VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Frontera Cocina: restaurante mexicano de verdade na Disney

O Disney Springs tem trazido muitas novidades recentemente incluindo alguns restaurantes de chefs celebridades. Entre eles está o Frontera Cocina, restaurante mexicano do chef Rick Bayless que ficou famoso apresentando programas de TV sobre a culinária mexicana e que possui diversas casas com essa especialidade.

Confesso que quando fui conhecer o Frontera Cocina esperava algo no estilo tex-mex, ou seja, aquela comida mexicana americanizada – e me enganei feio! O Frontera Cocina me surpreendeu muito com comida bem no estilo mexicano tradicional, e já se tornou um dos meus restaurantes favoritos dentro do Disney Springs.

Foto da fachada do Frontera Cocina no Disney Springs.
Opção deliciosa de comida mexicana no Disney Springs.

Não podia ser diferente né? A comida é variada, bem feita, com opções que agradam o paladar brasileiro, preço justo e ambiente delicioso! Espero poder passar um pouquinho dessa experiência nesse post e quem sabe você se anima para conhecê-lo também!

Como é o Frontera Cocina

Esse restaurante fica na parte mais nova do Disney Springs, chamada de Town Center, onde tudo é bem bonito e charmosinho. O ambiente externo ajuda, mas é a o interior do Frontera Cocina que realmente surpreende pelos detalhes.

Eu não sei você, mas eu adoro a capacidade da Disney de te fazer imergir em um ambiente completamente diferente de repente. Em um minuto você está numa rua do Disney Springs, tudo bem Disney, bem americano e no segundo seguinte…PÁ! Ao entrar no Frontera Cocina, cada detalhe desde a música ambiente, o piso, as paredes, os enfeites e toda a decoração te fazem entrar num mundo bem latino! Eu adoro isso porque a experiência da refeição vai além dos pratos, pois todos os detalhes homenageiam de alguma forma o México.

O Frontera Cocina por dentro, com paredes laranjas, teto pintado de azul, muitas luminárias e cadeiras no bar
Um pouquinho do Frontera Cocina por dentro.

A gente foi no Frontera Cocina em um almoço meio tardio, tipo 14h30. Por isso, o restaurante não estava muito cheio e foi super fácil conseguir uma mesa sem reserva. Na verdade ele estava praticamente deserto e a gente nem entendeu o motivo da recepcionista nos pedir para esperar alguns minutinhos antes de nos levar para nossa mesa, mas tudo bem. Em pouco tempo estávamos sentados.

Cada parte do restaurante tem uma decoração um pouquinho diferente, mas escolhemos uma mesa na área interna (por causa do ar condicionado) o mais perto possível da varanda externa (para apreciarmos a vista). Batia um pouco de sol na mesa mas acho que foi uma ótima escolha. Se fosse de noite ou se estivéssemos viajando em uma época mais fresca, provavelmente eu optaria por uma mesa na varanda porque:

  1. Adoro ficar observando o movimento
  2. A vista é linda do laguinho do Disney Springs
A varanda do restaurante, com mesas, cadeiras e guarda-sóis e vista para o lago de Disney Springs
Vista da varanda do Frontera Cocina.

Isso dito, não tem como escolher uma mesa ruim por lá já que como eu falei, todos os espaços são super decorados com cores vibrantes, latinas, mas também com uma cara meio urbana. Eu não entendo de decoração para palpitar muito mas a minha sensação é de que o Frontera Cocina tenta te levar para um cenário no meio das ruas do México, já que mistura essa cara de ambiente externo com decorações bem mexicanas.

Deu para ver que é tudo lindo, mas vamos logo ao que interessa: a comida!

A comida do Frontera Cocina

Mesmo quem não é fã de taco ou da comida “mexicana” que a gente vê no Taco Bell (nada contra, eu amo também!) ou até mesmo na maioria dos restaurantes dessa categoria do Brasil, ainda assim pode se surpreender com o Frontera Cocina. A verdade é que eu amo a comida mexicana-americanizada, mas ela é MUITO diferente da comida mexicana de verdade. O Frontera definitivamente foca na comida mexicana de verdade, em toda sua variedade que vai além de taco e nachos!

Assim que a nossa garçonete trouxe o cardápio, todo mundo já encontrou vários pratos que gostaria de comer. As opções são bem variadas: se você quiser taco, tem sim (no estilo soft taco, que é feito em uma tortilha macia e não aquela crocante que a gente está acostumado), se você quiser taco ou guacamole, tem também; mas se você quiser um frango, uma carne, um camarão com um molho diferente…tem tudo isso.

