VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

Conhecendo Celebration: o que é e o que fazer por lá

Muita gente tem curiosidade de conhecer Celebration, região que ficou conhecida como “a cidade do Walt Disney” mesmo não sendo uma cidade ou o que o Walt Disney tinha em vista. Ainda assim, é uma área super charmosa, tranquila e com cara de cinematográfica, que realmente rende um passeio super gostoso. Celebration é o tipo de programação mais calma, para quebrar a maratona de parques e uma ótima carta na manga para quem está hospedado perto da Disney ou da região de Kissimmee. Se tiver a chance, não deixe de conhecer! 😉

Muita gente sabe que o Walt Disney estava envolvido na concepção do que hoje é Celebration, mas pouca gente sabe o que é de fato Celebration e o que fazer por lá, qual a melhor forma de incluir este local na programação e tudo o mais.

Celebration é o cenário perfeito para um passeio gostoso e sem pressa num dia de sol!
Celebration é o cenário perfeito para um passeio gostoso e sem pressa num dia de sol!

Por isso, hoje quero contar um pouquinho sobre Celebration e dar todas as dicas para que você aproveite ao máximo o seu passeio por lá e entender como este local pode se encaixar melhor no roteiro da sua viagem. Prontos? Então vamos lá! 🙂

O que é Celebration?

Celebration vem do latim celebrae…hahahahahahahaha brincadeira gente! Tem nada disso não, nem sei porque escrevi isso, to engraçadinha hoje.

Celebration nasceu dos planos que o Walt Disney tinha originalmente para o Epcot. Ele pensava em criar no Epcot uma comunidade futurística exemplar onde os funcionários da Disney pudessem morar. Com a morte do Walt Disney, ninguém soube dar continuidade nesse projeto para o Epcot, e o parque virou o que conhecemos hoje. Por outro lado, a idéia de criar uma “cidade modelo” como o Walt Disney tinha pensado não foi completamente abandonada.

Muito verde, muita limpeza e cuidado com as casas marcam essa região.
Muito verde, muita limpeza e cuidado com as casas marcam essa região.

A Disney Company é indiretamente a proprietária da área que hoje é Celebration, uma comunidade na verdade, e não uma cidade propriamente dita. Em termos práticos e grosseiros, é quase como se fosse um grande condomínio fechado com algumas permissões de comércio, algo como um Alphaville bem mais charmoso, calmo e menor.

No fim das contas Celebration não é futurística e os funcionários da Disney não tem dinheiro para pagar uma casa por lá. Vocês podem imaginar como o mercado reagiu quando foi divulgado que essa seria a “cidade do Walt Disney”, né? Os preços foram lá pro alto e adquirir um imóvel por lá não tá fácil pra ninguém.

Até parece que um funcionário padrão dos parques da Disney consegue bancar uma casinha dessas né? Eu quando trabalhava por lá poderia NO MÁXIMO, bancar um desses pinheirinhos - mas um só! hahahaAté parece que um funcionário padrão dos parques da Disney consegue bancar uma casinha dessas né? Eu quando trabalhava por lá poderia NO MÁXIMO, bancar um desses pinheirinhos - mas um só! hahaha
Até parece que um funcionário padrão dos parques da Disney consegue bancar uma casinha dessas né? Eu quando trabalhava por lá poderia NO MÁXIMO, bancar um desses pinheirinhos – mas um só! hahaha

O engraçado é que Celebration não tem nadinha de futurística ou de cidade modelo, mas é uma região linda, hiper bem cuidada e parece de cinema. Na verdade é uma região tão controlada e bem pensada como se fosse um cenário cinematográfico mesmo. Todas as casas também são super bem cuidadas, as ruas são limpas e seguras e o comércio é bem controlado. Uma região realmente bem pacata para um passeio sem pressa.

Uma curiosidade: Celebration leva tão a sério a beleza de suas ruas que os proprietários das casas precisam seguir uma série de regras. Eles não podem pintar a casa de qualquer cor, não podem deixar a grama crescer (um amigo da minha família que mora lá tomou uma notificação por conta disso uma vez), entre outras regrinhas.

O que fazer em Celebration?

Ninguém vai até Celebration só para admirar a beleza das casas. O passeio pode ser muito mais do que isso, e apesar de ter um comércio tão controlado, Celebration traz opções ótimas para enriquecer o seu passeio: são diversos restaurantes, lojinhas, docerias, entre outras coisas. Então fiz aqui um resumo do que há de mais interessante na minha opinião. Eu poderia até colocar a lista completa de restaurantes e lojas, porque nem são tantos assim. Mas achei mais útil focar nos que eu mais gosto e os que eu recomendo mais para a sua visita, concorda? Então agora sim, vamos lá:

Comidinha é o que não falta por Celebration.
Comidinha é o que não falta por Celebration.

