VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Reserva nos restaurantes da Disney: dicas para conseguir

Como muitos já sabem, é altamente recomendado fazer uma reserva para garantir uma refeição nos restaurantes mais populares da Disney, pois estão sempre cheios.

Alguns são tão disputados que pode acontecer de tentar fazer uma reserva com meses de antecedência e mesmo assim não conseguir, pois todas as mesas liberadas já foram reservadas. As vagas podem acabar em questão de minutos após a abertura da marcação!

A idéia de ter se dedicado tanto na escolha da programação para depois não conseguir uma vaga pode parecer frustrante, mas não é preciso se preocupar de cara. Até mesmo para fazer uma refeição com personagens, que muitas vezes são hiper disputadas, ainda tem jeito!

Almoçar com os personagens não precisa ser uma tarefa dura! Siga as dicas e considere os restaurantes alternativos que você com certeza encontrara uma boa opção para você.

Há muitas opções legais dentro da Disney, algumas das quais são pouco conhecidas e podem te atender tão bem como o restaurante popular que você não conseguiu reservar. A gente já te ensinou como fazer a sua reserva nos restaurante da Disney (você encontra este guia clicando aqui ou no vídeo mais aí embaixo) e listou quais suas alternativas quando o restaurante que você deseja visitar está cheio (e você encontra este guia clicando aqui).

Mas antes de escolher uma alternativa ao restaurante que você quer ir, vamos dar algumas dicas gerais para conseguir reservas difíceis. Ainda há luz no fim do túnel! Então vamos lá!

Be Our Guest: restaurante super popular no Magic Kingdom

Não deixe a reserva para depois

Sabendo da disputa que é conseguir uma mesa nos locais mais populares, assim que você tiver a sua programação esboçada, já comece a reservar os restaurantes que deseja visitar. Quanto antes reservar, melhor! Lembrando que os restaurantes atualmente estão abrindo reserva com 60 dias de antecedência e no caso dos mais populares, esgotam em questão de minutos. Muitas pessoas fazem plantão para esperar a abertura das vagas e conseguir uma mesa, então não perca tempo.

Se você está pensando em também fazer plantão para garantir uma mesa logo que a agenda do restaurante abrir, é importante falar que as reservas abrem às 5:45am no horário de Orlando.

Estou colocando o horário como é nos EUA porque a diferença de fuso com o Brasil pode variar de acordo com o estado que você está. Para saber que a diferença do fuso com lugar onde você mora, veja nosso post aqui.

O legal é que as reservas no site abrem esta hora, mas por telefone só abrem uma hora depois. Então aproveite esta horinha onde só o pessoal da internet estará conseguindo fazer a reserva. Lembre-se apenas de cancelar qualquer reserva caso desista de usá-la dentro do período mínimo de antecedência estabelecido pela Disney. Assim você libera a mesa para outra família e evita pagar multa.

Na dúvida, reserve o restaurante

Se você está cogitando ir em um restaurante da Disney mas não tem certeza, faça sua reserva mesmo assim. Muitas pessoas se intimidam com o fato de ter que colocar o cartão de crédito na hora de reserva, mas a Disney só vai cobrar uma multa neste cartão se você não comparecer no dia e hora da sua reserva e não cancelar com o mínimo de antecedência exigido (assunto que abordamos em mais detalhes mais pra frente nessa matéria).

Se você estiver considerando o restaurante, reserve pois assim a opção vai ser sua, de ir ou não ir. Se você deixar pra depois, poderá optar por ir ao restaurante mas já não será mais possível reservar uma mesa.

O jantar com a Branca de Neve, Dunga, Zangado e Rainha Má é super concorrido!

Verifique os horários dos parques, paradas e fogos

Você não vai querer marcar sua refeição em um restaurante sem visão para o exterior bem na hora da parada ou dos fogos, certo? Tampouco vai querer marcar aquela refeição maravilhosa em Disney Springs para depois descobrir que terá que sair do parque antes do fechamento pra chegar no horário. Por isso, faça sua “lição” antes de começar a fazer as reservas e verifique o horário de funcionamento dos parques, shows de fogos e paradas antes de mais nada (e clique aqui para aprender como fazer isso).

