VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

The Wheel ICON: a roda gigante de Orlando

Hoje vou falar de uma das atrações mais comentadas de Orlando nos últimos tempos: a The Wheel at ICON Park, antigamente conhecida como Orlando Eye. Essa roda gigante já ficou famosa meses antes de inaugurar e trouxe um monte de outras atrações legais em torno dela. Existem muitas opiniões divergentes sobre a Wheel, mas em um ponto todo mundo concorda: ele veio para ganhar pelo menos um espacinho na programação da maioria dos turistas que visitam Orlando, sem fazer feio.

Veja aqui nosso vídeo sobre o ICON Park e as outras atrações do I-Drive 360, o museu de cera Madame Tussauds e o aquário Sea Life:

Falamos sobre ela aqui no VPD mesmo antes da inauguração, porque somos futriqueiros e acompanhamos passo a passo dessa construção. Desde lá muita coisa aconteceu: ela fechou e reabriu algumas vezes e já até mudou de nome 2 vezes. Depois de tudo isso, não tinha como a gente não voltar aqui para contar mais sobre como é essa experiência.

The Wheel.
Foto da roda-gigante conhecida como The Wheel, em Orlando, com o céu azul ao fundo e a entrada do ICON Park em primeiro plano.
The Wheel de dia!

O que é a The Wheel at ICON Park?

Para quem não conhece, o ICON Park é o principal ícone do I-Drive 360, um centro de entretenimento construído na área mais central da cidade de Orlando. Quando falo centro de entretenimento, não estou me referindo a mais um parque de diversão não. O complexo tem outros tipos de atividades, como:

  • O Sea Life Orlando Aquarium, um aquário com túneis que passam debaixo d’água e te permitem uma visão 360° dos animais marinhos.
  • Uma unidade do famoso museu de cera Madame Tussauds.
  • Restaurantes de estilos diversos, incluindo o meu amado do coração Shake Shack!
Precisava nem da roda gigante mais....eu visitaria o I-Drive 360 só pelo shake shack! Melhor hamburguer de nyc, agora em Orlando e Winter Park! Foto de uma bandeja com dois hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes no Shake Shack
Precisava nem da roda gigante…eu visitaria o I-Drive 360 só pelo Shake Shack! Melhor hambúrguer de Nyc, agora em Orlando e Winter Park!

Como dá para perceber, a ideia por trás da construção do ICON Park como um todo é oferecer alternativas de programações interessantes além dos parques para quem está na cidade. Essas opções todas parecem muito legais mas a proposta toda do complexo gira em torno de sua principal atração que caracteriza o local: The Wheel. O Epcot tem a “bola do Epcot” (Spaceship Earth), o Magic Kingdom tem o castelo da Cinderela e o ICON Park tem a The Wheel. Seria mais ou menos essa a equivalência da importância dele na construção deste novo espaço.

Algumas das atrações que já estão disponíveis no I-Drive 360. Foto da entrada do antigo iDrive 360, que agora é ICON Park, com placas indicando o nome do local e um telão interativo com anúncios.
Algumas das atrações que estão disponíveis no complexo

A The Wheel nada mais é do que uma roda gigante. Aliás, eu diria uma “roda gigante gigante” se não fosse tão redundante, pois ela é BEM maior do que as rodas gigantes que vemos por aí, chegando a mais de 120 metros de altura. Para quem já notou a semelhança, ela é sim como se fosse a prima americana do London Eye, de Londres.

Além de ter a mesma empresa por trás de sua construção, ela promete uma experiência bem similar à da versão londrina: um passeio em um ambiente confortável para se ter uma vista singular da cidade.

Antigamente era Coca-Cola Orlando Eye, agora é The Wheel! Foto da roda-gigante conhecida como The Wheel, em Orlando, com o céu azul ao fundo e a antiga placa com o nome "Coca-Cola Orlando Eye"
Antigamente era Coca-Cola Orlando Eye, agora é The Wheel!

Composta por 30 cápsulas de vidro, cada uma com capacidade de receber 14 pessoas sem aperto, a The Wheel traz uma vista de 360° da cidade, contemplando seus lagos, parques e toda a paisagem da região. Dizem que dá até para ver parte do Cabo Canaveral, mas eu que não sou nenhum Google Maps (e ainda sou meio cegueta) não identifiquei isso em nenhuma das minhas visitas.

Logo nos primeiros meses, eles estavam colocando diversos grupos na mesma cápsula mas agora resolveram deixar um grupo só por cápsula. o que torna a fila um pouquinho maior. mas acho que vale a pena. Afinal, bem melhor poder tirar suas fotos sem nenhum desconhecido, né?

