VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Como ir na nova atração Star Wars: Rise of the Resistance no Hollywood Studios

ATENÇÃO: No 23 de setembro de 2021, a fila virtual da Rise of the Resistance chegou ao fim, como contamos aqui. Agora, ela está funcionando com uma fila física normal e com Lightning Lane.

Clique aqui para ver a melhor estratégia para visitar essa atração atualmente!

A área de Star Wars no Hollywood Studios traz uma das atrações mais ambiciosas e imersivas de toda da Disney, a Rise of the Resistance.

Boa parte dos visitantes desavisados que chega ao parque sem planejamento pode não conseguir nem ter a chance de ir na atração, isso porque ela funciona de uma forma completamente diferente de todo o restante do complexo.

Por isso, resolvemos fazer aqui um guia com as principais e mais atualizadas dicas para conseguir entender a lógica e definir a melhor estratégia pra te ajudar a conseguir ir na atração e curtir também o restante do parque.

Pra conseguir ir na nova atração de Star Wars, é preciso entender como ela está funcionando!

Antes de mais nada, vale deixar claro algumas coisas importante:

  1. Essas dicas são baseadas na observação, coleta de depoimentos e análise. Estamos fazendo uma análise histórica dos horários relevantes pra estabelecer uma estratégia.
  2. A Disney já mudou as regras e horários diversas vezes, o que tem influenciado nas dicas desse post. A gente está sempre atualizando conforme as últimas informações.
  3. Veja como checar a programação e horários da Disney aqui.

Agora sim, tudo alinhado? Então vamos lá!

Última atualização: 3 de maio de 2021

Mas é só uma atração! Não é só chegar lá e esperar na fila?

Essa é a grande questão: a Rise of the Resistance não tem uma fila de espera normal e nem oferece FastPass+ (que por sinal está temporariamente suspenso no complexo inteiro). A única forma de conseguir ir é entrando em uma fila virtual, que explico a seguir.

O que isso significa? Que se você não tiver feito um planejamento adequado para entender o funcionamento, você provavelmente terá poucas chances de conseguir ir nessa atração. Estamos falando aqui da mais moderna e popular atração do Walt Disney World. Mesmo quem não for fã de Star Wars não vai querer perder, né?

Como eu faço pra poder ir na atração então?

Desde o dia da inauguração a atração de Star Wars opera com o esquema de distribuição de grupos de embarque em uma fila virtual.

Com ela, a Disney consegue controlar a demanda e distribuir a capacidade de pessoas que podem ir na atração em grupos de embarque. Com o passar das horas no dia, eles vão chamando em sequência os grupos de embarque pra entrar na fila da atração.

Vale mencionar que mesmo quando for chamado, ainda tem uma “fila” que leva cerca de 30 minutos até de fato entrar na atração.

Em geral, os grupos de embarque são ordenados por números que vão até por volta do 50. Quem entrar primeiro na fila virtual pegará os primeiros grupos, e quem for entrando depois ficará mais pro final. Os primeiros grupos são os primeiros a serem chamados ainda de manhã, e em seguida vão sendo chamados mais grupos à tarde e noite até o fechamento do parque.

Como a quantidade de pessoas em cada grupo é limitada e a popularidade da atração está nas nuvens, a distribuição de grupos da fila virtual se esgota MUITO rápido, como vou explicar melhor um pouco mais pra frente. Pra ajudar a controlar isso, a Disney limitou que cada visitante só pode entrar 1 vez por dia na fila virtual.

Um ponto importante é que o lugar na fila virtual não contava como um do 3 Fastpasses que eram permitidos marcar antecipadamente. Por ser algo adicional ao sistema de Fastpass+, é um benefício extra, mas mesmo com eles suspensos ainda é uma forma cômoda de não ter que ficar parado numa fila e também evitar aglomerações. Os Fastpass+ ainda continuam suspensos no complexo, sem previsão para voltar.

Outro ponto importante da fila virtual é que quando chamarem sua vez, você tem um tempinho de folga para terminar o que estiver fazendo e ir até a atração. Essa janela de retorno agora é só de 1 hora, mas ainda é tempo suficiente para terminar de ir em uma atração, ou terminar de comer. Se atrasar e tentar ir depois disso, poderá ter sua entrada impedida.

Se estiver em outro lugar fora do parque, como o Boardwalk ou o Epcot, já pode ficar apertado. Pelo menos até agora a Disney não impôs nenhuma restrição de sair do Hollywood Studios enquanto está na fila virtual da atração de Star Wars, mas essa limitação de 1 hora pode dificultar.

O grande problema é conseguir entrar fila virtual, como falo mais adiante.

Star Wars: Galaxy’s Edge finalmente está completa com as 2 atrações funcionando

Como entrar na fila virtual da Rise of the Resistance?

A Disney já mudou várias vezes a política em relação a isso, então vamos sempre mantendo essa parte atualizada com os procedimentos mais recentes.

