VPD Orlando - Vai Pra Disney
Como planejar a viagem sozinho

Como montar um roteiro para sua viagem a Orlando

Montar o roteiro da viagem é uma etapa importantíssima que vai ter um papel determinante em quanto você vai conseguir aproveitar os seus dias em Orlando. Muita gente acha que fazer sua programação é um bicho de sete cabeças, mas a realidade é que este processo pode ser muito simples, basta você ter algumas dicas em mente. Pensando nisso, hoje vou reunir aqui todas as dicas para que você consiga montar uma programação ideal para a sua viagem em um passo a passo prático.

Essas são as dicas que nós mesmo seguimos toda vez que montamos um roteiro para as nossas viagens, com os mais diferentes grupos (amigos, famílias, com ou sem crianças, etc).

Assim, espero que você consiga incorporar o que precisa saber sobre Orlando e suas atrações ao que você já conhece do seu grupo e com isso, montar um roteiro ideal para a sua viagem, feito especialmente para vocês.

Devo seguir um roteiro pronto do tipo “X dias em Orlando” ou comprar um roteiro personalizado?
Nenhum dos dois te farão aproveitar tão bem Orlando quanto um roteiro feito por você mesmo (o que além de gratuito não é difícil, eu prometo!). Eu poderia ganhar muito dinheiro te falando que comprar roteiros personalizados é a melhor coisa, pois sempre recebo muitos emails me pedindo isso, mas eu não estaria sendo honesta com você.

Como eu já disse várias vezes aqui no VPD, acho que ninguém conhece o seu grupo tão bem quanto você. Ou seja, ninguém poderá montar uma programação tão especial para a sua viagem quanto você. Um “especialista em Disney” pode no máximo entrar com o conhecimento dos parques e da cidade, mas ele nunca vai poder incluir tão perfeitamente o conhecimento das pessoas do seu grupo como você irá fazer.

Roteiros personalizados só são recomendados para quem busca comodidade e nada mais. Ou seja, pessoas que desejam uma programação um pouco menos pessoal em troca da praticidade de não ter que se preocupar com isso. Se este for o seu caso, tudo bem – tem ótimos profissionais por aí. Se não for o seu caso, hoje você pode aprender a montar o seu próprio roteiro e o melhor: começar a curtir a viagem já nessa etapa do planejamento.

Parque aquático: alguns não gostam e outros não deixam de fora da programação
Parque aquático: alguns não gostam enquanto outros não deixam de fora do roteiro

Quando a gente fala de programações prontas de “X dias em Orlando” eu entendo que muita gente ache um guia legal para se basear, mas focar exclusivamente nisso é pior ainda do que a alternativa de roteiro personalizado. É dizer que todas as pessoas se encaixam na mesma forma, e eu não acredito nisso.

Pensa na cidade que você mora: você sugeriria as mesmas atividades para uma família com crianças pequenas, um grupo de adolescentes e um casal de idosos? Não né? Bom, com Orlando é a mesma coisa. Por isso, acho que este tipo de roteiros prontos “x dias em Orlando” podem ser no máximo o seu ponto de partida, mas nada além disso. Levar em conta o que você tem para adicionar no roteiro é sempre essencial e a gente te ajuda a se organizar nesse sentido.

Então vamos combinar assim: a gente entra com o conhecimento dos parques, de Orlando e com o passo a passo para montar o roteiro e você entra com o conhecimento do seu grupo. A partir daí é só juntar as duas coisas e pronto: você terá uma programação perfeita nas mãos. Combinado? 😉

GUIA PASSO A PASSO PARA MONTAR SEU ROTEIRO EM ORLANDO

Passo 1: escolha suas ferramentas

Montar o roteiro de Orlando dia a dia exige uma certa organização. Por isso, você precisará de algum local para anotar todos os seus planos. O primeiro passo é definir qual vai ser a sua ferramenta usada em todas as outras etapas: pode ser Google Docs, Excel, Word ou até um bom e velho caderninho. O importante é usar uma ferramenta que te deixe confortável para fazer todos os registros do seu planejamento do roteiro.

