VPD Orlando - Vai Pra Disney
Dicas

Certificado de vacinação: como emitir para viajar para os EUA

A fronteira dos EUA reabriu e, com ela, veio toda uma nova etapa no planejamento de viagem. Além de todos os preparativos que já existiam, agora também é necessário lembrar do certificado de vacinação para viajar.

Para relembrar os requisitos, atualmente os Estados Unidos exigem o seguinte para entrar no país:

  • Todo mundo que tem mais de 18 anos precisa apresentar um comprovante de vacinação para entrar. Crianças entre 2 e 17 anos não precisam apresentar comprovante de vacinação.

Nesse post, vamos explicar o passo a passo para emitir o seu.

Última atualização: 10 de agosto de 2022

Como apresentar o certificado?

O CDC (o órgão de saúde dos Estados Unidos, como a Anvisa é no Brasil) não faz exigências quanto ao idioma do certificado. Eles recomendam entrar em contato com a companhia aérea e, caso o certificado não esteja em inglês, checar se a tradução é necessária. Como é bem simples emitir o certificado tanto em português quanto em inglês, vale levar cópias nos dois idiomas para garantir. 

Foto de vários frascos da vacina contra a COVID.
O momento tão sonhado de viajar chegou, graças à vacinação!

Oficialmente, o CDC aceita diversas formas de comprovação da vacinação. No entanto, muitas companhias aéreas estão retendo o certificado, por isso a gente recomenda levar a versão mais completa com QR Code impressa. Sempre válido evitar qualquer possível dor de cabeça no aeroporto, né? Além disso, você já se garante caso precise apresentar algum comprovante durante a viagem.

Também de acordo com o CDC, é obrigatório que o comprovante traga alguma identificação do passageiro (nome e data de nascimento), nome da fonte oficial que está emitindo o certificado (no caso, o Ministério da Saúde), o fabricante da vacina e a data de aplicação das doses. Fazendo da forma como explicamos mais abaixo, seu certificado cumpre todos esses requisitos.

Os requisitos para a comprovação de vacinação, que podem ser consultados no site do CDC

Onde emitir o certificado de vacinação

A forma de emitir o certificado para viagens internacionais é por meio do aplicativo ConecteSUS. Apesar de simples, o cadastro para utilizar o ConecteSUS pode ser um pouquinho trabalhoso e pede vários dados, por isso a gente recomenda fazer com antecedência pra já tirar isso da frente!

Além disso, existem relatos de pessoas com dados de vacinação incompletos nesse sistema. Apesar de mais raro agora que a vacinação já está bem avançada no país (que alegria escrever isso!), é bom checar tudo com tempo para resolver caso apareça algum probleminha. Você pode clicar aqui para baixar o aplicativo para iOS, e aqui para dispositivos Android.

O ConecteSus também tem um site, e o processo por ele é idêntico ao do aplicativo que eu ensino logo abaixo! Caso não consiga usar o app por qualquer motivo, essa opção também está disponível.

Passo a passo para emitir o certificado de vacinação

  • Após fazer cadastro e login com os seus dados, na página inicial do aplicativo, clique em Vacinas.
Print da página inicial do ConecteSus, destacando a área que mostra as vacinas.
  • Clique nesse banner onde aparecem as suas doses.
Print da página inicial do ConecteSus, destacando a área que mostra as duas doses da vacina.
  • Um resumo das suas doses da vacina vai aparecer. Clique em Certificado de Vacinação COVID-19.
Print da página de vacinação do ConecteSus, apontando para o botão de certificado de vacinação COVID-19.
  • Um certificado mais completo será gerado e, acima dele, vai aparecer um ícone com a bandeira do Brasil. Clicando nele, é possível selecionar o idioma do certificado (que pode ser Inglês ou Espanhol, além de Português mesmo). Nesse caso, selecione o Inglês.
Print do comprovante no aplicativo, com uma caixinha em vermelho apontando para as opções de mudança de idioma, que pode ser português, inglês ou espanhol.
  • Depois de selecionar o idioma desejado, clique em PDF no canto superior direito para gerar o certificado completo.
Print do certificado de vacinação digital com todas as informações da vacina e um QR Code, com uma caixinha em vermelho apontando para a opção de salvar como PDF.
  • O certificado completo com todas as informações da vacina e um QR Code vai abrir.
Print do comprovante com todas as informações da vacina e um QR Code.
  • Clique no ícone para exportar esse certificado e salvar nos arquivos do seu celular ou enviar por email para imprimir depois!
Print do comprovante com todas as informações da vacina e um QR Code, com uma caixinha em vermelho apontando para a opção de salvar no dispositivo.

E pronto! Aí é só lembrar de imprimir e juntar com os outros documentos da viagem. O processo todo é bem simples e rápido, e o certificado pode ser emitido mais de uma vez pelo aplicativo caso seja necessário por qualquer motivo.

Vale dizer que apesar de ser um certificado nacional e trazer a observação de que ele é válido em território brasileiro, hoje em dia ainda não há um certificado universal e internacional para a vacina da COVID-19 (como acontece com vacinas como a da febre amarela). Ainda assim, esse certificado traz todos os dados que o CDC julga necessários e é uma forma completa de comprovar a vacinação para quem for viajar para os EUA hoje. Se houver atualizações sobre isso, avisamos tudo por aqui!

O certificado de vacinação é obrigatório para entrar nos EUA

Por enquanto essas instruções quanto ao certificado de vacinação ainda podem parecer um pouco nebulosas, pois dependem do país de destino e também das políticas da companhia aérea. Esse retorno das viagens é muito recente e as orientações estão sendo criadas conforme a necessidade. Nos próximos tempos, todo o processo deve ficar mais simples e claro. Na dúvida, nossa recomendação é entrar em contato com a companhia aérea para entender quais são as orientações mais atuais.

Como sempre, a gente deixa o espaço aberto aqui nos comentários para quem viajou recentemente e quiser compartilhar o seu relato! Com certeza vai ajudar quem estiver planejando uma viagem futura.