Parques

Epcot International Festival of the Arts

Os festivais sazonais estão ganhando cada vez mais espaço e ocupando uma parte maior do calendário do Epcot. Primeiro foi o Food & Wine Festival, depois começou o Flower & Garden Festival, mais recentemente as atividades natalinas foram promovidas a International Festival of Holidays e, em 2017, a Disney lançou o International Festival of Arts, assunto do nosso post de hoje. Só falta mesmo eles inventarem um Festival of Summer para manter uma festa rolando o ano todo!

A mais nova adição para o calendário de festivais do Epcot.

A mais nova adição para o calendário de festivais do Epcot.

O mais legal desses festivais do Epcot é que você só precisa do seu ingresso de admissão normal para aproveitar a grande maioria das atividades. Então se você vai viajar entre janeiro e fevereiro, vale ver aqui todos os adicionais oferecidos no Epcot durante o International Festival of the Arts, para descobrir como você pode incrementar ainda mais o seu roteiro da viagem, muitas vezes sem gastar um centavo. 

Em 2018, ele acontece entre os dias 12 de janeiro e 19 de fevereiro de 2018.

A primeira edição do International Festival of Arts foi anunciada meio que nos 45 do segundo tempo, e eu pessoalmente achei que parecia um evento improvisado bem no tipo “meninas levam salgado ou doce, meninos refrigerante”. Ainda assim, já foi legal. Agora que eles tiveram mais tempo para organizar a festa, a tendência é que cada ano o International Festival of the Arts volte ainda melhor.

Como é o Epcot International Festival of the Arts?

A idéia desse festival é celebrar todas as formas de artes: arte visual, performática ou até mesmo culinária! Você pode aproveitá-lo enquanto passeia pelo parque normalmente, entre uma atração e outra mas vale saber antecipadamente o que você encontra por lá, caso você não queira perder uma apresentação ou tenha interesse em agendar um workshop. O Epcot inteiro entra no contexto do festival, com oferta de diversas atividades e atrações adicionais para incrementar sua visita (algumas pagas, outras gratuitas)

O Epcot International Festival of the Arts celebra todos os tipos de arte.

O Epcot International Festival of the Arts celebra todos os tipos de arte.

Pessoalmente, acho que a maior graça dos festivais da Disney estão nas coisas gratuitas mesmo. Os workshops são focados em entusiastas do tema e para eles sim, vale o investimento adicional. Não me entenda mal, porque tem MUITO workshop interessante, mesmo para quem tem limitados dons artísticos como eu, mas não são o coração do evento.

Dentre as atividades gratuitas, você vai encontrar algumas exposições com obras de artes (a graaande maioria trabalhando o tema Disney de alguma forma), estátuas humanas paradas em alguns pontos, molduras de quadros para você tirar foto como se você fosse parte da obra de arte (veja a foto abaixo para entender melhor), além de apresentações musicais de artistas da Broadway.  

Todo mundo faz pose de desbravador dos mares!

Todo mundo faz pose de desbravador dos mares!

Também não poderiam ficar de fora os quiosques de comida, que aqui são chamados de Food Studios, já que até as comidinhas são preparadas com uma apresentação digna de obras de arte. As comidinhas são pagas, lógico, mas o lado bom é que as porções são pequenas e os preços justos. Ou seja, dá para experimentar várias coisas sem pesar tanto no bolso (ou na consciência) e para algumas dá até pra usar os créditos de snacks do Dining Plan, o plano de refeições da Disney.

Até as Pop Tarts ficam artísticas no festival!

Até as Pop-tArts ficam artísticas no festival!

A idéia do festival é mais ou menos essa: incrementar a visita ao Epcot, oferecer algumas programações especiais e criar um clima diferente, tudo isso sem tirar o protagonismo das atrações do parque que continuarão sendo o principal motivo da sua visita.

Programação detalhada do International Festival of the Arts

Bom, agora que você já entendeu como é este evento, vou listar aqui as principais atividades oferecidas ao longo do International Festival of Arts, para que você possa ver o que valeria a pena ou não para o seu grupo.

Workshops e seminários

Se você visualizou um monte de gente de boina, segurando uma paleta de aquarelas e aprendendo a pintar paisagens, se enganou! Os workshops englobam diferentes tipos de expressões artísticas e falam com diferentes públicos. Para ser sincera eu fiquei bem impressionada como eles conseguiram um leque variado e interessante de workshops e seminários aqui. Para citar alguns, entre os temas que serão explorados são:

  • Técnicas de fotografia em ambiente externo
  • Aprenda a fazer diferentes usos artísticos com os seus mapas dos parques
  • Técnicas de animação
  • Arranjos Florais
  • Crie sua própria boneca inspiradas em contos de fadas
  • Seminário sobre hip-hop
  • Como fazer cervejas artesanais
  • Pinturas abstratas
  • Como tirar foto de show de fogos (gente, acho que vou fazer esse!!)
  • Como fazer topiárias

Enfim, tem muita coisa legal das mais clássicas até as mais diferentes. Clique aqui para ver a lista completa.

Estátua humana no Epcot.

Estátua humana no Epcot.