Eu como planilheira que sou, sempre opto pela planilha do Google Docs. Não uso Excel por dois motivos simples:

  1. No Google Docs posso compartilhar os planos com as outras pessoas que vão viajar comigo, e podemos fazer alterações no mesmo arquivo simultaneamente, além de deixar comentários uns para os outros.
  2. Eu não comprei a licença do Office então não tenho Excel no meu computador pessoal. hehehe

Mas como eu disse, escolha o que quiser, não faz muita diferença. O importante é você se sentir à vontade com o que escolher.

Nosso modelo de roteiro que já nos acompanhou em váaaarias viagens!
Nosso modelo de roteiro que já nos acompanhou em váaaarias viagens!

Se desejar fazer o download de um modelo que criamos para uma das nossas viagens, clique aqui.

Passo 2: defina os parques que deseja visitar

Esta é uma etapa em que o seu conhecimento do seu grupo vai ser hiper importante, já que a escolha dos parques vai variar bastante de acordo com as preferências pessoais dos viajantes. Para saber quais parques são mais atrativos para o seu grupo, clique aqui e veja um resumo rápido da proposta de cada parque.

Se quiser uma visão mais detalhada do que cada parque oferece, não deixe de ver os nossos roteiros dos parques clicando aqui. Este é o primeiro passo de tudo, pois vai determinar quantos dias você deve ficar na cidade. Então depois de entender um pouquinho sobre cada parque nos links citados anteriormente, liste todos que deseja visitar.

Passo 3: liste tudo que deseja fazer além dos parques

Nem só de parques vive uma cidade turística como Orlando. Tem muito mais coisa legal acontecendo na cidade que deve entrar na sua programação. Começando pelos centros de compras (tão essenciais para nós brasileiros quanto a própria Disney), shows, centros de entretenimento como Disney Springs e CityWalk, cidades vizinhas que merecem sua visita (como Celebration, Winter Park ou as praias) ou ainda uma partida de basquete da NBA. Opções não faltam e clicando aqui você encontra algumas dicas de alternativas que a gente gosta bastante. Liste todas as que te interessarem para colocar na sua programação.

Nessa parte do meu roteiro eu sempre divido as atividades além dos parques em 3 grandes grupos: compras, restaurantes e atividades extras (shows, esportes, etc). Assim eu garanto que nada vai ficar de fora.

Opções de programação não faltam no CityWalk, de dia e de noite.
Opções não faltam no CityWalk, de dia e de noite.

Passo 4: defina a quantidade de dias que você tem para viagem

“Quantos dias preciso para aproveitar Orlando?” é uma das perguntas que recebemos bastante por aqui. A resposta é que Orlando é uma cidade CHEIA de atividades diferentes, o que a torna praticamente inesgotável em programações. Você pode passar 3 dias ou 30 dias e aproveitará a cidade de uma maneira bem diferente. Então a resposta é que depende do que você vai fazer.

Para aproveitar o que eu chamo de “pacotão básico” de Orlando, eu diria que algo entre 10 e 14 dias seria um tempo legal de viagem. Se você não tiver disponibilidade para tanto ou quiser passar mais tempo, não tem problema. As programações são sempre adaptáveis. Clicando aqui você encontra dicas do que você consegue fazer em Orlando para diferente quantidades de dias de viagem.

É claro que quanto mais parques você quiser conhecer, mais dias deverá ficar em Orlando. Minha regra geral é separar um dia para cada parque que quer visitar e mais 3 ou 4 dias para compras. Para outras atividades que desejem fazer que também tomem um dia inteiro (como um bate e volta para uma cidade próxima) também é necessário adicionar um dia a mais de viagem. Programações que podem ser feitas em um período menor de tempo como algum show, Orlando Eye ou um jogo de basquete da NBA podem ser encaixadas no fim do dia de compras ou de parques que fecham mais cedo. Ou seja, não precisam da adição de um dia extra só para elas.

