Aeroporto de Guarulhos passa a exigir saquinhos zip lock para líquidos na bagagem de mão
Mudança importante para quem vai viajar partindo de São Paulo! O Aeroporto Internacional de Guarulhos anunciou que agora será obrigatório transportar líquidos e cremes de até 100 ml na bagagem de mão dentro de saquinhos (aqueles no estilo ziplock, sabe?) ou necessaires transparentes. A medida é válida tanto para voos nacionais, quanto para os internacionais.
A embalagem plástica deve ter capacidade máxima de 1 litro e é permitida apenas uma por passageiro. Na hora de passar pela segurança no aeroporto, a orientação é que todos retirem o saquinho da mala para inspeção visual dos funcionários.

Para falar a verdade, essa medida de segurança já existe há mais de 5 anos, o problema é que ela nunca foi de fato colocada em prática no Aeroporto de Guarulhos. A exigência de líquidos dentro de saquinhos plásticos na bagagem de mão está na resolução 515 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada lá em 2019.
Em resumo, as regrinhas da Anac para transportar líquidos na mala de mão são as seguintes:
- todos os líquidos devem estar em frascos com capacidade de até 100 ml;
- líquidos dentro de embalagens com mais de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio;
- todos os frascos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente, que possa ser fechada, contendo capacidade máxima de 1 litro, e devem estar dispostos com folga dentro da embalagem fechada;
- a embalagem plástica deverá ser apresentada para inspeção visual no ponto de inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.
Vale ressaltar que quem não transportar os líquidos da forma correta poderá tê-los descartados na hora de passar pela segurança. Então, é bom estar atento para levar todos os produtos de acordo com as regras para evitar problemas (e dor de cabeça, né?).
Além disso, com essa mudança, é ainda mais importante chegar com antecedência ao Aeroporto de Guarulhos no dia da sua viagem. Isso porque muita gente pode estar desavisada sobre a nova exigência e as filas da segurança acabarem ficando maiores.