VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

California Grill: restaurante com vista para os fogos

O California Grill sempre foi um dos restaurantes mais clássicos e icônicos da Disney. Pra mim, “especial” era a palavra perfeita para definir a experiência de visitar este restaurante, em todos os sentidos, do ambiente à comida. Se você é atento aos detalhes, deve ter reparado que eu falei era – e não é mais.

Pois é, enquanto o ambiente continua incrível e a comida muito boa, minha avaliação mudou um pouquinho. Por isso, estou reescrevendo este post para trazer uma nova opinião sobre o hiper clássico California Grill. Afinal, os anos passam, a gente muda e a Disney também muda. Com isso, senti a necessidade de atualizar este post para refletir o que acho da experiência mais atual no California Grill, agora em 2023.

Esse é um dos mais clássicos restaurantes da Disney

Eu sempre vi o California Grill como um lugar para celebrações, seja para comemorar um aniversário, passar o ano novo ou qualquer outra comemoração especial. Afinal de contas, quem não gostaria de assistir o show de fogos do Magic Kingdom de um ângulo diferente ou ainda ver o pôr do Sol no Magic Kingdom enquanto aproveita uma refeição deliciosa em um ambiente super gostoso? É especial ou não é?

O California Grill continua sendo bom, mas eu não estou muito feliz de fazer essa atualização no post. Sinto que vou parecer chata e reclamona demais, mas acho também que é preciso sim ser bem criteriosa com onde a gente recomenda ou não você fazer na viagem, afinal, todo mundo tem tempo e orçamento limitado, né? Não quero que você gaste tantos dólares em uma refeição sem ter certeza que vai valer a pena pra você. Então vou dar aqui a minha opinião mais sincerona pra te ajudar a avaliar se é algo que faz ou não sentido na sua viagem.

Como é o California Grill

O California Grill é um dos restaurantes mais icônicos da Disney e você logo vai entender o motivo. Para começar, ele fica no Contemporary, o famoso hotel vizinho do Magic Kingdom por onde o monorail passa. Sim, o monorail passa no meio do hotel e se isso não faz um hotel ser legal, eu já não sei o que faria!

O Contemporary, conhecido também como “o hotel do monorail”, foi um dos primeiros hotéis da Disney em Orlando e por isso é um dos mais clássicos. Além do California Grill, é lá que fica também o famoso Chef Mickey’s, onde você pode comer com os personagens da turma do Mickey, entre outras atividades legais existentes por lá.

O castelo ali ao fundo!

Muitos hotéis são próximos do Magic Kingdom, mas sem dúvida o Contemporary têm a localização mais privilegiada: dá para ir tranquilamente andando de lá até o parque em poucos minutos! Como você pode imaginar, essa proximidade faz com que o Contemporary tenha uma linda vista do Magic Kingdom em diversos pontos do hotel, sendo o California Grill o principal deles.

Este é na verdade o segundo fator que faz deste restaurante um clássico da Disney. Como ele fica na cobertura do Contemporary (15° andar), a vista para o Magic Kingdom é parte importante da experiência de se visitar o California Grill.

Se você reservar uma refeição no California Grill (veja como aqui), ao chegar no hotel será direcionado para uma escada rolante/elevador, em frente ao restaurante “Steakhouse 71”, que te levará o segundo andar, onde você será recepcionado por alguns funcionários do restaurante. Eles vão verificar a sua reserva, e quando for o momento de você sentar, vão te permitir acessar os elevadores por onde todo mundo fica subindo e descendo do restaurante. Dependendo do horário, os elevadores podem ficar congestionados, mas dou uma dica a respeito disso depois.

A vista é um dos principais pontos que tornam o California Grill tão popular

Nesse momento, o mais importante é dizer que se você estiver indo ali para alguma comemoração, a hora ideal de avisar a equipe do California Grill sobre isso é ainda antes de subir o elevador, para a/o recepcionista que te receber ali no balcão mesmo.

