VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Roteiro – Universal Studios

logo universal studios

Os dois parques do complexo Universal, o Universal Studios e o Islands of Adventure, vêm se reinventando completamente nos últimos anos. O principal marco dessa renovação foi a criação de uma área dedicada à história dos livros e filmes do Harry Potter, que atraem centenas de milhares de pessoas ao complexo. Apesar disso, o parque traz muitas outras coisas interessantes além de Harry Potter e a cada ano, traz ainda mais novidades para manter a gente feliz e entretido. Por isso ele se tornou um dos parques mais imperdíveis da cidade!

Foto do portal do parque Universal Studios Florida, que mostra a placa com o nome do parque escrito em branco e laranja. O portal é pintado em bege e laranja-claro e o céu ao fundo está bem azul.

Clique aqui para abrir o mapa do parque (em inglês) enquanto lê o roteiro.
– Se quiser fazer o download deste roteiro para imprimir depois, clique aqui.
– Veja nossas dicas sobre onde comer nesse parque clicando aqui.
– Para ver este roteiro em vídeo, é só dar play aí embaixo. Aproveite para dar seu like e assinar nosso canal para receber mais dicas para sua viagem a Orlando. 😉

DICAS GERAIS SOBRE O UNIVERSAL STUDIOS

– Quantidade de dias
Muita gente pergunta: dá pra fazer os dois parques da Universal no mesmo dia? Sim, mas com restrições. Visto que eles são parques repletos de atrações legais, nossa sugestão é que tente separar 1 dia para cada parque. De qualquer forma, a recomendação geral é:

  • 1 parque por dia: recomendado para todos que pretendem curtir muito cada parque. É o ideal considerando a quantidade de atrações interessantes que a Universal traz atualmente.
  • 2 parques em um dia com Universal Express Pass: recomendado pra quem quer curtir tudo, mas tem pouco tempo de viagem e não vai poder ir a um parque por dia. Com o Express Pass, você pode furar a fila nas duas principais atrações do Harry Potter, além de conseguir cortar fila em outras do parque. Desse modo você economiza bastante tempo nas do Harry Potter, e ainda consegue completar o resto das atrações bem mais rapidamente.
  • 2 parques em um dia sem Universal Express Pass: recomendado somente para quem vai em baixa temporada, tem pouco tempo e quer apenas curtir as atrações “imperdíveis” dos nossos roteiros. É preciso focar no principal e fazer escolhas do que você está disposto a abrir mão em cada parque nesse caso.

Independente da quantidade de dias, para entrar no Expresso de Hogwarts seu ingresso precisa ser park to park.

O ingresso Park to Park para a Universal Studios é necessário para entrar no Expresso de Hogwarts! Foto do Expresso de Hogwarts chegando na estação, com o muro de tijolos atrás e fumaça saindo da chaminé.
O ingresso Park to Park é necessário para entrar no Expresso de Hogwarts!

Além disso, sempre vale lembrar que a Universal tem um ingresso promocional de 14 dias vendido só na América Latina (ou seja, não é encontrado na bilheteria do parque) que vale muito a pena para quem vai passar mais tempo em Orlando. Ele é um tiquinho mais caro que o ingresso de 2 dias, mas te permite voltar ao parque a qualquer hora que você tiver uma janelinha no seu roteiro, durante 14 dias.

– Harry Potter muito cedo ou muito tarde
Assim como em vários outros roteiros, na Universal também vale a pena circular pelo parque no sentido anti-horário. Mas com a febre Harry Potter, vale a pena conhecer primeiro essa área do parque e em seguida percorrê-lo no sentido anti horário, ou seja, começando pela área de San Francisco e terminando no World Expo.  

No entanto, se você não conseguir chegar cedo no parque, a dica é ir monitorando o tempo de fila pelo aplicativo da Universal e correr pra lá assim que o tempo de espera estiver tolerável. 

