VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Guia do Harry Potter em Orlando: dicas gerais

Eu não sei você, mas eu sou fã de Harry Potter. Não fã do tipo “ah! gostei dos filmes”, mas fã do tipo que já perdeu a conta de quantas vezes leu os livros da série, sabe? Quando eu era adolescente, aguardava ansiosamente cada novo lançamento e na verdade aprendi mais inglês lendo os livros do Harry Potter do que na escola, porque em um dado momento a ansiedade era grande demais para esperar a tradução e comecei a ler em inglês mesmo, com um dicionário do lado.

Para quem curte os filmes e livros do Harry Potter, a Universal se tornou uma programação única e imperdível!
Para quem curte os filmes e livros do Harry Potter, a Universal se tornou uma programação única e imperdível!

Assim como todo fã de Harry Potter, eu não me canso de ficar boquiaberta com tudo que a Universal criou em seus parques de Orlando. A atenção aos detalhes e respeito com a história superaram todas as expectativas. Não é fácil conseguir atender os fãs dessa história mas de alguma forma, eles conseguiram.

São tantos detalhes incríveis que é possível visitar os parques várias vezes e sempre achar alguma coisa nova. Realmente os parques são tão completos que demorou um bom tempo para que eu notasse todos os detalhes que conheço hoje do Harry Potter em Orlando, mas como nem todo mundo pode ficar indo e voltando dos parques toda hora, resolvi dividir aqui tudo que eu, como fã, já aprendi.

A passagem da plataforma 9 e 1/2! Ta aí uma das dicas que temos no instagram e que muita gente não sabia. Nas próximas partes do guia vamos falar sobre todos os detalhes pelos parques!
A passagem da plataforma 9 e 1/2! Ta aí uma das dicas que temos no instagram e que muita gente não sabia. Nas próximas partes do guia vamos falar sobre todos os detalhes pelos parques!

A ideia aqui é que você possa saber de todas as dicas a fim de aproveitar o melhor de Harry Potter nos parques desde a sua primeira visita, sem deixar nenhum detalhe de fora. Tentei reunir nesse guia desde as coisas mais básicas até os detalhes mais escondidos nos parques. Espero que aproveitem!

Comecei pensando em escrever um post só com o guia inteiro, mas ele deu mais de 20 páginas, então resolvi dividir nosso guia do Harry Potter em 4 partes:

Espero que as dicas nas 4 partes do guia te ajudem a aproveitar ainda mais essa que já é uma das principais razões para se visitar Orlando nos dias de hoje!

Nas próximas partes do guia vamos falar sobre dicas de compras, comidas e outros detalhes!
Nas próximas partes do guia vamos falar sobre dicas de compras, comidas e outros detalhes!

Dicas Gerais para aproveitar Harry Potter em Orlando

(última atualização: 28 de Novembro de 2019)

Antes de mais nada, vamos começar esclarecendo tudo que você precisa saber durante o seu planejamento para ir para Orlando e aproveitar tudo que se refere ao Harry Potter nos parques, tá? Pode ser a parte mais básica, mas é também a mais essencial para que você possa curtir a viagem com tranquilidade e sabendo o que esperar em Orlando. 

Gringotts ou Gringotes em português é o banco bruxo que simboliza a área do Harry Potter no Universal Studios.
Gringotts ou Gringotes em português é o banco bruxo que simboliza a área do Harry Potter no Universal Studios.

O “parque do Harry Potter” não existe

Muita gente acha que em Orlando existe um parque só de Harry Potter, mas na verdade não é bem assim. O que existe hoje é uma área de Harry Potter dentro de cada um dos dois parques da Universal. Resumindo bem é o seguinte:

  • Harry Potter no Islands of Adventure: foi  a primeira área do Harry Potter a ser construída e traz nada menos que o castelo de Hogwarts como estrela da festa. O castelo é lindo por fora e mais lindo ainda por dentro, mas falamos disso já já. O importante aqui é você saber que nessa área você vai ver tudo que os estudantes de Hogwarts encontram quando vão para a escola: o castelo e o vilarejo de Hogsmeade que eles visitam em alguns finais de semana. Diversos detalhes dos filmes  e livros estão presentes por lá, mas vou entrar em mais detalhes sobre isso mais pra frente. 
  • Harry Potter no Universal Studios : área mais recente que representa Londres e o Beco Diagonal, incluindo o Caldeirão Furado, Gringotes e a Travessa do Tranco. Trouxe ainda mais detalhes para os fãs e uma das atrações mais incríveis de Orlando na minha opinião: Escape from Gringotts. Além disso, mostra boa parte do que vemos nos filmes e livros antes de cada ano letivo em Hogwarts começar!
Já no Islands of Adventure, o castelo é o símbolo da história do Harry Potter no parque!
Já no Islands of Adventure, o castelo é o símbolo da história do Harry Potter no parque!

Obs: se você é fã como eu, deve notar que ainda tem espaço para a Universal construir muita coisa né? A casa dos Durlsey, o Ministério da Nagia, a Toca (casa dos Weasleys), entre outras coisas. Pode continuar construindo, Universal! A gente promete que continua visitando! 😀

Qual ingresso comprar para aproveitar o Harry Potter?

Se você quiser visitar os dois parques no mesmo dia, então precisará de um ingresso do tipo park-to-park, que permite ir do Universal Studios para o Islands of Adventure e vice e versa.

