Estados Unidos muda regra para isenção de entrevista do visto
Mais uma mudança no processo de solicitação do visto americano! Os Estados Unidos anunciou que, a partir de 1 de outubro de 2025, todo mundo que solicitar o visto para entrar no país precisará fazer uma entrevista presencial, independente da idade.
Segundo o comunicado, a única exceção à nova regra são os solicitantes que desejam renovar o visto do tipo B1/B2, geralmente utilizado para viagens a lazer ou a negócios. Nesse caso, o visto precisa ter expirado há no máximo 12 meses e a pessoa ter pelo menos 18 anos quando ele foi emitido.
Antes da mudança, pessoas com menos de 14 anos ou mais de 79 anos eram elegíveis a renovação do visto sem a necessidade de fazer uma entrevista. Agora, a nova medida determina a obrigatoriedade da presença no consulado para a grande maioria dos solicitantes, inclusive crianças e idosos.

Resumindo, a partir de 1 de outubro, para poder renovar o visto sem entrevista será necessário atender aos seguintes critérios:
- Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil;
- No caso dos vistos B1/B2, ter o visto vencido há no máximo 12 meses e pelo menos 18 anos quando ele foi emitido;
- Não ter o visto anterior perdido, roubado, cancelado ou revogado;
- Não ter o visto americano recusado em sua última solicitação;
- Nunca ter sido preso ou condenado por um crime; deportado ou impedido de entrar nos Estados Unidos.
O documento enfatiza ainda que mesmo que o solicitante se enquadre nos critérios de isenção, o consulado pode solicitar uma entrevista caso ache necessário. Após enviar o formulário DS-160 e pagar a taxa, será necessário entrar no site de agendamento para responder um questionário que vai determinar se você é ou não elegível a não obrigatoriedade da entrevista.
Se quiser saber mais detalhes sobre o processo de como fazer seu passaporte brasileiro e tirar o visto, explicamos tudinho nesse post aqui.