Além dos Parques

Orlando City Soccer: o time de futebol do Kaká

O Orlando City Soccer é o time de futebol de Orlando que disputa a MLS (Major Legue Soccer) e tem na sua escalação o craque Kaká. O time que existe desde 2010 e recebeu um grande investimento nos últimos anos, vem se transformando em uma febre pela cidade, isso depois que a equipe teve sua maior parcela comprada pelo empresário brasileiro Flávio Augusto da Silva.

ORLANDO_CITY_KAKA_VPD16

Quem conheceu Orlando no passado, ao ver a cidade agora com certeza vai notar que as ruas estão tomadas pela cor roxa, resultado da febre criada pelo novo time do coração, o Orlando City Soccer. Confesso que até o meu coração já está ficando roxo também! A cara do Kaká está e todos os lugares e ele já virou ídolo por aqui também. Ele é a grande aposta da equipe e está gerando muita exposição na mídia esportiva por aqui.

ORLANDO_CITY_KAKA_VPD

Antes mesmo do time estrear na MLS, em fevereiro/2015, tivemos a oportunidade de assistir um treino aberto do City e depois, lógico que fui assistir um jogo do campeonato em Orlando para contar para vocês mais detalhes sobre essa experiência que foi beeem diferente do treino.

Como é um jogo do Orlando City?

Antes de qualquer outra coisa, quero discutir a pergunta que todo mundo se faz quando ouve falar do Orlando City, inclusive eu: “por que vou querer ver um jogo de futebol em Orlando se posso ver no Brasil um melhor?”. Eu confesso que como brasileira, achei que o jogo não ia ser tão bom e não tinha muita expectativa, mas eu ADOREI!

ORLANDO_CITY_KAKA_VPD24

Depois de ter vivido essa experiência, já encontrei 4 motivos para um brasileiro querer acompanhar o Orlando City e ter adicionado os jogos do time na minha programação em Orlando. São eles:

  1. A experiência de ir a um jogo do City é bem diferente de assistir uma partida no Brasil. Vivenciar o jogo como americano é parte da graça! Vale chegar cedo, parar o carro e ficar fazendo churrasco no estacionamento enquanto participa de uns joguinhos simples por lá, igual os americanos fazem. Vale também visitar com as crianças os stands que ficam montados na frente do estádio antes do jogo, vale comprar luva gigante, bandeira e camisa para torcer. Assim como na NBA, essa é parte importante da experiência para nós turistas e dá toda a graça ao jogo.

    Curtir o "pré jogo" é parte da experiência de qualquer partida nos EUA e é bem diferente daqui do Brasil.

    Curtir o “pré jogo” é parte da experiência de qualquer partida nos EUA e é bem diferente daqui do Brasil.

  2. O clima do jogo é MUITO legal! Tem aquela animação do futebol mas com mais segurança e mais família do que no Brasil. Em 5 minutos eu já estava contagiada pela torcida que gritava, cantava e torcia levando o time pra frente, mas sem um traço de violência. É futebol que combina com a viagem para Orlando: a família inteira pode curtir numa boa. Tenho muitos amigos que gostam do Orlando City mas o maior fã do time que eu conheço tem 6 anos e vai em todos os jogos!

    ORLANDO_CITY_KAKA_VPD21

    Mesmo na área mais agitada do estádio, as crianças podiam participar numa boa. Evento seguro e animado!

  3. Além disso, não preciso comentar que o futebol no Brasil não pode falar muito do futebol estrangeiro né? Melhor nem entrar nesse assunto. A segurança e manutenção dos estádios brasileiros também não andam lá essas coisas. Enquanto isso apesar do estádio próprio do City ainda não estar pronto, a manutenção do estádio usado hoje é muito boa. Seguro, com banheiros legais, opções de alimentação, mais limpo. Eu ainda estranho aquele gramado, mas como um todo, o lugar é bem legal.

    Felipe fica impressionado com a qualidade do telão. O estádio é muito bem cuidado e está novinho após a reforma recente.

    Felipe fica impressionado com a qualidade do telão. O estádio é muito bem cuidado e está novinho após a reforma recente.

  4. Nós somos a melhor torcida e o Orlando City tem um pézinho no Brasil. O principal jogador é brasileiro e o dono do time é brasileiro. No ano passado rolou até uma noite do Brasil no jogo do Orlando City. Quer dizer, são pessoas levantando nossa bandeira por lá e se você é um brasileiro que frequenta Orlando não tem como você não se identificar pelo menos um pouco com o time.

