VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Onde comer no Universal Studios?

Quando escrevemos os guias de onde comer em cada parque da Disney, notamos que apesar de já termos ido muitas vezes nos parques da Universal, não conhecíamos com a mesma profundidade o que os parques tinham a oferecer em termos de comida – principalmente aquelas que vão além dos tradicionais cheeseburger e cachorro quente.

Por isso, recentemente fomos aos parques da Universal só para provar cada restaurante e cada barraquinha de comida. Tudo isso para contar aqui o que vale ou não a pena, para que você possa escolher melhor onde comer durante a sua visita a cada parque – enquanto eu tento me exercitar para perder cada quilo extra que eu ganhei preparando esses posts.

A lista completa dos guias de onde comer em cada parque, você encontra abaixo:

Para que você possa aproveitar este guia, vamos de cara já esclarecer alguns conceitos que vamos usar para identificar cada restaurante tá?

  • Quick Service: são os restaurantes com serviço de balcão, bom e velho “fast-food” o que não significa só cheeseburger e pizza não, viu? Alguns possuem uma “praça de alimentação” para sentar e comer, outros você tem que encontrar algum lugar ou muretinha para se acomodar.
  • Table Service: restaurantes com serviço de mesa, garçom e tudo o mais. Na Universal, todos os restaurantes full service são do tipo “A la carte”, em que você recebe o cardápio na mesa, pede o que quiser e paga de acordo.

Esclarecidos esses conceitos, falta só mais uma coisa. Para não ficar escrevendo mil coisas toda hora, cada restaurante pode estar acompanhando de um dos seguintes ícones que querem dizer:

VPDica. Significa que esse é um dos restaurantes que mais indicamos dentro do parque. Não quer dizer que a gente não goste dos outros, mas estes são mais especiais para a gente, os que achamos que mais vale a pena.

Sazonal. Alguns restaurantes bem gostosos só abrem na alta temporada, para distribuir melhor as filas pelos diferentes pontos de alimentação. Quando for o caso, vamos indicar com esse símbolo.

aceita o Mobile Express Pick Up, que é o pedido de comida pelo celular. Explicamos como usar essa função aqui.

Tudo entendido? Então vamos lá!

Guia de onde comer na Universal

Finnegan’s Bar & Grill 
Local: New York

Já escrevemos sobre o Finnegan’s aqui no VPD (clique aqui para ler a avaliação completa) e curtimos muito. Num estilo restaurante e pub irlandês, o Finnegan’s, que é do tipo table service, é muito agradável, serve uma comida deliciosa e tem preços justos – além de ser uma ótima parada no meio do dia para descansar.

Tradicional Fish and Chips do Finnegan's
Tradicional Fish and Chips do Finnegan’s

Louie’s Italian Restaurant
Local: New York

A proposta do Louie’s é homenagear o filme O Poderoso Chefão, que tem uma cena clássica que se passa dentro de um restaurante ítalo-americano de mesmo nome. Se por um lado a premissa é bacana, a comida do Louie’s não corresponde a qualidade do filme: a pizza é sem graça, cara e não vai deixar saudades. O pior: o pãozinho que é servido junto com a pizza e a salada parecia uma pedra, de tão duro. Não pretendo voltar tão cedo, tem coisa beeem melhor por lá.

Pizza mediana, pãozinho duro e salada sem graça. Fuja do Louie's
Pizza mediana, pãozinho duro e salada sem graça. Fuja do Louie’s

Ben & Jerry’s Ice Cream
Local: New York

Há poucos anos recebemos a marca Ben & Jerry’s no Brasil, mas nos EUA ela já existe há muito tempo e a variedade de sabores de sorvetes é gigantesca. Nessa lojinha, você pode provar muitos deles, e sem dúvida, é uma das melhores opções de sorvete dentro da Universal – junto com a Florean Fortescue’s Ice-Cream Parlour. Pra quem curte (tipo eu!), é uma boa pedida para um doce durante o passeio.

Starbucks Coffee
Local: New York

O que dizer? Um Starbucks comum no meio da Universal. Algumas opções de café e de pães e doces de padaria (muffins, brownies, etc…).

Richter’s Burger Co. 
Local: San Francisco

Com o nome inspirado na escala que usamos para medir a intensidade de terremotos (não a toa, São Francisco na Califórnia tem uma longa história com esses eventos da natureza), essa hamburgueria serve sanduíches tradicionais, que são sim gostosos mas não impressionam. Especialmente aqueles que curtem cheeseburguer, como eu. Em geral, achei o sabor e tipo dos hambúrgueres muito similar aos outros encontrados pelo parque, como os do Mel’s Drive-In. Eu passaria batido por aqui em uma visita futura.

Chez Alcatraz
Local: San Francisco

Esse é um dos quatro bares que existem dentro do Universal Studios. No Chez Alcatraz, você vai encontrar drinks mais tradicionais como o mojito, algumas cervejas regionais dos EUA e também petiscos gostosos, apesar de terem preços um pouco salgados. O flatbread (uma espécie de pizza) de mozzarella é uma boa, acompanhado de uma cerveja tipo chopp. O legal é que por ficar meio escondido entre dois restaurantes, o Chez Alcatraz está quase sempre tranquilo e sem filas – é só sentar no balcão e pedir/pagar.

