VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

Ano Novo em Orlando: lista de eventos e dicas para aproveitar

Qual é o melhor parque para passar o ano novo? O que eu posso fazer na Disney durante a virada? E na Universal?

Essas são apenas algumas das perguntas que sempre aparecem aqui no blog logo que começa o segundo semestre, o que indica que o pessoal que vai viajar no final de ano já está a todo vapor com a organização da viagem. E fazem muito bem, já que as melhores programações acabam rapidinho nessas datas.

Os fogos de ano novo do Magic Kingdom. Um espetáculo imperdível. Foto: Divulgação Disney Foto do castelo da Cinderela iluminado em azul durante o show de fogos de Ano Novo no Magic Kingdom. É possível ver alguns fogos no céu acima do castelo.
Os fogos de ano novo do Magic Kingdom. Um espetáculo imperdível. Foto: Divulgação Disney

As opções de atividades para o Réveillon são inúmeras, como vocês podem imaginar, já que Orlando é a cidade destino de tantos turistas nessa época do ano. Por isso, a verdade é que não existe uma resposta universal sobre qual é a melhor opção para a data. Essa resposta vai variar muito de acordo com o tamanho do seu grupo, idade, perfil, disposição para enfrentar lotação, quantidade de dias que terão para visitar os parques e muito mais.

Então aqui vamos listar algumas dicas gerais e as principais opções existentes em Orlando para que você conheça um pouco mais de cada alternativa e tenha mais base para decidir qual é a mais legal para a sua programação.

Dicas para o Ano Novo nos parques da Disney

Planejar um réveillon na Disney é coisa séria, então primeiro, aqui vão algumas dicas essenciais.

  • Chegue bem cedo: antes do parque abrir. Sempre recomendamos isso para as pessoas que querem aproveitar melhor o parque em qualquer época do ano. Porém, no dia 31 de dezembro, essa regra é primordial para curtir o máximo essas primeiras horas de parque que costumam ser mais vazias. E mesmo assim, alinhe suas expectativas: o parque mais vazio ainda vai ser cheio pra caramba!
  • Parques podem fechar devido à lotação: normalmente outro motivo pra chegar cedo, é porque os parques da Disney tem fases de fechamento de acordo com o nível de lotação. Isso será mais fácil agora em 2023, em que teremos os últimos dias de reservas de parque, o que evitam a lotação máxima, pelo menos até o horário em que as pessoas com ingresso park hopper poderão mudar de parque.
  • Vá preparado psicologicamente para as filas: conforme você pode ver, estamos falando de parques cheios a ponto da Disney fechar os portões porque não cabe mais gente lá dentro. Então você pode imaginar o nível das filas nas atrações, restaurantes e até banheiros. Vá preparado para enfrentar essa maratona. Algumas dicas para aproveitar melhor os parques com fila você encontra aqui. Além delas, minha dica específica para essa data é: vá com o intuito de curtir com a família, ver os fogos e os outros entretenimentos de rua. Você não vai conseguir aproveitar muuuitas atrações nesse dia mesmo. Então vá com a cabeça de que qualquer atração que você entrar é lucro, seu objetivo tem que ser curtir o dia com o seu grupo.
Foto de muitos visitantes em um dia de parque cheio no Hollywood Studios, formando longas filas. Uma funcionária carrega uma placa com o tempo de espera da atração.
Se prepare para longas filas no dia do ano novo
  • Não deixe para alugar depois: Se quiser alugar um ECV, armário, carrinho de bebê ou qualquer outra coisa que a Disney ou outro fornecedor ofereça, o faça assim que possível. Isso porque todos esses produtos podem se esgotar com o passar das horas. Lembrando que o armário pode ser uma ótima saída para quem quer levar um casaco extra mas não quer ficar carregando o dia inteiro na multidão. Além disso, é uma boa para quem quer levar algum lanchinho a fim de evitar as filas de restaurantes. Veja as regras para entrar nos parques com alimentos clicando aqui.
  • Considere o Mobile Order: alguns restaurantes fast-food da Disney e da Universal oferecem a possibilidade de fazer seu pedido direto pelo celular, evitando as filas. Você faz o pedido diretamente pelo celular, paga através de um cartão de crédito e, quando estiver pronto, é só ir até o balcão retirar. Sem fila, sem confusão, super prático. Essa opção é bem conveniente mesmo em dias normais, mas em épocas cheias como o Ano Novo se torna ainda mais valiosa, mas tem um pulo do gato! Para funcionar bem, a disponibilidade dos pedidos Mobile Order é limitada, então fique de olho no celular e agende sua refeição antes que os horários acabem. Veja aqui como funciona em detalhes o serviço da Disney  (ou no vídeo abaixo) e aqui sobre o da Universal.
  • Mantenha-se informado: não deixe de pegar o mapa do parque desse dia e checar os horários no aplicativo, pois já que algumas atrações e shows são específicos do ano novo, é importante ver que tipo de acontecimentos estarão rolando nos parques durante este dia. Eu lembro que quando eu trabalhei na Disney no ano novo, vários funcionários (eu inclusive) ficaram distribuindo buzinas e chapéus para as pessoas usarem na chegada do ano novo. Até hoje não gosto nem de lembrar do barulho das buzinas….é TANTA gente buzinando ao mesmo tempo que é algo meio atordoante. De qualquer forma, vale saber o que está rolando. E acho que deve ser mais legal se você estiver buzinando em vez de trabalhando. rs
  • Atente-se aos horários dos parques: alguns parques fecham à meia noite, logo após a queima de fogos. Se o parque que você visitar fechar meia-noite, não adianta reclamar que saiu da fila com o intuito de assistir aos fogos e tentar visitar a atração depois. A Disney é bem rigorosa com horários então se entrar na fila próximo da hora dos fogos, saiba bem o que está colocando em risco. Digo isso porque quando trabalhei no ano novo na Disney ouvi um monte de gente reclamando disso e infelizmente nenhum funcionário da Disney tem poder para mudar a regra do horário de funcionamento do parque. =/
  • Se necessário, cancele com antecedência: vamos falar aí embaixo de várias programações diferentes e jantares especiais para o ano novo que você pode reservar para a sua viagem. Mas se por acaso você reservar e mudar de ideia, se atente ao período de antecedência exigido em cada caso para cancelamentos. Caso contrário você vai acabar com um prejuízo enorme. Alguns jantares pedem 2, 3 ou 4 dias de antecedência em vez das 2 horas padrões na Disney então fique atento a isso já quando for fazer sua reserva para não ter erro.