Restaurantes de Celebration

Antes de mais nada vale falar aqui que a maioria dos meus passeios por Celebration é motivada por uma refeição. A minha família gosta de se encontrar por lá para almoçar, para jantar, para um café e acaba passeando depois, sem pressa. Por isso, os restaurantes são parte importante do que conhecer por lá na minha opinião: são a desculpa para você fazer o passeio todo. 

  • Cafe D’Antonio: um restaurante italiano bem gostoso que a gente adora ir. O cannoli com raspas de laranja é o que eu mais gosto dali, mas meus pais são viciados no papardelle à bolonhesa. Já escrevemos uma avaliação completa sobre este restaurante aqui.  
Comida italiana no Cafe D'Antonio.
Comida italiana no Cafe D’Antonio.
  • Columbia Restaurant: foi o primeiro restaurante que eu conheci em Celebration e apesar de não ser o meu tipo de culinária preferida (muita influência espanhola), a qualidade é indiscutível – mas o preço segue, viu? Meio caro. 
  • Market Street Cafe: sabe aqueles diners clássicos americanos que a gente vê em filmes de antigamente? É esse o clima do Market Street Cafe, um restaurante que eu adoro em Celebration. Ele tem uma vitrine de tortas, cookies e bolos lindos logo na entrada, mas se estiver com tempo, entre e tome um bom café da manha, almoço ou jantar típico americano por lá.
Market Street Cafe, um dos lugares que eu mais gosto em Celebration.
Market Street Cafe, um dos lugares que eu mais gosto em Celebration.
  • Sweet Scape Bakery & Deli: para quem quer comer alguma coisa rapidinha, esta é uma doceria/padaria/café que pode ser um quebra galho para forrar o estômago durante o passeio. Tem doces lindos, mas não necessariamente tão gostosos. Se eu estiver afim de doce mesmo, prefiro ir na Kilwins. Vale falar que se a ideia for um café rápido, há também um Starbucks em Celebration, mas eu pessoalmente prefiro conhecer as lojinhas e restaurante mais locais, já que Starbucks a gente consegue visitar qualquer dia, em qualquer lugar. De qualquer forma, fica aí como um local coringa que a gente sempre pode contar.
  • Kilwin’s: uma doceria deliciosa com diversos chocolates, caramelos e confeitos à venda. Tudo isso é bem feito e rende ótimos presentinhos, mas minha dica na verdade é esquecer esse doces e focar nos sorvetes. Este é o ponto forte da Kilwin’s sem dúvida: sorvetes cremosos, saborosos e fartos. Vale muito a pena experimentar. Não é à toa que o sorvete da Kilwin’s ganhou um lugar no nosso Top 10 Doces fora dos parques, heim? Fica a dica: o meu preferido é o de S’mores. 😉
Um pouquinho da Kilwin's por dentro.
Um pouquinho da Kilwin’s por dentro.
Sorvete de S'mores. Hummmm!
Sorvete de S’mores. Hummmm!
  • Le Macaron: como o próprio nome já indica, uma lojinha de macarons. Não acho que seja o melhor do mundo, mas quem sou eu pra negar um macaron nessa vida, né?

Lojinhas de Celebration

Eu vou ser honesta, acho Celebration meio fraca no quesito compras. E olha que eu só preciso de um empurrãozinho para comprar, né? Mas a gente tem que ser sempre crítico e ver o que vale ou não a pena, ainda mais com o dólar nas alturas. Enquanto eu acho que Celebration tem restaurantes ótimos e rende um passeio super gostoso, é bem difícil eu comprar algo por lá. Ainda assim, olhar as vitrines não mata ninguém, né? Se quiser dar uma olhada e ver se encontra algo que ache interessante, essas são as principais lojas na minha opinião:

Lojinha de roupas em Celebration.
Lojinha de roupas em Celebration.
  • Once Upon a Time: uma loja dedicada às crianças, com acessórios, roupas diversas e até brinquedos, isso sem perder o jeitinho e charme de loja local.
  • Woof Gang Bakery: uma loja com produtos para animais de estimação, desde comidas até vários acessórios.
  • The Enchanted Boutique: loja de roupas e acessórios com produtos de várias marcas famosas (e caras). Não custa dar uma olhada, né?
Woof Gang do lado da Kilwin's.
Woof Gang do lado da Kilwin’s.

