VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Dicas para aproveitar os parques cheios e com filas

   “Vou para os parques em período de lotação máxima, e agora, o que eu faço para aproveitar?”

Esse é o dilema que muita gente passa! Fizemos o calendário de lotação dos parques para ajudar vocês a evitarem viagens nos períodos mais cheios pra ajudar a definir qual dia é melhor pra ir em qual parque, mas nem sempre isso é possível.

Muitas pessoas não têm flexibilidade e só podem ter férias nos períodos de alta temporada, como Julho ou Natal, por exemplo. Por isso, resolvemos reunir aqui todas as dicas para quem vai enfrentar parques lotados e não quer deixar de aproveitar nada.

Marcou viagem para as férias de Julho, Páscoa, Spring Break, Natal ou Ano Novo? Então as dicas abaixo são para você!

Não se assuste com o “mar de gente” no Magic Kingdom! Ou se assuste, mas persista mesmo assim.

1) Chegue Cedo

Essa dica é válida para qualquer época do ano, mas é especialmente importante se você tiver um parque cheio pela frente. As primeiras horas de parque aberto são o período que você tem maior probabilidade de conseguir filas menores, já que nem todo mundo tem a disposição e pique de acordar cedinho e madrugar pra estar nos parques na abertura

Ser um dos primeiros a entrar no parque te ajuda a encontrar atrações com filas menores!

Essa estratégia de chegar para a abertura é conhecida como “rope drop“, que significa “queda da corda” e simboliza o momento de abertura oficial dos parques. Você precisa estar a postos na porta antes dele abrir para conseguir tirar proveito de cada um destes minutinhos de ouro. Isso significa chegar no estacionamento pelo menos 1 hora-1h30 antes do horário de abertura oficial, mas vai valer a pena acordar cedo para isso!

Esse processo de rope drop mudou um pouco nos últimos tempos porque os hóspedes de hotéis da Disney agora podem entrar nos parques 30 minutos antes da abertura oficial todos os dias, na Early Theme Park Entry. Se você for hóspede, vale tirar o maior proveito possível desse tempo extra logo cedo! Pra quem não for hóspede, vale saber que esses visitantes já vão estar lá dentro mas não com acesso a todo o parque. Ou seja, ainda assim, no início do dia costuma ter as menores filas e você pode fazer rope drop em uma área que não fica disponível durante a Early Theme Park Entry.

2) Avalie bem o Express Pass da Universal

Não tenho como não falar dos fura-filas: o Genie+ e Lightning Lane da Disney, Express Pass da Universal e o Quick Queue do SeaWorld e Busch Gardens. Em geral, eu acho que não vale a pena pagar por esses serviços nesses parques, mas se você está viajando em um período de parques muito cheios, o investimento pode valer a pena.

Express Pass é o fura filas pago da Universal

O preço varia de acordo com a época do ano, mas na Universal pode chegar a mais de US$100 por pessoa, ou a partir de US$20 no Quick Queue. A verdade é que a grande maioria das pessoas que compra com antecedência acaba se arrependendo depois, pois chegando no parque não encontrou filas tão longas assim – mesmo em alta temporada. Nossa dica é deixar pra comprar lá no parque, depois de chegar e avaliar a real necessidade baseado nas filas do dia.

Com o Express Pass você pode furar a fila da maioria das atrações do complexo Universal, inclusive as atrações de Hogwarts e de Gringotts, as principais de Harry Potter, mas não da montanha russa do Hagrid. A boa notícia é que as três têm a opção Single Rider, que vou explicar na dica a seguir.

3) Use e abuse do Single Rider

Single Rider é uma opção de fila mais rápida para quem topar ir na atração sozinho, sem os demais membros do grupo. Sabe quando o carrinho é para 4 pessoas, mas a família só possui 3 membros? Em algumas atrações, eles disponibilizam a fila de Single Riders para ocupar a vaga restante.

Single Riders: pouca fica mas não dá pra ficar junto com o seu grupo. Todo mundo tem que se separar.