O que fazer no Magic Kingdom no ano novo?

O Magic Kingdom é o parque temático mais popular do mundo e, como tal, é o destino de muita gente em datas como réveillon. Ainda assim, apesar da lotação inacreditável, das filas que parecem não ter fim e de qualquer perrengue que esses fatores te causem durante o seu dia, a festa no Magic Kingdom é indescritível de linda. O show de fogos é tão incrível que eu me peguei gritando e batendo palma no meio do show igualzinho os americanos fazem nos outros shows de fogos e eu SEMPRE julgo um pouquinho. Paguei a língua!

Talvez fosse a minha expectativa baixa, mas esse show de fogos me surpreendeu tanto que eu simplesmente não continha minha emoção dentro de mim e batia palma (e meio que já me arrependi de contar isso aqui. Não me julguem, por favor).

Show de ano novo no Magic Kingdom. Imagem: Divulgação Disney. Foto do show de Ano Novo do Magic Kingdom, mostrando Pluto, Mickey, Minnie, Pateta e Donald em roupas de festa em frente ao castelo da Cinderela iluminado.
Show de ano novo no Magic Kingdom. Imagem: Divulgação Disney

A boa notícia para quem está com medo da lotação do parque nesse dia é que esse show de fogos também será apresentado na véspera, no dia 30 de dezembro. Por isso, não deixe de checar os dias da apresentação na hora de avaliar qual parque você vai querer visitar nesse dia (veja como clicando aqui). A notícia não tão boa é que os parques também estarão cheios no dia 30, mas levemente menos cheios do que no dia 31, né? Então pode valer a pena.

Além do show, a partir das 19h dos dias 30 e 31 são organizadas festas com DJ na Frontierland e na Tomorrowland, animando a galera e dando um clima ainda mais festivo ao parque.

Além disso, o Magic Kingdom tem tudo aquilo que ele sempre tem: a mais pura forma da magia Disney (e não tô nem aí se isso é clichê, porque é verdade). A parada, os locais para encontro com personagens, as atrações em si, tudo cria tão bem esse clima de magia que esta é a maior razão para que as pessoas continuem visitando tanto este parque. Por isso, não deixe de aproveitar essa atmosfera tão gostosa por causa da lotação. Vá com antecedência pegar um bom lugar para a parada e show de fogos (veja os melhores lugares aqui), reserve uma refeição em algum restaurante legal com personagens e curta essa magia sem deixar a lotação te atrapalhar.