É claro que estes horários estão sujeito à mudanças, mas é raro a Disney realizar qualquer alteração no horário dos shows, então estas são as melhores informações disponíveis para você montar sua programação.

Vale dizer que em casos de restaurantes super disputados como Cinderella’s Royal Table e Be Our Guest, se você conseguir um horário pode valer a pena reservar mesmo que atrapalhe o resto da sua programação (salvo show de fogos e esses tipo de evento que você não tem controle do horário). Deve ser mais fácil conseguir redesenhar a programação e trocar os dias de cada parque do que conseguir horário nesses restaurantes.

Deixe tudo preparado para fazer a reserva

Eu sei que pode parecer loucura, mas conseguir uma reserva para tomar café da manhã no Cinderella’s Royal Table é tão concorrido quanto conseguir uma super promoção na Black Friday, talvez até mais. Você precisa estar pronto e ser rápido no gatilho assim que o sistema liberar a agenda, mais rápido do que todas as outras pessoas que estarão fazendo plantão para conseguir uma vaga também.

Por isso, recomendo que deixe todo o seu cadastro no My Disney Experience pronto com o seu cartão de crédito já salvo no sistema, pois qualquer minutinho que você perca se cadastrando pode ser crítico para que você consiga ou não sua reserva. Mais do que isso, garanta que você já esteja bem familiarizado com o sistema de reservas de restaurantes da Disney, pois não haverá muito tempo para ter duvidas.

Além de ver o nosso passo a passo de como reservar restaurantes na Disney, antes do dia da reserva faça um teste de reservar outro restaurante só pra treinar. Só não se esqueça de cancelar logo em seguida, dentro do tempo mínimo para não ser multado. Assim, no dia de fazer a reserva disputada, você já entra no sistema e fica aguardando minutos antes, com tudo pronto para garantir a sua mesa assim que o sistema abrir.

Você conhece o Akershus? Ele é uma excelente opção de refeição com as princesas quando o Cinderellla’s Royal Table está cheio.

Sempre tente ligar pra Disney

Alguns restaurantes deixam algumas poucas mesas fora do sistema de reservas do site da Disney, então sempre vale a pena ligar para a Disney e ver se consegue uma mesa vaga através do telefone caso não consiga pela internet. Não custa tentar, certo? Para ver como ligar pra Disney de graça e com atendimento em português, clique aqui.

Seja perseverante (teimoso mesmo!) e tente até o último minuto

Sempre falo isso lá nas dicas no Instagram e nos vídeos do nosso canal do YouTube, mas é que porque esse é o grande pulo do gato pra conseguir coisas concorridas na Disney: ser insistente é uma das melhores qualidades para conseguir uma reserva na Disney.

Seja teimoso e fique tentando marcar sua reserva todo dia, toda hora, até conseguir. Se você passear um pouco pelo blog, vai encontrar diversos depoimentos de leitores que não desistiram e acabaram conseguindo uma mesa em algum momento de sua busca incansável. Por que eles conseguiram? Porque estavam lá, à postos quando alguém cancelou a reserva e liberou uma mesa. É uma combinação de sorte e insistência, que em muitos casos dá super certo.

Outro ponto importantíssimo é que muitas pessoas cancelam reserva logo antes da data agendada, então a dica é ficar tentando reservar pros dias seguintes para conseguir ficar com uma das mesas que forem liberadas. E se não conseguir, continue tentando até mesmo 1 dia antes da data da refeição também. Essas reservas de última hora funcionam quase sempre pra gente, até mesmo pros restaurantes hiper concorridos!

A política de cancelamento da Disney mudou e agora exige que a maioria das reservas sejam canceladas com apenas 2 horas de antecedência. Ainda assim, mesas podem ser liberadas na véspera ou até mesmo no dia da refeição, então vale insistir!

