VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Receitas de Orlando: funnel cake da Disney

Hoje vai ter sim a receita de funnel cake da Disney para ajudar a matar a saudades dos parques e passar o tempo em casa! Eu nunca faria fritura em casa (na quarentena!!) se não fosse por vocês pedirem TANTO, mas valeu a pena demais! Depois de alguns testes, temos um funnel cake perfeito, igual ao da Disney, para chamar de nosso! <3 Muito obrigada por todo mundo que deu aquele empurrãozinho para eu aceitar esse desafio! 

Receita do funnel cake da Disney
Funnel cake igual ao da Disney: nem acredito que fui eu que fiz.

Recriar as receitas que vocês tem me pedido, com a ajuda mais que especial da Juju, tem sido um desafio super gostoso e uma das coisas divertidas para fugir do stress nesses dias de isolamento por aqui.

O funnel cake é um dos doces mais clássicos da Disney, vencedor do primeiro lugar do nosso Top 10 Doces da Disney!

Diferente da calda de morango ou de outras receitas em teste por aqui, a receita do funnel cake é super conhecida e divulgada por aí. Aliás, você sabia que se você gostar muito, pode pedir a receita de alguma comida pra Disney? Seja no restaurante, no guest relations ou até mandando email depois. Nem sempre dá certo, nem sempre é algo que eles tem fácil pra dar, mas em muitos casos funciona sim, então fica a dica. 

A receita do funnel cake é super simples! O truque é muito mais no modo de fritar, que as vezes demora um pouquinho para você pegar o jeito, mas a boa notícia é que mesmo os primeiros funnel cakes meio disformes, ficam com o gosto maravilhoso e igualzinho da Disney! Vou colocar a receita escrita aqui pra você guardar, mas se tiver a chance, essa é uma receita que vale mesmo a pena ver o vídeo só pra ter a ilustração do processo para te ajudar na hora de replicar.

Além disso, no final do post vou dar uma dica extra que não está no vídeo sobre o momento da fritura, mas que realmente não é essencial – é só uma firula pra quem quer o funnel cake bem redondinho. 

E se você for fazer o funnel cake, lembre-se que ele fica ainda mais perfeito com a calda de morango que eu já dei a receita aqui.

Receita: Funnel Cake da Disney

Ingredientes:

  • 2 xícaras de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 xícaras de farinha
  • 1 pitada de sal
  • 1 1/2 colher de sopa de fermento
  • óleo pra fritar
  • açúcar confeiteiro para finalizar

Modo de fazer:

Num recipiente, misture o fermento, sal e farinha e reserve.Em outro recipiente, junte o leite, os ovos, açúcar e essência de baunilha e misture. Aos poucos, vá juntando a mistura de ingredientes secos nessa massa, sempre mexendo a cada adição. Misture tudo até os grumos de farinha sumirem e virar uma massa homogênea. Não mexa mais do que isso, tá? Bater mais do que o necessário faz a massa ficar mais pesada, então pare assim que ficar lisinha. 😉

Em uma panela pequena, coloque oléo o suficiente para fritar (até atingir uns 3 dedos de altura é o suficiente). Aqueça o óleo em fogo médio e vá adicionando a massa em um fio fino e contínuo, sempre “desenhando” o ninho do funnel cake com a massa no óleo (fazendo círculos e riscos de massa na fritura).

O pulo do gato pra dar certo: para fazer o seu funnel cake, a massa precisa ser jogada como um fio contínuo. O doce recebe esse nome porque originalmente é usado um funil para jogar a massa dessa forma, mas eu acho muito complicado e trabalhoso fazer isso (fora a sujeira, sabe?). Outra técnica que funciona é jogar a massa em um saquinho de confeiteiro ou até um saquinho ziploc, cortar uma pontinha pra fazer um bico bem pequeno e deixar a massa cair por essa abertura. Funciona e não é difícil mas eu acho que você perde muita massa no saquinho. 

O meu jeito, pra simplificar e conseguir o mesmo resultado, é jogar a massa em uma jarrinha com um bico bem fininho (não adianta se for um bico mais grosso). Você pode ver bem a jarrinha que eu usei no vídeo. Jogando de uma altura maior, o fio de massa chega na panela bem fininho – só cuidado pra não jogar alto demais e espirrar óleo quente em todo lugar e acabar se queimando, hein? 

Se fizer também, marque a gente no instagram! Quero ver seu funnel cake também. 😉

Faça as coisas de uma forma que você se sinta seguro e você vai pegar o jeito aos poucos. O meu primeiro (e segundo) funnel cake não ficaram perfeitos, mas ficaram hiper gostosos do mesmo jeito! Quanto mais você faz, mais você vai pegar o jeito. Tudo na cozinha (ou na vida?) é assim! 

Polvilhe com açúcar confeiteiro e coma com o que você quiser: a calda de morango é a combinação ideal também, mas fica delicioso com açúcar e canela, sorvete, cobertura de chocolate e o que mais você quiser. Se descobrir uma combinação incrível, não deixe de compartilhar com a gente, tá? 🙂 

Dica extra: se você quiser aquele funnel cake redondinho perfeito mas não quer exatamente do tamanho da panela, você pode usar um aro para moldá-lo na fritura. A Disney usa aro na hora de fazer o funnel cake nos parques. Eu não tenho aro, mas uma vez eu improvisei um, usando a lateral de uma assadeira de fundo falso no fundo da panela e funcionou perfeitamente. Nesse caso, deixe a assadeira no fundo da panela enquanto você joga a massa na fritura e retire depois que o ninho já estiver bem formado. Requer um pouco mais de habilidade com a fritura então só recomendo se você já tiver mais prática mesmo.

Você não PRECISA disso pra fazer o funnel cake, até porque se você jogar a quantidade de massa certa ele vai ficar redondo do tamanho da sua panela (esse da foto não foi feito com aro)- mas achei que valia dar a dica para quem se interessar em fazer menor que a panela ou no formato igualzinho o da Disney mesmo.

Espero que vocês gostem e se fizer, não deixa de marcar a gente no instagram! Eu AMEI ver a galera fazendo a calda de morango e já estou louca pra ver o funnel cake de vocês e saber o que acharam. 😉