VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Como escolher cabine para os cruzeiros da Disney?

Cruzeiro da Disney é uma viagem para descansar e até o planejamento é mais fácil do que o dos parques em muitos sentidos. Ainda assim, há uma série decisões para serem tomadas nas fases iniciais e de pequenos truques que te ajudam a fazer uma escolha melhor. Quando você escolher o seu cruzeiro, o que já não é uma decisão fácil considerando tantas opções legais, você estará só na metade do caminho. Agora é a hora de escolher a sua cabine. E o post de hoje é para te ajudar nessa decisão! 

Há diversas cabines diferentes, o que pode parecer meio atordoante no primeiro momento, mas depois que você conhece a estrutura dos navios e diferenças entre as opções, prometo que a decisão fica muito mais fácil.

Para te ajudar nessa escolha, minha idéia é explicar aqui tudo que você precisa para escolher uma ótima cabine para o seu cruzeiro. Além disso, fizemos uma pequena ferramenta que compara as principais informações dos diferentes tipos de cabine para te ajudar a ir direto ao ponto e verificar qual é a melhor para você!

Comparador de Cabine do VPD

Criamos esta ferramenta de comparação para te ajudar a consultar de forma fácil todas as suas opções de cabine, avaliando as diferenças entre tamanho, andares, localização no navio e até vendo foto das cabines.Use e abuse e se quiser dividir alguma foto da sua cabine ou dividir sua avaliação sobre alguma categoria com a gente, vai ser excelente para deixar esse post e a ferramenta, cada vez mais completos! 😉

Todos os navios

{{v.name + (!$last ? ', ' : '')}}

Todas as cabines

{{v.name + (!$last ? ', ' : '')}}

Todas as categorias

{{v.name + (!$last ? ', ' : '')}}

Selecione um filtro acima

Cabines dos Cruzeiros

{{ (filtro.resultados.length == 1 ? "1 resultado encontrado" : filtro.resultados.length + " resultados encontrados")}} :

Fotos:
Categoria:
Tipo de Cabine:
Área (m2):
Ocupação:
Localização:
Vista:
Configuração:
Fotos:
Categoria:
Tipo de Cabine:
Área (m2):
Ocupação:
Localização:
Vista:
Configuração:
{{resultado.fotoslink.length>1?resultado.fotoslink.length:1}} Foto{{resultado.fotoslink.length == '1'?'':'s'}}
1 Foto
{{resultado.navio}}

Categoria:

{{resultado.categoria}}

Tipo de Cabine:

{{resultado.cabine}}

Área (m2):

{{resultado.area}}

Ocupação:

{{resultado.ocupacao}}

Localização:

{{resultado.andar}} Ver no mapa

Vista:

{{resultado.vista}}

Configuração:

Agora que você já tem a ferramenta à mãos, vou explicar as diferenças das cabines e as variáveis que você precisa levar em consideração na sua escolha.

Conceitos gerais

A primeira complicação na hora de escolher a cabine e encontrar um vocabulário quase próprio do mundo dos cruzeiros. Então logicamente acho importante esclarecer algumas palavras que você vai se deparar enquanto escolhe sua cabine. Entendendo meia dúzia de palavrinhas comuns nesse meio, você já vai descomplicar o assunto todo!

  • Aft, Forward e Midship: são as áreas do navio. É basicamente como chama a parte da trás, parte de frente, e o meio de cada andar do navio. No mapa das cabines que está aí embaixo, na parte inferior esquerda da imagem você consegue ver a essas direções, quase que como em uma rosa dos ventos (deixei destacado na imagem para facilitar). Ali você vai ver também os nomes Starboard e Port, que se referem aos lados esquerdo e direito do navio.
  • Deck é como chamam os andares no navio. Deck 2 é segundo andar, deck 3 é terceiro andar e assim por diante.
  • Cada categoria de cabine será identificada por um código composto de um número e uma letra. Por exemplo, cabines 4E, 4D, 4A, 5B, 9A, etc. Os números se referem quase sempre ao layout básico e a letra se refere à localização ou um detalhe especial. Todas as cabines do tipo 4 são parecidas, o que muda é o andar de cada uma e no caso a 4E tem uma varanda maior (em uma localização menos privilegiada). Vou detalhas as diferenças de cabines depois, mas só queria te explicar o que são esses códigos malucos que as diferenciam. Só as cabines concierge que tem um código exclusivamente de letra, sem nenhum número.
  • O banheiro split é super comum nos cruzeiros da Disney e como o nome diz, consiste em um banheiro dividido em duas partes. Há uma parte com vaso sanitário e uma pia e outra parte (em um ambiente separado) com chuveiro e outra pia. Isso na prática permite que duas pessoas usem o banheiro ao mesmo tempo e facilita na hora que tá todo mundo se arrumando pro jantar, por exemplo.
  • Parede branca:esse link algumas cabines com varanda possuem vista limitada ou com parede branca. Essa parede branca é uma espécie de moldura na varanda, que te permite ver o exterior quando você está em pé, mas pode limitar sua visibilidade quando você está sentado na varanda. Eu não tenho uma foto nossa dessa varanda, então vou deixar para uma foto do google mesmo.
Exemplo do mapa do Disney Dream e Disney Fantasy. No cantinho esquerdo tem bem pequeno a indicação das direções. Fica tranquilo que eu ampliei essa imagem pra você!