A fila de Single Riders é geralmente bem mais curta do que a fila normal, mas você não vai na atração com seu grupo. Sei que não é uma solução ideal, mas te economizará muito tempo. Eu adoro usar desta alternativa, mas infelizmente só está disponível em poucas atrações da Disney. Na Universal, por outro lado, é mais comum.

Veja aqui a lista de atrações onde a fila pode estar disponível (está sempre sujeito a alteração):

  • Disney: Test Track, Expedition Everest, Rock’n’Roller Coaster e Millennium Falcon: Smuggler’s Run
  • Universal Studios: Harry Potter and the Escape from Gringotts, Men in Black, Hollywood Rip Ride Rockit, Revenge of the Mummy, Transformers 3D
  • Islands of Adventure: Harry Potter and the Forbidden Journey, Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure, Incredible Hulk Coaster, Adventures of Spider Man, Dr. Doom’s Fearfall. Nas atrações Jurassic Park e Dudley-Do Right Ripsaw Falls a fila é sazonal, podendo ou não estar aberta.
  • Sea World: Journey to Atlantis e Manta (sazonal)
  • Busch Gardens: nenhuma oficialmente divulgada
A atração da Millenium Falcon no Hollywood Studios tem fila de Single Rider e funciona que é uma beleza!

4) Foco nas imperdíveis

Não por acaso, nos roteiros que fizemos para cada parque dividimos as atrações em 3 categorias: ” Atrações que achamos imperdíveisimperdíveis”,  ” Vá se sobrar tempose sobrar tempo” e ” Atrações que não recomendamosnão recomendo”. Bom, em período de parques lotados é importante entender que não vai sobrar tempo, então foque nas atrações imperdíveis.

Eu sei que a gente quer conhecer tudo, mas em dias de parque cheio, ter este foco é super importante, pois isso te garantirá mais diversão no tempo limitado que você terá no parque.

Pra pegar fila grande, só em atração imperdível mesmo

5) Cuidado com os tempos nas refeições.

Voltando à regra de ouro “não perca tempo em filas que não terminam em uma atração legal”, é importante saber que parques cheios também significam restaurantes cheios.

Eu aposto com você que a fila de alguns restaurantes são mais demoradas que a de muitas atrações do parque. Por este motivo, evite perder tempo em filas para comer seguindo algumas dicas simples:

  • Leve lanches e bebidas na sua mochila. Além de economizar o tempo que gastaria em filas para comprar estas coisas no parque, você também economizará um bom dinheiro. Se tiver inspirado, leve até o seu almoço. Veja aqui as regras para entrar com comida nos parques.
  • Almoce e jante em horários alternativos, bem antes ou bem depois de todo mundo. Assim você pelo menos minimiza o tempo nos restaurantes, fugindo do horário de pico.
  • Considere o Mobile Order, serviço de pedir comidas pelo celular no app da Disney e ir retirar no balcão sem fila. Contamos mais sobre como ele funciona e os locais participantes aqui.
  • Não gaste seu precioso tempo de parque em um restaurante table service, a não ser que ele seja uma experiência imperdível para você ou que sinta muita necessidade de uma pausa no meio do dia. A Disney tem restaurantes ótimos e eu adoro conhecê-los mas, em dia de parque cheio, não vale gastar, no mínimo, uma preciosa hora de parque pra comer, né? Vá em qualquer lugar rapidinho e deixe para conhecer os restaurantes numa próxima viagem. Ou, se quiser muito, conheça os restaurantes dos hotéis em um dia que não planeje ir aos parques.

Existe uma exceção ao último ponto: você pode virar o jogo, e transformar uma refeição table service em uma ótima idéia para economizar tempo, caso esteja no seus planos passar boa parte do seu dia de parque em filas para tirar fotos com personagens.

Eu explico: Se você quer levar as crianças para uma refeição com os personagens da Disney, talvez você demore menos tempo marcando um almoço ou jantar com estes personagens do que gastaria esperando na fila para tirar foto com todos eles. E, de quebra, já mata uma refeição. Neste caso, a refeição com personagem pode valer mais para o seu grupo do que muita atração por aí e, por isso, pode ser uma decisão sábia.

