VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Chegando no aeroporto de Orlando: tudo o que você precisa saber

Para muita gente que está indo para os EUA pela primeira vez, a chegada no aeroporto parece muito complicada, ainda mais em um país que é tão rígido com os procedimentos de segurança e exige um bom comportamento com os procedimentos de imigração e alfândega.

Hoje vou contar para vocês o que esperar da chegada em Orlando e como entrar na cidade da magia sem complicações.

A felicidade em ver essa plaquinha no aeroporto não tem preço! Foto de uma placa no aeroporto de Orlando, onde está escrito "Welcome to Orlando"
A felicidade em ver essa plaquinha não tem preço!

A grande maioria dos brasileiros chega em Orlando após uma conexão feita em outro aeroporto dos EUA, já que existem poucos voos diretos para a cidade, que partem de cidades como São Paulo, Campinas e Recife.

Por isso, vale dizer que o procedimento abaixo vale não só para quem chega direto em Orlando, mas também para qualquer aeroporto dos EUA em que você fizer a primeira parada depois de sair do Brasil.

Formulário da alfândega

Ao fazer o check-in em sua cia aérea no Brasil ou mesmo já dentro do avião, você poderá ou não receber um papelzinho azul com um formulário para ser preenchido e entregue ao controle alfandegário do aeroporto. Neste formulário você deverá preencher informações básicas sobre você e seus pertences.

A grande verdade é que esse formulário está em desuso há anos, e a gente nunca mais viu ele sendo distribuído. Agora, as perguntas que ficavam nesse formulário são respondidas de outra forma, como contamos mais abaixo.

Saindo do avião: imigração

Muito temida por várias pessoas, a imigração tem o simples objetivo de controlar quem está entrando nos EUA e as razões da sua viagem. As perguntas em geral são básicas, como por exemplo:

  • Para onde você está indo?
  • Qual a finalidade da sua viagem?
  • Quanto tempo você vai ficar nos EUA?
  • O que você faz da vida?
  • Quanto dinheiro você está levando?

Nessa etapa não tem resposta certa, mas mentir é sempre uma resposta errada. Fique tranquilo e saiba que se você tem um visto de turista dos EUA estampado no seu passaporte, o agente da imigração não tem nenhum motivo para negar a sua entrada no país, a não ser que você esteja planejando ficar por lá ilegalmente.

Quase todos os aeroportos possuem agentes que falam espanhol, o que torna a comunicação para quem não fala inglês muito mais fácil, e alguns ainda contam com agentes que falam português suficiente para se comunicar nessas perguntas listadas acima.

Além do mais, fique sabendo que eles estão MUITO acostumados com os brasileiros, então vá tranquilo e responda com calma e honestidade a todas as perguntas que te fizerem. Vale lembrar também que enquanto você espera para ser atendido, é proibido usar o celular e fazer muito barulho. Mantenha o celular no bolso e as crianças ao lado em respeito à autoridade.

Imagem de uma oficial da imigração dos EUA no ponto de controle de passaporte, atendendo um passageiro.
Oficial da imigração dos EUA no ponto de controle de passaporte do aeroporto. Foto: U.S. Customs and Border Protection

Na imigração, o oficial vai pedir para cada um da sua família entregar o passaporte, tirar uma foto do rosto, e colocar as impressões digitais. Em seguida, ele irá carimbar os passaportes.

Importante: por questões de segurança e privacidade, todas as perguntas enviadas nos comentários relacionadas à política de imigração dos EUA não serão aprovadas nem respondidas, ok? 🙂

Totem de Imigração Automática

Para quem vai fazer escala antes de chegar em Orlando, alguns aeroportos dos EUA (Miami, Dallas e o JFK em Nova York, por exemplo) contam com terminais automáticos de imigração.

São máquinas de auto-atendimento em que você mesmo coloca suas informações, escaneia o passaporte, o visto, digitais e tira foto – tudo em português.