O que fazer no Epcot no ano novo?

  • Drinking Around the World: vai ter um monte de gente bebendo um drinque em cada país para celebrar o novo ano enquanto anda pelo World Showcase. Não é uma programação oficial, mas é uma das pedidas mais populares pelos grupos que estão sem crianças. Se esse é o seu caso, pode ser uma opção. Dica do Fe: se for fazer o “Drinking Around the World” recomendo começar pelo Canadá e terminar no México. Quem começa no México com a Tequila estraga o resto da volta toda. Dica da Re: escolha uma tequila no La Cava Del Tequila dentro do pavilhão que é muito melhor. A Frozen Margarita de manga quase não tem gosto de tequila e garante um excelente aproveitamento do Drinking Around the World. Para ler nosso relato e mais dicas sobre ele, clique aqui. 🙂
  • Fogos de Artifício: sendo o segundo principal parque do complexo Disney, o Epcot não deixou barato e fez uma programação muito completa no quesito fogos de artifício. Pra começar, alguns pavilhões, exibem shows pirotécnicos quando o ano novo chega no horário local do país. Por exemplo, lá pelas 8 da noite de Orlando, fogos são soltos na Inglaterra, comemorando a virada no horário do país. Além disso, o show noturno do parque, é apresentado às 18:30 e às 23:40 no dia 31, seguido de um show especial com contagem regressiva.
Illuminations em edição especial para o Ano Novo. Foto: divulgação Disney. Foto do show de fogos de Ano Novo do Epcot, com os fogos estourando acima da superfície do lago.
Show de fogos em edição especial para o Ano Novo. Foto: divulgação Disney
  • Monsieur Paul: um dos restaurantes mais chiques da Disney, localizado no pavilhão da França, geralmente faz um almoço e um jantar especial para o ano novo que devem ser reservados por telefone. As refeições lá costumam ser muito chiques e refinadas com um monte de coisas (vieira, ostras, caviar e essas coisas), mas também bem caras.
  • La Hacienda de San Angel: esse restaurante do pavilhão do México é um dos poucos com vista para os fogos. Também oferece um evento especial para o Ano Novo. Traz um jantar com 5 pratos das 21h30 até 1 da manhã com direito a vista para os fogos.
  • Jantar pelo World Showcase: honestamente acho que esses jantares especiais são todos caros demais. Os pavilhões do World Showcase são recheados de restaurantes deliciosos para você reservar uma refeição bem gostosa (e na maioria das vezes mais barata). Você pode escolher um restaurante com vista para a área dos fogos ou então escolher bem o horário da sua refeição para não perder a virada. Para te ajudar a escolher o seu restaurante, veja aqui nossas dicas sobre onde comer no Epcot. E para aprender a fazer sua reserva, clique aqui.

O que fazer no Hollywood Studios no ano novo?

Esse parque não é a primeira opção de todo mundo para essa data e não faz uma festa hiper especial. Apesar disso, eu já passei o ano novo lá e achei que é bem legal. Geralmente são apresentados o show de fogos de Natal, o Jingle Bell, Jingle BAM!, e o show de fogos de Star Wars à meia noite.

No mais, existe sempre a belíssima opção de reservar um jantar em algum restaurante de seu interesse a fim de tirar umas horinhas livres da multidão e (dependendo do restaurante escolhido) quem sabe até encontrar uns personagens? Veja nossas dicas sobre onde comer no Hollywood Studios para te ajudar nessa escolha.

Ano novo no Hollywood Studios: também tem celebração! Foto: Divulgação Disney. Foto mostrando um show de projeções no teatro Chinês e fogos de artifício, no Hollywood Studios
Ano novo no Hollywood Studios: também tem celebração! Foto: Divulgação Disney

O que fazer no Animal Kingdom no ano novo?

O Animal Kingdom não entrava na onda de celebração no passado. Porém, no último ano foi diferente e surgiu como uma boa opção pra quem queria uma experiência menos óbvia e menos tradicional – mas também sem um show de fogos propriamente dito.