Exemplo do mapa do Disney Dream e Disney Fantasy. No cantinho esquerdo tem bem pequeno a indicação das direções. Fica tranquilo que eu ampliei essa imagem pra você!

As direções como são chamadas no mundo dos cruzeiros!

As direções como são chamadas no mundo dos cruzeiros!

Tipos de cabine

As cabines dos cruzeiros da Disney são divididas em 4 tipos básicos:

  • Cabines internas: sem vista para o exterior.
  • Cabines com janelas: com janelas de escotilha (que não abrem) com vista para o exterior.
  • Cabines com varanda: dispensa explicação, mas é uma cabine com uma varandinha (ou varandona, dependendo da categoria escolhida).
  • Cabines Concierge: cabines que também trazem varanda e outros luxos. Seria o mais próximo de uma suíte presidencial ou um club level no navio.

Nem toda cabine de uma mesma categoria é igual. Por exemplo, há cabines com uma janela pequena outra com duas janelas grandes e isso é só o começo. Vou explicar as principais informações e diferenças dentro de cada tipo de cabine de forma geral, focando realmente naquilo que você realmente deveria saber na hora de escolher a sua.

O tal do banheiro split, dividido em dois ambientes.

O tal do banheiro split, dividido em dois ambientes.

Cabine Interna

Categorias: 11C, 11B, 11A, 10C, 10B e 10A

A principal diferença aqui é que as cabines internas do Disney Dream e do Disney Fantasy trazem uma janela falsa virtual, com cenas ao vivo do exterior do navio. Essas janelas falsas são chamadas de “mágicas” porque além da transmissão do lado externo do navio, ela traz participação especial de alguns personagens da Disney. A gente já mostrou ela em mais detalhes no vídeo aí embaixo do nosso canal no YouTube, o VPD Play.

As cabines internas do Disney Fantasy e Disney Wonder não trazem janelas mágicas. Outra diferença entre os navios, é que só o Disney Magic e o Disney Wonder trazem cabines 10B e 10C. O Disney Dream e Fantasy “pulam” da 11A para 10A direto.

Outra diferença importante de saber sobre as cabines internas é que as cabines de categorias 11 trazem um banheiro tradicional, enquanto as cabines de categorias 10 tem banheiro split (conceito que já expliquei aí em cima). Nas cabines internas, só as de categoria 10 trazem essa facilidade.

Fora isso, a localização também é um fator que diferencia essas cabines, mas vou falar sobre isso para todos os tipos de cabines ao mesmo tempo, mais pra frente nesse post.

Cabine com Janela

Categorias: 9D, 9C, 9B, 9A, e 8D, 8C, 8B e 8A.

Aqui as principais diferenças são o tamanho da janela, a quantidade de janelas e o tipo das mesmas. As cabines 9D (presentes só no Disney Magic e Disney Wonder) têm duas janelas pequenas. Já as outras cabines do tipo 9 trazem uma janela grande, como a da foto aí embaixo (que foi tirada do 9C, no Disney Magic).

As cabines do tipo 8 estão presentes só no Disney Dream e Disney Fantasy e trazem uma janela grande com espaço para você sentar. Mostrei um pouco da cabine 8C no vídeo aí embaixo (pode pular direto pros 8m00 se só quiser ver a cabine).

Só a cabine 8A traz duas janelas e uma disposição um pouco diferente dos móveis. Dessas todas, a cabine 8A é a única que não tem banheiro split.

Aliás, a 8A é toda diferentona e vou fazer um vídeo em breve sobre ela, que foi a minha cabine no nosso último cruzeiro pelo Oeste do Caribe (que mostrei um pouco no nosso instagram e spoiler: vai ter uma série de vídeos desse cruzeiro no canal a partir da semana que vem). 

