Parques

Express Transportation: transporte entre os parques da Disney

Atualização: a Disney anunciou que parou de oferecer este serviço no dia 23 de agosto de 2017. 

A Disney anda cheia das modinhas de serviços extras, pagos à parte e aos poucos a gente tem tentado falar de todos eles aqui no VPD para separar o que vale ou não a pena. Hoje vamos falar do Express Transportation, um ônibus para quem quer transitar entre parques perdendo menos tempo do que no transporte gratuito da Disney.

Aliás, antes de mais nada, é preciso lembrar que a Disney oferece ônibus gratuitos entre os seus 4 parques temáticos para todos os visitantes interessados. A gente já falou sobre todas as opções de transporte gratuito da Disney nesse outro post aqui, mas é importante ressaltar isso quando a gente fala de Express Transportation, porque a avaliação se ele vale a pena ou não é uma comparação direta entre o que eu ganho pagando o Express Transportation e o que eu consigo de graça com os ônibus padrões da Disney.

O Express Transportation tem como objetivo te permitir se deslocar mais rapidamente entre os parques.

O Express Transportation tem como objetivo te permitir se deslocar mais rapidamente entre os parques.

Como funciona o Express Transportation da Disney?

Este é um serviço voltado para quem pretende passar por mais de um parque por dia, já que o Express Transportation nada mais é do que uma opção de transporte que circula entre os 4 parques temáticos da Disney. Diferente dos ônibus gratuitos, o Express Transportation não passa pelos hotéis da Disney, Disney Springs ou pelos parques aquáticos. Ele fica só naquele circuito dos quatro parques temáticos mesmo.

A grande vantagem divulgada pelo Express Transportation é que ele sai de dentro de um parque e te deixa dentro do outro. Ou seja, você não precisa perder tempo com fila de vistoria de bolsas ou fila para passar os ingressos no totem de admissão do segundo parque em diante. Você também não precisa perder tempo indo até a entrada do primeiro parque que você está para ir até o ponto de ônibus, mas não acho essa uma vantagem tão maravilhosa já que você ainda vai ter que andar até o ponto de onde este ônibus sai.  

A vantagem em relação a economia de tempo é só essa mesmo, visto que o ônibus também passa de 30 em 30 minutos (como o tempo médio dos gratuitos) e não há nenhuma mordomia enquanto você espera. Aliás, na minha opinião, a área de espera grita “improviso” em cada detalhe (ou falta de detalhe para ser mais exata). Esse foi provavelmente o grande ponto que me fez ficar com certa birra dessa opção de transporte, e tenho muito a falar sobre isso.

O Express Transportation não passa pelos hotéis da Disney, só pelos parques temáticos mesmo.

O Express Transportation não passa pelos hotéis da Disney, só pelos parques temáticos mesmo.

A falta de cuidado da área de espera é a prova de que o Express Transportation não foi projetado por alguém que entende a proposta original da Disney. Não me entenda mal, eu adoro ver mudanças e modernização nos parques, mas alguns pilares são importantes para não perder a essência Disney e o cuidado com os detalhes sempre foi um deles. Ninguém quer quebrar a magia quando visita os parques da Disney e eu acho que a área de espera do Express Transportation faz um pouco isso.

Se você pensou “ihhh lá vai ela reclamar do Starbucks nos parques de novo” é meio que essa filosofia que baseia minha opinião mesmo. Eu gosto de manter o mundo externo fora dos parques e se eu penso assim para o Starbucks (que eu amo) que dirá para um ponto de ônibus mal feito – e ainda por cima pago à parte!

Eu já conheço muito bem a parte feia dos bastidores da Disney porque já trabalhei lá, mas não é algo que eu ache legal de ver como visitante. Todo mundo pagou um ingresso caro para estar lá e curtir a magia Disney, daí você resolve pagar ainda mais para ter um transporte minimamente mais rápido do que o gratuito. Para mim, você tá dando um dinheiro que não precisava para a Disney então no mínimo, devia ter uma área bonitinha de espera, com a decoração bem Disney e tudo o mais!

Ponto do Express Transportation no Animal Kingdom.

Ponto do Express Transportation no Animal Kingdom.

Em vez disso, a realidade é um ponto de ônibus improvisado com uns banquinhos no meio da área de circulação dos bastidores do parque. Quando a gente foi usar o Express Transportation para testar, estava maior calor do mundo e não tinha nem um ventilador sequer nessa área de espera. Enfim, achei bem aquém do padrão Disney como você pode notar por este desabafo.

