VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Clima e temperatura em Orlando em cada época do ano

Antes de viajar, sempre nos preocupamos muito com qual será o clima da cidade para qual estamos indo. E quando se vai para Orlando então, essa preocupação é ainda mais importante, já que lá passamos muito tempo andando pelos parques, shoppings e outras atrações da cidade.

Além disso, até para fazer as malas considerar a temperatura é importante, então por isso resolvi contar nessa matéria como funciona o clima de Orlando ao longo do ano.

Como é o clima em Orlando?

Orlando é uma cidade com o clima bem variado, tendo duas estações bem definidas ao longo do ano:

  • Inverno (Outubro a Março): as temperaturas são mais baixas e chove bem pouco.
  • Verão (Abril a Setembro): as temperaturas são muito altas e chove bastante.
Clima chuvoso no Hollywood Studios. A foto mostra a entrada de uma das áreas do parque, o céu nublado e diversos visitantes com capas de chuva.
Hollywood Studios em um dia de chuva

Os meses quentes em Orlando

Nos meses de verão e primavera, o que mais chama atenção em Orlando é um clima de praia que fica no ar. Na primeira vez que fui em um mês quente para lá, me lembro de sair do aeroporto e sentir um ar quente e úmido, bem parecido com o das praias brasileiras no verão, além daquele cheiro úmido bem característico.

É uma boa ideia colocar as havaianas de fora e curtir os parques e suas atrações aquáticas, assim como os parques aquáticos Blizzard Beach, Typhoon Lagoon e Volcano Bay da Universal. Veja aqui nosso guia com os parques aquáticos de Orlando.

Aliás, vale até considerar um passeio nas praias da Flórida (que são lindas), como Clearwater, ou então uma visita aos parques estaduais, como o Blue Spring State Park.

Um ponto importante a se levar em conta: nestes meses, chove quase todos os fins de tarde na cidade. Geralmente é daquelas chuvas rápidas de verão, então isso não atrapalha em nada os planos e a diversão. Afinal, depois de um dia de muito calor, às vezes chegando a 40 graus, nada mais refrescante do que andar na chuva.

Então deixe a capa de chuva (ou poncho, para os mais íntimos) cobrindo suas coisas e curta a água. Depois que passa a chuva, você vai ver que o calor continua e você vai estar seco em 15 minutos. Veja aqui nosso post com dicas para aproveitar os parques em dias de chuva.

Dica especial: Compre capas de chuva nos supermercados, pois lá são muito mais baratas que nos parques. Enquanto nos parques podem chegar a 15 dólares, no Walmart e na Target saem por menos de 1 dólar.

Foto das capas de chuva vendidas no Walmart, com o preço em uma placa acima (87 centavos de dólar)
Uma capa de chuva pode passar de 10 dólares nos parques, 10x mais do que no Walmart

Os meses frios em Orlando

Eu sempre tive uma imagem na minha cabeça de que na Flórida era sol e calor o ano inteiro. Pode ser que em Miami o clima seja quase assim, mas em Orlando o frio sem dúvida é uma realidade e você não pode ignorá-lo. Aliás, demos mais dicas para quem viaja na época fria aqui nesse outro post.

Em 2010, eu estava lá em um dos invernos mais rigorosos que a cidade já passou, e a temperatura chegou a -8°C em alguns dias. A espera pelos shows noturnos nos parques foi bem sofrida por causa do frio e as compras se restringiram a casacos e roupas térmicas.

Mas mesmo assim, não tem como não aproveitar a cidade: durante o dia faz sol e com um casaco ou moletom você aguenta bem o ar gelado, enquanto de noite quer se entocar em locais fechados como os shoppings Florida Mall ou o Millenia.

Dica: Considere um fondue para um jantar quentinho, como por exemplo no Melting Pot, restaurante especializado que a gente visitou, aprovou e contou aqui.

Se for viajar no inverno, aproveite o clima friozinho para comer um fondue no Melting Pot. :) Foto da panela de fondue de queijo; a Bia está segurando o pedaço de pão e o queijo derretido está escorrendo.
Se for viajar no inverno, aproveite o friozinho para comer um fondue no Melting Pot 🙂

Temporada de Furacão em Orlando

A Flórida tem um clima tropical e fica localizada numa região próxima à rota de tornados e furacões que se formam no Oceano Atlântico.

A temporada de furacão vai oficialmente de junho a novembro, mas seu pico é entre setembro e outubro. É nesses meses que historicamente se formam mais tempestades tropicais que evoluem para a categoria de furacão.

Importante: isso não significa que em todos os anos tem furacão passando em Orlando nesses meses. Na verdade, na grande maioria das vezes, os furacões que a gente vê nas notícias afetam mais a costa da Flórida, pois esse tipo de fenômeno natural perde a força quando entra na terra firme.

Como Orlando está localizada no centro da Flórida, a cidade acaba ficando mais protegida dos efeitos. Quase sempre, o que chega na cidade é uma tempestade com ventos fortes que dura algumas horas, e só. Nos últimos anos, o maior impacto dos furacões foi no cancelamento de alguns vôos e cruzeiros, e o fechamento mais cedo de alguns parques. Veja aqui o impacto do furacão Dorian em 2019.

Foto de uma área aberta no parque em um dia nublado. Os visitantes estão com capas de chuva.
Orlando fica no centro do estado e por isso é menos afetado pelos furacões que passam pela Flórida

Porém, assim como em qualquer fenômeno natural, é difícil prever com certeza, além de ser difícil saber com antecedência se vai ter furacão e qual será sua intensidade. O que a gente sempre diz é que ainda assim consideramos Setembro um dos melhores meses pra se visitar Orlando, por causa dos preços mais baixos e parques mais tranquilos.

De toda forma, a cidade é muito bem preparada para lidar com esse tipo de fenômeno, e os parques sempre prezam pela segurança, além de terem procedimentos eficazes a fim de lidar com a situação.

Como programar a viagem no mês em que viajo para Orlando?

A gente tem uma matéria detalhada que ajuda a definir qual a melhor época pra viajar para Orlando, além da versão em vídeo (abaixo).

Consulte também nossos guias mês a mês para ver nossas opiniões sobre cada época na cidade, assim como se é possível aproveitar os parques aquáticos, o que colocar na mala, como se vestir e o que levar para os parques.

Clique no mês da sua viagem abaixo:

As médias em Orlando

No gráfico abaixo, do site Weather Channel você acompanha as temperaturas médias em Orlando em cada um dos meses. Veja que a linha laranja representa a temperatura máxima do mês, enquanto a linha azul representa a mínima. Os meses mais quentes vão de maio a setembro.

Clima em Orlando: temperaturas médias na cidade ao longo do ano. O gráfico mostra a média das temperaturas máximas em laranja e a média das temperaturas mínimas em azul.
Clima em Orlando: temperaturas médias na cidade ao longo do ano

No outro gráfico você vê a quantidade de chuvas por mês. Os meses com mais chuva vão de junho a setembro.

Clima em Orlando: volume de chuvas na cidade por mês. O gráfico em barras mostra a quantidade de chuva em milímetros a cada mês em Orlando.
Clima em Orlando: volume de chuvas na cidade por mês

Qual a temperatura de Orlando nesse minuto?

Uma forma rápida e simples de ver a temperatura nesse exato momento é buscar no Google “temperatura em Orlando”. Assim dá para ver o resultado em tempo real, além de uma previsão para o clima dos próximos dias 🙂

Agora mãos à obra e vamos começar a arrumar as malas! Por fim, veja também nossas dicas abaixo:

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!