VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

Cirque du Soleil: espetáculo La Nouba na Disney

Atenção: O espetáculo La Nouba teve sua última apresentação em 31 de dezembro de 2017. Ele foi substituído pelo novo show Drawn to Life, que já está em cartaz.

O Cirque du Soleil é um dos programas mais populares além dos parques para os turistas que visitam Orlando. Não é por menos, afinal, o show apresentado dentro do Disney Springs não pode ser encontrado em nenhum outro local, é exclusivo da Disney. Hoje vamos falar sobre este espetáculo e confesso que me sinto praticamente pagando uma dívida, afinal faz tempão que o Cirque du Soleil merece um espaço aqui no blog né? Sem mais enrolações, vamos resolver essa pendência. 😉

Como é o Cirque du Soleil em Orlando

Acho que o Cirque du Soleil dispensa apresentações por já ser conhecido no mundo inteiro, mas caso alguém não saiba, ele nasceu no Canadá com a proposta de ser simplesmente o circo mais espetacular que existe, objetivo que ele conseguiu alcançar com proeza. Ele não se assemelha nenhum pouquinho com o circo perto da sua casa que você ia quando era pequeno.

A arena do Cirque du Soleil vista de longe à noite no Disney Springs

A idéia é transformar a experiência de circo em um verdadeiro espetáculo inovador, com música ao vivo, um enredo e performances bem mais complexas e impressionantes do que um circo comum. O padrão e o nível de excelência dos shows é único e eu custo acreditar que gente com tanto equilíbrio e precisão pode fazer parte da mesma espécie que eu. Nem nascendo de novo 10 vezes eu conseguiria fazer 5% do que eles fazem. rs

O fato é que a fórmula deu tão certo que hoje o Cirque du Soleil tem espetáculos rodando o mundo inteiro (inclusive já vieram para o Brasil algumas vezes), além dos shows que acontecem fixamente em alguns locais, como Las Vegas por exemplo e claro, Orlando.

Eu poderia ficar contando toda a história do Cirque du Soleil mas acho que o importante mesmo é saber que eles fazem a arte circense como ninguém mais no mundo, sempre com muita criatividade nos diferentes shows. Isso tudo sem deixar de ser circo: tem malabarismo, palhaço, equilibrista e tudo que um circo tem que ter na minha opinião.

Esse cara da bicicleta é um artista brasileiro! Super legal a participação dele no espetáculo.
Esse cara da bicicleta é um artista brasileiro! Super legal a participação dele no espetáculo.

Como eu disse, Disney Springs tem um espetáculo exclusivo, chamado La Nouba. Este show começou a ser apresentado em 1998 e até hoje faz sucesso na cidade, sendo uma das programações turísticas mais populares atualmente. Tem duas coisas que eu acho muito legal sobre o La Nouba e o Cirque du Soleil como um todo:

  1. É uma programação apropriada para praticamente todas as idades. Ninguém é novo demais ou velho demais para aproveitar o Cirque du Soleil.
  2. Você não precisa entender inglês para curtir uma apresentação do La Nouba. É divertido independente do idioma que você fala.

Sobre o enredo, preciso confessar uma coisa: eu não tenho uma veia artística suficientemente afiada para interpretar e entender toda a inspiração do show só de assisti-lo. Preciso de uma colinha! rs Se você é diferente de mim, não me julgue. Se você é como eu, vou dar uma resumida na proposta do La Nouba aqui: a idéia é uma junção do mundo urbano e circense que segundo eles dizem, trazem situações inusitadas para o palco, algumas coisas que estão presentes em sonhos e pesadelos. Expliquei nada, né? Eu sei que não sei explicar direito porque gente, não sou artista. Mas se quiser mais detalhes tem programa, tem site do Cirque, tem Wikipedia e Google aí.  Desculpa aí pela minha limitação! 😛

Como ir a um espetáculo do Cirque du Soleil em Orlando?

O La Nouba é apresentado todas as semanas, sempre de terça à sábado. São duas apresentações por dia: 18h e 21h. Os ingressos podem ser comprados com antecedência em vários canais de venda (site da Disney, agências) e até aqui no VPD Travel. Caso queira ver os ingressos com desconto que negociamos pros leitores do VPD, clique aqui.

Se você não tiver certeza se conseguirá encaixá-lo na sua programação, pode deixar para comprar na própria bilheteria do local, dependendo da disponibilidade.

Se você tiver um surto de espontaneidade enquanto estiver em Disney Springs, pode parar na bilheteria e comprar seu ingresso para o Cirque du Soleil lá mesmo

Em épocas de lotação baixa você consegue comprar para o mesmo dia quase sempre, sem grande antecedência. Em épocas de lotação média e alta, sugiro que faça a compra com alguma antecedência, seja aqui no Brasil ou na própria bilheteria ainda alguns dias antes da data que pretende ir ao espetáculo.

É claro que quanto antes você compra, maior suas chances de conseguir lugares legais, mas na minha opinião quase o teatro todo é composto de lugares legais. O engraçado é que quando você olha o mapa de assentos do Cirque du Soleil, parece que é um teatro imenso, mas na verdade eu não acho nada imenso, muito pelo contrário. Com isso, praticamente todos os lugares das categorias 1, 2 e do centro e o golden circle são bem legais. A única coisa meio chatinha é que acho todas as poltronas meio apertadinhas, mas tudo bem, você se acostuma depois de uns minutinhos lá.