Seja flexível nos horários das reservas

Todo mundo gosta de almoçar por volta de 12h e 13h e de jantar por volta de 19h e 20h, logo, obviamente estes serão os horários mais concorridos para agendar uma refeição na Disney. Se você estiver disposto a ser flexível e comer ou mais cedo ou mais tarde, suas chances de conseguir uma reserva aumentam consideravelmente.

Eu mesma já jantei 17h quando fui no Be Our Guest pela primeira vez. Ser flexível com horário pode te ajudar bastante nesses casos.

A primeira vez que fui no Be Our Guest, só consegui uma mesa porque fui flexível e aceitei jantar bem cedo.

Tente diferentes combinações de mesa

Mesas muito grandes são mais difíceis de encontrar disponibilidade para reservar, por isso se o seu grupo for grande, considere dividi-lo em duas mesas. Costuma ser bem mais fácil conseguir duas mesas de 4 pessoas do que uma de 8 pessoas por exemplo.

E lembre-se que você pode conseguir uma mesa num dia e continuar tentando até conseguir a segunda mesa. Se não conseguir a segunda mesa, você pode cancelar a primeira reserva sem custo algum, desde que o faça na antecedência mínima que a Disney exige. Vale lembrar que se você dividir seu grupo em duas mesas, nada te impede de informar na recepção do restaurante, ou ainda no atendimento por telefone da Disney com antecedência, que você tem duas mesas reservadas para um único grupo. Se houver possibilidade de juntar as mesas, com certeza os funcionários da Disney farão isso com boa vontade.

Além disso, o sistema da Disney não é perfeito para entender combinações de mesa. Se você está buscando uma mesa para duas pessoas e não houver uma mesa para exatamente duas pessoas, o sistema vai te comunicar que não há mesas disponíveis. Se você por outro lado não desistir e tentar uma reserva para 3 pessoas pode haver uma mesa um pouquinho maior disponível para reserva. Então não deixe de tentar diferentes combinações para achar uma mesa para o seu grupo, tudo com bom senso é claro.

Eles não acham ruim colocar 3 pessoas numa mesa de 4 lugares (considerando que você fez uma reserva para 4 pessoas e só 3 apareceram) mas com certeza não vai ser a mesma coisa se você tentar reservar uma mesa de 8 lugares e aparecer sozinho para comer. A dica é tentar uma mesa só um pouquinho maior com muito bom senso, ok?

O Sci-Fi Dine-In é um exemplo de restaurante com mesas de tamanho limitado. Se você dividir o seu grupo, às vezes aumenta sua chance de conseguir uma reserva.

Dica secreta para os hóspedes da Disney

Dentre os muitos benefícios de ser hóspede dos hotéis Disney (que você encontra aqui), um dos melhores é conseguir reservar os restaurantes do complexo com mais antecedência do que os outros visitantes. Este não é um benefício oficialmente divulgado por aí, mas existe uma brecha no sistema da Disney que te dá essa vantagem e eu explico como funciona.

Lembra que eu disse que as reservas abrem com 60 dias de antecedência? Pois é, mas para os hóspedes da Disney abrem com 60 dias de antecedência do seu primeiro dia hospedado no complexo. Ficou confuso, né? Eu explico melhor.

Suponha que eu vá me hospedar em um hotel da Disney de 10 a 20 de junho. Meu desejo é marcar uma refeição no Cinderella’s Royal Table (restaurante mais popular e disputado do complexo) no dia 15 de junho. Enquanto os visitantes que não são hóspedes da Disney só poderão buscar uma reserva para comer no Cinderella’s Royal Table nesse dia a partir de 16 de abril (60 dias antes do dia da reserva), para mim as reservas serão liberadas dia 11 de de abril, quando faltará 60 dias para o meu primeiro dia no complexo Disney.

Se hospedar na Disney é sempre uma delícia!

Pode ser que a Disney acabe com essa mamata em algum momento, mas é assim há muitos anos, e isso garante que os hóspedes da Disney possuem uma vantagem para conseguir reservar os restaurantes mais disputados antes dos outros visitantes.