Outra novidade são os tablets dentro das cabines que tinham ido embora logo após a inauguração e agora voltaram, aparentemente para ficar. Cada cápsula da The Wheel tem dois tablets com informações sobre pontos turísticos de Orlando e região. Bem interessante e tem inclusive a opção de ver as informações em português.

Essas são as famosas cápsulas de vidro da The Wheel. Foto da roda-gigante The Wheel mostrando metade dela, com as cápsulas de vidro onde entram os visitantes e o céu azul ao fundo.
Essas são as famosas cápsulas de vidro.

Para quem está com medo de ser uma experiência radical, não se preocupe. Como eu disse, as cápsulas foram desenvolvidas para serem espaçosas e confortáveis. Pra começar, isso significa que elas se movimentam bem devagarzinho, sem chacoalhões ou correria para ninguém se sentir mal. Para você ter uma ideia, o tempo para dar uma volta completa na The Wheel é de 20 minutos.

Nesse tempo, para que ninguém fique cansado, cada uma das cápsulas tem um banco central para sentar, além de possuir espaço adicional para quem quiser circular e apreciar a vista. Eu acho que você se distrai tão rapidamente que nem vê o tempo passar. Eu nem sentei, mas acho um detalhe bem legal, principalmente para quem tem criança pequena. Ah! Um outro detalhe super importante: todas as cápsulas tem ar condicionado, então ninguém precisa ficar preocupado em desmaiar de calor lá dentro se for pra Orlando no mês de julho.

Uma visão do interior da cápsula da The Wheel. Como eu falei, tem um banquinho no meio e espaço o suficiente para você circular enquanto aprecia a vista. Foto da cápsula da The Wheel aberta esperando os visitantes, permitindo ver o banquinho que fica dentro.
Uma visão do interior da cápsula da The Wheel. Como eu falei, tem um banquinho no meio e espaço o suficiente para você circular enquanto aprecia a vista.

Além do passeio na The Wheel em si, a experiência também é composta por uma espécie de pré-show em um cinema 4D para te fazer entrar no clima. O show dura uns 10 minutos, até menos, então a experiência completa (show + volta na Wheel) dura cerca de meia hora. Esse showzinho mostra alguns dos principais pontos que fazem de Orlando um ponto turístico tão importante. Mostra praticamente tudo MENOS a Disney. Achei que rolou uma birra na produção desse filme, mas tudo bem.

O ponto é: toda a estrutura do ICON Park Orlando foi pensada para oferecer uma experiência confortável, tranquila e agradável para toda a família. É como subir a 120 m dentro de uma “bolha” de vidro. Nada mal, né?

Restaurante no ICON Park. Foto da entrada do restaurante no ICON Park, com uma palmeira na frente e alguns visitantes passando
Restaurante no ICON Park

Mesmo antes dele abrir a gente foi lá bisbilhotar as obras e naquela época já dava para ver como todo o ambiente foi feito com capricho. Tudo ficou tão bonito e novinho que até destoa dos resto da International Drive. Dá para ver de cara que é uma iniciativa com o intuito de renovar as atrações locais e que veio em boa hora.

De noite especialmente, a iluminação sempre chama a atenção de todo mundo que visita a International Drive. Fica bem bonito, bem vistoso. hehe

Como é o passeio na The Wheel at ICON Park?

Desde o dia que começaram a construir a roda gigante, as opiniões dos fãs e residentes da cidade se dividiram. Enquanto alguns achavam bem legal a proposta dessa roda gigante, outros achavam que não tem nada a ver subir tantos metros para ver os lagos de Orlando que não formariam um cenário tão bonito assim de se apreciar.

Eu mesma estava super “em cima do muro”, preferindo esperar para ver qual seria a minha opinião. Agora que eu já subi, posso dizer que realmente a vista não é uma coisa de outro mundo, mas também não é feia, nem nada assim. Eu achei um passeio bem gostoso (e alto), só não vá com a expectativa de que é uma vista incrível da cidade.

Um pouquinho da vista da cidade da The Wheel. Foto tirada de uma cápsula da The Wheel, mostrando a cápsula ao lado e a vista da cidade com o céu azul ao fundo
Um pouquinho da vista da cidade por lá.

Eu acho que o aproveitamento da The Wheel e do ICON Park pode variar muito de acordo com a maneira que você encaixa esse local na sua programação. Ele não foi feito para ser A programação do dia porque é relativamente rápido, mas também cobram um valor bem justo pelo que é oferecido ali. Ou seja, vale a pena conhecer!