É na própria máquina que você faz também a declaração alfandegária que antes era feita no formulário de papel, como falei ali em cima. Você responde às perguntas básicas: seu nome, número de passaporte, endereço do seu hotel nos EUA, se está levando alguns itens proibidos em sua bagagem, se está levando mais do que 10 mil dólares em espécie.

Imagem dos totens de auto-atendimento da imigração americana. Os totens são azuis, com uma tela interativa, e há pessoas ao fundo da foto.
Totens de auto-atendimento da imigração americana. Foto: James Tourtellotte/U.S. Customs and Border Protection

Em seguida, um recibo é impresso e você se dirige a outra fila, para de fato passar com o agente de imigração. Aqui são duas opções: se o seu formulário tiver um X em cima, será direcionado a uma fila, se não tiver um X será a outra.

Quase todas as vezes que eu usei esse serviço meu recibo veio com o X. Não sei se é porque meu visto fica em um outro passaporte já vencido e eu ando com dois passaportes ou qual é o motivo específico. Caso isso aconteça com você, não se assuste! É normal. Em ambas as filas, o agente da imigração poderá fazer as mesmas perguntas que mencionei no tópico anterior e tudo tranquilo, com ou sem X.

Abaixo tem um vídeo do aeroporto de Miami mostrando o passo a passo de como passar pelo totem, assim dá pra ter uma ideia do que esperar:

Vale mencionar também que existe uma lista de requisitos para poder passar nesses totens de auto-atendimento, e um deles é ter um visto B1/B2 (o visto normal de turista/negócios) válido, ou seja, a maioria esmagadora dos viajantes brasileiros poderá usar esse serviço caso ele esteja disponível no seu aeroporto de chegada. Se você estiver viajando com algum outro tipo de visto ou passaporte, então vale checar direitinho as regras no site oficial do programa aqui.

Infelizmente, no aeroporto de Orlando os totens ainda não estão disponíveis para todos os turistas viajando com passaporte brasileiro, então aqui o procedimento é quase sempre o tradicional: ir direto para a fila e em seguida passar no balcão, conforme mencionei no primeiro tópico.

Baggage claim? Agora é esperar

Ao completar o processo de imigração, chegou a hora de esperar um pouquinho para as suas malas saírem do avião. Os aeroportos dos EUA são tão organizados que é bem provável que a hora que você saia da imigração, as suas malas já estejam te esperando no chão.

Se não, é só aguardar um pouco ao lado das esteiras na área que é chamada de Baggage Claim e retirar suas malas quando saírem.

Foto da esteira de bagagem no aeroporto de Orlando, com a placa indicando as informações dos voos acima.
Esteira de bagagem no aeroporto de Orlando

Finalmente a alfândega

Assim como no Brasil, a alfândega nos EUA controla a entrada de produtos no país e inspeciona as bagagens quando acharem necessário. Para a maior parte dos brasileiros, esse processo é bem rápido, já que o nosso problema vai ser na alfândega da volta para o Brasil 🙂

De qualquer maneira, você tem que passar pela alfândega dos EUA junto com todas as malas e todos da sua família. Um policial estará inspecionando e vai te liberar ou então te enviar para a inspeção (o que é super difícil de acontecer, mas já fui uma vez). Caso você tenha passado pelo totem de auto-atendimento de imigração, terá um recibo da máquina. É ali que você vai entregar ele, e provavelmente responder uma ou duas perguntas simples sobre o motivo e duração de sua viagem.

Importante lembrar que caso você esteja levando alimentos frescos, frutas, plantas ou outros produtos que possam carregar doenças e pestes de um país para o outro, você deve declarar para o fiscal (ou ter declarado no totem) e passar pela inspeção para garantir que está tudo certo. Mentir nesse ponto pode incidir em cobrança de multa, então tome cuidado. E claro que levar um pacote de bolachas, balas ou chocolate não tem problema nenhum.

Em geral, produtos industrializados e lacrados não tem problema para entrar na alfândega dos EUA. Pote de leite em pó, pacote de arroz, feijão, papinha, tudo isso é tranquilo de levar.