– Evite filas indo sozinho
Nos parques da Universal muitas atrações trazem fila para “single riders”. Isso significa que se você não se importar em sentar com alguém desconhecido dentro de uma atração, então você pode entrar nessa fila especial e reduzir consideravelmente o tempo de espera. Sem dúvida vale a pena!

– Fique ligado nas filas pelo celular
Agora a Universal também oferece wi-fi gratuito em seus parques, então recomendo baixar o app oficial para que você possa ir acompanhando o tamanho das filas de todas as atrações ao longo do dia. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android.

ROTEIRO DO UNIVERSAL STUDIOS

1. THE WIZARDING WORLD OF HARRY POTTER – DIAGON ALLEY

Pra quem conhece a história do bruxo, essa área do parque é a imaginação se tornando realidade. Ela é diferente de qualquer outro parque, pois é cercada por um muro; ela representa do lado de fora a cidade de Londres, enquanto do lado de dentro fica o Beco Diagonal, uma espécie de bairro onde os bruxos que vivem na capital na Inglaterra fazem compras, vão ao banco, saem para beber e mais especificamente, onde o Harry Potter e seus amigos vão com o intuito de comprar os materiais escolares antes do ano letivo.

Foto no dragão em cima do prédio de Gringotts, no Beco Diagonal, com um céu claro ao fundo. Ele está cuspindo fogo.
Banco de Gringotes com o dragão no topo. De tempos em tempos ele solta fogo!

Apesar de nessa área existir apenas um brinquedo propriamente dito, todo o resto é uma atração à parte: a arquitetura, os cheiros, as lojas e restaurantes, além de todos os detalhes que só quem leu os livros vai perceber.

Atrações imperdíveisIMPERDÍVEIS

Harry Potter and the Escape from Gringotts: uma impressionante mistura entre montanha russa e simulador. Vestindo óculos 3D, todos vão tentar escapar das profundas cavernas que ficam no subsolo do banco comandado pelos duendes, Gringotes. Antes de mais nada a fila do brinquedo já impressiona com a riqueza de detalhes (o que ajuda passar as longas horas de espera). No entanto, para quem prefere chegar mais rápido e perder tudo isso, pode utilizar a fila de single riders, que em geral, demora metade do tempo da fila normal. Mas atenção: pegando essa fila você sempre será separado do seu grupo na hora de entrar no carrinho da atração – conforme diz o nome, “single rider” vai sozinho.

Foto da placa na entrada da atração do Beco Diagonal, a Harry Potter and the Escape from Gringotts. A placa é em preto e dourado.
A fila de Single Rider aqui economiza bastante tempo!

Hogwarts Expressa atração em si nada mais é do que um trem que conecta o Beco Diagonal (que fica no Universal Studios) com a vila de Hogsmeade (que fica no parque vizinho, o Islands of Adventure). O passeio dura menos de 5 minutos mas a experiência é fantástica. Para que você embarque no trem, é necessário que seu ingresso tenha a opção “park-to-park”, isto é, que permite transitar entre os dois parques num mesmo dia. Quem já comprou o ingresso sem essa opção, pode incluí-la na entrada da estação em qualquer um dos lados (ou seja, em qualquer um dos parques).
A experiência é diferente nos dois sentidos do trem, então vale a pena prestar atenção nos detalhes, principalmente enquanto você vai da Universal Studios para o Islands of Adventure. Em um momento da fila você passa no meio das plataformas 9 e 10.
Money Exchange: local onde você pode comprar dinheiro bruxo ou simplesmente não comprar nada e apenas bater um papo com um duende do banco dos bruxos. Pergunte para ele o que quiser (em inglês, claro) e veja o que ele te responde. Além de as filas não costumarem ser grandes, também é uma atividade rápida e bem divertida para quem curte Harry Potter.

Vá se sobrar tempo!SE SOBRAR TEMPO

Ollivanders: loja de varinhas presente nos dois parques, onde rola um showzinho rápido que mostra como a varinha escolhe o bruxo. Com toda a certeza é bem legal para os fãs. Aliás, caso vá comprar sua varinha, veja nossas dicas para a compra aí embaixo.