Note que quanto mais para o final da sua hospedagem você tentar fazer sua reserva, mais dias de vantagem você terá em comparação com outros visitantes e por isso maior sua chance de conseguir uma reserva. Neste exemplo, minha chance seria ainda maior de conseguir uma reserva no dia 20 de junho (quando tenho 10 dias de vantagem para fazer minha reserva) do que no dia 15 de junho (quando tenho só 5 dias de vantagem).

Por isso, se você for se hospedar na Disney e quiser reservar um restaurante MUITO popular como o Be Our Guest ou o Cinderella’s Royal Table, a dica é começar a buscar sua reserva para o final da sua viagem, onde as chances de você obter sucesso são maiores. Depois você ajeita sua programação de acordo com o dia que conseguiu a reserva.

Além de curtir os lindos hotéis, os hóspedes da Disney ainda tem mais essa vantagem.

Se é um sonho, invista (bastante) nele

Eu particularmente acho esta próxima dica meio cara e não recomendo, mas pode ser um jeito de viabilizar uma experiência muito desejada então não posso deixar de citar aqui. Algumas pessoas que não vão se hospedar na Disney mas desejam muito fazer uma refeição concorrida podem optar por comprar a alternativa mais barata de hospedagem na Disney para conseguir o direito de fazer suas reservas com alguns dias de vantagem também. Antes que você me chame de louca, não estou sugerindo que você alugue um quarto no All Star Movies só para poder comer com a Cinderella, viu?

Pouca gente sabe, mas existe uma alternativa mais barata para se tornar hóspede da Disney, que é reservar um espaço de camping no Disney Fort Wilderness. Esses espaços onde as pessoas vão com trailers ou cabanas não atendem as necessidades de hospedagem do brasileiro padrão que visita Orlando, mas é uma opção que pode ser considerada adicionalmente ao seu hotel para te garantir os benefícios de ser hóspede da Disney.

Se o seu sonho é uma refeição com o Mickey, lembre-se de que ele é encontrado em diversos restaurantes. Não desanime depois de não conseguir o primeiro!

Essas cabanas custam a partir de US$60 por dia e são válidas para até 10 pessoas. Ou seja, sai menos de 10 dólares por dia por pessoa se o seu grupo for grande. Sei que alguns podem achar essa dica meio doida (eu mesmo acho), mas cada um sabe dos seus sonhos e o que vale ou não a fazer por ele. Sem julgamentos aqui. Eu não vou dizer se você deve ou não fechar um espaço no camping para conseguir uma reserva no restaurante (então nem adianta me perguntar isso nos comentários), mas acho importante que você saiba que a possibilidade existe.

A área de camping do Fort Wilderness é a opção mais barata para se hospedar na Disney.

Além disso, considere que as reservas de camping/hotel feitas pelo site da Disney, podem ser canceladas alguns dias úteis antes do check in, que o reembolso do valor pago é completo (verifique a política de cancelamento na hora de fazer sua reserva). Claro que essa pode não ser a regra dependendo de promoções, mas é importante observar que quando você cancela uma reserva de hotel da Disney, as reservas dos restaurantes continuam válidas e não são canceladas junto. 😉

Aplicativo da Disney na mão!

Mesmo com a multa de não cancelamento, muitas pessoas simplesmente não aparecem no dia que reservaram o restaurante. Para garantir que os outros visitantes possam usar as mesas liberadas em casos como este, é possível reservar uma mesa quase em tempo real através do aplicativo My Disney Experience, caso ela se torne disponível.

Na verdade, você pode reservar uma mesa para daqui 20 minutos, super rápido né? Praticamente o tempo de você andar até o restaurante. Então não deixe de ficar de olho no aplicativo durante o dia, e quem sabe aparece uma mesa vaga em algum momento justamente para o restaurante que você deseja tanto conhecer? Como a Disney inteira tem wi-fi, não tem desculpa para não ficar de olho no app.

T-Rex: um dos restaurantes mais populares de Disney Springs

Seja espontâneo, não custa tentar

Planejamento é sempre importante, mas se por acaso você não conseguiu marcar a viagem com a antecedência ideal ou não conseguiu reservar uma mesa de jeito nenhum dada a alta concorrência, nada te impede de chegar na porta do restaurante e ver se consegue uma mesa. É super raro dar certo, mas por mais de uma vez eu já consegui uma mesa simplesmente chegando na porta e pedindo.

