Preparativos

Qual o melhor dia para visitar cada parque de Orlando?

Depois de definir qual é a melhor época para fazer a sua viagem para a Disney, muitas pessoas nos perguntam como dividir os dias de parque para fugir da lotação de cada um deles. A gente dá algumas dicas mais gerais aqui, sempre pensando em como fazer um roteiro dia a dia de maneira equilibrada para evitar desgaste.

Ainda assim, as perguntas do tipo “qual dia eu devo ir NESSE parque?” continuam existindo, então esse post trás algo um pouco mais elaborado para ajudá-los a responder essa dúvida.

Evitar as multidões é a preocupação número um da maioria dos turistas, por isso criamos uma solução para ajudar

A gente fica muito feliz de dividir com vocês a calculadora de lotação do VPD. A ferramenta contém uma estimativa da lotação de CADA parque, dia a dia, feita com base em uma série de fatores que eu explico daqui a pouquinho.

A ferramenta é programada para calcular a menor lotação possível para os dias e os parques que você visitará. Eu ainda acho EXTREMAMENTE recomendável você balancear as informações sobre a lotação com as dicas para equilibrar o seu roteiro que você encontra aqui, mas com base nessa calculadora, você já consegue ter um bom esboço de que parque visitar cada dia para minimizar seu tempo em filas.

Como usar a calculadora de lotação?

É super simples, basta você dizer:

  1. A data da sua viagem
  2. Os parques que você quer visitar
  3. Quantas vezes quer visitar cada parque
  4. Se você vai dividir dois parques em um único dia
  5. Se tem alguma reserva ou plano já definido para um dia específico
  6. E pronto!

A ferramenta já te entrega um roteiro pronto com a melhor divisão de dias com base na nossa estimativa de menor lotação. Para aproveitar melhor essa calculadora, não deixe de ver as dicas abaixo.

Algumas dicas para você planejar melhor sua viagem

  • Para montar o seu roteiro dia a dia, veja nosso passo a passo aqui.
  • Para saber quais as épocas do ano em que Orlando fica mais cheia e mais vazia clique aqui.
  • Para saber quais parques visitar, clique aqui.
  • Se está começando a planejar a sua viagem, veja nosso guia completo aqui.
  • Se você já sabe quando vai viajar, veja o nosso Guia de Orlando Mês a Mês para pegar as melhores dicas para os dias da sua viagem.
  • Se você vai em uma época cheia, não desanime e veja aqui as nossas dicas para aproveitar os parques pegando menos filas.
  • Se você quer se hospedar dentro da Disney, veja aqui sobre os hotéis e aqui quando as promoções acontecem.
  • Para ver os horários dos parques e shows durante a sua viagem, clique aqui para os da Disney e aqui para os da Universal, Sea World e Busch Gardens.

calculadora-lotacao-botao

Informações/Dicas importantes:

  • Acerte as expectativas: a ferramenta vai te indicar o melhor parque para você visitar, o que não significa que ele estará vazio. Se a calculadora indicar que o dia é vermelhinho, não se engane. Espere sim filas grandes no parque. O que a calculadora vai indicar é a melhor cominação para minimizar o seu tempo nas filas mas isso não significa que temos uma fórmula mágica para deixar os parques vazios e sem filas, longe disso! Na época de Natal e Ano Novo por exemplo, todos os parques ficam cheios, o que vamos indicar é o parque que se espera estar menos cheio.
    Outro ponto importante: algum nível de fila é parte de qualquer viagem à Orlando. Mesmo nos dias mais tranquilos do ano, as atrações mais populares ficam com filas grandes. O que acontece é que nos dias verdinhos você encara menos filas do que nos outros. Já vi gente reclamando que foi para Orlando em setembro e pegou mais de 40 minutos de fila na atração dos 7 anões. Gente, 40 minutos é NADA de fila para essa atração atualmente. Dificilmente você vai passar livremente por todas as atrações, então alinhe sua expectativa com relação ao que é um parque com poucas filas.

Não espere fórmulas mágicas: mesmo nos dias vazios as atrações mais populares ficam com filas. E nos dias mais cheios vamos ajuda-los a minimizar o tempo nas filas escolhendo os melhores parques, mas não temos nenhum truque para sumir com as filas e lotação. Infelizmente, isso não existe.

  • Faça os ajustes: se você desejar ver um show específico, ou tiver uma reserva para um jantar em um parque em uma data específica, faça os ajustes na sua programação que a calculadora te dá em torno disso.
  • Se atualize: vamos detalhar isso melhor já já, mas algumas informações (horários dos parques por exemplo) mudam ou não são informadas para todo o período da calculadora, por isso, vamos sempre atualiza-la com os dados mais recentes publicados. Por isso, sempre aconselho a fazer um uso da calculadora prévio para começar a montar sua programação, mas usá-la novamente mais próximo da data da viagem, quando a chance da Disney alterar horários, shows, e Extra Magic Hours são bem menores, tornando o número da calculadora mais preciso.
  • Lotação não é tudo: como já falei antes, a calculadora vai te mostrar a estimativa de menor fila apenas. Cabe a você fazer todos os ajustes em cima desse resultado para ter uma programação mais equilibrada com base nas dicas que damos no post sobre como montar o seu roteiro dia a dia.
  • Importante: muitas mudanças nos parques estão acontecendo desde 2017 e continuam em 2018, o que pode alterar drasticamente nossa capacidade de prever a lotação por falta de histórico. Para mencionar algumas: lançamento do Volcano Bay, lançamento de Avatar no AK, lançamento do Toy Story no HS e por aí vai.

