VPD Orlando - Vai Pra Disney
Dicas

Indo para a Disney sem falar inglês

Vai pros EUA e não sabe falar inglês? Não precisa ficar preocupado. Muitas vezes recebemos comentários de brasileiros indo para Orlando que ficam com medo de não aproveitar os parques ou a cidade por não falarem inglês. É normal, né? Bate aquela insegurança: será que não vou me perder? Será que vou entender as atrações? Será que vou conseguir me virar?

Bom, se você se identificou com este problema, temos uma boa notícia pra te contar: a Disney é super preparada para receber visitantes do mundo inteiro. A diferença de idioma não vai te impedir de aproveitar os parques, e sendo bem honesta, mesmo se não entender nada é impossível não curtir os parques.

Bola do parque Epcot, que assim como os outros parques da Disney, está preparado para receber quem não fala inglês.
Os parques da Disney são super preparados pra receber visitantes do mundo todo!

Apesar disso, a Disney é tão legal que oferece uma série de facilidades que para proporcionar mais comodidade para o turista do Brasil. Aqui reunimos algumas dessas facilidades para quem quer aproveitar a viagem no bom e velho português.

Dicas gerais para quem não fala inglês

A viagem aos Estados Unidos pode parecer um pouco assustadora para quem não domina o idioma, mas eu sempre digo que em Orlando essa preocupação não é necessária, já que a cidade está mais do que acostumada a receber turistas brasileiros há muitos anos.

Veja aqui nesse outro post nossas dicas gerais para se virar no Inglês na viagem aos EUA, com exemplos de frases básicas para a hora da imigração, para a locadora de carros, compras e restaurantes, e abaixo você encontra as dicas para se virar nos parques.

Mapas dos parques da Disney em Português

Os mapas dos parques são indispensáveis para aproveitar bem os seus dias na Disney. Eles evitam que você perca tempo dando voltas pelo parque sem encontrar a atração que deseja ir, e ainda fornecem uma pequena descrição de tudo que existe por lá (restaurantes, lojas, atrações, etc) bem como todos os detalhes que você precisa saber de cada atração: altura mínima, se é acessível para cadeirantes, etc.

Você sabia que estes mapas super informativos estão disponíveis em português também, além do inglês? Bem mais fácil, né? Quando chegar no parque, procure pelo mapa em português logo na entrada ou no Guest Relations.

Foto dos mapas em português do Epcot, que tem bandeiras do Brasil na capa.
Todos os parques da Disney tem mapinhas em português!

Guest Relations

Falando em Guest Relations, você sabe quem são eles? São os funcionários responsáveis pelo “relacionamento com  o visitante” e resolvem vários problemas para todos os turistas. A melhor parte é que muitos dos funcionários do Guest Relations são representantes culturais, que estão ali para ajudar principalmente as pessoas de sua nacionalidade. O Brasil, como um dos países que mais leva visitantes a Orlando, não podia ficar de fora.

Você consegue facilmente identificar um Guest Relations do Brasil pois eles usam um crachá com o nome deles, a cidade, um selo de que ele fala português e uma bandeira do Brasil embaixo. Quando encontrar um funcionário da Disney com este bottom, saiba que ele pode te ajudar a resolver qualquer problema ou dúvida que você tenha, falando a sua língua.

Entrada do Guest Relations, onde você pode encontrar funcionários da Disney que falam português e inglês!
No Guest Relations você pode encontrar funcionários da Disney que falam português!

Outros funcionários da Disney

Dependendo da época do ano, você pode encontrar vários brasileiros trabalhando pelos parques. A Disney contrata temporariamente muitos brasileiros, principalmente nos períodos do ano em que mais recebe turistas do Brasil. Foi numa dessas que eu e o Felipe trabalhamos lá também.

De meados de Novembro até começo de Fevereiro, a Disney contrata gente do Brasil para fazer de tudo: fritar batata, varrer o parque, operar os brinquedos, ficar nos hotéis e tudo o mais. Nesses períodos, você encontra gente pronta para te ajudar em português a qualquer momento do dia. Basta olhar o crachá do funcionário para ler seu país e idioma de origem (como na imagem do crachá do Felipe aí embaixo).