Em 31 de Dezembro de 2019 o parque ficou aberto até meia noite, e algumas atrações especiais animaram o último dia do ano:

  • Comidas e bebidas especiais de ano novo.
  • DJ’s na Asia, Discovery Island e DinoLand U.S.A.
  • Show especial de contagem regressiva com luzes e música na Árvore da Vida.
Animal Kingdom teve show noturno para a virada do ano. Foto da árvore da vida do Animal Kingdom iluminada em diversas cores no Ano Novo
Animal Kingdom teve show noturno para a virada do ano

Ano novo na Disney além dos parques

Assim como alguns restaurantes do Epcot fazem uma festa especial, o mesmo acontece com alguns restaurantes dos hotéis da Disney. Contamos mais sobre essas festas aqui, mas aí vai um guia geral:

Hotéis

  • Contemporary Resort: teve algumas festas temáticas na virada para 2020, com direito a música, comida, personagens e vista para os fogos do Magic Kingdom. Os preços variaram de acordo com o perfil de cada uma e começam em US$190 por pessoa. Dessas opções de pacotes fechados (e caros) é o que eu achei mais interessante.
  • California Grilltem uma celebração especial em uma festa com DJ, comidas especiais e bebidas e vista para os fogos do Magic Kingdom. O preço para a virada de 2020 ficou em US$675 dólares (!) por pessoa, e pode ser reservado pelo telefone ou aqui no site.
  • Victoria & Alberts: o restaurante mais chique da Disney também oferece um jantar especial. O preço varia entre US$600 e US$725, dependendo do tipo de banquete escolhido.
  • Narcoossee’s: o restaurante oferece jantares especiais de ano novo nos dias 30 e 31, com pista de dança, DJ e vista para os fogos do Magic Kingdom. Os valores para 2020 variaram de acordo com a data, e você pode encontrar aqui.
  • Mezzanotte at Topolino’s: An Italian Masquerade: essa festa é no Topolino’s, o restaurante no topo do novo hotel da Disney, o Riviera Resort. Essa festa é super requintada, e o tema é Baile de Máscaras italiano. Champagne, buffet de tapas italianos e vista para os fogos do Epcot. O preço de 2020 ficou em US$550.
  • Feliz Ano Nuevo: A New Year’s Eve Party: o Coronado Springs,  hotel com tema latino, ganhou recentemente uma nova torre de 16 andares com um restaurante no topo. A festa de ano novo será nesse novo restaurante, chamado Toledo, e terá menu inspirado na culinária e cultura espanholas, com flamenco e vista para os fogos do Epcot. O preço de 2020 ficou em US$400.

Boardwalk

  • New Year’s Eve Bash no Atlantic Dance Hall, uma balada que tem lá. Conforme já contei no post e no vídeo do Boardwalk, a balada é bem caída em dias normais, mas parece uma boa opção para o ano novo. O legal é que tem vista para os fogos do Epcot na hora da virada, mas ela é só para maiores de 21 anos. O evento geralmente começa às 21h e custa US$75 por pessoa. As reservas devem ser feitas por telefone, e você pode ver mais informações aqui. Se alguém participou dessa comemoração, conta pra gente como foi 🙂
  • Jantar no Flying Fish. O restaurante especializado em frutos do mar oferece um banquete especial de ano novo de até 6 pratos, com preços variando entre US$122 e US$154. A reserva deve ser feita pelo telefone, e você pode ver o cardápio completo aqui.

Disney Springs

E pra quem sempre pergunta sobre o Disney Springs, o complexo de compras e restaurantes não tem exatamente uma celebração específica com fogos nem nada. Eles oferecem entretenimento com música ao vivo e alguns restaurantes podem oferecer cardápios especiais para o jantar de Ano Novo, mas nada suuuper especial – e também não dá pra ver os fogos de nenhum parque de lá.

  • O restaurante The Edison ofereceu um baile de gala para comemorar a virada do ano das 19h30 às 2 da manhã. O evento inclui comidas, bebidas alcoólicas e é apenas para maiores de 21 anos. O valor ficou em US$150 por pessoa. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
  • A casa de shows House of Blues ofereceu uma festa com DJ e música para a virada do ano, que geralmente começa às 22h e vai até as 2 da manhã. A melhor parte é que é a entrada é gratuita! Veja mais informações aqui.
Foto da caixa d'água da House of Blues, com placas indicando o nome do local
Disney Springs também tem opções para aproveitar o ano novo!