Outra diferença entre as cabines com janela é da visibilidade dessas cabines. Algumas categorias trazem uma vista parcial ou obstruída do exterior do navio. Fora isso, a principal diferença é a localização, que vou explicar as implicações e diferenças para todos os tipos de cabine junto mais pra frente. 

Cabine com Varanda

Categorias: 7A, 6B, 6A, 5E, 5D, 5C, 5B, 5A, 4E, 4D, 4C, 4B, 4A

São as cabines com mais estilos diferentes, até porque são maioria nos navios da Disney. As cabines 7 trazem uma varanda náutica. As cabines tipo 6 trazem uma varanda com vista parcial ou obstruída. As cabines do tipo 5 e 4 trazem varandas do mesmo tamanho exceto a 5E e a 4E que falo já já. O que diferencia mais essas cabines é a área interna (as cabines 4 são um pouco maiores) e localização no navio também (as cabines 4 são mais centrais). O vídeo abaixo é de uma cabine 4B no Fantasy.

A s cabines 4E e a 5E ficam mais nas pontas do navio, mas trazem varandas maiores do que o padrão, o que é uma delícia.  Ah! Vale destacar que algumas opções de cabines com varanda estão presentes só nos navios mais novos (Dream e Fantasy).

Concierge

Categoria: V, T, S e R

São as cabines mais incríveis e caras do navio. Eu mesma numa cabine dessas não ia nem querer ver o resto do navio, de tão incrível. Ficar no concierge tem uma série de vantagens que caberiam em outro post, mas falando da cabine mesmo, vale você saber que a tipo V na verdade é uma cabine com varanda igual a 4A por exemplo, só que com a decoração e benefícios de ser concierge.

Já as outras cabines concierge, essas são ainda mais espaçosas e super luxuosas. As fotos da nossa ferramenta de comparação aí em cima comparar podem matar a sua curiosidade e te deixar babando um pouco nessas cabines. Para quem o orçamento permitir, é uma experiência incrível.

Como escolher sua cabine para o cruzeiro da Disney?

Na hora de escolher sua cabine, não se engane achando que a opção mais cara é sempre a melhor pra você. Vou explicar aqui os principais fatores que afetam o preço e outros que também devem ser levados em consideração para escolher uma cabine legal.

Estabilidade

Se você tem medo de enjoar ou é mais sensível com o movimento do mar, sua melhor escolha é ficar em um andar mais baixo e numa cabine mais central. Quanto mais baixo e mais central sua cabine, mais estável ela será. Ainda assim, há pessoas que não se sentem bem em estar próximas do nível do mar, então se esse for seu caso, talvez você queira pegar um andar mediano (nem tão alto nem tão baixo) bem no região central do navio.

Vista

Quanto mais alta sua cabine, mais bonita será a vista (considerando que você esteja em uma cabine com janela ou com varanda, claro). Por isso, a Disney cobra um pouco mais caro pelas cabines nos andares mais altos. Veja que nem sempre o mais caro é o melhor! A vista linda é um ponto super legal, mas as pessoas mais sensíveis ao movimento do mar podem preferir ficar em um andar mais baixo (que é mais barato). Além disso, eu não vejo grandes diferença entre ficar no deck 9 ou deck 8, então sempre faça um julgamento entre valor pra você e o preço pago quando comparar duas opções de cabine.

Também falando de vista, é importante se atentar às cabines que oferecem uma vista limitada ou obstruída do exterior. Se a vista é algo importante para você na sua cabine (e vamos combinar? É muito legal ter aquela vista maravilhosa do mar!), este pode ser um fator mega importante na sua decisão. Cuidado para não escolher pagar um pouco menos e se frustrar com a vista da sua cabine depois. 

Se você quiser ter essa vista de Castaway no seu quarto, veja a dica importante aí embaixo.

Se você quiser ter essa vista de Castaway no seu quarto, veja a dica importante aí embaixo.

Dica importante: se você escolher uma cabine com janela ou varanda e tiver Castaway Cay no seu itinerário, escolha uma cabine do lado starboard, que tem a vista mais bonita da ilha. É apenas sensacional abrir sua janela ou varanda e dar de cara com aquele paraíso que é a ilha da Disney em Bahamas.