Ponto de foto! TIRAR FOTOS

The Knight Bus: conhecido em português como Nôitibus Andante, é o famoso ônibus roxo de três andares que circula invisível pelas ruas de Londres, nos livros do Harry Potter. Aqui ele fica do lado de fora do Beco Diagonal e é imperdível para tirar fotos. O motorista e a cabeça falante, presentes no filme, ficam do lado de fora do Nôitibus e interagem com todos que vão posar ali.

Foto do ônibus roxo de dois andares, conhecido como Nôitibus Andante. do Harry Potter, que fica no Universal Studios
Pra quem é fã, essa é uma foto super legal!

– Grimmauld Place: ainda antes de entrar no Beco Diagonal você poderá ver a casa da família do Sirius Black que foi sede da Ordem de Fênix. Preste bastante atenção na janela, pois você verá o elfo doméstico da família Black (Monstro ou Kreacher em inglês) aparecendo de tempos em tempos.
Beco Diagonal: são dezenas de pontos de fotos espalhados por todo o Beco. Não deixe de conhecer as lojinhas e alguns lugares, por exemplo, a casa de câmbio e a loja de varinhas do Ollivanders (Olivaras em português), onde você também pode interagir com os personagens. Se for atento, também encontrará a sede do jornal bruxo, O Profeta Diário, além de outros locais citados nos livros.
Knockturn Alley: o distrito comercial dedicado às artes das trevas, chamado de a Travessa do Tranco na versão brasileira, reserva cenários escuros e a loja Borgin e Burkes, onde você encontrará todos os artigos pertencentes aos Comensais da Morte, inclusive vários horcruxes.

icone-comprasDICAS DE COMPRAS

Se for comprar uma varinha, a dica é ir na Ollivanders assistir o showzinho para entrar no clima e em seguida comprar a sua. Veja que algumas varinhas tem etiquetas brancas e outras etiquetas douradas (estas um pouco mais caras). Apesar da diferença, vale a pena comprar a varinha com etiqueta dourada, pois ela é uma varinha interativa e te permite fazer feitiços pelo parque.

Assim como no Islands of Adventure, visitar as lojas de Harry Potter aqui na Universal Studios também é parte do passeio pelo parque, principalmente para quem é fã de Harry Potter. Relembre detalhes dos filmes enquanto visita cada loja e admira cada produto. Dá vontade de levar tudo pra casa!

Dica de comida!FOOD TIP

Em uma das esquinas do Beco, você encontra o Florean Fortescue’s Ice-Cream Parlour, uma sorveteria citada em alguns livros do Harry Potter que tem sabores bem diferentes e muito gostosos. Além disso, você encontra o famoso restaurante Leaky Cauldron, ou Caldeirão Furado, onde são servidas comidas típicas inglesas, como Fish and Chips e alguns tipos de sanduíches. O restaurante é bem gostoso e com preço justo, mas eu ainda gosto mais do 3 Vassouras, no Islands of Adventure.

Foto da estação de King's Cross, imitando a de Londres, de onde sai o Expresso de Hogwarts na Universal Studios
Estação de King Cross de onde parte o Hogwarts Express em direção ao Islands of Adventure

2. SAN FRANCISCO

Atrações imperdíveisIMPERDÍVEL

Fast & Furious: Supercharged: o simulador da franquia de Velozes e Furiosos te leva para um passeio de ônibus dentro do universo dos filmes com a participação dos personagens. Até mesmo quem não é fã acompanha bem a atração e se diverte.

3. NEW YORK

Atrações imperdíveisIMPERDÍVEL

Revenge of the Mummy: uma das melhores montanhas russas da Universal,  mas é uma pena que ela acaba muito rápido. Se você tem um pouco de medo de montanha russa, essa pode ser uma boa opção, pois ela é relativamente leve e não tem loopings. A graça está mais no cenário criado do que qualquer coisa.
– Race Through New York Starring Jimmy Fallon: um simulador divertido que te leva para um passeio por Nova Iorque com o Jimmy Fallon, famoso apresentador de TV americano.