    Kaká chamando a galera depois do gol!

    Kaká chamando a galera depois do gol!

Enfim, quando o Orlando City começou a aparecer em Orlando eu duvidei um pouco da proposta mas hoje já sou torcedora. rs A experiência superou todas as minhas expectativas e e se tornou uma opção de programação bem interessante quando estou em Orlando. É a experiência de futebol na forma que deveria ser, pacífico e bem animado!

Além de ser legal ver o time se formando e crescendo ao longo do tempo. O Orlando City Soccer estreiou na MLS em Março/2015 em um jogo contra o New York City FC. Desde então o City já viveu alguns altos e baixos, mas está sobrevivendo bem no campeonato.  Na sua primeira participação na MLS quase foi para as fases de playoff e os jogadores são novos, estavam vivendo isso pela primeira vez. Quer dizer, de forma geral já é uma performance melhor do que o Orlando Magic tem nos mostrado na NBA nos últimos tempos. O Kaká é o motor do time, mas os outros jogadores mais novos são animados e parece que eles tem melhorado muito jogo após jogo. É legal ver essa evolução.

Entendendo a MLS

A MLS, ou Major Legue Soccer é a liga de futebol equivalente à NBA para o basquete, MLB para o baseball e NFL para o futebol americano. Se por um lado a MLS pode ser comparada à primeira divisão do futebol nos EUA, por outro ela tem uma diferença importante: para um time estar ou não na MLS, não depende muito da sua classificação no campeonato (como é no Brasil) e sim com o quanto de investimento cada time está disposto a fazer. Para estar nessa “divisão”, o Orlando City Soccer teve que desembolsar 85 milhões de dólares além de se comprometer a construir um estádio próprio – inaugurado em 2017 com quase 20 mil lugares sentados.

O novíssimo estádio do Orlando City Soccer, inaugurado em 2017

Lembrando que nos Estados Unidos, o nosso futebol é conhecido como ‘soccer’. Se você falar ‘football’ vai estar se referindo ao futebol americano, aquele com a “bola” meio oval alongada (lembre-se do Superbowl).

Quando acontecem as partidas do MLS?

Existem jogos todos os meses de março até outubro e mesmo depois disso SE o Orlando City se classificar. Funciona assim: na MLS, 20 times disputam os jogos durante o que chamam de “regular season”. As equipes são divididas em duas “conferências” a do oeste dos EUA (Western Conference) e a do leste (Eastern Conference).

Jogadores entrando em campo!

Jogadores entrando em campo!

No final de Outubro, a equipe com maior pontuação ganha um prêmio chamado de Supporters’ Shield. A partir daí, as 12 melhores equipes da liga entram na fase de Playoffs, que são as eliminatórias disputadas entre Novembro e Dezembro. Como em uma copa, o ganhador das eliminatórias leva a MLS Cup para casa.

Em 2017, o Orlando City não se classificou e os jogos já se encerraram.

 

Placar final do jogo contra Colorado que eu assisti.

Placar final do jogo contra Colorado que eu assisti.

Como comprar ingressos para assistir ao Orlando City Soccer

Para as partidas de futebol do Orlando City Soccer, os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Estádio ou através da internet por diversos sites.

Independente de onde decidir comprar, como os jogos tem recebido muitos torcedores, não é nada incomum os ingressos para uma seção se esgotarem, então minha recomendação é que compre com antecedência sempre que possível.

Quem decidir comprar online, não precisará trocar o voucher pelo ingresso físico ao chegar na partida. O ingresso online deve ser impresso e usado direto na entrada do estádio pela leitura do código de barras.

Kaká cumprimentando fãs brasileiros e americanos que foram prestigia-lo em um outro evento do time.

Kaká cumprimentando fãs brasileiros e americanos que foram prestigia-lo em um outro evento do time.

Como a compra antecipada normalmente ocorre pela internet, vamos explicar como fazer a compra pelo Ticketmaster.

Comprando os ingressos pela Ticketmaster 

Ticketmaster é o revendedor online dos ingressos da MLS. Os benefícios de compra aqui são: visualização dos assentos disponíveis no ato da compra e ingresso enviado para o seu e-mail logo após da autorização do seu cartão de crédito. Por outro lado, os preços no Ticketmaster são mais altos por conta das taxas de conveniência (só eu não entendo esse nome? Conveniente pra quem essa taxa? hehe) cobradas pelo site, além do fato que para nós brasileiros, ainda há a cobrança de 6,38% de IOF sobre o valor total dos ingressos.