A gente sempre faz questão de ficar com a vista bonita para a ilha da Disney e sempre pega essa vista pros nossos clientes do VPD Travel também. Um simples detalhe que faz toda a diferença! Mesmo que você já tenha reservado seu cruzeiro, vale você olhar no site da Disney e mudar para uma cabine com vista para ilha, caso ainda tenha alguma disponível. Aposto que vai valer a pena! 😉

Se esse negócio de starboard não faz menor sentido para você, escolha as cabines que terminam em número de 500 e 600 e alguma coisa (por exemplo a cabine 9606 em vez da cabine 9106) que você estará do lado certo para a vista linda de Castaway Cay. 😉

Barulho

Ta aí um fator que a Disney nem considera na hora de fazer os preços das cabines mas é, para mim, um dos que mais afeta a minha qualidade da experiência no cruzeiro. A gente já foi cobaia aqui e já passou pelo perrengue da cabine barulhenta que nos fazia acordar as 5h30 da manhã todo santo dia! Você não precisa nem vai querer esse perrengue nas suas férias também, né? Então se atente à estes detalhes:

  • O motor fica do lado aft e principalmente na parte de baixo, a vibração que ele causa faz um barulhão na cabine. Eu e o Felipe até mandamos pra Bia um vídeo rápido do whatsapp com o barulho da cabine as 5 da manhã. Para evitar este problema na sua viagem, fuja do lado aft na parte de baixo do navio. Se for ficar no aft, fique bem mais pra cima. Se for ficar embaixo, vá pro meio ou pro forward.
  • Embaixo de restaurantes: as cabines que ficam bem embaixo dos restaurante sofrem com o barulho da cozinha e do arrasta-arrasta de móveis enquanto eles fazem a limpeza. Já foi um incômodo pra gente durante a noite especialmente. É fácil evitar, então evite! 😉
  • Elevador: um barulho bem menos incômodo, mas que também pode ser evitado, é o dos elevadores. Muita gente pensa na conveniência de estar perto dos elevadores na hora de escolher sua cabine, mas esquece que vai ficar aquele barulho de gente passando perto da sua porta o dia inteiro. O ideal é pegar uma cabine nem tão perto nem tão longe dos elevadores. Equilíbrio é tudo né? 😛
Todo mundo acha cômodo ficar perto dos elevadores, mas ninguém lembra do barulho das pessoas passando toda hora.

Todo mundo acha cômodo ficar perto dos elevadores, mas ninguém lembra do barulho das pessoas passando toda hora.

  • Midship Detective Agency: Essa história dos elevadores é válida para os 4 navios, mas no Disney Dream e no Disney Fantasy, este fator é ainda mais incômodo porque perto de alguns elevadores ficam os pontos com os quadros interativos que fazem parte do Midship Detective Agency, uma espécie de caça o tesouro por todo navio. Ou seja, tem toda hora alguém fazendo o quadro “falar”. Além de ter mais barulho, tem a chatice de ser sempre o mesmo barulho se repetindo duzentas vezes. Duplamente incômodo.
  • Embaixo das piscinas: honestamente isso nunca me incomodou muito, mas tem quem reclame do barulho do arrastar das espreguiçadeiras quando fica em uma cabine bem embaixo das piscinas. Algo a mais pra evitar na sua lista, mas como eu falei, pra mim nunca atrapalhou não.
O Midship Detective Agency é um joguinho super legal, mas eu evito ficar em cabines muito próximas aos quadro interativos (que ficam perto dos elevadores do Dream e do Fantasy).

O Midship Detective Agency é um joguinho super legal, mas eu evito ficar em cabines muito próximas aos quadro interativos (que ficam perto dos elevadores do Dream e do Fantasy).

Preço

Ainda vou fazer um post pra falar de preço, mas é claro que você vai ter que buscar um equilíbrio entre a melhor cabine para você considerando todos as variáveis listadas aí em cima e o preço delas. Aqui tenho duas boas notícias:

  • Nem sempre a melhor cabine para você é necessariamente a mais cara, como já até exemplifiquei aqui.
  • Os preços das cabines da Disney variam de acordo com a taxa de ocupação de forma não linear. Dependendo da procura, vira e mexe a gente vê alguns casos de cabines melhores mais baratas do que cabines teoricamente piores. Fique de olho nesses casos (é super fácil identifica-los enquanto você olha os preços) ou peça pro seu agente de viagens te avisar de oportunidades como essas. As vezes ele nem estava se atentando a isso, mas você cobrando, pode ver algo mais legal. 😉

As regras mais gerais que afetam o preço das cabines além da procura por elas são os seguintes:

  • Tamanho da cabine: quanto maior, mais cara.
  • Localização: quanto mais alta ou mais central, mais cara.
  • Vista: quanto mais bonita a vista, mais cara.