Outras coisas pra fazer

  • Passeio na Orla do Lago: o legal de Celebration é que os principais restaurantes, lojas e opções de entretenimento ficam na mesma região (na Front Street ou na Market Street) e por lá fica um lago maravilhoso. Passear pelo gramado na orla do lago, sentar em uma das cadeiras debaixo de um guarda-sol para relaxar, ver as crianças se divertindo em uma mini fonte de água (vulgo “chão que espirra água”, sabe?) é sempre uma adição gostosa e relaxante à visita a esta comunidade.
CELEBRATION-FLORIDA-ORLANDO-05
Mais um pouquinho da orla do lago. Veja que fica ali grudadinho aos restaurantes e lojas.
  • Andar de Carruagem: eu não sou muito fã desses passeios de carruagem para falar a verdade, mas se você tem curiosidade, é possível fazer isso em Celebration. Se quiser fazer isso em um ambiente mais rural, é possível no Disney’s Fort Wilderness.
  • Feira aos domingos: talvez isso seja mais interessante para os residentes mas eu sempre gosto de olhar a feira local montada aos domingos próximo ao lago de Celebration, em uma espécie de praça. Eu não vou até Celebration só para isso, jamais! Mas se já estiver por lá, não custa ver, certo? Nessa feira você encontra produtos dos fazendeiros locais, fornecedores convidados (muitas vezes que estão ali apenas para uma aparição especial em uma única semana) e outros comerciantes pequenos que vendem muito além de tomate e batata. Utensílios de cozinha, produtos retrô e pães artesanais, são só algumas das coisas que já vi por lá.
Um pouquinho da feira que rola por lá aos domingos.
Um pouquinho da feira que rola por lá aos domingos.
Frutas lindas...
Frutas lindas…
...e outras coisas mais inusitadas!
…e outras coisas mais inusitadas!
  • Programações especiais: além da programação normal que acontece o ano todo, Celebration de tempos em tempos recebe algumas programações sazonais, sendo a de Natal a mais especial e imperdível. No fim do ano, além de árvore de Natal a decoração, Celebration conta com pista de patinação, neve artificial, entre outras coisas. Em outras épocas do ano também há algumas atividades especiais, vale sempre checar o calendário de eventos que eles divulgam aqui.
Pista de patinação montada na época do natal. As crianças se divertem!
Pista de patinação montada na época do natal. As crianças se divertem!

Como encaixar o passeio a Celebration no roteiro da viagem?

Como você pode ter notado, Celebration não é exatamente uma cidade, é quase um vilarejo bem charmoso e mais próximo do estilo de vida americano do que a correria turística que a gente vê no dia a dia de Orlando. Não acho que seja um passeio imperdível para quem está indo para Orlando pela primeira vez, mas se já conhecer bem a cidade ou se tiver um tempinho sobrando na sua programação, recomendo sem pensar duas vezes.

Não tem jeito: eles capricham mesmo e Celebration parece cenário de cinema de tão linda!
Não tem jeito: eles capricham mesmo e Celebration parece cenário de cinema de tão linda!

Como eu falei antes, eu pessoalmente gosto de separar o horário de uma refeição para visitar Celebration (tá bom, vai! para vários outros passeios também!). Assim visito um restaurante e depois estico o passeio pela região, para curtir sem pressa. Celebration não combina com agenda corrida e pressa.

Para uma primeira visita, minha preferência seria ir de manhã ou perto da hora do almoço, pois Celebration é tão bonita que a luz do dia ajuda a ressaltar melhor o charme da região. É claro que se você quiser participar de alguma atividade especial (como as de Natal por exemplo) pode precisar checar os horários antes de decidir o horário de sua visita, mas em geral, prefiro as manhãs ou as tardes de Celebration. Depois que você já conhecer a comunidade, aí o horário tanto faz. Deixe para visitá-la quando estiver pela região: Celebration fica na área de Kissimmee, bem perto da Disney.

É sempre gostoso passear por lá sem pressa. Para mim, a quebra perfeita para relaxar em meio à maratona de parques.
É sempre gostoso passear por lá sem pressa. Para mim, a quebra perfeita para relaxar em meio à maratona de parques.

A princípio pode parecer que é difícil conhecer tanta coisa, mas a verdade é que a maioria das lojas, restaurantes e coisas para fazer ficam todas reunidas na área “central”, perto do lago (na Front Street ou na Market Street como comentei antes). Basta estacionar o carro por lá e pronto, dá para passear por tudo a pé. Depois você pega o carro de novo, admira as casinhas, a típica cerquinha branca de Celebration e vai embora.

É tudo tão grudado, como cidade pequena, que tem até umas placas perto do lago indicado em um mapa onde ficam os restaurantes e lojas. Super fácil de se achar por lá. Chatinho é só para ir embora, pois o sinal de celular é sempre péssimo, o que pode complicar sua vida se estiver contando com o Waze por exemplo. Mas fora isso, é super tranquilo.

Mapinha perto do lago com todos os principais pontos de Celebration. Bem mais fácil do que aqueles mapas de shopping! hehehe
Mapinha perto do lago com todos os principais pontos de Celebration. Bem mais fácil do que aqueles mapas de shopping! hehehe

Recomendo demais Celebration por todo seu charme, por ser tão diferente do que vemos no Brasil ou nas regiões turísticas de Orlando e por ser um local sempre receptivo ao turista com seus restaurantes, lojinhas e tudo o mais. Perfeito para aquele dia em que você quer desacelerar e curtir o passeio com calma e um claro exemplo de que Orlando (e região) é muito mais do que só os parques e outlets.