Logo que você descer do elevador, note que à sua esquerda estará mais um balcão com alguns recepcionistas. É ali que você deve dar o seu nome e encontrar o funcionário que vai te levar até a sua mesa.

Dos dois lados do restaurante há portas que levam para uma sacada, onde os visitantes podem ir na hora ver os fogos do Magic Kingdom. Eu sugiro que você dê uma passada lá para avistar o parque mesmo que sua refeição não seja no horário dos fogos (em geral uma das sacadas fica fechada, mas a outra fica aberta). Ou ainda, se você estiver esperando ver os fogos em algum momento durante a sua refeição, vale a pena você já conhecer os dois lados do deck e escolher onde você prefere para assistir o show.

Não dá pra escolher a mesa, mas o restaurante todo tem uma visão legal do Magic Kingdom

O restaurante é amplo mas mesmo contendo muitas mesas, não é um local apertado com aquela sensação de cheio demais, sabe? As mesas são muito bem distribuídas e espaçadas. Apesar disso, você não esquece em momento algum o quão lotado o restaurante está porque ele é um pouco barulhento -o que para mim, não é nenhum problema. Pelo contrário, com duas crianças pequenas eu até fico aliviada quando o local já é mais barulhento que meus filhos. haha

Uma das coisas que eu mais gosto no California Grill é a linda cozinha aberta, onde você pode ver os pratos sendo preparados. Eu acho cozinha aberta sempre muito bonita, até em restaurantes mais simples, imagina no California Grill que é super requintado, então? Poderia ficar só assistindo os caras trabalhando por horas!

Existe também uma espécie de vitrine com alguns sushis e outros pratos mais asiáticos, que além de sua funcionalidade principal (armazenar estes alimentos), também adiciona para a decoração do restaurante. Por fim, a adega que fica perto do elevador chama bastante atenção: é bem grande e vinho bom é o que não falta ali. O sommelier do time original do California Grill era George Miliotes, que depois criou o Wine Bar George.

Enfim, a decoração é bem moderna e para aproveitar o máximo da bela vista do local, as janelas são bem longas, ocupando praticamente a parede toda. É quase uma parede de vidro em vez de janela.

Atualmente o cardápio desse restaurante tem um preço fixo em que você escolhe entrada, prato principal e sobremesa

Na hora dos fogos, as luzes do restaurante diminuem e toda a galera vai para as varandas para assistir. Quem preferir ver o show da mesa, também pode. A música do show é tocada dentro e fora do restaurante, em sincronia com a música do parque para que você possa ter uma experiência mais completa. Convenhamos: a música é essencial para a beleza do espetáculo, né?

O interessante é que até mesmo quem fez sua refeição mais cedo no California Grill pode voltar ao restaurante no horário dos fogos se quiser. Só não esqueça de guardar sua notinha do restaurante pra poder subir de novo. Depois que o show acaba, todos voltam para as respectivas mesas, mas o castelo ainda fica lá como cenário de fundo.

Para que você possa aproveitar o máximo da experiência, algumas dicas:

  • Se você tiver uma reserva normal de jantar bem perto do horário dos fogos, chegue um pouco mais cedo. Lembra que eu disse que muitos visitantes do restaurante que comeram lá mais cedo voltam para ver os fogos? Pois é, o elevador pode ficar um pouco congestionado próximo ao horário do show de fogos, então chegue um pouco antes e garanta que você já estará lá em cima quando os fogos começarem.
  • Muita gente que marcou refeição um pouco antes do horário dos fogos fica enrolando uns minutinhos na mesa para esperar o show começar. Resultado? Muita gente indo embora quando o show acaba. Congestionamento dobrado nos elevadores! Pensando nisso, acho que o melhor horário é marcar a refeição para que ela esteja acontecendo ou começando depois do horário dos fogos. Imagine só: quando você termina uma refeição inevitavelmente fica de barriga cheia e com um pouquinho de preguiça. Nesse caso, se você ficar enrolando para esperar o show, estará ainda mais cansado. Seria o pior momento para encarar uma fila gigante, né? Por outro lado, se você estiver no meio ou no começo da sua refeição após o show de fogos, ele só terá sido um tempero especial para tornar o clima da sua noite ainda mais gostoso. E quando você for embora a fila já terá desaparecido.