Um dos nossos restaurantes preferidos da Disney, já conseguimos entrar chegando cedo e perguntando se não tinha uma mesa vaga. As vezes você dá sorte!

Quanto mais concorrido o restaurante, mais difícil vai ser de conseguir uma mesa sem reserva, mas não custa tentar, né? Quem sabe dar certo. Vale dizer que em horários mais alternativos (bem cedo ou bem tarde) suas chances de conseguir uma mesa são maiores.

Por exemplo, uma vez eu cheguei no Le Cellier, no pavilhão do Canadá do Epcot 15 minutos antes do restaurante abrir para almoço e fiquei esperando para pedir uma mesa. Como éramos só em 3 pessoas e ainda era bem cedo, conseguimos a mesa. Isso em uma época que este era um dos restaurantes da Disney mais difíceis de se conseguir uma reserva.

Caso desista da reserva, cancele com antecedência

A Disney é bem legal na política de cancelamento e exige um período bem pequeno de antecedência para que você avise que não pretende comparecer à reserva antes de te cobrar uma multa, então não tem desculpas para não cancelar. Além de evitar gastar uma grana, cancelando a reserva você libera a mesa para outra família interessada. Não vamos esquecer do nosso próximo, né?

Note que a política de cancelamento pode variar de acordo com o restaurante. A grande maioria exige apenas 2 horas de antecedência para o cancelamento, mas alguns restaurantes podem exigir mais tempo. A política de cancelamento de cada restaurante é encontrada no termo de serviço na hora que você faz sua reserva.

Vale lembrar que a maioria dos restaurantes só usará o seu cartão da reserva para te cobrar multa caso você não cancele no tempo exigido. O pagamento da refeição em si quase sempre é realizado lá no dia mesmo, e pode ser feito em espécie.

Apenas alguns restaurantes cobram a refeição inteira no cartão já no momento da reserva. São eles:

Caso você cancele estes restaurantes, também poderá ter todo o seu dinheiro devolvido desde que o faça dentro do período mínimo de antecedência, que pode ser diferente para experiências como o Victoria & Albert’s (que pede 5 dias de antecedência para o cancelamento) e o Hoop-Dee-Doo Revue. Na dúvida, sempre leia a política no momento da reserva!

Nunca compre “reserva” em restaurante da Disney

Este é mais um alerta do que uma dica. Sabemos que algumas agências menores (em geral agências americanas, nunca vi isso no Brasil) podem oferecer venda de reservas da Disney, mas isso é uma atividade proibida. Reservar restaurantes da Disney de graça é um direito de todos os visitantes e por isso, nossa dica é não encorajar esta atividade ilegal de venda de reservas.

O Chef Mickey’s já é um dos restaurantes mais populares da Disney, afinal, ele traz personagens legais em uma refeição gostosa e ainda por cima fica pertinho do Magic Kingdom. Tem como não gostar?

Se uma agência cobrar pelo serviço de fazer as reservas por você, tudo bem é um serviço justo. Agora, se ela tentar te vender uma reserva, isso é proibido e desconfie. Que garantias você vai ter de conseguir a mesa depois de pagar? A Disney não vai fazer nada por você caso uma agência te dê um calote, então tome cuidado com os malandros!

Não conseguiu agendar o Cinderella’s Royal Table? Ainda dá para encontrar essa princesa no 1900 Park Fare no jantar.

Considere todas as suas alternativas

Às vezes, mesmo seguindo todas estas dicas é complicado conseguir uma reserva no restaurante tão desejado, mas isso não é motivo para desanimar. A Disney possui tantas opções legais de refeição e interação com personagens, que grandes são as chances de uma programação alternativa atender o objetivo que você tinha por trás da refeição que não conseguiu agendar.

Listamos aqui os restaurantes mais populares para os brasileiros que visitam a Disney e algumas alternativas que você pode considerar se não conseguir uma reserva em algum deles.