Comida

Via Napoli: a pizzaria italiana do Epcot

Quando a gente vai pros Estados Unidos, o que mais se vê de comida é hambúrguer e pizza. Mas a pizza americana é bem diferente do que a gente tá acostumado aqui no Brasil. É massuda, com um molho que, de tão temperado, você nem sente o gosto de tomate. Recheio? Só queijo, pepperoni ou umas coisas mais estranhas tipo pimentão e carnes. Nada contra, eu adoro pizza americana, mas tem horas que uma pizza mais tradicional é super bem vinda, né? Se por um lado não encontramos pizza brasileira na Disney, por outro, encontramos pizza italiana, ou melhor ainda, napolitana! É esta pizza que eu procuro quando estou em Orlando e quero uma massa fininha, com um molho de tomate fresco e um recheio de primeira.

Isto sim é uma bela pizza de verdade!

Há alguns anos, a Disney inaugurou um segundo restaurante no pavilhão da Itália para fazer companhia ao Tutto Itália. Este restaurante é o Via Napoli, que serve alguns tradicionais pratos do Sul da Itália, mas foca mesmo em pizzas. Fazendo jus ao nome que remete às origens napolitanas, o restaurante é um pouquinho mais desorganizado, então eu recomendo fortemente fazer reservas caso queira muito ir lá. O esquema de dar o nome e esperar por uma mesa na hora pode ser bagunçado e, algumas vezes, simplesmente inviável. Se o restaurante estiver minimamente cheio eles já não vão te deixar esperar por uma mesa se você não tiver reserva, então fica a dica de garantir a sua mesa seguindo as dicas desse post aqui.

Como é o Via Napoli

Voltando ao Via Napoli, o restaurante é grande e possui mesas normais e mesas comunitárias, onde você pode sentar com um desconhecido e bater o maior papo enquanto come. Cada um com suas preferências. Não deixe de prestar atenção nos fornos a lenha que são usados para fazer as pizzas. Cada um tem a cara de um homem e nome de vulcão; é um detalhe bem bonitinho na minha opinião.

No fundo dá para ver a mesa comunitária (lado direito, atrás do homem de blusa verde) e mais ao fundo (centro da foto) os 3 fornos a lenha.

A comida do Via Napoli

Enquanto escolhe sua pizza ou o seu prato, minha dica é pedir alguma das entradinhas pois todas que eu já experimentei são bem gostosas.

Uma das opções de entrada é o Arancini, uma espécie de bolinho de risoto recheado com carne. Delícia!

Na hora da pizza, você verá que existem algumas opções bem gourmets com alcachofras ou cogumelos. Eu gosto mesmo da pizza napolitana, que vem só massa, molho e a mussarela de búfala e manjericão. Tudo isso regado com uma dose de azeite extra virgem. Um espetáculo!

Escolha o tamanho que você quer (são bem fartos) e seja feliz. Infelizmente eu tenho o olho maior que a barriga e sempre como vários pedaços de pizza até não aguentar mais. Resultado: nunca experimentei uma sobremesa do Via Napoli. Se você for mais comedido do que eu e experimentar alguma, depois diga o que achou. 🙂

Só pra ter ideia do tamanho da pizza!

Conclusão sobre o Via Napoli

Este restaurante é uma boa opção para sentar e comer sem demorar tanto quanto a maioria dos restaurantes, o que pode ser um ponto positivo para garantir que você não vai perder o Illuminations (show de fogos do Epcot). Mas, ainda assim, eu não arriscaria perder o show, então prefiro sempre fazer minhas reservas de jantar no Epcot para, no mais tardar, 1h30 ou 1h15 antes do show.

Outro ponto positivo do Via Napoli é que, como toda pizzaria, ele não sai tão caro quanto outros restaurantes. Uma pizza grande custa em torno de 30 dólares e uma pizza gigante (meio metro de pizza!) custa 40 dólares e dá para bastante gente dividir. Eles possuem algumas opções de pratos além de pizzas, mas vamos deixar uma coisa clara: o forte da casa é a pizza mesmo. Se você quer uma bela macarronada italiana, a minha principal dica continua sendo o Tutto Itália. Sei que a gente é super acostumado a comer pizza só no jantar, mas considere quebrar este padrão e cogitar o Via Napoli também no almoço.