A atração do Jimmy Fallon na Universal Studios oferece fila virtual! Foto da entrada da atração Race Through New York Starring Jimmy Fallon, mostrando o apresentador na placa. A entrada do simulador se assemelha a um teatro clássico
A atração do Jimmy Fallon oferece fila virtual!

Vá se sobrar tempo!SE SOBRAR TEMPO

The Blues Brothers Show: show que acontece algumas vezes ao longo do dia com o cover da famosa banda de mesmo nome.

4. MINION LAND

A área dos Minions é a novidade mais recente da Universal e eles capricharam, viu? A temática é muito bem feita e cheia de detalhes que quem conhece os filmes da saga vai adorar ver. A Minion Land conta com duas atrações, restaurantes em formato quick-service, lojas e até um quiosque que vende pipoca de banana (essa eu vou ficar devendo a avaliação :P).

Atrações imperdíveisIMPERDÍVEIS

Despicable Me Minion Mayhem: um hit do parque é a atração de Meu Malvado Favorito, que vem acumulando filas gigantes em razão do fator Minions. É um simulador com os personagens do filme que todo mundo ama. Mas se você não amar os Minions e estiver com pouco tempo, até dá para passar batido.

Vá se sobrar tempo! SE SOBRAR TEMPO

– Villain-Con Minion Blast: a mais nova atração da área não é uma atração clássica, com carrinhos. Ela se passa em uma esteira onde você deve atirar nos alvos pra juntar pontos e entrar para o time de vilões dos filmes dos Minions. Não é (nem de longe) a melhor atração do parque, mas vale conhecer pela novidade e se a fila não estiver longa! Lembre-se de sincronizar a sua arminha com o aplicativo da Universal pra ter uma interatividade extra.

5. PRODUCTION CENTRAL

Atrações imperdíveisIMPERDÍVEIS

Hollywood Rip Ride Rockit: também conhecida simplesmente por Rockit, essa montanha russa assusta quando se olha de fora. Isso porque ela tem uma subida inclinada a 90º, mas não se preocupe, pois a descida não é igual. Além disso, você anda na montanha russa enquanto escuta a música que escolhe na tela em frente a sua cadeira. Detalhe: você é filmado o tempo inteiro na atração e pode ver (e evidentemente comprar) o filme na saída.

Foto do Universal Studios de longe, sendo possível ver o lago e parte do parque.
Dá pra ver a subida da RockIt ali no fundo!

Transformers The Ride-3D:  é um simulador 3D no mesmo estilo do simulador do Homem Aranha (do Islands of Adventure) e ainda é um dos hits do parque. Se eu fosse você checaria o app ao longo do dia a fim de tentar visitar essa atração no momento de menor fila, ou ao menos uma fila aceitável. Já que ela fica no meio do parque, grudada no lago, é bem pertinho para chegar de qualquer ponto.

Ponto de foto! TIRAR FOTOS

Próximo da atração do Transformers, você poderá encontrar os próprios tirando fotos com os visitantes em determinadas horas do dia. É sem dúvida uma das experiências com personagens mais diferentes oferecidas pelos parques de Orlando!

Foto na frente do simulador de Transformers na Universal Studios, com um dos robôs do filme em tamanho gigante acima da placa.
Transformers 3D, um dos hits da Universal Studios

6. HOLLYWOOD

Essa área é muito bem caracterizada, mas vale mais a pena por causa do cenário do que pelas atrações em si, pois na minha opinião, nada aqui é imperdível.

Vá se sobrar tempo! SE SOBRAR TEMPO

The Bourne Stuntacular: mais recente show da Universal, que acontece no teatro onde antes ficava o espetáculo do Exterminador do Futuro. Esse novo é baseado nos filmes Bourne, com diversas referencias às cenas clássicas e personagens da trilogia.
– Horror Make Up Show: outro show, esse mais antigo (abriu em 1990) que mostra alguns personagens engraçados e suas maquiagens de filmes de terror. Eles interagem com os visitantes e os chamam para que se juntem à brincadeira, então se o inglês não é seu forte, tome cuidado.