Fazendo uma refeição com os personagens você economiza tempo de fila que gastaria nos parques

Agora, se você quer dar um golpe de mestre mesmo, não se esqueça de verificar se os personagens que vocês querem conhecer também não podem ser encontrados em algum outro lugar, fora de parque.

Vou dar um exemplo clássico: o Mickey. As pessoas ficam horas na fila para tirar foto com o Mickey nos parques, mas não podemos esquecer que ele também pode ser encontrado no Chef Mickey’s, do hotel Contemporary, no Ohana, do hotel Polynesian e em várias outras refeições com personagens. Marcando um jantar ou café da manhã nesses restaurantes, você tira sua foto com o Mickey do mesmo jeito, sem gastar nenhum minutinho do seu tempo de parque e sem pegar fila nenhuma.

É claro que esta programação tem que ser feita em um dia que você não planeja ir ao parque ou bem cedinho (café da manhã), com tempo de sobra para você comer e chegar no parque antes dele abrir, hein? Para saber mais sobre refeições com personagens, clique aqui. Para aprender a reservar um restaurante da Disney, clique aqui. Lembre-se de que as reservas esgotam, então corra!

6) E quando os parques atingem a lotação máxima?

Os parques da Disney tem um limite na capacidade de pessoas que podem ficar ali dentro ao mesmo tempo. Por conta disso, é essencial reservar o seu Disney Park Pass para o parque que quiser visitar em dias de maior lotação com bastante antecedência!

O Magic Kingdom, por exemplo, tem as reservas esgotadas pra datas mais cheias alguns meses antes e, apesar de ser sim possível insistir e quem sabe conseguir uma vaga de última hora, o ideal é garantir antes mesmo para não ter erro. Para saber mais sobre como reservar o seu Park Pass, clique aqui.

Se você pensa em fazer Park Hopper, ou seja, trocar de parque no meio do dia, vale manter em mente que eles podem sim impedir novos visitantes de entrar nos parques caso algum atinja a capacidade máxima. Como só é necessário reservar o primeiro parque do dia, a entrada nos parques seguintes não é garantida. Na dúvida, cheque a situação dos parques no app My Disney Experience ou no site da Disney. Eles geralmente emitem avisos quando algum fechamento por lotação acontece, o que é mais comum em datas como 4 de Julho, Natal e Ano Novo.

Nos dias com pico de lotação, a entrada de novos visitantes pode ser ser limitada

7) Não perca o bom humor

Talvez esta seja a dica mais importante. Muita gente fica de mau humor com os parques lotados e simplesmente param de curtir a viagem. Não deixe isso acontecer com você. Tenha em mente que você estará de férias e na DISNEY.

Não deixe que nada nem ninguém te impeça de curtir cada segundo da sua viagem. Muitas das minhas lembranças das viagens que fiz quando criança foram construídas de momentos em família nas filas. Não desperdice sua tão sonhada viagem com mau humor e cara feia. Aproveite tudo, até as filas.

E lembre-se, a Disney é cheia de detalhes que te ajudam a aproveitar mesmo quando os parques estão cheios. As paradas e os shows nas ruas são ótimos exemplos de programações que você poderá acompanhar sem pegar fila nenhuma.

Outra boa idéia é procurar Hidden Mickeys nas filas enquanto espera. Talvez a gente ainda faça um post sobre isso, mas Hidden Mickeys são figuras do Mickey (na maioria das vezes só a cabeça dele) escondidas por toda a Disney. Procurá-los pode ser uma distração enquanto esperam. Enfim, invente o jogo que quiser com o seu grupo e faça cada minuto valer a pena.

Mais uma dica legal é ir atrás dos segredos escondidos nos parques da Disney, como contamos aqui e nessa série de vídeos:

 

Gostou? Então curta a sua viagem independente da época e da lotação. Afinal, uma viagem à Disney é sempre um sonho realizado. Aproveite a sua!