A pizza é bem tradicional italiana – nada de pizza americanizada aqui

Nome: Via Napoli
Endereço: 1510 Avenue of the Stars, Orlando, FL 32830 (Veja no Google Maps)
Telefone: +1 407-939-3463
Referência: Dentro do parque Epcot, no pavilhão da Itália
Preço: US$15-30 por pessoa
Horário de Funcionamento: depende do horário de funcionamento do Epcot
Cardápio: clique aqui para visualizar o cardápio (em inglês)
Disney Dining Plan: Sim
Avaliação do VPD:  Nota 3 de 5



  • Oi Maria,
    Infelizmente não, o Via Napoli é apenas um restaurante Table Service.
    Abs
    Felipe

  • Oi Maria,
    Pode sim. Pode pedir “take away”, que seria levar pra viagem.
    Abs
    Felipe

  • Oi Marcia,
    Obrigado pela mensagem!
    É recomendado fazer reserva sim, essa semana mesmo estávamos por lá e não tinhamos reserva e não conseguimos comer no Via Napoli, tivemos que escolher outro!
    Abs
    Felipe

  • Oi Julia, tudo bem?
    Você pode mudar a quantidade a qualquer momento pelo My Disney Experience.
    Caso não mude, como é apenas uma pessoa acho difícil que eles cobrem a multa caso só apareçam 3, mas o ideal é sempre alterar a reserva para o número de pessoas que realmente vai para o sistema atualizar e dar disponibilidade para outras pessoas que também querem fazer a sua 🙂
    Abs
    Felipe

  • Oi Rafaela,
    Depende muito do apetite, mas se vocês comerem pouco até pode servir sim.
    Abs
    Felipe

  • Renata

    Olá Joliane, tudo bem?

    Entendi, justo. Uma boa pizza sem o stress de precisar quase que de um advogado para entender as regras do Dining plan lá, né? haha

    O tempo é apertado mas por sorte a frente do pavilhão da Itália é um bom ponto para ver o Illuminations. Dá para você sair e rapidinho estar bem posicionada para ver o show.

    Os garçons lá são meio bagunçadinhos, então minha sugestão é aproveitar o primeiro momento, já fazer o pedido todo para não perderem tempo e poderem comer e assistir o show com tranquilidade.

    Abraços,
    Renata

  • Renata

    Olá Joliane, tudo bem?

    Obrigada pela mensagem e fico muito feliz em saber que está curtindo o blog.

    Peço desculpas pela demora em te responder. Como estou viajando (advinha onde? hahaha) acabou acumulando algumas mensagens aqui. Além disso a sua pergunta é excelente!

    O Dining Plan do Via Napoli é possivelmente o mais confuso e dependendo do que vocês pedirem, vão cobrar uma quantidade diferente de créditos. Por exemplo, vocês podem pedir pizzas individuais com o crédito de Table Service. Se vocês pedirem uma pizza grande ou uma piza de meio metro, vão cobrar mais créditos. Além disso, dependendo dos recheios que vocês quiserem colocar na pizza, também cobram mais separadamente. O ideal é chegar lá e pedir todas as regras vigentes para quem te recepcionar no restaurante para garantir que não vão te cobrar a mais sem você saber.

    Isso dito, a pizza de lá é beeem gostosa! Recomendo muito!

    Abraços e boa viagem,
    Renata

  • Mireille Garcia Violento

    Boa tarde como faço a reserva para o via napoli? E quanto a pizza da foto que vocês estão comendo, eu não a encontrei no cardápio,sabem o nome dela ou vocês a montaram com os ingredientes que escolheram? Obrigada.

  • Oi gente!! O DDP aceito é o table service ou o quick service? Obrigada!!

    • Olá Luciana, tudo bem?

      O plano aceito é o table service.

      Abraços,
      Renata

  • Renata e Felipe, o blog de vcs é demais! Eu e minha esposa também somos do grupo de apaixonados por Orlando!
    Só acrescentando mais um pequeno detalhe sobre os fornos desse restaurante… cada um tem um nome dos maiores vulcões da Itália, que são o Etna, Vesuvio e o Stromboli.

    Abraço!

    • Excelente adição, Pedro. Muito obrigada! 😀

      Que bom que vocês também são dos nossos (apaixonados por Orlando). Fiquei feliz em saber que gostou do blog! E sempre que tiver novas adições de dados ou dicas interessantes, sinta-se sempre muito bem vindo para dividir com a gente. 🙂

      Abraços,
      Renata

  • Raíssa

    Gente,
    Eu vi que tem muitos restaurantes, italianos e outros, além de várias delícias. Mas o que eu gostaria de saber era como é a alimentação para celíacos.

    • Oi Raíssa,
      Dentro da Disney é super completa e se for fazer reservas, basta selecionar que precisa de alimentos “gluten free” na hora que estiver no site da Disney. Quase todos as lanchonetes também oferecem opções para celíacos. Se não encontrar, pergunte a qualquer funcionário que ele prontamente te ajudará a achar algum.

      Abs
      Felipe

  • Alessandra

    Felipe e Re
    Minha viagem ta chegando e queria uma ajuda com os almocos nos pafque
    Eu e meu marido nao gostamos muito de lanches mas tb nao queriamos pagar muito caro. Quanto sera q gastaremos por dia nos restaurantes dos parques? Consegue me dar uns nomes? Bj

    • Olá Alessandra,

      Procurando, todos os parques tem alternativas baratas além do hambúrguer. Clique aqui para ver o post que fizemos sobre o assunto.