Conclusão sobre o Ano Novo na Disney

Minha opinião é de que os jantares em restaurantes que não oferecem eventos especiais são bem mais negócio para essa data. Existe restaurante para todo o tipo de gosto, desde simples e gostoso aos mais refinados ou restaurantes próximos dos parques com alguma vista dos fogos de algum ponto do hotel (como por exemplo o Ohana, no Polynesian, que além da vista do restaurante, traz a opção de você ver os fogos da praia do hotel). Se você se interessou, veja como fazer sua reserva clicando aqui.

Para os maiores de idade que querem fugir da lotação dos parques mas ainda assim curtir a virada de uma maneira especial, podem valer a pena os eventos especiais do Boardwalk que tem preços mais justos do que as festas do Contemporary.

Jantar no California Grill, que fica no Contemporary Resort e oferece uma vista privilegiada dos fogos do Magic Kingdom. Foto de uma mesa com uma família vendo os fogos pela janela do restaurante California Grill, do Contemporary
Jantar no California Grill, que fica no Contemporary Resort e oferece uma vista privilegiada dos fogos do Magic Kingdom

Ano novo no complexo da Universal

Foto do portal na lateral do Universal Studios, com o título "Universal Studios Florida" iluminado, muitos visitantes transitando e o céu noturno ao fundo
A festa da Universal pode ser uma opção legal pra grupos sem crianças!
  • Festa do CityWalk: é uma das festas de ano novo mais populares da cidade e possivelmente a melhor opção para quem quer uma festa balada. Para essa noite, o CityWalk se transforma em uma grande festa com diferentes ambientes trazendo comidas e bebidas das mais diversas para a celebração. Além disso, costuma ser montada uma pista de dança gigante ao ar livre com DJ tocando a noite toda. Ao contrário do que acontece nos outros dias do ano, durante a véspera de ano novo, a maior parte do CityWalk não fica aberto ao público. É preciso pagar para entrar nessa festa (que costuma ficar algo em torno de $120 dólares por pessoa). Só pessoas maiores de 21 anos são admitidas lá dentro. Ah! Vale lembrar que apesar das comidas estarem inclusas, a única bebida que estará inclusa no valor do seu ingresso é o champanhe para o brinde da virada do ano. Todas as informações estão nesse link.
  • Parques da Universal: no dia 31 de dezembro o Universal Studios fica aberto até mais tarde com DJ’s animando o pessoal, e tem a apresentação do show noturno Cinematic Celebration. Não precisa de ingresso especial, só a admissão normal já te permite participar.
  • Hotéis da Universal: cada hotel também traz alguma festa de fim de ano específica, cada qual com um preço diferente. As festas são bem naquele padrão americano: comida à vontade (no esquema all you can eat) e alguma banda animando a festa com música agradável para toda a família.

Ano novo em outros lugares de Orlando

  • SeaWorld: tem uma queima de fogos para celebrar a chegada do novo ano, com a presença de DJs e algumas bandas. Eu acho que a Disney oferece uma alternativa melhor para quem quer ver show de fogos, enquanto a Universal é uma alternativa melhor para quem quer balada. Por outro lado, o fato de não ser a melhor balada ou melhor show de fogos significa que o parque deverá estar menos lotado do que os outros, se tornando uma opção interessante para quem quer evitar tanta muvuca mas ainda quer ir em um dos parques. Saiba mais aqui.
  • Busch Gardens: não é exatamente em Orlando, mas vale ser mencionado aqui! Eu nunca passei o dia 31 lá, mas sempre dizem que é uma maravilha para quem não está nem aí para a virada do ano e só quer curtir as férias. Segundo relatos, o parque fica vazio e dá pra aproveitar todas as atrações super bem. Achei uma ideia genial para fugir da lotação. Na virada de 2020, o parque ficou aberto até 1 da manhã e contou com show de fogos, DJ e música. Saiba mais aqui.
  • ICON Park: o complexo da roda gigante de Orlando também ofereceu uma festa para a virada de 2020, com música, DJ e contagem regressiva. A entrada é gratuita, mas eles oferecem também pacotes pagos à parte que dão direito a bebidas, voltas na roda gigante e estacionamento valet. Veja mais detalhes aqui.

Enfim, como você pode ver, opções não faltam. Espero que encontre alguma que agrade o seu grupo para que seu ano novo já comece da maneira mais feliz possível.

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!