Um ponto importante: se você optar pela categoria 1, golden circle ou pelo centro vai ficar realmente bem perto do palco, algo que pode te fazer ser chamado para algumas interações. Interprete isso como quiser: como algo positivo ou negativo. A chance é pequena porque eles chamam poucas pessoas mas eu gosto sempre de avisar porque eu sou tímida e tenho pânico dessas coisas, então nutro muito amor pela categoria 2 onde tenho uma visibilidade super boa (até prefiro porque não preciso ficar levantando a cabeça) e estou um pouquinho mais segura de possíveis interações.

Agora, se você não é tímido e gosta desse tipo de coisa, pode querer alguns lugares no centro, golden circle ou na categoria 1. Se for chamado para fazer parte do show, depois conte para a gente o que achou. rs

Meu ingresso sempre para categoria 2 porque tenho pânico de ser escolhida para interações no palco.

Eu acho que seria muito sem graça eu ficar contando o espetáculo aqui e estragar a surpresa, então vou resumir dizendo que tem de tudo um pouco: malabaristas, equilibristas, palhaços, e gente fazendo umas doideiras que eu nunca vi em circo nenhum. Como você pode ver, a maioria das fotos dessa matéria são fotos de divulgação porque é proibido tirar fotos com flash ali dentro e eu acho extremamente importante ter respeito com isso. Imagina a concentração que é necessária para fazer um espetáculo desse? Agora imagina como um flash no meio da cara atrapalha esses artistas? Fora que eu morro de vergonha de levar bronca dos muitos funcionários da Disney espalhados por todo o teatro. Então fiquemos com as fotos oficiais mesmo.

Mapa de assentos do La Nouba. Parece que é um teatro gigante mas não é.
Mapa de assentos do La Nouba. Parece que é um teatro gigante mas não é.

Informações importantes sobre o Cirque du Soleil:

  • Horários: os shows começam oficialmente 18h e 21h mas tem um pré show que começa uns 15-20 minutinhos antes, então se programe para chegar um pouco antes e já estar sentado no seu lugar para o pré show.
  • Duração: o show dura mais ou menos uma hora e meia, sem intervalos. Você pode fazer o seu break pra ir no banheiro ou comprar uma coca-cola a qualquer momento mas pode se deparar com um dos artistas de branco (você vai entender quando ver o show) e sim, eles podem interagir com você lá também.
  • Alimentação: apesar de Disney Springs ser recheado de ótimas opções de alimentação, as opções dentro do Cirque du Soleil são bem médias. Se tiver tempo, dinheiro e disposição, vale a pena programar uma refeição em outro ponto de Disney Springs antes ou depois do espetáculo.
  • Preços: os preços do site da Disney pode ser encontrados aqui e lógico, vão variar de acordo com a categoria. Lembre-se de incluir IOF no valor final do site da Disney para não ter surpresa, heim? Se quiser uma cotação dos preços que conseguimos com nossos parceiros, basta acessar o VPD Travel. Se optar por comprar na bilheteria, dá para comprar em dinheiro e pagar só a taxa e não o IOF (isso se você pagar em dinheiro né? Se pagar no cartão vai ter IOF também).
  • Curiosidade: existem alguns artistas brasileiros no espetáculo, inclusive o cara que faz o show com a bicicleta (mais uma vez, você vai entender quando estiver lá ou ainda prestando atenção nas fotos aí em cima).
A área externa do Cirque à noite

Conclusões sobre o La Nouba, do Cirque du Soleil

Vale a pena? Sim, sem dúvida! Se você gosta de circo ou de outros espetáculos do Cirque du Soleil, vale muito a pena conhecer sim. O show é muito legal e como sempre, os artistas me impressionam muito.

Isso dito, vou ser honesta: o La Nouba não é o espetáculo mais legal que o Cirque du Soleil tem por aí. É claro que eu não conheço todos, mas a grande maioria das pessoas acha ele menos sensacional do que os demais e eu gosto mais de alguns shows de Las Vegas. Isso não quer dizer que ele seja ruim, não é MESMO. Nenhum espetáculo se mantém mais de 15 anos no mesmo lugar se for ligeiramente ruim. Entretanto, faço essa comparação pois se você já assistiu o Cirque du Soleil em outros lugares, acho justo alinhar sua expectativa. Só isso.

É óbvio que essa foto é de divulgação, né? Mas gente é muita sacanagem mandar um flash na cara dos artistas no meio do show mesmo. Desculpa mas não faço isso.
É óbvio que essa foto é de divulgação, né? Mas gente é muita sacanagem mandar um flash na cara dos artistas no meio do show mesmo. Desculpa mas não faço isso.

Além disso, já que estamos tendo uma conversa honesta aqui, vou dizer mais uma coisa. Apesar de adorar o Cirque du Soleil, se for para escolher um único espetáculo diferente para assistir em Orlando, a minha preferência pessoal é o Blue Man Group. Sei que estou comparando coisas diferentes e que é uma preferência 100% pessoal minha, mas enfim, resolvi contar isso pra vocês também.

É claro que minha preferência tem tudo a ver com o meu perfil: normalmente viajo com meu marido e somos um casal jovem de 29 anos (apesar de termos alguns hábitos idosos. rs). Para quem viaja com crianças pequenas, acho o Cirque du Soleil bem mais indicado do que o Blue Man Group. E quem tiver oportunidade conhecer os dois, melhor ainda pois os dois valem a pena! Espero que aproveite e depois conte para a gente o que gostou mais. 😉