Foto da rua na área chamada de Hollywood no Universal Studios. É o caminho para o Harry Potter.
Hollywood no Universal Studios. É o caminho para o Harry Potter

7. WOODY WOODPECKER KIDZONE

Essa área costumava abrigar várias atrações bem legais para crianças, mas está passando por uma reformulação e vai reabrir em breve com uma nova temática da Dreamworks, trazendo personagens queridos como Shrek, Kung Fu Panda e mais. Enquanto a área está em obras, algumas atrações seguem abertas por lá:

Atrações imperdíveis IMPERDÍVEIS

E.T. Adventure: essa é uma das mais tradicionais atrações de Orlando, afinal, não tem quem não tenha assistido ao filme E.T. Mesmo que você não seja tão fã do filme quanto a Rê (que chora TODA vez que assiste), não deixe de ir e dar o seu nome na entrada da atração. Assim você vai ter uma surpresa no final. Além disso, a atração é tão antiga que a gente morre de medo que a Universal acabe com ela qualquer dia desses. Então não perca por nada pois você nunca se sabe se terá a chance de voltar a visitá-la no futuro.

Atrações para as crianças PARA AS CRIANÇAS

Animal Actors on Location: um showzinho de animais adestrados. Mais indicado para crianças mesmo pois não impressiona.

8. SPRINGFIELD

Atrações imperdíveis IMPERDÍVEIS

The Simpsons Ride: é um simulador extremamente bem feito, no qual sem dúvida vale a pena ir. É certamente imperdível. Minha única reclamação é que ele sacode muito e eu sempre saio um pouco enjoado dali (e olha que eu quase nunca enjoo em atração nenhuma). Então se você tem labirintite ou fica enjoado facilmente, pense duas vezes antes de entrar nesta atração.

Foto da entrada a atração dos Simpsons na Universal Studios, com um carrinho com os personagens na frente da placa.
A atração dos Simpsons é imperdível, mas pode dar enjôo em algumas pessoas

Atrações para as crianças PARA AS CRIANÇAS

Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl: é mais uma atração no estilo do Dumbo no Magic Kingdom, ou seja, do tipo que as crianças menores gostam bastante.

Dica de comida! FOOD TIP

Em frente ao The Simpsons Ride, bem como em alguns outros pontos do parque, você encontra o hot dog original do Nathans, um cachorro quente bem tradicional de Nova York. Com toda a certeza vale a pena comer, colocar cheddar em cima e completar com batatas chips. Além disso, ali você encontra várias opções de comida do seriado Simpsons: tem Tacos, Donuts e até uma praça de alimentação com uma variedade imensa de comidas.

Foto da barraca de hot dog Nathan's, com um toldo listrado em vermelho e branco.
Cachorro quente dos Simpsons. Coma depois de ir no simulador

Ponto de foto! TIRAR FOTOS

A área dos Simpsons é um grande estúdio fotográfico para os fans do seriado. São diversos pontos e referências, de modo que esta parte do Universal Studios acaba sendo um prato cheio para quem quer tirar boas fotos. Além disso, de vez em quando você até encontra personagens por lá.

Ah! Ali pertinho da área dos Simpsons você verá um trem e um DeLorean do De volta para o Futuro, que são as únicas coisas que sobraram desse clássico depois que a Universal fechou a atração do filme. Se você for fã,  vale uma foto ali também.

9. WORLD EXPO

Atrações imperdíveisIMPERDÍVEIS

Men in Black Alien Attack: uma das minhas atrações preferidas na Universal, pois tem competição. Basicamente cada pessoa tem uma arma e tem que atirar nos aliens ao longo de diversos cenários. Por fim, ganha quem tiver mais pontos. Aliás, vale dizer que os aliens são engraçados e não tem nada de assustador não, tá?

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!