Cruzeiros

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Há alguns anos, encontrei na corrida um esporte que me permite praticar sem pagar uma mensalidade, sem horários fixos, sem a necessidade de grandes equipamentos e que sobretudo, se adapta as viagens, já que não importa onde você estiver, basta calçar um par de tênis e sair para correr.

No meu último cruzeiro, a bordo do Disney Fantasy (e que a Re escreveu o diário de bordo aqui no VPD) resolvi me inscrever na prova de 5 quilômetros que acontece logo que o navio atraca na ilha privada da Disney, Castaway Cay.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Caminho da Castaway Cay 5K, que entra no interior da ilha privativa da Disney nas Bahamas

Batizada de Castaway Cay 5K, essa é uma prova do calendário oficial da Run Disney, divisão da empresa responsável por diversas provas de corrida que acontecem no mundo inteiro, incluindo algumas no Brasil e a famosa maratona que acontece todos os meses de Janeiro em Orlando.

Como é a Castaway Cay 5K

Na maior parte dos cruzeiros para Bahamas e Caribe, os navios da Disney fazem uma parada na ilha privativa da Disney, quase sempre no último dia da viagem. Já falamos muito aqui no blog sobre como essa ilha é legal, e fica restrita aos participantes do cruzeiro, o que garante uma experiência bem mais tranquila e proveitosa do que nas outras paradas, ou até mesmo do que dentro do navio.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Que delicia correr ao ar livre e com esse cenário, vai dizer?

Acontece que a grande maioria das pessoas, acaba saindo do navio só depois do café da manhã, e por isso a Disney encontrou nas primeiras horas após a atracagem, a janela para realizar essa prova de corrida de 5km.

A prova, que pode ser disputada por todos, sem distinção de idade ou condicionamento físico, começa na primeira praia de Castaway Cay, e percorre o interior da ilha, chegando a passar pela exclusiva e quase desconhecida, Observation Tower. Todo o percurso é pavimentado, e ao longo da rota, você encontra vários cenários que remetem a ambientação da ilha, como canhões antigos, âncoras, pedaços de embarcações e muita, muita vegetação. Algumas tampas de tanques de combustível, fazem a marcação da distância ao longo de toda a rota – algo bem Disney na hora de se planejar uma prova de corrida.

No meio da rota, também é criado um posto de hidratação, em que há distribuição gratuita de garrafas de água para os participantes. O posto é posicionado estrategicamente, para que os participantes possam parar nele em 3 momentos do percurso.
Apesar de alguns participantes levarem a prova a sério, muitos vão só pela brincadeira, com fantasias e adereços para marcar presença. E esse é o clima da prova: tudo bem divertido e informal, apesar do relógio que marca o tempo na largada e na chegada.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Participante da corrida que foi só pela diversão, com direito a fantasia e adereços

Como fazer a inscrição na prova

A inscrição para a Castaway Cay 5K é gratuita e pode ser feita a partir do primeiro dia do cruzeiro. É só passar no Guest Services, que fica no lobby do navio, e pedir para se inscrever na prova. O funcionário do guest services vai entregar um cupom de inscrição para cada participante, que deve ser utilizado para o check in no dia da prova.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Comprovante de inscrição da Castaway Cay 5K

Como mencionei acima, não existe limite de idade e todo mundo pode participar da maneira que quiser – e não tem problema algum fazer a prova caminhando ou desistir no meio dela.

A inscrição, por ser gratuita, não inclui camiseta e outros itens, somente a numeração, chamada da bib, que é fixada com alfinetes (aqueles das antigas fraldas de pano de bebê) na sua blusa/camiseta e entregue no dia da prova. Tanto dentro do navio quanto na ilha, existem itens da Castaway Cay 5K sendo vendidos, assim quem quiser correr com uma camiseta com o logo e nome da prova, pode comprar uma entre as poucas opções disponíveis – os preços vão de 25 a 35 dólares da última vez que eu vi.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

A numeração que cada corredor recebe para participar da Castaway Cay 5K

Como foi minha experiência correndo em Castaway Cay

Chegado o 7º dia do nosso cruzeiro (veja no diário de bordo como foi esse dia), acordei as 7, para tomar café e conseguir fazer um pouco de digestão antes da prova. As 7:30, já estava em uma fila para entrar no Walt Disney Theatre, que era o ponto de encontro da corrida naquele meu cruzeiro – veja bem onde é o ponto de encontro no seu cruzeiro, pois ele muda dependendo do número de inscritos. Para entrar, tínhamos que entregar o ticket que recebi na inscrição e em troca, recebíamos o bib para ser fixado na roupa.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Fila para pegar o kit da corrida, na manhã da prova

As 8h, o horário marcado no ticket, alguns funcionários do cruzeiro subiam no palco para explicar como era o esquema da prova: falaram do percurso e das regrinhas que comentei na primeira parte do post. Ah, e os familiares que quiserem acompanhar, mas que não irão correr, também são bem vindos para entrar junto no ponto de encontro. Eles só não vão receber a numeração de participação na prova.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Percurso da prova Castaway Cay 5K

Um pouco antes das 8:30, saímos em fila do teatro e fomos os primeiros a desembarcar em Castaway Cay naquela manhã. Fizemos uma caminhada de 15 minutos, que serve até como aquecimento, até o ponto de largada, que fica em frente a loja de locação de bicicletas, entre as primeiras duas praias da ilha.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Todos os participantes encontrando os coordenadores na prova, dentro do teatro do navio

Apesar de ainda estar bem cedo, ainda estamos nas Bahamas, o que significa que provavelmente, sua prova vai ser feita em um ambiente calor e úmido. E assim estava o clima no dia da minha prova – acho que foi a temperatura mais desafiadora para mim desde que comecei a correr, e o vento também é bem forte. Ainda assim, consegui nessa prova, bater o meu recorde pessoal para 5km. Fiquei bem feliz!

Na chegada, a Disney te dá uma medalha bem legal, com o logo da prova. Cansado e bem desidratado, voltei para o navio caminhando devagar para encontrar com a Re e com a Julia que não tinham saído do quarto ainda hehe
Tomamos café juntos e voltamos para aproveitar a ilha juntos.

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Chegada, com aquela sensação boa depois da prova

Em resumo: minha experiência na Castaway Cay 5k foi muito legal, e combinei comigo mesmo que vou tentar fazer essa prova de novo, em todos os cruzeiros da Disney, que passem por Castaway Cay. Recomendo muito para todos, mesmo que você nunca tenha corrido, tenho certeza que vai se divertir pra caramba e conhecer lugares da ilha, onde normalmente, não visitamos fora da corrida ou alugando uma bike.

Espero que tenha gostado do relato e não deixe de compartilhar como foi a sua experiência nessa corrida também, na caixa de comentários abaixo 🙂



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.