Coisas grátis pra fazer na Disney
Neste post
Uma viagem para Orlando é sempre repleta de programações interessantes, por isso que a gente nunca cansa dessa cidade! O mais legal é que você encontra atividades para absolutamente todas as idades e perfis. Seja você uma criança de 5 anos ou um idoso de 85, Orlando tem algo que você vai gostar.
Desde os clássicos parques, refeições com personagens, shoppings e outlets até jogos da NBA, shows de artistas famosos, praias próximas, reservas naturais … a lista é grande e opção é o que não falta por lá!
O que acaba faltando as vezes é orçamento para dar conta de tanta coisa legal, né? Por isso mesmo, hoje a gente separou aqui as programações gratuitas mais legais oferecidas pela Disney.
A ideia é que você possa manter todo o seu roteiro da viagem apenas com opções bem interessantes para sua família, mas sem perder de vista os gastos. Se por um lado você vai fazer alguma coisa muito cara em determinado momento, pode equilibrar com alguma coisa grátis para o resto do dia ou para o dia seguinte. Assim na média, fica tudo bem! 😉
Se a gente fosse partir para o restante de Orlando, poderíamos fazer uma lista ainda maior de alternativas grátis para a sua viagem, e talvez a gente faça isso algum dia. De qualquer forma, como a grande maioria dos turistas vem pra Orlando para visitar a Disney e é lá que a gente encontra algumas das atividades grátis mais legais da cidade (pelo menos na minha opinião), resolvi focar só em Disney por hora mesmo. Espero que encontre algo bem legal para sua viagem! 😉
Disney Springs
Provavelmente essa é a programação gratuita mais conhecida da Disney e que a cada dia fica mais completa. O Disney Springs é uma espécie de centrinho da Disney, cheio de lojas, restaurantes e opções de entretenimento super legais, e não precisa pagar ingresso pra visitar (nem para estacionar, viu?)!
Claro que ali você encontra também várias atividades pagas como o Cirque du Soleil, passeio de Balão da Disney ou o Amphicar, só para citar alguns exemplos. A verdade é que há atividades para todos os gostos e bolsos, e mesmo que você não queira gastar um centavo, dá para curtir muito o Disney Springs.
Durante à noite, diversos artistas tocam música ao vivo em diferentes pontos do Disney Springs, fazendo todo mundo parar pra ver ou até começar a dançar. Além disso, é ali que você encontra algumas das melhores lojas da Disney, que por si só já valem um passeio.
Se quiser aproveitar a viagem para comer alguma coisa, você encontra restaurantes super sofisticados como o The Boathouse e outros super baratinhos, como o Chicken Guy e o Earl of Sandwich, um dos meus preferidos de Orlando! Há também opções de restaurantes tematizados que as crianças adoram, como o T-Rex e o Rainforest Cafe.
O Disney Springs está sempre se renovando e trazendo novidades. Para saber tudo que está disponível para você aproveitar por lá e o que a gente mais recomenda, veja o nosso Guia Completo do Disney Springs clicando bem aqui.
Boardwalk
Não é de hoje que eu falo que o Boardwalk é um dos cantinhos que eu mais gosto dentro da Disney. Ele é meio escondido, muito charmoso, com cara de cenário de filme e com opções muito gostosas para um passeio especial.
Você também não paga nada para visitar esse calçadão da Disney que traz alguns restaurantes, entretenimento de rua e docerias deliciosas. De quebra, ele fica bem pertinho do Epcot e do Hollywood Studios, sendo uma programação perfeita para quem quiser esticar a noite ou fazer uma pausa dos parques no meio da tarde. Se tiver mais tempo, dá até pra emendar um passeio de Skyliner – o teleférico da Disney – como falo mais abaixo 🙂
Para saber mais sobre o Boardwalk, clique aqui ou dê play no vídeo aí abaixo:
Visitar os hotéis da Disney
Os hotéis da Disney trazem diferentes temas: um é todo chique com ar vitoriano, outro é mais rústico e com cara de hotel fazenda, outro fala de esportes, outro ainda traz personagens da Disney na decoração e por aí vai. Cada hotel tem seu diferencial e cada visitante vai se interessar mais por um deles, mas visitar alguns hotéis da Disney pode ser uma atividade interessante dependendo do perfil do seu grupo, por diferentes motivos.
Se você gostar muito de Nemo, Pequena Sereia, Rei Leão ou Carros, por exemplo, pode ter curiosidade de conhecer o Art of Animation, um hotel que te leva quase que pra dentro dos cenários desses filmes. Agora, se você for muito fã de Toy Story, talvez queira conhecer o All Star Movies.
Esse é o tipo de coisa que eu recomendo só para quem é fã mesmo (e tem um pouco mais de tempo na viagem), porque eu acho que é ir muito longe só pra tirar uma foto. Mas, ainda assim é uma programação que faz o maior sucesso com quem curte esses filmes.
Outro hotel super legal de se visitar é o Animal Kingdom Lodge, que é todo ambientado no tema africano e tem uma savana própria com animais. O passeio até lá rende uma vista de pertinho dos animais, além de conhecer um pouquinho mais da cultura africana com instrutores explicando sobre os animais e perfomances de músicos no lobby.
De quebra, lá tem também restaurantes temáticos e super gostosos, como o Boma e o Sanaa, que é perfeito pra um café da manhã especial com vista para a savana!
Além disso, dependendo da época da sua visita a Orlando, você pode encontrar exposições especiais em alguns hotéis da Disney. Muitos fazem decorações incríveis de Natal ou até de Halloween. O Disney’s Grand Floridian, por exemplo, traz umas decorações de tirar o fôlego e também é conhecido pela tradicional exposição de ovos decorados durante a Páscoa. Enfim, cada hotel vai ter suas características próprias.
