mesas improvisadas para expor parte das opções do buffet do café da manhã, mas tem ainda mais coisa se você olhar o cardápio.
Mesas improvisadas para expor parte das opções de café da manhã, mas tem ainda mais coisa se você olhar o cardápio.

Aqui, diferente do almoço e jantar, as opções são hiper democráticas dentro da realidade americana. Tem waffle, bagel, croissant,  frutas e muitas opções saudáveis. Os pratos que experimentamos todos tinham alguma especiaria, algum toque diferente do tradicional americano, o que achamos super positivo.

Algumas das opções de pães, muffins e croissants oferecidos no café da manhã
Pães, frutas e várias opções democráticas são oferecidas aqui, junto com uma ou outra coisinha diferente que fazem a visita ao Sanaa mais especial.

Se você quiser uma das comidas expostas, é só ir lá, pegar e pagar para então sentar. Se você quiser algo do cardápio, como a gente, logo depois de pagar pelo seu pedido, você vai receber uma girafa com um número para deixar em cima da sua mesa. Seu prato será preparado e levado até você na mesa. As únicas coisas que levamos antecipadamente foram as que estavam expostas nas mesas: no nosso caso a água, café e um bolinho. 

Fizemos nosso pedido, recebemos uma pequena girafa para que nos identificassem e fomos esperar na mesa que escolhemos.
Fizemos nosso pedido, recebemos essa girafa para que nos identificassem e fomos esperar na mesa que escolhemos.

Depois de olhar o cardápio, eu acabei escolhendo o Safari Waffle, um waffle com frutas vermelhas que vinha acompanhado de chantilly de chai. O waffle tinha alguma especiaria meio parecida com canela mas era outra coisa, só sei o que, mas era bem gostoso e nada enjoativo. Pedi também uma porção de hash brown para a gente “bicar” enquanto comia nossos pratos.

Foto do waffle com frutas vermelhas e chantilly de chai servido no café da manhã do Sanaa, no Animal Kingdom Lodge
Waffle com frutas vermelhas e chantilly de chai. Muito gostoso!

A Bia pediu uma das opções mais saudáveis e super diferentes: um prato de quinoa doce com um espetinho de frutas. Ela disse que estava deliciosa e a cara era ótima mesmo.

Prato saudável e gostoso com quinoa e frutas espetadas em um palito
Prato saudável e gostoso com quinoa e frutas, tudo bem docinho!

Além disso, pedimos também um bolo de banana que vinha acompanhado de creme de avelã porque né? Era bolo de banana com creme de avelã e a gente não quis deixar passar a oportunidade. O bolo era sensacional comendo puro, e a Bia curtiu também o creme de avelã mas eu achei que tinha só gosto de açúcar. Não era a Nutella que eu esperava. Ainda assim, valeu a pena!

O bolo de banana com creme de avelã (que não era igual nutella)
Bolo de banana com o creme de avelã (que não era igual nutella). Para mim o bolinho puro ficou mais gostoso.

Para beber, fomos de muuuito café (porque uma alimenta o vício da outra) e compramos também uma água que foi muito necessária depois do bolo de banana com creme de avelã.

Veja que a gente pediu muito mais comida do que o necessário, porque queríamos experimentar mais coisa para contar pra vocês. A hash brown e o bolo de banana foram um exagero da nossa parte e mesmo assim, a conta deu cerca de US$17 por pessoa. Lembrando que não tem nem gorjeta para incluir nessa conta, já que o serviço é quick service.

Hash browns bem sequinhas e temperadas em uma tigela
Hash brown bem sequinha e temperada. Foi total exagero nosso mas era bem gostosa.

Conclusão sobre o café da manhã do Saana

Esta é uma experiência muito gostosa para quem quer um café da manhã diferente e sem pesar no bolso. É o tipo de refeição sem grandes pretensões, mas que pode acabar ficando guardado na lembrança como uma forma muito especial de começar o dia. Especialmente para quem tem família pequena, que curte animais, o atrativo aqui pode ser grande.

É claro que em termos de comida, o Boma (buffet da outra parte do Animal Kingdom Lodge) é bem mais completo e variado (e gostoso), mas também facilmente o dobro do preço e não traz uma vista tão legal quanto ao Sanaa. No fim, é tudo uma questão de se perguntar que tipo de experiência você está buscando. 

Além disso, vale lembrar que o Animal Kingdom Lodge pode ser meio fora de mão, então é preciso planejar a melhor forma de encaixar esse café na sua programação para acabar não perdendo muito tempo das suas férias sem necessidade. Pense no café do Sanaa como uma boa alternativa para quando você for ao Animal Kingdom (se você estiver disposto a acordar ainda mais cedo) ou melhor ainda, para um dia calmo da programação em que você não esteja planejando ir a parque nenhum. É sem dúvida um belo jeito de dar um toque Disney bem diferente no seu dia de compras por exemplo! Lembrando que como ele não aceita reservas, você sempre pode ser espontâneo e visita-lo quando der vontade e você tiver um tempinho para isso! Ah, se tudo fosse assim na Disney, né? 

Se você tiver chance de ir no café do Sanaa, já sabe né? Vou querer saber o que você achou, então conte pra gente aí embaixo nos comentários ou marque o @vpd_orlando nas suas fotos do instagram (a gente ama ficar acompanhando e passando vontade!). 🙂

Nome: Sanaa
Endereço: 3701 Osceola Parkway Sunset Blvd. Orlando, FL 32830 (Veja no Google Maps)
Telefone: +1 407-938-7400
Preço: algo entre US$15 e US$20 por pessoa, podendo variar muito de acordo com o pedido.
Horário de Funcionamento: normalmente das 7h às 10h para café da manhã.
Cardápio: clique aqui para ver o cardápio em português.
Disney Dining Plan: Sim, um crédito de quick service.
Avaliação do VPD: Nota 4 de 5

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!