VPD Orlando - Vai Pra Disney
Hospedagem

Segurança em Orlando: escolhendo o seu hotel

Muita gente nos pede indicação de hospedagem em Orlando, mas essa é uma resposta muito difícil de dar. O hotel que pode ser bom para mim, pode ser ótimo para uns e péssimo para outros. Tudo depende do que está se buscando: uns preferem preço, outros conforto e segurança, uns querem ficar mais próximos dos parques e outros dos shoppings.

A gente já tem uma matéria bem legal sobre os diferentes tipos de hospedagem que você vai encontrar em Orlando (leia aqui a matéria completa), mas agora vou contar um pouco como eu acho a melhor forma de escolher um hotel para quem viaja pra lá.

Entrada do hotel Cabana Bay, da Universal. Na foto é possível ver o totem central que tem o nome do hotel, letras laranjas em um fundo azul-turquesa.
Orlando tem muitas opções de hotel, e é importante levar alguns critérios em consideração pra escolher o seu!

O tipo de hospedagem

A primeira coisa que eu defino quando vou viajar a Orlando é o tipo de hospedagem que eu vou querer. Se vou ficar um tempo longo na cidade, considero as opções de Condos, que são os apartamentos em condomínios fechados e que oferecem uma infra estrutura um pouco mais completa (leia mais sobre o Blue Heron, um condo que conhecemos bem). Nesses casos a gente prefere os condos a alugar uma casa, como explicamos aqui.

Se minha viagem será mais curta, procuro um hotel mesmo, que costuma ser mais barato que os condos por não oferecer uma estrutura tão completa.

Um bom exemplo de hotel econômico e com segurança em Orlando é o Clarion Inn Lake Buena Vista. Foto do quarto do Clarion Inn Lake Buena Vista, com duas camas de casal e a pia do banheiro à vista no fundo.
Um bom exemplo de hotel econômico e seguro em Orlando é o Clarion Inn Lake Buena Vista, que contamos aqui

Refeições incluídas

Nos EUA não é comum encontrar hotéis com pensão completa como no Brasil e na Europa. No entanto, alguns hotéis podem oferecer café da manhã incluído ou por um preço bem em conta. Vale mencionar que nenhum hotel da Disney ou da Universal oferece café da manhã incluso na diária, apenas outros quem ficam em redes fora dos parques.

Ter o café da manhã incluído pode ser uma boa vantagem, mas caso não tenha, sempre dá pra comprar alguma coisa no supermercado, como pães, frios, suco ou um cereal e comer antes de ir para os parques. Essa é uma forma também de economizar se o orçamento da viagem estiver apertado.

Escolhendo o hotel em Orlando com segurança

Depois de definir o tipo de hospedagem que eu quero, é hora de buscar as ofertas disponíveis por aí. Sites como Booking.com são uma mão na roda e os preços podem variar bastante, então não deixe de pesquisar muito bem.

A gente também oferece hotéis que já testamos e aprovamos lá no VPD Travel, com desconto, pagamento em reais e parcelado. Se quiser considerar a gente na sua pesquisa, é só clicar aqui ou na imagem abaixo 🙂

O VPD Travel é nosso site de venda de ingressos, hospedagem, cruzeiros e mais. Foto do site VPD Travel, mostrando as opções de hotéis - Disney, Universal e outros hotéis em Orlando.
O VPD Travel é nosso site de venda de ingressos, hospedagem, cruzeiros e mais

Após escolher os hotéis mais promissores, eu vou consultar o que as pessoas que já se hospedaram, acharam deles. Para isso, prefiro usar o Trip Advisor, já que os comentários ali são bem mais confiáveis do que os que eu encontro nos sites de reserva.

Em geral, eu não ligo muito para comentários como “a pintura do hotel está gasta”, “encontrei um cabelo no fundo do armário”, “as dobradiças da porta do banheiro estavam enferrujadas”, mas cada um com as suas preferências. Fico mais preocupado com comentários que falam do atendimento, de problemas com a reserva, da localização, do barulho e de questões ligadas a segurança.

Foto do site do Booking mostrando como é uma avaliação de hotel em Orlando.
Avaliações ruins de um hotel em Orlando. E ainda uma avaliação de um um ex-hóspede que foi roubado dentro do seu quarto

Segurança, um ponto importante e uma opinião pessoal

Como toda a cidade turística, o que não falta em Orlando são hotéis. Espalhados por todos os bairros da cidade, alguns hotéis são mais vulneráveis do que outros. Eu mesmo nunca sofri nenhum tipo de assalto ou roubo em nenhuma das minhas (muitas) visitas à cidade. Mas todo mundo já ouviu relatos terríveis de casos de assalto na cidade, eu mesmo já ouvi de amigos, isso me fez ficar mais alertas do que nunca na hora de escolher o meu hotel.

Sobre a localização, eu em geral gosto dos hotéis que ficam em Lake Buena Vista, que as vezes são levemente mais caros que na International Drive, mas sem dúvida menos visados. Mas como disse, essa é a minha opinião pessoal.

Transporte e estacionamento

Orlando é uma cidade feita para carros, e é impossível curtir tudo que a cidade tem a oferecer a pé. Por isso, um dos fatores importantes a se levar em conta na hora de escolher um hotel é em relação ao transporte, seja se for alugar um carro ou depender de transfer para ir aos parques.

Muitos hotéis oferecem transfer para os parques temáticos e/ou para o aeroporto. Alguns cobram por isso, outros não. O mesmo em relação ao estacionamento, alguns oferecem estacionamento gratuito, mas outros cobram uma diária (muitas vezes salgada) pra deixar o carro no estacionamento do hotel. Vale pesquisar direitinho isso antes de bater o martelo e escolher seu hotel.