Pintura do Mural

Eu acho essa atividade A CARA do Epcot! Possivelmente é a programação mais simples na agenda do Festival mas a que eu acho que mais representa sua essência e a essência do parque. Se trata de uma pintura conjunta de um mural no parque. Cada visitante interessado em participar deve apenas entrar na fila, pegar um número, o pincel e as tintas e pintar alguns quadradinhos do mural. É uma atividade gratuita e é bem legal acompanhar a evolução do trabalho que você ajudou a criar.

Disney on Broadway Series

Artistas da Broadway apresentam canções de musicais famosos da Disney. Talvez você não conheça os artistas mas provavelmente conhece boa parte das músicas, então estas apresentações são sempre legais. Eu que sou viciada em musicais, adoro essa parte do evento! Para ver a lista completa de apresentações do Disney on Broadway Series, clique aqui.

Se você estiver muito interessado nesses shows mas não quiser esperar nas filas ou assistir de pé, avalie antecipadamente o Disney on Broadway Dining Packages, pacote que inclui uma refeição em um dos restaurantes do Epcot (você escolhe entre as opções disponíveis para o pacote no dia da sua visita) e acesso a um lugar bom para assistir o espetáculo. Para ver os restaurantes participantes e valores, clique aqui.

Food Studios

Como já falei no começo do post, são os quiosques que vendem comidinhas apresentadas como obras de arte. Aqui você encontra coisas muito boas (como risoto de cogumelos com lasca de trufa) e coisas muito ruins que só estão lá porque são bonitinhas (como o quebra cabeças de chocolate branco que só tem gosto de açúcar com corante). A lista completa, você encontra aqui. Para mim curtir essas comidinhas é uma parte muito gostosa dos festivais da Disney e as do International Festival of Arts são realmente muito bonitas!

Risoto de cogumelo e trufa que vale a pena!

Risoto de cogumelo e trufa que vale a pena!

Quebra cabeça de chocolate que é puro açúcar e corante. Pode passar longe desse aqui.

Quebra cabeça de chocolate que é puro açúcar e corante. Pode passar longe desse aqui.

Caça ao tesouro do Figment

Eu adoro esses caças ao tesouro que a Disney inventa no Epcot. São atividades voltadas a tornar o festival mais divertido para as crianças, mas vamos ser francos: todo mundo acha caça ao tesouro divertido, não só as crianças. 😀 😀

Nesse caça ao tesouro (chamado de “Figment’s Brush with the Masters Scavenger Hunt“) você deve primeiro passar em uma das lojas participantes e comprar o kit com o mapa e adesivos do caça ao tesouro. Custa cerca de US$9,00 e você ainda ganha um brinde no final da brincadeira.

Com o seu mapa e adesivos em mãos, ao longo do seu passeio pelo parque, vá procurando o Figment no meio de quadros clássicos pelo World Showcase. Cada vez que você achar o quadro com o Figment no meio, cole o adesivo correspondente no mapa, na localização onde você o encontrou. Quando você tiver encontrado tudo e tiver todos os adesivos no mapa, é só voltar na loja para retirar o seu prêmio.  

Atividades de rua

São pequenas coisinhas, pequenos detalhes que fazem o parque entrar no clima do festival. Entre os exemplos estão as molduras de quadro para você tirar foto que eu comentei no começo do post e as estátuas humanas que também dão as caras no parque.

Mais das estátuas de rua. Se eu fizesse isso não aguentaria nem 30 segundos com a cara séria (e provavelmente escorregaria).

Mais das estátuas de rua. Se eu fizesse isso não aguentaria nem 30 segundos com a cara séria (e provavelmente escorregaria).

Exposições de artes

Quase óbvio para um festival que celebra ARTE, né? Pois é! A Disney exibe peças de artes em sua maioria, sobre o próprio mundo da Disney, de artistas que foram importantes para história da Disney e por aí vai.

Lojinhas especiais

Nada na Disney é em vão e nada é feito sem uma lojinha, né? Eles adoram vender, a gente adora comprar, não tem jeito. Para o festival, são montadas umas barraquinhas pelo parque, vendendo itens específicos do evento e algumas obras de arte. Meio difícil pra gente enfiar um quadro na mala, né? Mas não é impossível se você se apaixonar por um! 😛 Apesar disso, tem muitas coisinhas bonitinhas nessas lojinhas adicionais. Eu gosto de dar uma olhada mas é muito difícil eu realmente comprar alguma coisa por lá.

O Epcot sempre fica com ainda mais cara de Epcot com estes festivais.

O Epcot sempre fica com ainda mais cara de Epcot com estes festivais.

Conclusão sobre o Epcot International Festival of the Arts

Este está longe de ser o meu festival favorito do Epcot – aliás, é o que eu menos gosto (veja bem: gostar menos é bem diferente de não gostar, tá?). Ainda assim, como eu não preciso pagar nada para aproveita-lo, adoro a sua existência e acho que torna uma visita ao Epcot durante os meses de janeiro e fevereiro ainda mais especial.

Mesmo que você não tenha uma veia artística super aguçada, com certeza pode achar uma apresentação musical, umas comidinhas diferentes ou uma oportunidade de foto legal que vai fazer você achar que o Epcot International Festival of the Arts merece o seu espaço no parque e incrementou de alguma forma a sua experiência ali!

Se você for a próxima Idina Menzel brasileira ou o próximo Salvador Dalí tupiniquim, pode ser que você ache o festival mais imperdível do que as próprias atrações do parque. Resumindo: se o Epcot já vale a visita sem festival nenhum, com festival fica melhor ainda!

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.