VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Chip de celular em Orlando: dicas para se comunicar durante a viagem

Viajar com a família ou com um grupo de amigos para Orlando é uma delícia, mas sempre aparece a dúvida: como posso me comunicar com eles na hora das compras ou quando decidirmos nos separar dentro do parques? Além disso, como faço para falar com quem ficou no Brasil?

Por isso hoje vamos falar das vantagens e desvantagens de algumas maneiras que você pode usar para falar com as pessoas na sua viagem à Disney.

Chip americano

A compra de um chip pré-pago nos EUA é uma opção que já usamos muitas vezes e uma das nossas preferidas. Em diversos supermercados e farmácias, você encontra com muita facilidades celulares e chips pré-pagos para comprar e ativar. Com ele você cria um número de celular nos EUA para cada pessoa, e assim todos se falam ilimitadamente por um preço bem baixo.

Existem diversas operadoras: AT&T, T-Mobile e Verizon são as principais. Eu mesmo sempre usei os modelos da AT&T ou da T-Mobile, nos planos pré-pagos que incluem pacotes de dados, ligações e mensagens ilimitadas para se comunicar com outros celulares da mesma operadora.

O chip americano pré pago é uma boa opção pra se comunicar. Foto de uma embalagem de chip de celular americano
O chip americano pré pago é uma boa opção!

É possível também comprar chip nos aeroportos de Orlando e Miami, geralmente nas lojas InMotion. Passe no balcão de informações para confirmar onde encontrar, mas lembre-se que lá eles não chamam de chip, e sim de SIM Card 🙂

Nos supermercados, farmácias e nas lojas das operadoras você encontra as opções mais baratas, com o chip por preços que começam a partir de US$30.

Depois que você comprar o chip, basta seguir as instruções na embalagem para registrar a nova linha.

Em geral as instruções são bem simples: você vai ter que ligar para um número e digitar o CEP (chamado de ZIP code) do seu endereço em Orlando. É só usar o do seu hotel, ou o famoso 32821, o ZIP code de Lake Buena Vista e dos parques da Disney. Depois de alguns minutos você recebe um SMS com o número da sua linha e em seguida é só distribuir pra todo mundo.

Internet ilimitada com o chip comprado em um supermercado de Orlando. Foto de uma embalagem de chip de celular americano
Internet ilimitada pra se comunicar com o chip comprado em um supermercado de Orlando

Aliás, vale dizer que os aparelhos que você compra nos EUA em geral vêm bloqueados para a operadora, então para usar no Brasil, você vai ter que dar um jeito de desbloquear – por isso é importante pedir um aparelho desbloqueado na hora de comprar um iPhone nos EUA, conforme explicamos aqui.

Já os chips podem ser usados normalmente em aparelhos de celular do Brasil, basta trocar quando chegar lá.

Vantagens

  • Uso de celular comum, só que com um número americano. Faz ligações, tem internet e manda mensagens (SMS).
  • Funciona em qualquer lugar e pode ser usado para se comunicar a qualquer hora sem depender de Wi-Fi (a menos que esteja no cinema e nas atrações silenciosas hein! hehe).
  • Usando o chip em um smartphone e ativando um plano de dados nele, você consegue atualizar seu Facebook, seu Instagram, ler emails e usar o Whatsapp em qualquer lugar durante toda a viagem.
  • Essencial pra quem vai usar Uber na viagem e não quer depender de Wi-Fi

Desvantagens

  • Algumas pessoas podem achar um pouco difícil ativar o telefone, pois o processo é sempre todo em inglês ou espanhol. Dica: se você não fala muito bem inglês, pode comprar o seu chip na BestBuy e pedir para que os vendedores brasileiros te ajudem a ativá-lo na loja mesmo. Se optar por comprar da T-Mobile, as lojas da operadora no Florida Mall e no Mall at Millenia também tem atendentes brasileiros que fazem a ativação por você.
  • Ligar para o Brasil não é nem prático nem barato. Mas se tiver internet 3G/4G, dá pra usar o Skype, Whatsapp, Hangouts ou o Duo.
  • Se quiser manter o telefone do Brasil ligado, terá que andar com dois celulares ou então ter um aparelho que aceita dois chips (Dual SIM).