A estante cheia de garrafas e enfeites que decora o Frontera Cocina
Alguns dos enfeites que complementam a decoração desse espaço.

Estávamos em 5 adultos (e a Julia) no nosso grupo, sendo que o Henrique e eu já tínhamos tomado um super café da manhã com personagens no Boardwalk logo cedo e nós todos tínhamos uma reserva para jantar no California Grill, para comemorar o aniversário do Henrique (que vou chamar de Hike de agora em diante). Nossa, agora que eu estou parando pra pensar, Henrique tirou o dia de festa só pra comer hein? E a gente foi na onda! hahaha

Foto do cardápio, com saladas, tacos, entradas e muita variedade
Cardápio super variado!

A ideia inicial era só petiscar mas como adoramos o cardápio, decidimos pedir algumas entradas e alguns pratos principais para dividir na mesa. No fim pedimos até sobremesa! Depois de uma rápida reunião de cúpula para decidir os pratos que mais agradavam todo mundo, pedimos várias coisinhas:

  • Das entradas escolhemos um queso fundido (queijo fundido) e uma Guacamole com Bacon (são 3 diferentes no cardápio) que vinha acompanhada de tortilhas fritas
  • De pratos principais pedimos um taco de carne e um camarão com molho de alho
  • De acompanhamento pedimos purê de batata com queijo e banana frita. Nenhum deles combina com os pratos que a gente pediu, mas pareciam ótimos então a gente quis provar!
Guacamole no prato, com nachos ao redor
Guacamole muito boa, mas faltou tomate.

Quando as entradas chegaram, eu estranhei algumas coisas. Primeiro a guacamole era um pouco diferente do que eu estou acostumada, apesar de muito boa. Acho que eu senti falta do frescor do tomate, ingrediente ausente ali.

A segunda coisa que eu estranhei foi terem colocado na minha frente um pratinho diferente do resto da mesa. Na hora achei que era algo pra Julia mas acabei usando. A última coisa que eu estranhei foi o queso fundido ter sido servido sem soft tacos (as tais tortilhas macias) para acompanhar.

Queijo fundido sem tortilha em uma panelinha
Queijo fundido sem tortilha, mas muito bom!

Na hora eu falei na mesa que esse prato era servido com tortilhas macias, porque eu tinha uma amiga mexicana que já tinha me levado em um restaurante bem tradicional e pedimos essa entrada. Na hora o Felipe rebateu:

– Re, sua amiga nem é mexicana, ela é casada com um mexicano. Não inventa.

Aí a gente logo vê a credibilidade que eu tenho com o Felipe, mas tudo bem. Ele não esperava pela reviravolta dos fatos que estava por vir!

Ah! E não que alguém queira saber mas minha amiga é brasileira mesmo, mas além de ser casada com mexicano, ela morou no México por muitos anos. Eu continuo acreditando nela, até pelo desenrolar dos fatos.

Dois molhos de pimenta, um vermelho e outro verde
Molhos de pimenta, lógico!

Comemos as entradas felizes da vida, tudo muito delicioso. Na falta de tortilha macia para o queso fundido, eu roubava as tortilhas crocantes que vieram com a guacamole e ficava maravilhoso. Tudo lindo e aprovado por nós 5!

A Reviravolta

Quando os pratos principais chegaram, o camarão veio servido com arroz e um molho de alho que Henrique, Bia e Kay adoraram. Eu e o Felipe não gostamos muito de camarão, então nem experimentamos. Já o prato do taco de carne veio novamente sem as tortilhas macias! E esse prato falava das tortilhas macias na descrição. Se não tem tortilha, não é taco. Tudo muito estranho! Se não bastasse, mais um pratinho diferente foi colocado de novo na minha frente, de novo com um guardanapo em cima.

Prato com camarão a0o molho de alho.
Camarão com molho de alho.

Foi só aí que entendi! A solução de tudo estava naqueles pratinhos. Não era simplesmente um pratinho diferente para a Julia ou para mim. Aquele guardanapo, igualzinho o que estava no meu colo, não era um guardanapo para colocar no colo igual eu fiz. Era um guardanapo que ESCONDIA (porque não tem outra palavra pra definir) as tortilhas macias.