Como é feita a estimativa de lotação parque a parque?

Esse é um trabalho MUITO grande, que envolve uma série de fatores. Fazer uma estimativa bem feita não é algo simples, e por isso, por muito tempo a gente preferiu focar em outras coisas. Eu sou uma nerd com orgulho, que sempre amei números e sempre trabalhei com análise de dados.

Se você é um coleguinha analítico, sabe como é a alegria de ver uma planilha bem feitinha no final do dia. Se você não é, fica tranquilo que eu já fiz essa parte do trabalho enquanto o Felipe avaliava o que precisávamos para montar a estrutura toda.

Aqui, vou focar em explicar os principais fatores que levamos em consideração na hora de montar nosso algorítimo para essa estimativa.

  • Dados históricos: sabemos quais épocas do ano historicamente os parques ficam mais cheios e isso foi levado em conta na análise.
  • Datas especiais: mapeamos as principais datas de eventos que afetam a lotação dos parques, tanto historicamente, quanto para o próximo ano. São eventos como feriados americanos e brasileiros, festas especiais da Disney e de outros parques. Falando em festas da Disney, eu forcei o resultado para lotação máxima do Magic Kingdom nos dias da festa de Natal e Halloween, mesmo a lotação não sendo tão grande assim. Fiz isso porque considero esses dias péssimas alternativas para visitar o parque, como expliquei aqui, então não queria que a calculadora te mandasse para este parque em datas de um aproveitamento baixo. Essas foram as únicas datas que forcei o resultado por um motivo especial.
Eventos especiais como a festa de Natal, Halloween, Extra Magic Hour afetam a sua programação, mesmo que você não vá participar deles!

Eventos especiais como a festa de Natal, Halloween, Extra Magic Hour afetam a sua programação, mesmo que você não vá participar deles!

  • Nosso conhecimento: por sorte, o Felipe trabalhou na Main Street do Magic Kingdom com controle de multidões, e no seu treinamento aprendeu muito sobre a dinâmica da lotação dos parques (principalmente do Magic Kingdom). A esse conhecimento, somamos a nossa experiência não só como funcionário dos parques, mas de turistas que já foram muitas vezes para Orlando (e nunca se cansam! hehe).
  • Horário dos parques e shows: quando algum show, como o Fantasmic por exemplo, não acontece todos os dias da semana, há uma lotação maior no Hollywood Studios no dia que ele acontece. Além disso, as Extra Magic Hours também afetam a lotação dos parques quando acontecem (sendo o efeito da Extra Magic Hours de manhã um pouco diferente da Extra Magic Hour noturna).
  • Dia da semana: já falamos que o Magic Kingdom costuma ficar mais cheio às segundas-feiras, enquanto os parque aquáticos enchem nos finais de semana. Isso tudo foi contemplado.
  • Promoções: estamos mapeando as promoções que a Disney oferece (e já dividimos isso com vocês) e as principais promoções de passagem aérea que podem afetar a lotação em algum grau nos parques. Esse é um fator de menor impacto, e isso está sendo levado em consideração.
Nos finais de semana dos dias quentes, os parques aquáticos costumam ficar bem mais cheios.

Nos finais de semana dos dias quentes, os parques aquáticos costumam ficar bem mais cheios.

Assim como já avisamos no nosso calendário de lotação geral (aqui), repetimos o aviso aqui: esta previsão de lotação dos parques foi montada com base em um raciocínio lógico, análises e o nosso conhecimento. A cada atualização, tentaremos aperfeiçoa-la, sempre trazendo novas variáveis para conseguir uma estimativa mais precisa para ajudar no planejamento de vocês, mas também não temos nenhuma bola de cristal aqui.

Por isso, cabe a cada um a decisão de confiar ou desconfiar nas estimativas acima mas não forneceremos mais qualquer tipo de justificativa a respeito da lotação em datas específicas além das já citadas no texto acima. Comentários com este tipo de pergunta serão aprovados, porém não serão respondidos. Registramos aqui que, dentro de todo o conhecimento que temos, já indicamos a lotação mais provável para cada dia.
Gostaríamos de ter todo o tempo disponível do mundo para repetir ponto a ponto do calendário, dia a dia, mas não temos. Por isso, vamos focar o nosso tempo aqui no blog para responder todas as outras questões dos leitores que ainda não conseguimos dividir a resposta em um post. Agradecemos desde já, a compreensão de todos vocês.

Espero que gostem e façam bom proveito! 🙂



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.