Chip de ligações internacional

Existem diversas marcas de chips no mercado. As que vendem no aeroporto (pelo menos em Guarulhos) são extremamente caras, por isso sempre evitei essa opção. Então como alternativa, quando morávamos no Brasil, sempre usávamos os chips da Viaje Conectado, já que por a partir de US$35 você já tem um excelente plano de dados que te permite usar Whatsapp, Facebook, Instagram, Waze e por aí vai. Ah, e tem cupom de desconto do VPD também, é VPD10! 😉

Você faz a compra do chip pela internet e em seguida escolhe um dos planos disponíveis. Todos os planos possuem internet 4G e ligações ilimitadas para celulares e fixos nos EUA.

Existem outras opções de empresas e marcas que oferecem esse chips, mas já que confiamos muito na Viaje Conectado, não vou recomendar aqui empresas que nunca testei e não sei se são boas e confiáveis.

Não se esqueça de ver certinho o tamanho do chip do seu aparelho antes de comprar! Foto da embalagem interna do chip de celular, onde o microchip vem encaixado
Não se esqueça de ver certinho o tamanho do chip do seu aparelho antes de comprar!

Vantagens

  • Uso do seu próprio celular para fazer as ligações, mandar mensagens e acessar a internet.
  • Serve para se comunicar de qualquer lugar, não precisando estar fisicamente próximo das outras pessoas.
  • Um preço fixo e controlado para usar o celular.
  • Não ter que lidar com o atendimento em inglês das operadoras americanas.

Desvantagens

  • Para ligações, o preço pode ser mais caro do que comprando um cartão telefônico, mas você tem a praticidade de não ter que ficar procurando um telefone público.
  • Se quiser manter o telefone do Brasil ligado, então terá que andar com dois celulares ou ter um aparelho que aceita dois chips (Dual SIM).

Roaming internacional (Celular brasileiro)

Usar o seu celular do Brasil nos EUA pode acabar saindo bem caro, mas é sempre uma opção para uma emergência. Nos planos normais, um minuto de ligação pode sair entre 1 e 3 dólares! Sem contar os impostos e taxas que a operadora pode incluir na conta. Ou seja, uma simples ligação de 5 minutos pode sair mais de 35 reais! Então fique esperto, até porque para receber uma ligação, você também vai pagar o mesmo valor.

Mandar SMS também custa entre 0.50 e 1 dólar cada mensagem, mas para receber, normalmente você não paga nada. Ah, e não se esqueça de ligar para a central de atendimento da sua operadora antes de sair do Brasil a fim de confirmar que o telefone está habilitado para funcionar no exterior (chamado de roaming internacional).

Algumas operadoras oferecem planos de ligação e dados no exterior e por uma taxa que começa em 20 reais por dia, te oferece a opção de ligações e uso de internet 3G.

Outras oferecem planos anuais de uso no exterior, que podem compensar caso você viaje com frequência pra fora do país. No site da sua operadora você encontra as condições e preços, faça as contas pra ver se faz sentido para o seu perfil ou não.

Vantagens

  • Usar o mesmo aparelho e número que você já está acostumado aqui no Brasil.
  • Não precisar se preocupar em trocar chip ou ativar linha nova
  • Independente de onde você estiver, o telefone funcionará normalmente.

Destantagens

  • O preço, que pode sair MUITO caro e cavar um rombo na sua conta de celular.
  • A qualidade da ligação pode ser algumas vezes bem ruim, com o volume baixo e um certo atraso. Isso acontece porque existe uma interconexão entre várias operadoras para que seja possível completar a sua ligação.
  • O identificador de chamadas do seu celular não vai funcionar bem na maior parte das ligações. Isso significa que quando te ligam, você quase nunca sabe se pode ser uma ligação importante ou não.

