VPD Orlando - Vai Pra Disney
21 novembro, 2022

Bob Chapek deixa a Disney Company e Bob Iger retorna como CEO da empresa

A notícia que muita gente sonhava em ouvir se tornou realidade: a Disney anunciou nesta noite de domingo que seu antigo CEO, Bob Iger, retorna à liderança da empresa imediatamente. Ele concordou em assumir o cargo por um mandato de dois anos, com o objetivo de redefinir a estratégia de crescimento da empresa e trabalhar com o board para preparar um sucessor. Segundo o anúncio oficial, Bob Chapek decidiu deixar o cargo.

Olha, se alguém esperava que esta matéria seria imparcial, foi mal mas não vou conseguir esconder minha felicidade não!

Bob Chapek nunca conseguiu se tornar uma figura carismática, muito pelo contrário: ele tomou diversas decisões que garantiram sua impopularidade tanto com os funcionários da empresa como com os visitantes e fãs da Disney (e os blogueiros também 😛 ). Apesar disso, o que provavelmente motivou esta mudança foi a insatisfação dos acionistas com a queda no valor das ações da Disney nos últimos meses. Então fica aqui o meu agradecimento ao mercado de ações pela pressão por uma melhoria mais que necessária.

Foto de Bob Iger e Bob Chapek na abertura da Star Wars: Galaxy's Edge, sorrindo em frente à Millenium Falcon.
Oi, Bob! Tchau, Bob!

Pra ser justa, o Bob Chapek só encarou problema desde que chegou: assumiu em Fevereiro/2020 e logo veio a pandemia. Agora estava tendo que enfrentar um momento de instabilidade e incerteza econômica. Bob Iger vai assumir com um desafio tremendo, mas ele tem repertório e conhece o cargo (que já ocupou por 15 anos) como ninguém!

Não sou fã de tudo que o Iger fez não (por exemplo não sou fã dele ter escolhido o Chapek pra chefiar os parques ou para ser seu sucessor) mas ele foi responsável por muitas apostas de sucesso da Disney e um período de grande crescimento. Agora ele assume com o objetivo de definir o caminho estratégico para uma nova fase de crescimento, dentro de um mercado cada vez mais complexo; isso além de preparar um sucessor.

A semana começou com tudo! Agora é esperar e ver as próximas ações do Bob Iger e as implicações para os parques! Estou otimista com cautela e feliz com a mudança nos rumos da empresa que a gente tanto gosta. E vocês?