Uma das atrações de Harry Potter, o Expresso de Hogwarts, te leva de um parque para o outro, então independente dos seus planos e da quantidade de dias de visitas aos parques da Universal, minha dica é que opte sempre pelo ingresso park-to-park. Afinal, você não vai querer deixar de conhecer o Expresso de Hogwarts, né?

O único jeito de aproveitar o Expresso de Hogwarts é com o ingresso park to park.
O único jeito de aproveitar o Expresso de Hogwarts é com o ingresso park-to-park.

Por isso, na hora de comprar seus ingressos, sempre verifique se eles são park-to-park antes de mais nada. No VPD Travel, nosso site de venda de ingressos, nós só oferecemos park-to-park mesmo, porque o ingresso single park hoje faz pouco sentido, mas ainda existem lugares que oferecem o single park, então se tiver em dúvida, pergunte!

Se você comprou o ingresso single park por engano, pode fazer o upgrade para o park to park lá na Universal mesmo.
Se você comprou o ingresso single park por engano, pode fazer o upgrade para o park to park lá na Universal mesmo.

Programação: Harry Potter vs resto dos parques

Algumas pessoas nos perguntam qual é a melhor maneira de aproveitar a área do Harry Potter. Primeiramente, você precisa saber que o ideal é separar pelo menos dois dias da sua programação para os parques da Universal.  A partir daí, na realidade, existem diversas combinações possíveis:

  • Você pode fazer um dia cada parque (e usar o Expresso de Hogwarts em um deles, ou até nos dois dias)
  • Ou você pode fazer um dia só de Harry Potter e o outro dia o restante dos parques
  • Ou então você pode fazer no primeiro dia a área de Harry Potter de um parque, pegar o Expresso de Hogwarts, ir para o outro parque e curtir o dia lá e no dia seguinte fazer o inverso.  

Isso só para citar as possibilidades que vemos com mais frequência. Honestamente, aqui não acho que tem regra certa. O que eu gosto de fazer é chegar BEM cedo e se Escape from Gringotts no Universal Studios estiver com pouca fila, ou melhor ainda, se a Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure estiver aberta e com fila aceitável, já vou direto para uma delas e começo por essa área.

Depois dá pra pegar o Expresso de Hogwarts e ir pra outra área de Harry Potter, ou curtir qualquer um dos parques. No fundo, acho que sempre prefiro definir a minha melhor estratégia de acordo com estas que são  as atrações que tomam mais tempo, até porque a Universal ainda não definiu exatamente um padrão para os horários da nova atração do Hagrid, o que exige que todo mundo vá preparado para ter alguma flexibilidade. Resolvendo a sua ida às principais atrações, é sempre mais fácil reajustar os planos para o resto do parque.

Mas como eu disse: aqui não tem regra. A dica é ter o aplicativo da Universal em mãos e ir acompanhando as filas para tomar sua decisão. Uma vez que tomou uma decisão de rota, siga com ela, pois se ficar mudando de ideia toda hora, vai acabar perdendo muito tempo na andança e deixando de curtir as atrações.

Se você quiser fazer os dois parques em um dia ou se for viajar em época de parques cheios, você pode precisar do Express Pass (fura filas da Universal) para conseguir aproveitar mais, especialmente porque agora ele é aceito em algumas das principais atração do Harry Potter (Escape from Gringotts e Harry Potter and the Forbidden Journey). Caso não queira pagar a mais pelo serviço, o seu melhor amigo será o Single Rider. 

Mesmo que o Express Pass não seja válido nas atrações do Harry Potter, ele pode te ajudar a gastar menos tempo no resto do parque e assim te livrar mais tempo para curtir todo o universo do mundo bruxo criado ali! Ideal para quem vai fazer os dois parques em um dia ou vai viajar em épocas muito cheias.
O Express Pass pode te ajudar a gastar menos tempo e te permitir curtir todo o parque em menos tempo. Ideal para quem vai fazer os dois parques em um dia ou vai viajar em épocas muito cheias.

Show noturno: The Nighttime Lights at Hogwarts Castle

Desde 2018 é exibido um show noturno no castelo de Hogwarts, que celebra as 4 casas da história dos livros: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa (minha casa do coração <3), através de efeitos de projeção, luzes e música. Acontece em datas selecionadas, desde o escurecer até o fechamento do parque. Na temporada de Natal é exibida uma versão especial natalina que também é super legal 🙂

Como o show acontece na parte de Hogsmeade, no Islands of Adventure, vale programar um dos dias de visita à Universal para conseguir estar por lá depois que escurecer, pra conseguir ver o show. Para consultar a programação dos parques da Universal e ver quando ele será exibido, veja aqui.

Show de luzes e projeções no castelo de Hogwarts. Imagem: divulgação da Universal
Show de luzes e projeções no castelo de Hogwarts. Imagem: divulgação da Universal

Conclusão

A verdade é que ainda estamos bem longe de concluir qualquer coisa e esse post é só a primeira parte introdutória do nosso guia, que vai ser dividido em 4 partes. Lembrando que são elas:

E se quiser dar o seu palpite ou dica também, já sabe, né? É só escrever pra gente aí nos comentários! 😉

Esse foi só o comecinho do nosso guia. Se quiser saber mais, não deixe de ver as outras partes também! ;)
Esse foi só o comecinho do nosso guia. Se quiser saber mais, não deixe de ver as outras partes também! 😉