Minhas opções preferidas

Não há resposta certa e não necessariamente o que eu mais gosto é o que você vai gostar mais. Nem na minha família somos um consenso e realmente tem muitas opções de cabines ótimas. Só para referência, vou falar algumas das que a gente mais gosta.

  • Cabine com Varanda 4B, 4C, 5B e 5C: bons andares e boas cabines. Eu gosto muito da cabine tipo 5, e tento pegar sempre mais perto da 4 pra ficar na parte quase central do navio. 
  • Cabine com janela: adoro todas, em especial as cabines 8 e mais ainda a cabine 8A que é super funcional e espaçosa. Pessoalmente não me incomodo de ficar na ponta do navio, especialmente na ponta forward, então as cabines 8 me atendem muito bem.
  • Cabine Interna: 10A que tem a facilidade do banheiro split

Extra 1: Cabines Conjugadas

Se você vai viajar em um grupo grande, há a possibilidade de pedir duas cabines conjugadas. Elas são facilmente identificadas nos mapas por trazerem uma portinha, como aqui embaixo olha:

Há maioria das opções de cabines conjugadas são entre duas cabines da mesma categoria mas há alguns casos de cabines conjugadas de categorias diferentes também.

Extra 2: Cabines “Promocionais”

Talvez quando você estiver escolhendo sua cabine, poderá ver uma opção chamada IGT, OGT ou VGT por um preço mais atrativo e vai se perguntar “ué, cadê essa cabine na ferramenta do VPD? Por que ninguém me falou dela?” então te explico aqui. Essas são cabines vendidas por um preço menor, como se fosse uma promoção mesmo.

Fechando uma cabine dessas você só sabe o tipo de cabine que receberá (com janela, varanda ou interna) e não exatamente a categoria. Basicamente você não escolhe nada e paga mais barato por não poder decidir mais especificamente sua cabine.

A categoria IGT te garante uma cabine interna de qualquer categoria. A OGT te garante uma cabine com janela e a VGT uma cabine com Varanda. O legal é que o preço da cabine nesses casos é mais barato do que seria pegar a cabine mais barata desse tipo. Por exemplo, uma OGT é mais barato do que a cabine 9D que em geral é a cabine com janela mais barata. Realmente é uma economia.

Exemplo de cabine com janela em promoção para um cruzeiro de 7 noites. A cabine em promoção estava mais barata do que a cabine com janela da pior categoria.

Exemplo de cabine com janela em promoção para um cruzeiro de 7 noites. A cabine em promoção estava mais barata do que a cabine com janela da pior categoria.

Você pode se dar muito bem ou muito mal. Eu já fui parar na 9C embaixo do restaurante e perto do motor em uma promoção dessas. Outra vez fui de VGT e peguei uma cabine 4B que é sensacional!

As vezes acontece de uma categoria específica também entrar nessa promoção, por exemplo uma 7A GTY. Isso significa que você tem garantido essa categoria ou melhor. Se vai valer a pena ou não, vai depender da diferença de preço, mas é sempre bom você saber das suas alternativas né?

Importante: essas promoções não acontecem sempre e normalmente não vale a pena ficar esperando por elas. Elas só aparecem em alguns cruzeiros, quando a data de embarque se aproxima e a lotação já é bem grande.  São promoções mais interessantes para quem vai fechar o cruzeiro meio que de última hora, mas o ideal mesmo é fechar o seu cruzeiro o quanto antes, para pagar menos (já que os preços variam mais ou menos como o de passagens aéreas) e para poder reservas as atividades do cruzeiro assim que a janela de agendamento abrir (visto que algumas esgotam rapidamente).

De todo jeito, se você está indo em um cruzeiro, pode ficar feliz! Pode ficar muuuuito feliz! Não tem como não ser incrível!

De todo jeito, se você está indo em um cruzeiro, pode ficar feliz! Pode ficar muuuuito feliz! Não tem como não ser incrível!

Ufa! É basicamente isso. Muita informação, mas nada complicado, vai? 😉 O melhor de tudo é: se você está escolhendo uma cabine é porque você vai em um cruzeiro da Disney, e se isso não é motivo pra ficar MUITO feliz, honestamente não sei o que é!

E se quiser contar com a gente no planejamento da sua viagem e na escolha da sua cabine, é só solicitar um orçamento no VPD Travel, que a gente vai amar participar dos preparativos dessa viagem tão especial!