Além do show de fogos, também acho bem especial marcar uma refeição no horário do pôr do sol de cara para o Magic Kingdom. Vista maravilhosa!

Essa vista aqui, só no parque mesmo.

Para aproveitar mais, também vale ter a expectativa certa. Não vá esperando ter uma vista dos fogos igual a do Magic Kingdom. Os fogos são lindos mas não ficam centralizados no castelo simplesmente porque você estará assistindo de outro ângulo.

Para ter uma vista menos lateral dos fogos, nós gostamos mais de assistir do deck que fica à esquerda de quem chega no restaurante e está de frente para as janelas de vidro e mesas do local. É a nossa preferência, mas você pode olhar os dois decks e escolher o que gostar mais. Não é um super truque ou regra não.

Outra dica é prestar atenção na temperatura. Se você for visitar esse restaurante em dias frios, pense no efeito de ficar exposto no deck aberto onde venta muito mesmo que por alguns minutos? Mesmo nos dias quentes, pode ser que vente bastante, como aconteceu no dia que eu gravei o vídeo e fiquei toda descabelada no final. Vale levar um casaquinho.

A comida do California Grill

Quando a Disney já tem um atrativo muito forte para um restaurante além da sua comida, é comum que ela não capriche tanto na cozinha. Por anos eu achei que este NÃO era o caso do California Grill, e de certa forma ainda não acho. Não sei. A comida continua sendo boa, mas não gera o mesmo encantamento ou entusiasmo de antes. Apesar da comida ser gostosa, a verdade é que a proposta de valor do California Grill não é a mesma do passado.

Pãozinho com manteiga e tomates confitados

É impossível não fazer esta comparação com o passado, e pra mim é inegável que a qualidade do California Grill caiu bastante nos últimos anos. E o pior, o preço ficou mais alto, então juntando os dois fatores, não tem como a percepção de qualidade ser a mesma de antes.

Para mim o problema começou com a implementação do menu de preço fixo, que te cobra um valor alto e te dá direito a uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Eu preferia a flexibilidade do menu anterior, que era inclusive mais variado. Acho que especialmente quem viaja com crianças como eu, sente mais o impacto desse novo formato, porque o menu infantil é bem mediano e caríssimo pelo que oferece, e obriga a gente a pagar por coisas que nem queríamos pra começo de conversa. Meus filhos não queriam nem a sopa nem a saladinha que eram as suas opções de entradas por exemplo. Pros adultos tem até pizza nas entradas e para as crianças só isso?

Não tente me enganar com os detalhes fofos do cardápio. Cobrar 40 dólares por criança para este menu com sobremesas das mais simples e duas opções de entrada (salada ou sopa) é forçar a barra

Eu sinto que estes menus fixos já te obrigam a pedir tudo e faz com que o cardápio nem precise ser tão atraente. Você já pagou pela sobremesa, não importa se ela brilhou seus olhos no final da refeição ou não. Tanto faz! E nisso a qualidade já cai. Acho que deve ser até menos estimulante pro pessoal da cozinha ter este tipo de menu fixo.

Para ser justa, o cardápio dos adultos ainda é variado e nós provavelmente teríamos pedido pelo menos duas entradas mesmo sem o menu fixo. Talvez até mais! Vimos muitas opções interessantes ali, mas sendo um menu fixo, para mim só existia uma opção de entrada possível.

Optei por começar com o prato mais clássico do California Grill, o ravioli de queijo de cabra. Este prato traz um ravioli só, mas ele é gigante e super farto, hiper recheado com um creme delicioso de queijo de cabra e vem num caldo com cogumelos. Perfeito como sempre foi, ainda que ele tenha recebido uma releitura recentemente!