Muitos hotéis cobram uma diária para usar o estacionamento, como os da Disney e da Universal. Foto do estacionamento do Cabana Bay, com carros enfileirados e o prédio colorido ao fundo.
Muitos hotéis cobram uma diária para usar o estacionamento, como os da Disney e da Universal

Em resumo, hotéis da Disney e da Universal cobram pelo estacionamento, mas oferecem traslado gratuito para os parques do seu complexo. Os da Disney vão além e oferecem também traslado gratuito de e para o o aeroporto, o famoso Magical Express. Vale lembrar que os hotéis da Disney não oferecem transporte grátis para os parques da Universal e vice-versa.

O Magical Express é um dos benefícios pra hóspedes da Disney, transporte com segurança para o aeroporto! Foto do ônibus da Disney, pintado de azul, que está buscando passageiros para levar ao aeroporto
O Magical Express é um dos benefícios pra hóspedes da Disney

Existem muitos hotéis econômicos fora dos complexos que oferecem estacionamento gratuito, como os da rede Rosen Inn e o Clarion Inn. Desses, o Clarion Inn ainda oferece transfer gratuito para todos os principais parques de Orlando, enquanto o Rosen Inn só oferece gratuito para Universal e SeaWorld.

Ou seja, muita atenção a esses fatores pois eles podem encarecer (e muito) a estadia dependendo do seu meio de transporte. E se não for alugar carro e nem usar transfer, mas sim usar Uber durante a viagem, veja aqui nosso post com dicas, e também o vídeo abaixo.

Mais dicas importantes

  • Pelo Trip Advisor, verifique se algum hospede já teve problemas com roubos e assaltos naquele hotel. Já deixei de ficar em hotéis pois li comentários de pessoas que tinha sofrido algum tipo de perda.
  • Pergunte se o seu hotel tem cofre, para que você possa deixar algum bem de maior valor.
Use o cofre do quarto pra deixar itens de valor com segurança! Foto do cofre em um quarto de hotel.
Use o cofre do quarto pra deixar itens de valor!
  • Evite hotéis sem recepção e sem nenhuma forma de controle de acesso. Nos EUA muitos hotéis são abertos e tem somente uma recepção do lado de fora e sem nenhuma outra forma de controlar o acesso, deixando a passagem livre pra quem quiser entrar. Chamados de motéis (não confunda com os motéis que conhecemos no Brasil), esse tipo de hotel fica muito vulnerável a qualquer tipo de roubo.
  • Não deixe o seu passaporte no hotel, a menos que ele esteja trancado no cofre. Os mais cautelosos não confiam nem nos cofres e não cogitam deixar o passaporte no hotel em hipótese alguma. Esse é o seu único documento válido no exterior, então prefira sempre andar com ele muito bem guardado. Além disso, deixe cópias das primeiras folhas do seu passaporte mais da folha do visto no hotel, caso você perca o original. A cópia não tem validade nenhuma, mas pode te ajudar na hora de conseguir dados para falar no consulado em caso de perda ou roubo.
Evite hotéis sem controle de acesso aos quartos, como o da foto acima. Qualquer um pode bater na porta do seu quarto, e a segurança é menor. Foto de um hotel que tem acesso pela rua, com um carro estacionado à frente e palmeiras em volta.
Evite hotéis sem controle de acesso aos quartos, como o da foto acima. Qualquer um pode bater na porta do seu quarto
  • No quarto, deixe suas compras dentro das malas com cadeado e evite deixar os eletrônicos muito a mão, especialmente se você usar o serviço de arrumadeiras. É lógico que nada disso evita um potencial roubo, mas pode dificultar um pouco a ação dos oportunistas. Além disso, nunca deixe sacolas e caixas das suas compras do lado de fora do seu quarto no hotel. Esse é um sinal claro que você fez muitas compras. Assim que guardar as suas compras, se desfaça de todas as sacolas em algum ponto longe do seu quarto.
  • Uma outra coisa, que parece besteira, mas eu sempre faço é deixar a televisão do quarto ligada. Assim, sem arrumadeira e com um barulho vindo de dentro do quarto, eu imagino que posso estar prevenindo um roubo.
  • Verifique se a porta do quarto fechou sempre que sair dele. Isso porque as vezes a porta fica emperrada e não fecha completamente. Quem estiver passando por ali pode ficar tentado a entrar no quarto. Lembre-se: a oportunidade faz o ladrão.
O Endless Summer tem quarto sem carpete! Foto do quarto do Endless Summer, com duas camas de casal, uma TV em frente, cortinas azuis e três quadros coloridos na parede.
O Endless Summer tem quarto sem carpete!

Sei que tudo isso pode parecer um pouco assustador, mas como eu disse, nós nunca fomos vítimas de roubo em Orlando, e acredito que muitos problemas podem ser evitados quando a gente se previne. Pequenas atitudes como tomar cuidado com a bolsa, escolher uma região bacana para se hospedar e seguir as dicas que demos sobre segurança nas compras (clique aqui se você ainda não leu as dicas) podem fazer muita diferença nas suas férias.

A ideia aqui é ajudá-los a garantir uma viagem tranquila. Com essas dicas, você vai escolher um bom hotel com segurança na cidade e evitar qualquer problema durante os seus dias na terra da magia.

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!

Vai para Orlando? Pesquise no Booking as mais de 400 opções de hospedagem na cidade!