Desde novembro de 2020 os grupos são distribuídos duas vezes por dia, com uma diferença importante entre cada um deles:

  • Às 7h, visitantes com ingresso válido e uma reserva do Disney Park Pass para o dia Hollywood Studios poderão acessar o sistema da fila virtual e checar a disponibilidade de um grupo de embarque. Nesse horário, não é necessário estar dentro do parque para tentar conseguir um grupo.
  • Às 13h, a fila virtual abre novamente, mas aqui apenas visitantes que já estão dentro do Hollywood Studios terão uma chance.

Esse procedimento requer uma atenção especial por alguns motivos:

  • Nos horários de distribuição, milhares de pessoas acessam o app ao mesmo tempo. É muita gente! Quem for mais ágil, tiver um celular mais rápido ou uma internet mais rápida conseguirá pegar os primeiros grupos.
  • Com tanta gente acessando ao mesmo tempo, grandes chances de o app travar ou dar erro, tendo que recomeçar o processo tudo de novo
  • Um atraso de poucos segundos pode significar ficar sem um grupo de embarque.
  • Quem precisa de ajuda dos funcionários pra entrar na fila virtual vai estar em desvantagem, pois terá que esperar sua vez para receber ajuda e vai perder a chance de conseguir um lugar.

É um conjunto de fatores que está fora do nosso alcance, ou seja, vai muito de sorte. Porém ainda existe uma estratégia para se ter mais chances de dar sorte nesse processo todo.

Uma pessoa consegue adicionar os outros integrantes do grupo de uma só vez na fila virtual, desde que todos os integrantes estejam conectados à sua conta do My Disney Experience como Amigos & Família.

A Disney coloca vários avisos como esse ao redor do parque quando a distribuição dos grupos esgota

Passo-a-passo para entrar na fila virtual

Estando todos dentro do parque, é só seguir os seguintes passos:

  • Abra o app da Disney. Logo de cara já verá  “Star Wars: Rise of the Resistance – Access by Boarding Group.” É só clicar em “Find Out More” (imagem abaixo).
Star Wars: Rise of the Resistance
  • A próxima tela irá mostrar o próximo grupo de embarque disponível. Clique em “Join a Boarding Group“. 
Star Wars: Rise of the Resistance
  • Se a opção Join a Boarding Group estiver cinza e sem opção de clicar (imagem acima), significa que todos os grupos de embarque já foram preenchidos, e terá que tentar novamente na próxima distribuição (explico melhor abaixo). Se estiver laranja e puder clicar (imagem abaixo), ele te colocará em um grupo de embarque e uma estimativa de qual período do dia vai poder ir. Enquanto isso, é só esperar um alerta chamando o número do seu grupo.
Star Wars: Rise of the Resistance
  • Ele já seleciona automaticamente todos seus amigos do My Disney Experience que também estiverem dentro do parque, pra agilizar o processo de seleção e evitar atrasos no processo.
  • Ative as notificações do app no seu celular pra receber um aviso quando estiverem chamando seu grupo de embarque. Como falei, quando chamados os integrantes tem 1 hora pra ir até a atração.
Star Wars: Rise of the Resistance

Importante: mesmo tendo um lugar num grupo de embarque, isso não necessariamente garante sua entrada na atração, já que ela pode vir a passar por dificuldades técnicas e interromper temporariamente as operações. Em geral, quando isso acontece, eles oferecem um grupo de embarque de papel para as pessoas voltarem mais tarde quando as operações estão normalizadas.

Melhor estratégia para conseguir entrar na fila virtual

A dica de chegar MUITO cedo não é mais essencial para a fila virtual, como acontecia antigamente quando a distribuição era apenas na abertura do parque.

Agora, vale madrugar um pouquinho nas férias pra tentar conseguir um grupo de embarque bem cedinho no horário das 7h, mas dá pra fazer isso ainda do quarto do hotel com calma.

Se por acaso não conseguir um lugar nessa primeira distribuição, você ainda consegue tentar de novo às 13h, mas lembrando que nesse caso você precisará estar dentro do parque.

A melhor estratégia é a seguinte:

  • Estar a postos uns 15 minutos antes do primeiro horário de distribuição, pra tentar garantir a vaga logo nessa primeira chance. Já aconteceu de liberarem 1 minuto antes dos horários.
  • Ter pelo menos umas 2 ou 3 pessoas do grupo cada uma com seus celulares tentando entrar na fila, pra ter mais chances caso algo dê errado com o app. Quanto mais gente tentando, mais chances de conseguir.
  • Sempre conferir o horário oficial dos parques para o dia da sua visita, e cheque novamente um dia antes da visita pra ter certeza que continua o mesmo, pois podem mudar a qualquer momento. (Explicamos como ver aqui)

Como falei antes, os lugares nos grupos de embarque são limitados, e todos os grupos do dia tem se esgotado em questão de pouquíssimos minutos! Porém, mesmo se tudo der errado e você não conseguir um grupo, ainda existe uma chance.

É super importante estar na catraca do parque bem cedinho pra ser um dos primeiros a entrar na fila virtual.