Este ravioli nunca decepciona!
Este ravioli nunca decepciona!

Já o Felipe escolheu de entrada uma pizza trufada com batata chips. A princípio eu não entendi a necessidade das batatas ali, mas no fundo até que adicionou mais uma camada de textura e o resultado foi bem gostoso.

Quando a pizza chegou, eu e o Felipe pensamos “Nossa, é tão grande! Vai sobrar mais da metade aí no prato. Como esses americanos são exagerados!” mas não sei dizer o que aconteceu, só sei que não sobrou nada. hahaha

Outra opção de entrada do California Grill

O California Grill também é conhecido pelos seus sushis (um dos poucos restaurantes da Disney famosos por este prato), e algumas opções estão no cardápio de entrada. Infelizmente comida japonesa não é muito a nossa praia, então vamos ficar devendo esta avaliação, mas dizem que é muito bom. Se alguém experimentar, depois conta pra gente o que achou?

Faltando agora dos pratos principais, achei as opções menos elaboradas do que eu estava acostumada a ver aqui antes, mas ainda encontramos alguma variedade e opções interessantes. Eu pedi um risoto de açafrão e o Felipe pediu uma carne.

Não fui muito fã desse prato não, viu?

Meu risoto estava bem feito, mas eu não gostei dele mesmo assim. Tinha algum tempero muito adocicado que eu não curti, então o Felipe (que já tinha experimentado o meu prato e gostado bastante) sugeriu a gente trocar. Eu até fiz um charminho do tipo “não precisa, que isso” mas já fui logo entregando meu prato pra ele!

A carne estava bem gostosa. Não era nada marcante mas também não decepcionava. E já que eu estou tão cricri nesse post, vou dizer que eu encasquetei que a porção da carne era menor do que eu costumo ver em outros restaurantes da Disney do mesmo patamar do California Grill. Para o meu apetite foi mais do que o suficiente, especialmente considerando a entrada e a sobremesa que estava por vir, mas estou pontuando aqui porque tive esta impressão.

Agora, foi no cardápio infantil que eu senti que faltou um pouco mais de cuidado e dedicação mesmo na elaboração das opções. Quem escolheu os pratos não deve ter criança na família, só pode! De novo, eu sei que estou reclamando um bocado, mas pelo que a gente paga no California Grill, eu esperava mais criatividade para unir opções bem democráticas entre as crianças com um toque mais especial. E também um pouco mais de flexibilidade para lidar com eles. Afinal, estamos na Disney, né?

A sopa de entrada

Sei lá, mas me incomoda bastante gastar uma fortuna no restaurante e não poder pedir trocar um acompanhamento por uma alternativa de acompanhamento mais simples, mais barata e que agradasse mais. Pedimos a carne para as crianças mas eles não curtiram os acompanhamentos: tinha um arroz basmati, vagem, uma batata assada e polenta. Pedimos a polenta, mas além do queijo de cabra, ela também tinha vários temperos. No fundo a polenta estava bem gostosa, mas pro paladar infantil, não foi um sucesso não. Meus filhos acabaram só comendo a carne mesmo, que no caso deles achei uma porção boa.

Como um todo, as opções mais limitadas, formato engessado e a falta de capacidade de adaptação pesaram contra na minha avaliação até aqui, especialmente porque pra mim é inevitável comparar com o que era o California Grill antes.

Estamos falando de um restaurante que sempre só trabalhou com profissionais super experientes, capazes de fazerem pratos sofisticados e inovadores sem necessariamente serem esnobes, sabe? É para mim a proposta ideal de um restaurante como esse dentro da Disney e o que eu esperava reencontrar.

Um dos pontos altos das minhas visitas anteriores sempre foi a sobremesa, onde eles mostravam muito bem a criatividade e sofisticação de uma forma não esnobe. Eu lembro de uma vez que o Felipe pediu um trio de amostras de sundaes diferentes que era a coisa mais linda do mundo e prato hiper bem pensado. Talvez de novo, a comparação com o antes nos atrapalhou, mas achei as sobremesas meio decepcionantes.