Wi-fi para se comunicar

Bendita seja a Wi-Fi! Muita gente acaba viajando sem nenhum modo de comunicação especial para a viagem além de confiar nos pontos de internet sem fio gratuitos.

Nos EUA, quase todas as lojas do Starbucks oferecem wi-fi gratuito, assim como vários outros pontos espalhados pelos shoppings, outlets e no aeroporto de Orlando.

O Starbucks sempre tem Wi-Fi gratuito pra se comunicar. Foto da fachada de uma unidade da Starbucks em Orlando, com diversos visitantes dentro visíveis através dos vidros.
O Starbucks sempre tem wi-fi gratuito!

Além disso, dentro de todos os parques e hotéis da Disney e Universal e você conta com wi-fi gratuito e de boa qualidade para usar o seu Whatsapp, Skype, Hangouts, Facebook etc.

Nos outros parques como SeaWorld, Busch Gardens e Legoland você também encontra wi-fi, mas com um pouco mais de instabilidade.

Vantagens

  • Sem custo.
  • Uso em qualquer aparelho de smartphone, tablet ou laptop.
  • Possibilidade de fazer ligações internacionais por valores muito muito baixos ou até mesmo gratuitos usando Skype, Whatsapp e Hangouts.
  • Envio de mensagens ilimitadas via internet.

Desvantagens

  • Depender de um ponto de wi-fi gratuito pode nem sempre ser prático ou fácil de achar. Para emergências é uma péssima ideia e não recomendamos.
  • Fazer ligações pode ser ruim dependendo da velocidade da internet.
  • Em uma emergência a internet sem fio pode acabar te deixando na mão, mas em muitos lugares pode ser uma mão na roda.
  • É arriscado depender de Wi-Fi se for usar Uber na viagem
Os parques da Disney oferecem Wi-Fi pra se comunicar. Foto da Hollywood Boulevard, no Hollywood Studios, iluminada e quase vazia à noite, com o teatro Chinês ao fundo.
Os parques também oferecem wi-fi!

Cartão de ligação internacional

Hoje em dia todo mundo tem um smartphone e é a forma mais prática de se manter conectado com os companheiros de viagem ou com quem ficou no Brasil, mas os cartões internacionais ainda existem!

Eles não servem para se comunicar entre duas pessoas que estão em Orlando, mas ainda podem ser uma alternativa para ligar barato para o Brasil, então eu não poderia deixar de comentar sobre ela.

Você encontra os cartões internacionais em vários lugares, como supermercados, farmácias e até mesmo nas recepções dos hotéis. Com ele, você liga para um número gratuito (são chamados de “toll-free”) e depois disca para um número no Brasil.

Cada cartão tem um valor em créditos que começam na maior parte em $10 e oferecem muitos minutos de ligação para telefone fixo e alguns bons minutos para telefone celular.

Vantagens

  • Baixo custo da ligação para telefones no Brasil.
  • Fácil de encontrar em muitos pontos de venda, desde a saída do portão de desembarque, no aeroporto.
  • Em geral, as ligações têm boa qualidade e dá pra se comunicar bem e conversar por horas a fio sem nenhum problema.
  • Pode ser uma alternativa caso o celular esteja sem bateria ou não encontre uma Wi-Fi

Desvantagens

  • Não serve para se comunicar com a sua família ou o seu grupo de amigos que viajou com você para os EUA.
  • Para ligar para o número gratuito do cartão, você vai precisar usar um telefone fixo do hotel ou um orelhão. Discar para um número gratuito do seu telefone celular brasileiro, nos EUA, vai sair bem caro!
  • Não é tão prático quando usar o celular, que está com a gente em qualquer lugar e a qualquer hora

Enfim, espero que essas dicas ajudem todos a se aventurarem pelos EUA e a se comunicar bem sem ficar fora do ar. Boa viagem!!!

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!