Não consegui entrar num grupo. E agora?

A Disney distribui também grupos “backup“, que é como se fosse uma fila de encaixe que poderá ser chamada no final do dia caso surjam novas vagas.

Quem não conseguir pegar um dos grupos garantidos, ainda pode conseguir entrar nos grupo de backup e aguardar pela possibilidade de ser chamado. São grupos de encaixe e sujeitos à disponibilidade, por isso não tem nenhuma garantia. Para entrar nos grupos de backup é só seguir o mesmo do passo a passo acima.

Mas não bobeie, porque eles também se esgotam super rápido, em poucos minutos.

A Rise of the Resistance aceita Rider Switch e DAS?

O DAS é o sistema que a Disney oferece para visitantes com necessidades especiais que não podem esperar na fila, mas aqui nesse caso ele não dá prioridade nem lugar garantido nos grupos de embarque.

Ou seja, para conseguir ir na Rise of the Resistance com o DAS, é preciso seguir as mesmas dicas daqui de cima e chegar cedinho pra receber um grupo de embarque, pois é por ordem de chegada mesmo.

A mesma coisa vale para o Rider Switch, o sistema de revezamento de participantes para grupos com crianças pequenas (explicamos aqui). Porém, como falei acima, ao ser chamado para embarcar o grupo tem entre 1 e 2 horas de janela pra ir na atração.

Com isso, tem tempo suficiente pra se revezar e ir primeiro parte dos adultos enquanto o restante fica com a criança do lado de fora, e depois se revezarem quando eles sairem. Lembrando que a altura mínima pra poder ir na atração é de 1,02m (listamos todas as alturas mínimas das atrações de Orlando aqui).

Até quando vai funcionar esse esquema? E na Califórnia?

É difícil dizer com certeza até quando isso vai continuar, o que já ficou claro é que as regras podem mudar a qualquer momento, como já mudaram tantas vezes desde a inauguração. Por enquanto não temos nenhuma previsão se algum dia a fila virtual vai dar lugar ao esquema de Fastpass normal, ainda mais agora que o FP+ está suspenso. Assim que soubermos de algo atualizamos aqui.

A atração-irmã na Disneyland Califórnia também conta com esse esquema da fila virtual. O passo a passo é o mesmo, mas é feito pelo app da Disneyland, que é diferente do My Disney Experience de Orlando.

Consegui meu grupo de embarque! E agora, o que eu faço até me chamarem?

Aqui vale a nossa dica de sempre: chegar cedo pra curtir as outras atrações concorridas ainda com menos fila. É o chamado “rope drop” é a estratégia de chegar no parque antes dele abrir, já que a fila de espera para as outras atrações concorridas do parque já começa a se formar antes mesmo dele abrir.

Pra aproveitar isso, é preciso ser um dos primeiros a entrar no parque, assim você poderá esperar lá o horário de abertura oficial e curtir outras atrações concorridas ainda com menos fila até dar a hora do seu grupo de embarque na atração.

Escolha qual atração você quer fazer primeiro com foco no interesse do grupo (Clique aqui pra ver o mapa do parque):

  • Mickey & Minnie’s Runaway Railway: a outra atração mais recente do parque, mais infantil
  • Millennium Falcon: a outra atração de Star Wars, também super popular
  • Toy Story Land: onde fica a Slinky Dog Dash, montanha russa infantil super popular e uma das maiores filas do parque
  • Tower of Terror e Rock’n’Roller Coaster: em frente à loja Once Upon a Time, na Sunset Boulevard

Minha escolha aqui seria entrar na espera para o Slinky Dog Dash em Toy Story Land, ou Mickey & Minnie’s Runaway Railway caso queira conferir essa novidade. Essas atrações quase sempre tem as maiores filas do parque, não tem Single Rider e tem Fastpass concorridos de se conseguir – apesar de que ambos estão suspensos também, então ficar na fila é a única opção mesmo.

Caso prefira uma atração menos infantil e com mais adrenalina, daí o melhor é ir pra Tower ou Rock’n’Roller Coaster. As filas dessas duas atrações geralmente aumentam ao longo do dia, enquanto da atração da Millennium Falcon vai diminuindo.

Conclusão sobre a Star Wars: Rise of the Resistance

Não tem muito segredo aqui, a grande sacada é entender que se quiser ter mais chances de ir na Rise of the Resistance, o ideal é ser rápido e tentar garantir uma vaga logo no primeiro horário de distribuição de grupos de embarque.

Além disso, é preciso ter sorte de seu celular, sua conexão à internet e o sistema da Disney estarem favoráveis.

Espero que tenha ajudado a entender mais sobre os detalhes e táticas para conseguir se planejar e curtir o dia no parque! Quem tiver alguma outra dica, experiências ou palpites pra compartilhar, conte pra gente aqui embaixo nos comentários e não esqueçam de marcar a gente lá no Instagram mostrando a visita de vocês, vamos adorar ver 🙂