Chez Alcatraz, pra quem quer tomar uma cervejinha e petiscar algo no meio do dia no Universal
Chez Alcatraz, pra quem quer tomar uma cervejinha e petiscar algo no meio do dia no Universal

Lombard’s Seafood Grille
Local: San Francisco

O segundo restaurante table service do Universal Studios é especializado, como o nome já diz, em frutos do mar. Entre os pratos principais, várias preparações com camarões, lulas, ostras e diversos tipos de peixe. Há também um cardápio de sanduíches e algumas opções para quem não curte frutos do mar (como eu), como pelo menos um prato com carne bovina, um com frango e uma massa para os vegetarianos.

San Francisco Pastry Company
Local: San Francisco

A Universal poderia ter feito uma releitura dos famosos sourdough da Boudin Bakery de São Francisco. Mas não, preferiu servir um monte de sanduíches requentados, uma saladas pré-preparadas e dezenas de opções de bolos e doces congelados. Eu passaria batido a não ser que estivesse seco pra comer algum doce: uma fatia do bolo de cenoura vale a pena.

Nessa padaria, minha recomendação é o bolo de cenoura - que é bem diferente do bolo de cenoura brasileiro
Nessa padaria, minha recomendação é o bolo de cenoura – que é bem diferente do bolo de cenoura brasileiro

Leaky Cauldron 
Local: The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley

Apesar de ser um quick service, o Leaky Cauldron, ou Caldeirão Furado para quem leu os livros do Harry Potter em português, serve boas opções de almoço, principalmente para fugir do fast-food. Tem peixes, carnes e algumas opções fortemente inspirados na culinária inglesa. De ponto fraco, fica o cardápio de sobremesas. Para quem quer um docinho depois do almoço, o melhor mesmo é dar uma passada na Florean Fortescue’s Ice-Cream Parlour e comprar um sorvetinho. Clique aqui para ler nossa avaliação completa do Leaky Cauldron.

A gostosa Cottage Pie do Caldeirão Furado
A gostosa Cottage Pie do Caldeirão Furado

Florean Fortescue’s Ice-Cream Parlour 
Local: The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley

Sorvetes, pra que mais? Curti todos os sabores, mas os meus preferidos são: Salted Caramel Blondie e Sticky Toffee Pudding. E por favor, peça na casquinha “Waffle Cone”.

Sorvete do Harry Potter. Vale a pena!
Sorvete do Harry Potter. Vale a pena!

The Fountain of Fair Fortune
Local: The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley

Fiquei na dúvida se incluía ou não a Fountain of Fair Fortune nessa lista, mas como ela vende uma bebida que muita gente tem vontade de experimentar, resolvi publicar. Bom, aqui é um dos estabelecimentos onde a Universal vende a sua versão da Cerveja Amanteigada, bebida fictícia das histórias do Harry Potter.  Você pode chamar a The Fountain of Fair Fortune de Cervejaria Amanteigada, combinado?

Isso dito, a gente não é muito fã dessa bebida não. Como todo fã de Harry Potter, crescemos super curiosos para experimentar uma cerveja amanteigada mas elas são hiper doces e enjoativas na minha opinião. De qualquer forma, eu sei que provavelmente você vai querer experimentar para tirar suas próprias conclusões, então a minha dica é pedir a versão frozen, que é a menos enjoativa de todas.

Eternelle’s Elixir of Refreshment
Local: The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley

Outro local de bebidas, feito mais para agradar os fãs do Harry Potter do que o paladar. Aqui são vendidas algumas essências (xaropes?) que custam 4,25 dólares e podem ser misturadas com água, que também custam 4 dólares para criar um bonito (mas não gostoso) elixir com poderes especiais. Vá por sua conta em risco.

The Hopping Pot
Local: The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley

Chegamos no segundo dos quatro bares do Universal Studios. Sim, temos mais cerveja amanteigada aqui, mas também temos cerveja normal, refrigerantes e algumas empanadas bem gostosas que são servidas em porções de 3 unidades. Não esperava, mas acabei gostando bastante delas. Vale o petisco.

Empanadas do Harry Potter. A combinação soa estranha, mas eu gostei do sabor
Empanadas do Harry Potter. A combinação soa estranha, mas eu gostei do sabor

Duff Brewery
Local: World Expo / Springfield, a área do Simpsons

O terceiro dos quatro bares do Universal, este não poderia deixar de existir na área dedicada a série The Simpsons. Pra quem não conhece, a cerveja ficcional Duff é a preferida do personagem Homer. Ela é tão famosa que foram criadas versões no mundo real, algumas das quais são vendidas dentro do Universal Studios. Vá e se divirta – e se quiser, pesquise mais no Google sobre essa cervejaria. É uma história muito legal e curiosa.

