VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Orlando em Outubro

Seja bem vindo ao Guia de Orlando em Outubro. Nele você vai encontrar informações detalhadas do que esperar quando estiver na cidade, além de dicas de como aproveitar melhor os parques e atrações da época. Se quiser conferir o guia dos outros meses do ano, então é só clicar nos links abaixo:

Veja também a versão em vídeo:

Como é Orlando em Outubro?

Outubro é também uma ótima época para ir a Orlando. Alguns dias podem ter lotação acima do normal, mas em geral os parques tem lotação de baixa a moderada. Além disso, os dias são mais amenos, anunciando a chegada do Outono e Inverno. Apesar de poucas promoções nos shoppings, por outro lado há muitos eventos bacanas em Outubro que fazem valer a viagem a Orlando nessa época. Se você escolher bem a data da sua viagem, além de tudo poderá pegar o final das festividades de Halloween e o início das festividades de Natal, além do festival gastronômico do Epcot, entre outras coisinhas mais.

O que aproveitar em Orlando em Outubro

  • Lotação bem menor dos parques em contraste com os meses de Junho, Julho e Agosto.
  • Os parques aquáticos, que são uma divertida opção para se refrescar nos dias de muito calor.
  • Os dias mais longos, por causa do horário de verão nos EUA.
  • Início da nova temporada da NBA, com os jogos de basquete do Orlando Magic.
  • Jogos de futebol do Orlando City na cidade pela MLS.
  • Disney’s Food & Wine Festival, um dos principais festivais de gastronomia de Orlando.
  • Festas de Halloween dentro dos parques de Orlando.

A que ficar atento em Orlando em Outubro

  • Lotação alta nos dias próximos ao feriado de Columbus Day e à semana do saco cheio/dia das crianças aqui no Brasil.
  • Friozinho ocasional que começa a aparecer nas noites de Outubro, mais pro final do mês.

Lotação dos parques em Outubro

Outubro/2024

lotacao-parques-disney-orlando-2015-legenda

Os parques ainda ficam com uma lotação bem abaixo da média e por isso você pode esperar poucas filas durante praticamente o mês todo. No entanto, o feriado de Columbus Day é um ponto de atenção importante, pois deve trazer uma lotação bem maior do que a média de Outubro para os parques de Orlando. Este feriado acontece sempre na 2ª segunda-feira do mês e a lotação adicional nos parques já deve chegar entre a sexta e o sábado que o antecedem. Em 2024, ele acontece em 14 de Outubro.

Além do feriado, vale ter uma atenção maior na lotação motivada pela “semana do saco cheio” no Brasil, que engloba o Dia das Crianças e o Dia dos Professores por aqui. Visto que algumas escolas e universidades dão recesso aos alunos durante esta semana, muita gente acaba viajando para Orlando, o que pode impactar um pouco as filas nos parques.

Atrações Fechadas/Reforma

Fechamentos ocasionais pelo uso excessivo durante os meses do verão podem acontecer no mês de Outubro. Então veja o calendário de reformas e manutenções programadas pelos parques clicando aqui.

Clima de Orlando em Outubro

Outubro é outro mês bem agradável de se viajar para Orlando. Nas primeiras a semanas o calorzão do verão vai cedendo e dando espaço a uma temperatura bem amena, que gira em torno dos 25 graus durante o dia. Um casaco pode começar a ser necessário, principalmente com o cair da noite, quando um ventinho chega pra refrescar os mais friorentos.

No entanto, os parques aquáticos ainda podem ser frequentados, já que o sol tende a ficar firme e as chuvas bem mais raras do que nos meses anteriores.

Média de Máxima em Outubro: 29,2ºC
Média de Mínima em Outubro: 18,7ºC
Índice de chuva: 61 mm
Fonte: The Weather Company

Compras em Orlando em Outubro

Assim como em toda troca de estação, as promoções ficam menos frequentes, já que as recém lançadas coleções têm uma procura muito alta no mercado. Mas no começo de Outubro, com o feriado de Columbus Day, os outlets passam a liquidar os estoques restantes de coleções passadas e de peças mais básicas.

Além disso, em Outubro, também observamos novas promoções aparecerem no segmento de tecnologia. Tablets, smartphones, laptops e outros eletrônicos são ofertados para dar lugar aos lançamentos, que foram anunciados no meio do ano e logo serão lançados para o Natal.

