VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Castaway Cay 5K: a prova de corrida na ilha privativa da Disney

Há alguns anos, encontrei na corrida um esporte que me permite praticar sem pagar uma mensalidade, sem horários fixos, sem a necessidade de grandes equipamentos e que sobretudo, se adapta as viagens, já que não importa onde você estiver, basta calçar um par de tênis e sair para correr.

Em um dos nossos cruzeiros a bordo do Disney Fantasy (o mesmo que a Re escreveu o diário de bordo aqui no VPD) resolvi me inscrever na prova de 5 quilômetros que acontece logo que o navio atraca na ilha privada da Disney, Castaway Cay.

Foto da placa que diz 5K com uma flecha no caminho da Castaway Cay 5K, que entra no interior da ilha privativa da Disney nas Bahamas
Caminho da Castaway Cay 5K, que entra no interior da ilha privativa da Disney nas Bahamas

Batizada de Castaway Cay 5K, é uma prova quase informal que não faz parte do calendário oficial de corridas da Run Disney nem nada, mas todo mundo que faz os cruzeiros que param na ilha da Disney pode participar então acho legal compartilhar aqui com vocês 🙂

Como é a Castaway Cay 5K

Na maior parte dos cruzeiros para Bahamas e Caribe, os navios da Disney fazem uma parada na ilha privativa da Disney, quase sempre no último dia da viagem. Já falamos muito aqui no blog sobre como essa ilha é legal, e fica restrita aos participantes do cruzeiro, o que garante uma experiência bem mais tranquila e proveitosa do que nas outras paradas, ou até mesmo do que dentro do navio.

Foto da paisagem da ilha da Disney, com o navio no mar ao fundo
Que delicia correr ao ar livre e com esse cenário, vai dizer?

Acontece que a grande maioria das pessoas acaba saindo do navio só depois do café da manhã, e por isso a Disney encontrou nas primeiras horas após a atracagem, a janela para realizar essa prova de corrida de 5km.

A prova, que pode ser disputada por todos, sem distinção de idade ou condicionamento físico, começa na primeira praia de Castaway Cay, e percorre o interior da ilha, chegando a passar pela exclusiva e quase desconhecida, Observation Tower. Todo o percurso é pavimentado, e ao longo da rota, você encontra vários cenários que remetem a ambientação da ilha, como canhões antigos, âncoras, pedaços de embarcações e muita, muita vegetação. Algumas tampas de tanques de combustível, fazem a marcação da distância ao longo de toda a rota – algo bem Disney na hora de se planejar uma prova de corrida.

No meio da rota, também é criado um posto de hidratação, em que há distribuição gratuita de garrafas de água para os participantes. O posto é posicionado estrategicamente, para que os participantes possam parar nele em 3 momentos do percurso.
Apesar de alguns participantes levarem a prova a sério, muitos vão só pela brincadeira, com fantasias e adereços para marcar presença. E esse é o clima da prova: tudo bem divertido e informal, apesar do relógio que marca o tempo na largada e na chegada.

Foto de uma participante da corrida vestida de Sininho, com direito a fantasia e adereços
Participante da corrida que foi só pela diversão, com direito a fantasia e adereços

Como participar da prova

Antigamente você precisava se inscrever para a Castaway Cay 5K apesar de ser uma prova gratuita. Hoje em dia, a inscrição não é mais necessária. Hoje ela funciona bem no esquema “é só chegar”. Basta se informar no Guest Service sobre o horário que você precisa comparecer para participar da prova e se programar de acordo.

Foto de uma mão segurando o comprovante de inscrição da Castaway Cay 5K
Antigamente a gente precisava desse comprovante de inscrição da Castaway Cay 5K. Hoje não existe mais isso e ficou tudo mais simples.

Como mencionei acima, não existe limite de idade e todo mundo pode participar da maneira que quiser – e não tem problema algum fazer a prova caminhando ou desistir no meio dela.

Por ser uma prova gratuita, não inclui camiseta e outros itens que normalmente vemos em outras corridas da Disney, somente a numeração, chamada da bib, que é fixada com alfinetes (aqueles das antigas fraldas de pano de bebê) na sua blusa/camiseta e entregue no dia da prova. Tanto dentro do navio quanto na ilha, existem itens da Castaway Cay 5K sendo vendidos, assim quem quiser correr com uma camiseta com o logo e nome da prova, pode comprar uma entre as poucas opções disponíveis – os preços vão de 25 a 35 dólares da última vez que eu vi, mas já faz um tempo.

Foto da placa com numeração que cada corredor recebe para participar da Castaway Cay 5K
A numeração que cada corredor recebe para participar da Castaway Cay 5K

Como foi minha experiência correndo em Castaway Cay

Depois dessa primeira experiência no 7º dia do nosso cruzeiro (veja no diário de bordo como foi esse dia), já corremos a prova algumas outras vezes. A distância não é das maiores e por isso a prova tem um clima familiar, que combina muito com o cruzeiro. É muito legal ver famílias correndo juntas, pais que correram mais cedo, repetindo o percurso pra acompanhar os filhos e etc.

Os fatores que dificultam a experiência são o calor de Bahamas e o fato da gente correr após dias dentro do navio, onde a gente sempre relaxa muito e come muito bem. Não é o pré treino ideal, mas tá valendo!

A prova não tem pressão nenhuma e se você quiser caminhar o percurso todo, pode fazer isso numa boa. Quando você chega, ainda ganha uma medalha bem legal, que fica sendo uma lembrança bem diferente da viagem.

Foto do Felipe com a medalha da corrida, após terminar a maratona
Chegada, com aquela sensação boa depois da prova

Em resumo: minha experiência na Castaway Cay 5k foi muito legal, e combinei comigo mesmo que vou tentar fazer essa prova de novo, em todos os cruzeiros da Disney, que passem por Castaway Cay. Recomendo muito para todos, mesmo que você nunca tenha corrido, tenho certeza que vai se divertir pra caramba e conhecer lugares da ilha, onde normalmente, não visitamos fora da corrida ou alugando uma bike.

Espero que tenha gostado do relato e não deixe de compartilhar como foi a sua experiência nessa corrida também, na caixa de comentários abaixo 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!