Ai gente, sério! Qual a necessidade de esconder desse jeito? Esse guardanapo estava mais dobrado, eu que abri para vocês poderem ver as tortilhas, mas achei muito difícil encontrá-las. haha
Ai gente, sério! Qual a necessidade de esconder desse jeito? Esse guardanapo estava mais dobrado, eu que abri para vocês poderem ver as tortilhas, mas achei muito difícil encontrá-las. haha

Na hora só falei “Ai Fe, esse prato tem as tortilhas, olha aí”. Desembrulhei o guardanapo e lá estavam elas. Foi bom que eu mesma desvendei o mistério e provei que estava certa sobre as tortilhas com queijo fundido. Isso tudo me ajudou a manter alguma dignidade enquanto tirava o outro guardanapo de tortilhas do colo.

A essa altura já não tinha nenhum queijo fundido na mesa, mas usamos algumas das tortilhas para comer os tacos que estavam sensacionais. Como eu disse, é bem diferente da versão americanizada, mas arrisco a dizer que é até mais gostoso. Aqui o taco tem carne em pedaços dentro, com temperos e ingredientes de verdade, Muito gostoso e com certeza um prato que vou voltar a pedir, principalmente agora que já encontrei as tortilhas!

Foto do prato com a carne do taco, a guacamole e o molho juntos
A carne do taco. Muuuuito mais gostosa do que bonita, pode ficar tranquilo.

Os acompanhamentos estavam maravilhosos também. O purê de batata com queijo não tinha nem como ser ruim, né? Já as bananas vinham servidas com um queijo em cima, deixando bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas eu adorei. Se você não curtir queijo com banana, dá tranquilo para separar o queijo. Eu, no caso, amo até sanduíche com essa combinaçã0 (cheesebanana <3) e sou julgada por isso todos os dias pela Bia.  

Banana com queijo em uma panelinha
Banana com queijo é a nova goiabada com queijo! Amor eterno por essa combinação em todos os formatos! haha 😛

No fim das contas, nós que nem estávamos com tanta fome comemos pra caramba e não sobrou um camarãozinho ou uma carninha nos pratos. A gente pediu sobremesa mais para poder contar aqui no blog, então fomos em uma bem clássica mexicana: bolo tres leches, que eu e o Felipe adoramos.

Foto do prato com o bolo tres leches do Frontera Cocina, em Disney Springs
Estávamos com fome na hora da sobremesa? Não! Comemos tudo? Obviamente sim!

A versão do Frontera Cocina na verdade chama cuatro leches (4 leites) ou seja, traz um leite a mais, além de ter um toque de limão e vir acompanhada de umas amoras para decorar. Super levinho, molhadinho e refrescante!

Como a gente ficou nessas de dividir tudo, a conta não deu tão cara: 127 já com gorjeta, ou seja, pouco mais de 25 dólares por pessoa. Agora, se você quiser comer uma refeição mais tradicional, com cada um pedindo um prato, deve gastar algo entre 30 e 45 dólares dependendo do prato, de entrada/sobremesa, acompanhamentos e tal. Para você ter uma idéia, os nossos pratos custaram 22 e 27 dólares e eram bem fartos. Não é nada proibitivo!

Se você quiser algo mais barato e rápido, eles tem um menu micro servido de forma fast-food em uma janelinha mas são só 2 opções de taco, uma porção de guacamole e bebidas. Ainda recomendo entrar no restaurante e ter a experiência completa- ou se o orçamento e tempo não permitirem, prefiro outras opções de fast-foods maravilhosos em Disney Springs, como o Earl of Sandwich.

Conclusão

Parabéns para a Disney por ter trazido um restaurante tão bem concebido para o Disney Springs. O Frontera Cocina é com certeza uma das adições mais diferentes desse complexo, oferecendo uma gastronomia tradicional mexicana, deliciosa, sem frescura e aconchegante.

O ambiente do Frontera Cocina por dentro, com mosaicos coloridos e paredes alaranjadas
Mais um pouquinho do ambiente por dentro, que espero voltar muito em breve!

A qualidade é excelente, pratos bem feitos, saborosos, fartos em um ambiente legal. Nossa experiência foi deliciosa e quero voltar logo ao Frontera Cocina, já que ele já se tornou um dos meus queridinhos no Disney Springs. 

Nome: Frontera Cocina
Endereço: 1604 Buena Vista Dr, Lake Buena Vista, FL 32830 (Veja no Google Maps)
Telefone: +1 407-560-9197
Referência: Dentro do Disney Springs
Preço: algo entre US$40-US$55
Horário de Funcionamento: em geral, das 11h as 22h
Cardápioclique aqui para ver o cardápio em português
Disney Dining Plan: Sim, vale um crédito de Table Service.
Avaliação do VPDNota 4 de 5

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!