E por fim, outro tipo de produto que fica em alta durante o mês de Outubro são os itens de Halloween: doces e fantasias 🙂

Halloween no Magic Kingdom
Festas de Halloween acontecem nos principais parques de Orlando

Eventos em Orlando em Outubro

  • Disney’s Food & Wine Festival: nós adoramos este festival gastronômico que acontece anualmente no Epcot de meados de Setembro a meados de Novembro. Durante o Food & Wine Festival, diversos quiosques são montados por toda a área do World Showcase (ou Showplace como estão chamando agora), cada uma representando uma nação ou uma cultura. Cada quiosque traz comidas e bebidas locais em porções de degustação e um preço super legal. Ou seja, dá para provar comidinhas e bebidinhas de diversos países. Além disso, o festival sempre traz outras programações muito legais como palestras com chefes famosos, jantares especiais e muito mais. Se você for para lá em Outubro, o bom é que é garantido que vai pegar o festival já acontecendo. Para saber mais sobre o Food & Wine Festival, clique aqui.
  • Festa de Halloween nos parques: as festas de Halloween que em Orlando já se iniciam em Setembro, ganham ainda mais força em Outubro, com as festas da Disney, Universal e outros parques acontecendo em noites selecionadas. Cada complexo traz uma proposta bem diferente da outra. Se por um lado a Disney traz uma festa bem focada nas crianças, por exemplo, por outro lado a Universal já foca no público adulto em uma festa para quem gosta de tomar susto mesmo. Veja aqui mais informações sobre a festa da Disney. Ou então para saber mais sobre as festas da Universal e dos outros parques, clique aqui.
Os eventos de Halloween acontecem em todos os complexos!
  • Jogo de Basquete da NBA: em Outubro se inicia uma nova temporada do campeonato de basquete da NBA e Orlando passa a sediar alguns dos jogos do time da casa, o Orlando Magic. É um mês de que eu gosto muito, pois você consegue ter uma primeira ideia de como será a performance dos times durante todo o campeonato. Além disso é uma experiência bem americana e divertida até para quem não curte tanto o esporte. Clique aqui para saber mais sobre essa experiência. #GoMagic #PureMagic
  • Jogo de Futebol do Orlando City: Comprado por um brasileiro, o Orlando City Soccer é o time de futebol de Orlando que já faz maior sucesso na cidade. Eles jogam na Major League Soccer, o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos e do Canadá que começa em março. O Orlando City já teve o Kaká como a estrela do time, mas depois que ele saiu o interesse dos brasileiros pelas partidas diminuiu. Além disso, nem todo mundo vai querer assistir o mesmo esporte que a gente já vê sempre no Brasil enquanto estiver em Orlando, mas eu pessoalmente achei a experiência bem legal e diferente do Brasil, como a gente conta aqui.
  • Shows em Orlando e região: veja aqui como verificar quais cantores e bandas vão se apresentar em Orlando ou cidades próximas durante a sua viagem.
Food & Wine Festival: o melhor festival do Epcot!

Check list para quem vai em Outubro

  • Quando reservo restaurantes da Disney? As reservas abrem com 60 dias de antecedência. Assim, a partir de Agosto as reservas para os restaurantes da Disney já vão sendo liberadas. Além disso, hóspedes da Disney tem ainda o benefício de conseguir reservar restaurantes para toda a estadia a partir de 60 dias antes do seu primeiro dia no hotel, o que dá alguns dias a mais de vantagem para efetuar reservas. Para aprender a fazer reserva na Disney, clique aqui. Ou então para ver dicas para conseguir reservas difíceis, clique aqui.
  • Quando comprar ingressos para NBA? Os ingressos começam a ser reservados e vendidos entre Setembro e Outubro e dificilmente se esgotam. O que é comum, por outro lado, é esgotar em uma seção específica da arena, em geral, a mais barata. Então garanta o seu ingresso o quanto antes.
  • Dica especial de Outubro: não são só os parques que comemoram o Halloween. A Disney Cruise Line, linha de cruzeiros da Disney, também celebra essa data nas viagens de setembro e outubro. Pode ser uma adição interessante às férias, já que o clima é bem gostoso, os preços são bons nessa época e além disso a experiência é ótima! Mostramos mais aqui.