Crachá de quando o Felipe foi funcionário da Disney, mostrando que ele fala português.
Nada nos dava mais orgulho do que usar esse crachá

Além disso, de Maio a Agosto a Disney traz brasileiros para trabalhar nos parques e hotéis exclusivamente com o intuito de ajudar os turistas do Brasil.  Esta é a principal função dos chamados Park Greeters, ou seja, pode usar e abusar deles (alguns vão me matar por dizer isso, mas pode sim!). Eles são fáceis de identificar, pois usam um uniforme verde com a bandeira do Brasil!

E como a gente já falou, mesmo fora destes períodos com muitos brasileiros, você não passa aperto sem falar inglês, pois encontra os Guest Relations e alguns outros funcionários brasileiros pelos parques o ano inteiro. A dica de checar o crachá procurando a cidade e o idioma natural do funcionário é válida sempre.

Bia e Hike posando no hotel All Star, quando trabalharam como Super Greeters na Disney.
A Bia e o Hike, quando eles trabalharam como Super Greeter no All Star. Basta procurar por esse uniforme verde com a bandeira do Brasil

Telefone tradutor do inglês para português

A Disney também oferece um “telefone tradutor” sempre que você precisa de ajuda com o idioma. Quando estiver fazendo check-in em algum hotel do complexo, o atendente poderá te colocar no telefone com um tradutor brasileiro para que ele ir orientando e também falando com o atendente do balcão em inglês. E o mesmo acontece no parque, quando se vai pedir informações sobre uma atração específica e não tem nenhum funcionário que fale português por perto.

O sistema funciona como uma central de tradução de inglês para o português. O funcionário da Disney liga de um telefone fixo deles mesmo para uma central onde um funcionário brasileiro vai falar com vocês dois facilitando a conversa. Fácil né? Assim ninguém entra em apuros por conta do idioma.

Ears To The World, o tradutor oficial da Disney

Esta é a dica mais legal! A Disney possui um aparelhinho que parece um fone de ouvido, chamado Ears to the World, que traduz algumas das principais atrações dos parques do inglês para alguns idiomas, entre eles, o português. Acredite se quiser, mas a Disney é tão legal que oferece isso DE GRAÇA.

Você precisa deixar valor de caução (em espécie) que será reembolsado assim que você devolver o aparelho. É só uma medida de segurança para ninguém levar o tradutor pra casa. O valor do caução é de apenas US$25. De qualquer forma, pouco importa o valor, pois vão te devolver tudo. Basta você devolver o aparelho antes do parque fechar no mesmo lugar onde ele foi retirado (ou seja, nada de mudar de parque e levar o aparelho junto).

Pessoas retirando fones de tradução do inglês no Guest Relations
Retirando os fones no Guest Relations. Foto cedida pela Disney

Para usar o Ears To The World, basta você ir até o Guest Relations e solicitar o seu. Existe uma quantidade limitada, então sugiro fazer o pedido logo que chegar, bem cedinho, para garantir o seu. Abaixo segue a lista de atrações que possuem tradução com o Ears To The World, e você pode também conferir no site da Disney.

Magic Kingdom

  • Jungle Cruise
  • The Hall of Presidents
  • Carousel of Progress

Epcot

  • Journey into Imagination with Figment
  • Living with the Land
  • Reflections of China
  • The American Adventure

Hollywood Studios

  • Muppet Vision 3D
  • The Twilight Zone Tower of Terror

Animal Kingdom

  • It’s Tough to be a Bug
  • Dinosaur
Tower of Terror iluminada por luzes azuis, uma das atrações que oferecem tradução de inglês para português
A Tower é uma das atrações que oferecem tradução!

Mas e os parques da Universal? E o SeaWorld? E o Busch Gardens?

Nenhum outro parque oferece tradutores como os da Disney. Os parques da Universal (Islands of Adventure e Universal Studios) possuem mapas em português e entre Novembro e Fevereiro, você também encontrará brasileiros trabalhando por lá. Já o SeaWorld e o Busch Gardens, ofereciam somente mapas em português, mas em algumas vezes que fomos lá nem isso tinham.

Mapas do parque Busch Gardens em uma cesta, com opção de idioma português e espanhol.
O SeaWorld e o Busch Gardens trazem mapas em português, mas nem sempre eles estão disponíveis!

Já disse mas volto a repetir: mesmo sem entender nada de inglês, eu acho impossível não aproveitar a Disney, então vá sem medo! De qualquer forma, eles são tão legais que já prepararam tudo isso para que os brasileiros que não falam inglês aproveitem ainda mais.

Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem muito os parques, independente do idioma. 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!