Essa dica já foge um pouco do tópico desse post, mas se você estiver disposto a gastar, há também ótimas opções de restaurantes nos hotéis da Disney, viu? Se couber no seu orçamento, pode ser uma experiência bem legal.
Além disso, de alguns deles você ainda consegue ver os shows de fogos dos parques, mas isso eu já explico melhor logo aí embaixo, no próximo item 😉
Assistir aos fogos
É claro que a melhor maneira de assistir aos fogos da Disney é dentro dos parques, mas esta não é a única. Há lugares pagos e gratuitos fora dos parques onde você pode admirar estes espetáculos. Acaba sendo uma boa programação para quem:
- Não vai poder visitar o parque e quer ter um gostinho do show de fogos;
- Visitou o parque, mas precisou ir embora antes por qualquer motivo;
- Visitou o parque e quer rever os fogos (mesmo que de um ângulo diferente), e não quer gastar mais ingresso para isso;
- Vai visitar os parques mas, estrategicamente, optou por assistir aos fogos do lado de fora em alguma data especial (e de muita lotação) como Ano Novo, 4 de julho, ou Ação de Graças. Assim consegue tornar a noite mais especial sem gastar um ingresso em um dia de filas longas demais.
Bom, você sabe o seu motivo para querer ver os fogos da Disney fora dos parques, né? O show com mais opção de visualização sem usar um ingresso é o Happily Ever After, do Magic Kingdom, mas há pontos para assistir ao espetáculo do Epcot também. Para ver a lista completa de onde ver os fogos sem gastar com ingresso, clique aqui.
Chip n’ Dale Campfire Sing-A-Long
Essa é daquelas atividades gratuitas que a gente nem acredita que seja verdade, de tão bom que é e por não precisar pagar por ela. Envolve até encontro com personagens! A Disney faz uma fogueira com um show country no Disney’s Fort Wilderness, com a presença do Tico e do Teco.
Lá você pode assar marshmallows na fogueira, interagir com os personagens, curtir as músicas e depois ainda pode ficar para um “cineminha” com um filme da Disney sob as estrelas.
Ah, e não precisa ser hóspede do hotel pra participar do evento, viu? Todo mundo está convidado a participar. Porém, desde o retorno pós pandemia, alguns detalhes de funcionamento mudaram e ir até essa atividade deixou de ser algo tão simples.
Atualmente, o campfire acontece todos os dias da semana, mas está sujeito a alterações dependendo da época do ano e do clima, por acontecer em um ambiente totalmente aberto. No verão, a atividade começa por volta das 19h já que os dias são mais longos e costuma escurecer mais tarde. No inverno, ela inicia cerca de uma hora antes, às 18h.
Como falei, depois da pandemia, algumas coisas mudaram e as informações sobre o campfire têm sido mais discretas. A Disney não tem divulgado a programação completa para todo mundo, como acontecia antes, e agora só conseguimos ver no máximo o horário de início da atividade no site.
Além disso, eles também não autorizam mais quem não é hóspede a estacionar o carro por lá, mesmo que seja um evento liberado para todos. Com a mudança, o trajeto até o hotel ficou bem maior e o melhor jeito é deixar o carro estacionado em outro ponto, como no Disney Springs, e de lá pegar o ônibus interno da Disney até o Fort Wilderness.
O campfire ainda continua sendo uma programação gratuita, especial e que vale super a pena, mas o caminho até ele pode tomar um bom tempo do seu dia. Por isso, é sempre importante analisar direitinho se cabe na sua programação e confirmar tudo antes de ir.
Vale entrar em contato com a recepção do hotel para checar se o evento vai mesmo acontecer naquele dia, confirmar os horários, se o Tico e Teco estarão lá para fazer a interação e aproveitar até para saber a programação dos filmes. Se quiser saber mais informações e para qual número ligar, é só clicar aqui!
Já contamos em detalhes essa experiência aqui no VPD, com todas as nossas dicas. Para saber mais, é só dar play no vídeo aí embaixo ou clicar aqui para ver a matéria completa sobre o Campfire.
Extra: passeio de teleférico no Skyliner
Na verdade, o Skyliner – o sistema de teleférico da Disney – nasceu para ser um meio de transporte que leva os hóspedes entre alguns hotéis e parques do complexo, mas não deixa de ser uma opção de passeio interessante. Ele é acessível a todos os visitantes (não apenas aos hóspedes do complexo) e completamente gratuito.
O teleférico tem estações no Epcot e no Hollywood Studios, e também nos hotéis Caribbean Beach, Riviera Resort, Pop Century e Art of Animation (é a mesma estação pra esses 2 últimos). O trajeto passa por cima de alguns trechos legais, como o lago do Pop Century, e outros mais sem graça como os estacionamentos.
A estação do Epcot fica na entrada alternativa do International Gateway, ao lado do Boardwalk. Pode ser uma boa ideia emendar com um dia de passeio por lá 🙂 Se quiser saber todos os detalhes sobre o Skyliner, é só clicar aqui ou dar play no vídeo!
Tá vendo só? Nem tudo precisa ser pago nem caro! Todas essas programações são bem legais, bem Disney e ainda por cima te ajudam a equilibrar o orçamento da viagem: se um dia você vai gastar mais em um parque, pode compensar gastando menos no outro com estas atividades. Depois, conte para a gente qual você gostou mais 😉
Ah! E se sentiu falta de alguma atividade gratuita da Disney nessa lista, não deixe de nos contar as suas dicas aí no campo de comentários. Vamos adorar!!