Choperia do Homer Simpson: Duff Brewery
Choperia do Homer Simpson: Duff Brewery

Krusty Burger 
Local: World Expo / Springfield, a área do Simpsons

Essa é uma praça de alimentação que antes se chamava Fast Food Boulevard. Ela tem 5 balcões que vendem tipos de comidas variados e você pode optar por quais quiser, ir pegando as comidas em uma bandeja e depois pagar tudo junto no caixa. Nenhum dos sabores ali me impressiona, mas essa é uma excelente opção para você que está com um grupo grande e quer agradar a todos, pagando de uma vez só.

Para referência, essas são as cinco barraquinhas que formam a praça: Krusty Burger (serve hamburgers e hotdogs), Cletus’ Chicken Shack (serve sanduíches e pratos com frango), The Frying Dutchman (frutos do mar fritos), Luigi’s Pizza (serve pizza) e Lisa’s Teahouse of Horror (serve saladas, wraps, sanduíches naturais e outras opções mais saudáveis).

Praça de alimentação dos Simpsons. Várias opções de comida no mesmo local.
Praça de alimentação dos Simpsons. Várias opções de comida no mesmo local.

Lard Lad Donuts
Local: World Expo / Springfield, a área do Simpsons

Um food truck que serve donuts: aquelas rosquinhas fritas que podem ser recheadas ou não e são super tradicionais nos EUA – incluindo a versão com cobertura rosa que ficou famosa no Simpsons. Os donuts servidos aqui são gostosos, mas nem se comparam com os servidos pela Krispy Kreme – que já falamos nos Top 10 Doces fora dos Parques.

Moe’s Tavern
Local: World Expo / Springfield, a área do Simpsons

Terminando a sequência dos quatro bares do Universal, esse é mais cenário do que um bar propriamente dito. Também serve chopp da Duff e nada além de especial.

Bumblebee Man’s Taco Truck
Local: World Expo / Springfield, a área do Simpsons

Outro food truck que vende tacos. Gostosos e sem dúvida, uma opção alternativas dentro dos parques de Orlando. Recomendo para lanches rápidos.

KidZone Pizza Company 
Local:Woody Woodpecker’s KidZone

Lanchonete tradicional que só abre em épocas de alta temporada. Serve pizza e nuggets. Nada de especial. Tem coisa muito mais gostosa para comer pelo parque.

Cafe La Bamba
Local: Hollywood

Outra lanchonete que abre em dias determinados do ano, essa era a única opção de refeição com personagens do Universal Studios, mas atualmente está suspenso e está funcionando como um quick service. Servia café da manhã empratado e na bandeja. Durante a refeição, personagens como os Minions e Bob Esponja passavam para falar um oi, tirar foto e dar autógrafo. O legal é que o preço era bem menor quando comparado com os cafés da manhã com os personagens da Disney, mas ainda não sabemos se essa refeição vai voltar ou não. Clique aqui para ler nossa avaliação completa do Cafe La Bamba.

TODAY Café
Local: Hollywood

Esse restaurante é novidade, e substituiu a Beverly Hills Boulangerie. O foco do restaurante é em refeições rápidas, como café da manhã, almoço leve ou lanche. As opções são bem variadas e leves, como café, sanduíches, saladas, torradas e até açaí.

Mel’s Drive-In 
Local: Hollywood

Outra opção de lanchonete que serve hamburgers e cia. Tem um ar anos 50 e é livremente inspirado em uma lanchonete de mesmo nome, do filme American Graffiti, do diretor George Lucas. Comida bem mediana, nada marcante.

Fast food americano comum, disfarçado de cenário de filme
Fast food americano comum, disfarçado de cenário de filme

Além dos restaurantes do Universal Studios

Os restaurantes que comentei acima são os quick e table service que você vai encontrar dentro do Universal Studios. Mas além deles, você também encontra dezenas de barraquinhas e pequenas lojas que vendem todo o tipo de comida, como qualquer parque de diversão. São principalmente karts que vendem refrigerantes, sorvetes, hot dogs, algodão doce, churros, pipoca, turkey legs (coxa de peru) e uma variedade enorme de doces.

Meus preferidos são os hotdogs (que aqui são da marca Nathan’s, bem tradicionais de NY), sorvetes Dippin’ Dots e a maçã caramelada, que na minha opinião, é melhor do que a da Disney.

Conclusão sobre comer no Universal Studios

Sim, dá pra comer bem e comer barato durante um dia no Universal Studios. Há boas opções em quase todas as áreas do parque.

Na minha opinião, a Universal se vale de muita repetição em seus parques, principalmente no Universal Studios: muito hambúrguer parecido, muitos locais vendendo a mesma coisa. Porém, se você pesquisar bem, vai encontrar opções que fogem do comum, como os Tacos do Simpsons, a culinária inglesa do Harry Potter, sorvetes super saborosos, comida irlandesa no Finnegan’s, etc.

E continuam valendo algumas dicas básicas:

  • Em restaurantes Table Service, não esqueça da gorjeta que não vem inclusa no valor da conta como no Brasil.
  • Diferente dos restaurantes da Disney, os da Universal não são hiper lotados na maior parte dos dias e a reserva pode ser feita logo ao entrar no parque.
  • Dificilmente encontramos boas opções de comida e sobremesa no mesmo lugar, então se quiser um docinho, deixe para comprar o doce em outro local depois da refeição.