Sobremesa do Fe: uma amostra de sundaes diferentes. Linda e muito gostosa!
Sobremesa do Fe: uma amostra de sundaes diferentes. Linda e muito gostosa!

Na verdade eu estava bem animada quando vi o cardápio, porque tinha uma torta de banana com amendoim, que é uma combinação que eu amo. Eu gosto tanto que tava fácil me agradar. Se tivessem servido uma banana fatiada com manteiga de amendoim em um biscoito triturado em cima, eu já teria ficado feliz (não impressionada, mas feliz) . Em vez disso veio uma sobremesa exageradamente doce (e eu gosto de doce, hein) com zero gosto de banana e pouco gosto de qualquer outra coisa que não fosse açúcar.

O créme brûlee cítrico do Felipe estava mais para um flan, e apesar de não ser incrível, não era ruim. Já para as crianças eu achei as opções meio sem vergonha da parte da Disney. As alternativas eram cookies com sorvete, frutas da estação e “sushi doce” (feito com aqueles crocantes de floco de arroz).

Pedimos o cookie e as crianças curtiram, afinal de contas, que criança que não gosta de cookie de chocolate com sorvete. É o tipo de coisa que até quando é ruim, no fundo é bom! O que serviram pra gente era zero especial e já vi muitas sobremesas mais elaboradas em restaurantes quick service da Disney, mas meus filhos saíram felizes. Mas convenhamos, são sobremesas extremamente preguiçosas.

Além das experiências passadas, o preço também pesou muito na minha avaliação. É claro que se o restaurante tivesse na mesma faixa dos table service tradicionais da Disney, eu teria uma régua muito mais baixa, mas considerando os valores cobrados no California Grill, acho que é natural esperar mais.

Conclusão sobre o California Grill

Estou triste de reescrever este post e apagar tantas parágrafos entusiasmados e felizes com o California Grill para substituir com uma experiência que eu não pretendo repetir tão cedo. Não foi nem de longe ruim, comemos bem, mas quando a gente paga 89 dólares por adulto e 39 por criança (fora a taxa e gorjeta) “bem” não é o suficiente. Acho que a gente precisa sim ser exigente com o que recebe em troca e no caso, achei que recebi menos do que deveria. O California Grill continua sendo muito gostoso, mas está pior e mais caro do que já era antes, chegando num ponto que eu não acho que ele vale o que é cobrado hoje.

A sobremesa infantil que eu poderia ter comprado no supermercado

Se antes este era o restaurante perfeito para uma celebração especial, ele continua sendo uma boa alternativa pra quem não está preocupado com o orçamento da viagem e está mais interessado na vista para os fogos. É incrível comer olhando o Magic Kingdom e ainda poder ver os fogos dali! Mas pra quem visitava pensando também na experiência gastronômica, não tem como não ficar um pouquinho decepcionada com as mudanças recentes.

Isso dito, não tem como negar que a gente teve mais uma noite super gostosa em família ali. Acho que qualquer um que visite o California Grill, pode esperar ter sim uma experiência agradável também, só não tão especial como antes. Acho que vou demorar um pouco pra voltar lá, mas no meio tempo, vou torcer por uma nova onda de mudanças mais positivas por ali.

Nome: California Grill
Endereço: 4600 World Drive, Orlando, FL 32831(Veja no Google Maps)
Telefone: +1 407-939-3463
Referência: Dentro do Contemporary Resort, ao lado do Magic Kingdom.
Preço: US$89 por adulto e US$39 por criança, fora imposto e gorjeta.
Horário de Funcionamento: 17h às 22h geralmente
Cardápio: clique aqui para ver o cardápio em português.
Disney Dining Plan: Sim – dois créditos de table service
Avaliação do VPD: Nota 3 de 5 (Antes era 5 estrelas, mas caiu com as mudanças recentes por lá)