Parques e compras: a dúvida de qualquer roteiro brasileiro em Orlando. Na foto: Mall at Millenia
Parques e compras: a dúvida de qualquer roteiro brasileiro em Orlando. Na foto: Mall at Millenia

Passo 5: liste as programações mais concorridas

Algumas programações são tão concorridas e difíceis de marcar que você pode precisar montar toda a sua programação em volta dela. É o caso de refeições com personagens (em especial com as princesas), ou ainda de um agendamento no Bibbidi Bobbidi Boutique.

Agora que você já sabe quantos dias e quais dias estará em Orlando, corra para agendar estas programações super populares. Assim que tiver conseguido, já destaque esta data em seu roteiro, pois isso poderá afetar todos os planos. Se você tiver conseguido agendar um jantar no Be Our Guest ou uma transformação no Bibbidi Bobbidi Boutique do castelo da Cinderela, por exemplo, terá que deixar este dia da programação separado para o Magic Kingdom. Se por outro lado tiver agendado uma refeição com as princesas no Akershus, esta data já fica reservada para o Epcot. Por isso, destacar estas atividades populares é extremamente importante nesta etapa do roteiro.

Passo 6: avalie a lotação e tome cuidado com os dias críticos

Conforme já dissemos antes aqui no blog, é bom evitar ir no Magic Kingdom (MK) na segunda-feira, pois muitas famílias chegam em Orlando no domingo e escolhem o MK como o primeiro parque da viagem. O resultado é quase sempre o parque cheio. Além disso, por causa de feriados e outros eventos especiais, sabemos que a lotação dos parques pode crescer bastante em determinados dias.

Para escolher a época da sua viagem, o nosso calendário de lotação estimada dos parques (que você encontra aqui) é um bom ponto de partida. Assim dá para você avaliar as épocas em que os parques estarão mais cheios ou mais vazios.

Depois que escolher a época da viagem, veja a nossa calculadora de lotação de cada parque, para ter uma ideia da programação dia que minimizaria seu tempos nas filas. É claro que a calculadora não vai dar uma resposta da MELHOR programação para você. Há uma série de outros fatores (além de lotação) que você vai precisar considerar para chegar em uma programação equilibrada e que te atenda.

Passo 7: verifique os horários dos parques e eventos especiais

Fique atento ao horário de funcionamento dos parques em cada dia da sua viagem. Além disso, não deixe de verificar os horários das parada e show de fogos pois eles podem não acontecer todos os dias do ano.

Além disso, é importante ficar ligado nos eventos especiais que acontecem, como as festas de Natal e de Halloween do Magic Kingdom. Elas podem alterar a programação do parque e torná-lo mais/menos atrativos para você. Você não vai querer perder o show de fogos de nenhum dos parques, nem vai querer ir a um deles em um dia que vai fechar mais cedo por conta dessas festas. Por isso, não deixe de verificar a programação antes de próximos passos.

Se esta não é a festa mais linda da Disney, não sei qual é! Para quem vai em novembro e dezembro, não pode deixar de fora da programação
Se esta não é a festa mais linda da Disney, não sei qual é! Para quem vai em novembro e dezembro, não pode deixar de fora da programação

Passo 8: defina os dias de cada programação

Pronto! Agora que você já sabe os parques e outra atividades que deseja visitar em Orlando, a lotação e os horários de todos eles, vá encaixando as programações nos dias da sua viagem. Além disso, se quiser, consulte como apoio o resultado da calculadora de lotação dos parques.

Para não se cansar nem enjoar dos seus programas, dentro do que for possível, busque variar a atividade de cada dia. Se você vai ao parque em um dia, procure fazer compras no dia seguinte ou outra atividade fora dos parques. Se você não tiver tantos dias para misturar parques e compras, escolha fazer parques mais cansativos que tomam o seu dia inteiro (como Hollywood Studios, Animal Kingdom, Epcot e Magic Kingdom) seguidos de parques mais tranquilos que fecham mais cedo (Universal Studios e Island of Adventure e SeaWorld por exemplo) no dia seguinte. Quanto mais você mescla a programação, menor é o seu desgaste ao longo da viagem.