O ideal é que este seja um extra bem gostoso na programação do seu dia que vai ter também outras atividades. Eu ainda não testei essas opções todas mas aqui são as melhores formas de como estou pensando em encaixar o ICON Park na programação para aproveitar melhor essa experiência:

  • Passeio no ICON à noite, se programando para ver os fogos de algum parque de lá (BEEEEEEM de longe). Nesse caso, o ideal é chegar mais cedo para já ir no Aquário, Madame Tussauds e quem sabe jantar em algum restaurante por lá antes dos fogos na roda gigante. Os fogos devem ficar pequenos, mas a cidade toda iluminada deve formar um cenário bem legal.
  • Esperar dar a hora do pôr do sol para assisti-lo lá de cima do ICON. O pôr do sol é sempre lindo na Flórida de qualquer lugar, lá de cima então, melhor ainda!
  • Fazer todas as atrações do I-Drive 360 depois de um dia no Sea World. Esse parque fecha cedo e fica ali pertinho, então encaixaria super bem na programação.

Vamos combinar assim: quem experimentar todas as diferentes possibilidades com o ICON primeiro vem aqui contar a experiência como foi, pode ser? 🙂

Sendo bem honesta, eu simplesmente gosto de ver a roda gigante lá (acho bonita, simples assim!) e acho a proposta da I-Drive 360 legal mesmo para quem só estiver afim de comer alguma coisa em um lugar mais agitado e nada mais.

Como visitar o ICON Orlando 360?

Gostou? Então se você quiser visitar o ICON Orlando 360, pode comprar o seu ingresso para essa e as outras atrações da I-Drive 360 já pela internet ou na bilheteria, mas na bilheteria o preço é mais caro, e o próprio site oficial já informa isso. Nós conferimos e é mesmo!

Bilheteria da ICON Orlando com a carinha antiga, ainda dominada pela Coca-Cola. Foto da bilheteria do antigo ICON, com as cores da Coca-Cola
Bilheteria com a carinha antiga, ainda dominada pela Coca-Cola.

Os ingressos são vendidos no site do ICON Orlando, em qualquer agência de viagem e até aqui no VPD, nos mesmos moldes dos outros ingressos (com um desconto que a gente negociou para o leitor do blog! 😉 ). Vocês me mandaram um zilhão de emails pedindo esse benefício e depois de muita discussão, conseguimos uma oferta legal para oferecer pra vocês aqui.

Independente de onde você comprar seu ingresso, você vai ver que existem diversos tipos diferentes, mas o mais importante é você se atentar se você quer ou não que o seu ingresso tenha hora agendada.

Subiiiindo! E mais um pouco da vista. Foto tirada de uma cápsula da The Wheel enquanto sobe, mostrando a cápsula ao lado e a vista da cidade
Subiiiindo! E mais um pouco da vista.

O horário agendado tem o benefício de ser 7 dólares mais barato do que o outro ingresso quando se compra no site do ICON e para quem só vai visitar essa atração. Eu tinha achado interessante esses 7 dólares mais barato até passar pela International Drive em um dia de chuva e me ligar como isso podia afetar a minha visita ao ICON.

O clima no dia da sua visita afeta a beleza da vista que você terá lá de cima da The Wheel, então vai de cada um, mas eu acabo preferindo o ingresso não agendado. Assim, se chover, eu posso alterar meus planos e aproveitar o ICON em um dia que o tempo esteja melhor.

LINK_ORLANDO_EYE. Imagem do banner para compra de ingressos do ICON Park, mostrando uma roda gigante sobre um fundo branco e as palavras "clique aqui para comprar os seus ingressos"

Ainda assim, o ingresso agendado pode ser uma alternativa interessante para quem está com o orçamento apertado e pretende fechar no site oficial mesmo. Para alguns é uma ótima opção, para outros é algo meio arriscado (por causa de chuva) ou engessa o roteiro. Cabe a você avaliar os prós e contras e ver qual tipo de ingresso é mais legal para a sua viagem.

  • Para quem quiser ver os valores com desconto que negociamos pros leitores do VPD, é só clicar aqui.

Quando você compra o ingresso online, é só chegar na bilheteria do ICON e realizar a troca do voucher pelo ingresso final. Ah! Importante dizer também que o estacionamento é sempre de graça. 

Horário de funcionamento:

Apesar de haver eventos especiais de vez em quando, o horário do ICON Orlando costuma ser sempre o mesmo, como indicado aí embaixo. De qualquer forma, sempre vale entrar em contato com quem te vendeu os ingressos ou checar o site da atração para verificar a existência de programações especiais mais próximo da sua viagem.

The Wheel de noite fica ainda mais charmosa! Foto da roda-gigante The Wheel iluminada durante a noite, com as luzes da cidade atrás
The Wheel de noite fica ainda mais charmosa!
  • Segunda – Sexta das 10 da manhã às 10 da noite (10am-10pm)
  • Sábado e Domingo das 10 da manhã à meia-noite (10am – 12am)

Curtiu? Todo mundo curte novas opções de entretenimento na cidade, né? Se você tiver oportunidade de conhecer, depois conte para a gente o que achou, tá? 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!