O passo a passo para fechar uma compra no Ticketmaster é exatamente o mesmo que explicamos na NBA e você encontra aqui. A única diferença vai ser o estádio e o time que você vai assistir. Fique atendo para escolher os jogos que ocorrem em Orlando, heim? Pois a Ticketmaster oferece os jogos que rolam em outras cidades também. Escolha os jogos que listamos acima, que não tem erro. 🙂

No dia do jogo, dá para comprar vários produtos para torcer inclusive a camisa do time.

No dia do jogo, dá para comprar vários produtos para torcer inclusive a camisa do time.

O novo estádio do Orlando City Soccer

O Orlando City SC terminou em 2017 a construção do seu novíssimo estádio, que fica 2 quadras do Amway Center, a arena onde acontecem os jogos de NBA e muitos dos shows de Orlando.

A estrutura é de primeira, como é bem comum nas arenas esportivas dos EUA. Banheiros novinhos, arquibancadas com cadeiras novas e numeradas, além de acesso por elevadores e rampas em diversos setores.

O acesso ao estádio, que fica em Downtown Orlando é bem fácil já que ele fica próximo a I-4, uma das principais estradas que cortam a cidade de Orlando (clique aqui para ler mais sobre como dirigir em Orlando). Para se ter uma idéia, demora-se cerca de 20 minutos entre a saída da Disney até a Arena.

Existem diversos estacionamentos ao redor do estádio, que hoje cobram em torno de 20 dólares para você deixar o carro lá. Não é difícil achar um para você deixar o carro.

Estacionamento gratuito onde parei meu carro em frente ao estádio do Orlando City. São vários terrenos como esse na região.

Estacionamento gratuito onde parei meu carro em frente ao estádio do Orlando City. São vários terrenos como esse na região.

Regras do Estádio

Por conta da preocupação dos EUA com a segurança nos estádios, existe uma série de restrições para a entrada no estádio. Hoje as regras indicam que você NÃO pode entrar em um jogo com:

  • Mochilas (de qualquer tamanho)
  • Bolsas grandes (maiores do que 35cm x 35cm x 15 cm)
  • Qualquer tipo de comida ou bebida
  • Coolers e “geladeirinhas”
  • Câmeras com lentes acopláveis
  • Câmeras de vídeo ou gravadores de áudio
  • Fogos de artifício ou qualquer outro tipo de explosivo
  • Ponteiras de laser e lanternas
  • Qualquer tipo de instrumento que faça barulho como apitos, cornetas, vuvuzelas, sinos…
  • Animais (com exceção de animais guia)
  • Bolas, skates, patinetes e outros materiais para a prática esportiva
  • Guarda chuvas (se o tempo estiver feio, leve uma capa)

Para evitar que sua entrada no estádio seja impedida, deixe qualquer um desses itens no carro ou melhor ainda, no hotel. Dentro do estádio, existem algumas lanchonetes que vendem o básico: salgadinhos, pipoca, pizza, refrigerante, cerveja, etc. Não acho que deixe muito a desejar se comparado com a experiência da NBA em termos gastronômicos. Ninguém vai passar fome! rs

Mascote do time também acompanha o jogo nos Estados Unidos.

Mascote do time também acompanha o jogo nos Estados Unidos.

Vale a pena ir a um jogo do Orlando City Soccer?

Eu tive um pé atrás no começo mas o Orlando City me conquistou depois da partida que assisti. Acho que a experiência vale muito para quem gosta de futebol ou tem curiosidade de saber como é uma partida esportiva nos Estados Unidos, com todos rituais que tornam a experiência muito maior do que o jogo em si.

Papo rápido com o goleiro do time. ;)

Papo rápido com o goleiro do time. 😉

Além disso, acho que os jogos Orlando City conseguem reunir boa parte das coisas que a gente gosta no futebol sem ter as partes negativas (falta de segurança, sujeira, estádios caóticos, etc). Sem contar que é um pedaço da influência brasileira em Orlando. Em comparação, eu continuo gostando mais dos jogos da NBA mas estou muito animada com o City e quero acompanhar o crescimento desse time ano após ano. Com certeza virou mais um item importante nos meus roteiros para Orlando.

E você, o que acha do Orlando City? Conte para a gente aí embaixo!



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.