Poucos dias e muitos parques: o que fazer com a programação?

Uma dos problemas mais comuns que enfrentamos é ter poucos dias para visitar todos os parques. Essa situação não é ideal, mas o único jeito de contorná-la é tentar fazer mais de um parque por dia na sua programação. Em geral, você não vai conseguir aproveitar tão bem nenhum dos parques, mas pelo menos consegue conhecer o melhor de todos eles. Se você está passando por esta situação, aqui vão algumas dicas extras:

  • Fazer os dois parques da Universal (Universal Studios e Islands of Adventure) pode parecer a opção mais óbvia. No entanto, se quiser curtir bem as áreas de Harry Potter é bem provável que vá precisar de um dia pra cada parque. Avalie a lotação do período que você está visitando os parques e se você estaria ou não disposto a pagar pelo Express Pass para evitar a grande maioria das filas. Com base nisso, você poderá decidir fazer os dois parques em um dia só ou não.
As atrações do Harry Potter tomam um bom tempo do seu dia nos parques da Universal. Leve isso em conta na hora de montar o roteiro.
As atrações do Harry Potter tomam um bom tempo do seu dia nos parques da Universal. Leve isso em conta na hora de montar o roteiro.
  • Se tiver que unir outros parques em um só dia tente mesclar um que feche cedo com um que feche tarde. Assim você pode ir bem cedinho para o parque que fecha cedo (SeaWorld, por exemplo), aproveita o melhor de lá e depois seguir para um parque que fecha tarde (como o Epcot, por exemplo).
  • Evite combinar num mesmo dia dois parques temáticos da Disney. Como estes parques têm shows noturnos incríveis, se você combinar dois deles em um só dia, infelizmente vai ter que perder um. Se ainda assim não tiver jeito, acho que o show menos imperdível ainda é o do Animal Kingdom.
  • Nos dias que você for a mais de um parque, controle o tempo no primeiro parque que você visitar. Tome cuidado para não acabar passando o dia todo no primeiro parque, pois não vai dar tempo de conhecer nada do segundo. Tente ficar no primeiro até a hora do almoço. Para dar tempo de você ter conhecer o melhor de cada parque, nós sugerimos você se concentrar nas atividades que indicamos como “imperdíveis” nos roteiros dos parques. A pior coisa é passar por tanta correria e perder o seu tempo em atração chata, né? Se as filas colaborarem e você tiver tempo, conheça também algumas outras de sua preferência.

Passo 9: flexibilidade na programação nunca é demais

Para aproveitar a viagem sem stress, você vai precisar ser flexível. Por mais que seja gostoso e útil fazer uma programação completa antes da viagem começar, esteja disposto a fazer alterações durante as férias se considerar necessário. Se você planejou ir ao Animal Kingdom em um dia e quando acordou estava a maior chuva, tente trocar a programação e vá fazer compras. Ou então, vá a um parque que a chuva não atrapalhe tanto (como o Hollywood Studios), e deixe o Animal Kingdom para outro dia.

Enfim, a gente tenta fazer o nosso melhor na programação, mas não conseguimos prever tudo que vai acontecer durante a viagem. Tenha jogo de cintura e faça as adaptações necessárias para aproveitar melhor suas férias sem encarar isso como um problema. Além disso, veja aqui nossas dicas para programações coringa para preencher seu roteiro em Orlando.

Sem mistérios, né? Agora corre lá para montar o seu roteiro. Eu pessoalmente já começo a curtir a viagem quando começo a planejá-la na minha casa! Espero que você também aproveite bastante esta etapa! 🙂

Vai perder esse show de fogos? Verifique os horários na hora de montar a programação
Vai perder esse show de fogos? Verifique os horários na hora de montar a programação.