Conexão? Sim senhor

Caso você esteja chegando nos EUA diretamente pelo aeroporto de Orlando, considere-se sortudo, pois ao sair da alfândega você está livre para correr para o hotel (ou para o supermercado? parque? shopping?) logo depois de pegar o seu carro nas locadoras que ficam no primeiro piso do terminal.

Mas caso você esteja em outro aeroporto e a sua viagem ainda não tenha terminado, você vai precisar pegar mais um avião (ou dois?) até chegar no seu destino. A primeira coisa a se fazer é despachar novamente as bagagens que você teve que retirar do avião para fazer alfândega. Eu sei que no Brasil esse processo é traumático, mas lembre-se que eu disse que nos EUA os aeroportos são bem organizados, então logo ao cruzar a linha da alfândega, um funcionário da sua cia. aérea já vai estar te esperando para colocar suas malas no outro voo.

O processo de conexão é bem rápido nos aeroportos dos EUA! Foto do terminal B em Orlando
O processo de conexão é bem rápido nos aeroportos dos EUA!

O processo é incrivelmente rápido e intuitivo, pois quase todo mundo já sai do Brasil com as malas etiquetadas até o destino final (Exemplos: GRU – ATL – MCO, caso você esteja saindo de São Paulo, indo para Atlanta e depois para Orlando. Ou ainda GIG – MIA – MCO, caso você esteja saindo do Rio, indo para Miami e depois para Orlando). Se tiver com dúvidas é só procurar o balcão da sua companhia.

Agora vá em direção a área de embarque e passe pelo controle de segurança com raio-x das bagagens de mão e detector de metais, em que todos as pessoas entre 12 e 75 anos devem tirar o sapato (Dica: siga a voz da experiência e nunca viaje sem meia kkk acredite, eu já fiz isso). Corra pro portão de embarque e espere para entrar no avião rumo ao seu destino final 🙂

O aeroporto de Orlando – MCO para os íntimos

Dividido em dois terminais, o A e o B, o aeroporto de Orlando não é enorme mas faz bonito quando o comparamos com os do Brasil. Ele tem um estilo engraçado, muito diferente dos aeroportos americanos que são gigantes, frios e azuis.

Vale a pena entrar no site do aeroporto pra se familiarizar, clique aqui para acessar.

Foto do saguão do aeroporto de Orlando. É possível ver algumas lojas, passageiros e uma escada rolante.
Saguão do aeroporto de Orlando

Todos que pousam em MCO chegam na área de embarque e pegam um trenzinho/monorail (o primeiro de muitos na sua viagem) até o terceiro andar do terminal principal.

Dali, você se dirige para o Baggage Claim que fica no segundo piso do terminal, descendo um lance de escadas rolantes. Depois de pegar as malas, basta ir até o primeiro piso para pegar o seu carro na locadora ou outro tipo de transporte.

Chegando no terminal, você pode pegar as suas bagagens, retirar o carro alugado ou pegar o transporte da Disney! Foto da placa do terminal B no aeroporto de Orlando.
Chegando no terminal, você pode pegar as suas bagagens, retirar o carro alugado ou pegar o transporte da Disney!

O Disney’s Magical Express, ônibus para quem está hospedado nos hotéis do complexo, também ficam no primeiro andar. É tudo muito bem sinalizado e não faltam placas para se localizar!

Foto das placas no primeiro andar que indicam onde pegar o transporte da Disney (uma placa com o Mickey) e aonde ir para as locadoras de carro (a placa diz "Rental Cars")
Placas no primeiro andar do aeroporto que indicam onde pegar o transporte da Disney e aonde ir para as locadoras de carro

Pronto. Saia de aeroporto, sinta a umidade e curta muito sua estadia na cidade da diversão. Aproveite bastante pois da próxima vez que você voltar a esse aeroporto, provavelmente você vai estar bem triste por estar indo embora de volta pro Brasil.

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!