Isso dito, um ponto positivo é que o Express Transportation tem hora marcada para sair de um parque em direção ao outro, então você pode se programar para não passar muito tempo nessa área de espera, matando o tempo em uma lojinha ou atração rápida, sempre sem perder o olho do relógio.

Na hora certa, o ônibus chega e funciona como o gratuito: você entra, senta e é levado até o outro parque. A diferença é que este ônibus é sempre bem mais vazio. O local de cada ponto de ônibus do Express Transportation é:

  • Magic Kingdom: na Tomorrowland, perto da lojinha da saída da atração do Buzz Lightyear
  • Epcot: próximo a Spaceship Earth (famosa “bola do Epcot”).
  • Hollywood Studios: perto da Rock ‘n Roller Coaster
  • Animal Kingdom: na região da África, perto do Tusker House

Como comprar o Express Transportation?

Você pode comprar no Guest Relations de cada parque com dinheiro ou cartão. Ou ainda, você pode comprar nos pontos de onde este ônibus sai, mas nesse caso só dá para pagar com cartão. 

Há a opção de comprar esse transporte para 1 dia ou para 7 dias corridos e os preços são US$19 e US$29 respectivamente. Este é o preço por pessoa acima de 3 anos, seja adulto ou criança. Bebês e crianças até 2 anos não pagam.

O Express Transportation da Disney vale a pena?

Acho que você já sabe minha opinião a esta altura do campeonato mas eu realmente acho que não vale a pena. Aliás, todos os cast members que eu falei sobre esse assunto também fizeram a maior cara de que isso não vale a pena. Raramente eu sou tão enfática porque acho que valer a pena é questão de gosto pessoal, mas nesse caso acho beeeem difícil esse Express Transportation valer a pena por dois motivos:

  1. O transporte gratuito é bom. Poderia ser mais frequente? Poderia! Mas este é um ponto que o Express Transportation não resolveu.
  2. A experiência do Express Transportation não justifica os 10-20 minutos que você economiza parando dentro do parque.

Sinceramente? A não ser que você queria dar uma espiada nessa área bagunçada dos bastidores da Disney,não vejo motivo para gastar com isso não. E se você quiser ver os bastidores do parque, não espere ver grandes coisas também com o Express Transportation, além de uma área mais feia. Você consegue matar sua curiosidade sobre bastidores dos parques de forma muito mais interessante e completa nos tours Backstage Magic e Keys to the Kingdom. 

O Backstage Magic é o tour mais legal para quem quer conhecer os bastidores da Disney.

O Backstage Magic é o tour mais legal para quem quer conhecer os bastidores da Disney.

Enfim, esta é minha opinião e recomendação. Se alguém por acaso AMOU o Express Transportation,  conte aí nos comentários os motivos pelos quais acha que ele vale a pena, porque eu realmente não consigo pensar em nenhum.

Então, apesar de ser uma avaliação meio ruim, a notícia é boa: você NÃO precisa gastar seu dinheiro com o Express Transportation. Gaste em bolsas (minha primeira opção sempre). Gaste com os Top 10 Doces da Disney. Gaste em lembrancinhas da Disney. Gaste nos supermercados. Gaste em outros adicionais que valem a pena ou simplesmente não gaste e economize! 🙂

  • Oi Bianca,
    Mantém sim 🙂
    Abs
    Felipe

  • Oi Julia,
    Desculpe a demora, mas vi que seu transfer já está resolvido, né? 🙂
    Abs
    Felipe

  • Oi Paola,
    Obrigado pela mensagem!
    Infelizmente não oferecemos ingressos para a festa de Natal, mas ensinamos como comprar aqui:
    http://www.vaipradisney.com/blog/ingressos-festas-halloween-natal-disney-2017/
    Por enquanto não temos nenhuma previsão de novas promoções com MagicBand, mas qualquer novidade vamos divulgar aqui 🙂
    Abs
    Felipe

  • Oi Socorro,
    Obrigado pela mensagem!
    Só lembrando que esse serviço já foi descontinuado pela Disney agora em Agosto 🙂
    Abs
    Felipe

  • dyogo da rocha capistrano

    Suas preces foram atendidas! Hehehe. A Disney vai encerrar o serviço do express transportation.

    • Renata

      Oi Dyogo, tudo bem?

      E não é mesmo? Foi só eu terminar o post que eles anunciaram o fim do express transportation! Melhor assim! Para você ver como eu não estava mentindo quando falei que não valia a pena! hahah 🙂

      Abraços,
      Renata

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.