      Além disso, se quiser um restaurante mesmo (Table Service),quando você vai fazer uma reserva no site da Disney pode filtrar apenas os mais baratos (com um $ só). Selecione o parque e um $ e veja as opções. 🙂

      Abraços,
      Renata

      • Beatriz Capucci

        Estivemos em orlando o ano passado e descobrimos um restaurante Girafas que tem aqui no Brasil, a comida era ótima e bem em conta , fica na internacional drive próximo as lojas brasileiras

  • juliane

    Vale a pena assistir o show de fogos do restaurante, qual o melhor lugar para assistir?

    • Oi Juliane
      Vale sim, mas não é garantido que você vai conseguir uma mesa com vista para o lago. Os melhores restaurantes para você assistir aos fogos são o Rose&Crown na Inglaterra e o Hacienda de San Angel, no Mexico.

  • bruna

    Olá Felipe, estarei em Orlando no período de 24/01 a 10/02 com meu marido e meu filho de 6 anos. Essa pizza da foto seria a de 30 ou 40 dólares?

    • Oi Bruna
      Essa pizza foi a de 30 dólares, se eu não me engano.

  • Estou indo no final de janeiro com um grupo de 10 e ficaremos ate fevereiro, sei que estes meses são menos cheios, voce acha que preciso fazer reserva?
    Fiquei receosa de fazer pelo site, pois eles pedem o numero do cartão de credito e caso haja algum problema de não comparecermos irão me cobrar uma taxa…
    Enfim, existe a possibilidade de eu conseguir sem reservar com antecedência? O que acha?
    Um abraço e obrigada pelas dicas, muito bom local para informações mesmo para quem ja foi.

    • Oi Adriane,

      Existir a chance de vocês conseguirem existe, mas também existe a grande chance de não conseguirem entrar. Fica a seu critério decidir se vale a pena ou não fazer a reserva, mas você sabe que se você cancelar com a antecedência mínima que a Disney pede, você não é cobrado, né? É só ficar atento a isso que eles não farão cobrança alguma.
      Que bom que gostou do blog! Obrigada!

      Abraços,
      Renata

  • raquel reis vanacor

    A RESERVA PARA O VIA NAPOLI PODE SER FEITA NO MESMO DIA AO CHEGAR AO PARQUE, OU VOCÊS ACHAM QUE PRECISA SER COM ANTECEDÊNCIA MAIOR? OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    • Oi Raquel, você pode tentar, mas dificilmente vai conseguir horários disponíveis no mesmo dia. O melhor a fazer é reservar com antecedência.

      Abs
      Felipe

  • Paulo Santos

    Olá nossos melhores orientadores! Sou do clube dos “Pouca Prática” que viajará para USA pela primeira vez., assim gostaria de pedir mais algumas dicas para a minha viagem que irá ocorrer entre os dias 13 e 27/Dez em Orlando.
    1. viajaremos com 02 crianças cada uma c/8 anos e na locação que fizemos não escolhemos a contratação dos assentos elevatorios. O que acham de ao sairmos do aeroporto pararmos num Walmart e comprar estes assentos ao inves de pagarmos caro na locadora?
    2. somos fracassimos com o inglês, como tu resume como andas o idioma português ou espanhol por lá? Lojas, hotéis, locadoras, parques, serviços publicos.
    3. nossa 1ra estadia será de 13/18 Dez no All Star Movies e por aí faremos os 04 parques, depois saimos e ficaremos na International Drive (Ramada Plaza Resort no altura do 6500) de 18/27 Dez e temos os ingressos já contratados: 03D Universal, 01D Busch, 01D Sea, 01D Legoland, como tu sugeres utiliza-los? Considerando o dia de Natal e fim de semana, qual a melhor ordem na sua opinião?
    De momento colegas é só. Parabenizo o casal pelas dicas e carinho com os viajantes brasileiros. Orbrigado Paulo

    • Olá Paulo
      Como vai?

      Respondendo as suas perguntas:
      1) Sim, acho uma ótima idéia comprar os carros no Walmart, mas se você não planeja levar os assentos de volta para casa após a viagem, talvez fosse mais barato alugar.
      2) O Espanhol é falado em todas as atrações, shoppings e parques. Já Português é bem falado em muitos lugares, apesar se não ser idioma oficial.
      3) Acredito que é melhor você deixar os parques mais tranquilos (Sea World, LegoLand e Busch Gardens) para os dias mais próximos do Natal, e fazer os da Disney e da Universal mais no início da viagem. Assim vocês evitam muitas filas nos parques mais cheios.

      Obrigado pela visita!

      Felipe

  • rafa

    Vcs são demais! !!!

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.