VPD Orlando - Vai Pra Disney
04 maio, 2020

Companhias aéreas anunciam uso obrigatório de máscaras durante voos

Com a lenta retomada da operação de vôos, as principais companhias aéreas estão implementando novas medidas de segurança para conter o COVID-19. Agora, começa a ser obrigatório o uso de máscaras de proteção para os passageiros de voos nacionais e internacionais.

Desde Abril, o uso da proteção já era obrigatório para os tripulantes da aeronave da maioria das empresas, mas agora a medida está sendo estendida também aos passageiros.

Imagem do interior de um avião. É possível ver a parte de trás de diversas fileiras de poltronas, com as telas acopladas atrás.
O uso da máscara é mais um procedimento de proteção para previnir o contágio do novo coronavírus

Em geral, a máscara é obrigatória desde a área de check in no aeroporto e durante todo o procedimento de embarque, vôo e desembarque. Veja abaixo as informações oficias anunciadas por cada companhia:

  • American Airlines: obrigatório a partir de 11 de Maio, e a companhia vai distribuir máscaras gratuitamente para todos os passageiros
  • Latam: a partir de 11 de Maio o uso será obrigatório, mas a empresa não irá fornecer a máscara e o passageiro deverá trazer a sua própria.
  • Gol: o uso é obrigatório a partir de 10 de Maio, e ainda não foi confirmado se será oferecida gratuitamente
  • Delta: obrigatório desde 4 de Maio, e será fornecida gratuitamente caso o passageiro não tenha uma
  • United: obrigatório desde 4 de Maio, a empresa fornece máscaras gratuitamente caso o passageiro não tenha uma.

A Azul ainda não anunciou nada sobre a obrigatoriedade para passageiros, mas o uso é incentivado pela empresa, e os tripulantes são obrigados a usar desde o mês passado.

Além disso, as empresas estão distribuído gratuitamente álcool gel para ajudar a manter a limpeza do ambiente dentro das aeronaves, e algumas também promovendo totens de atendimento sem a necessidade de contato físico com telas ou outros objetos.

Foto das máscaras temáticas da Disney, com estampas da Minnie e Mickey em diversas cores
A Disney começou a vender máscaras de tecido tematizadas

As medidas seguem a tendência de outros países, e o Canadá já implementou o uso da máscara como medida obrigatória em todos os passageiros, assim como a alemã Lufthansa e a holandesa KLM. Outras companhias da Europa também já estão discutindo a obrigatoriedade, que já é muito comum na Ásia.

Na dúvida, confirme com a empresa aérea antes de viajar para entender as medidas obrigatórias e quais os tipos de máscaras permitidos.

Vale lembrar que, segundo a OMS e outros especialistas, o uso da máscara é apenas uma das várias medidas de prevenção, já que só ela por si só não necessariamente previne o contágio. Além dela, é recomendado continuar seguindo todas as outras medidas de higiene e proteção, como:

  • Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos
  • Evitar tocar o rosto sem lavar as mãos antes
  • Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao tossir ou espirrar
  • Manter distanciamento de pelo menos 1.80m de outros indivíduos que não moram com você
  • Limpar superfícies e objetos que tiveram contato de outras pessoas

Atualmente, as viagens não-essenciais não são recomendadas, e inclusive estão proibidas em diversos países. A União Europeia está restringindo a entrada de turistas vindos de qualquer país, e os EUA tem restrições para visitantes vindos da Europa e alguns países da Ásia, mas até o momento nenhuma para visitantes do Brasil.

Para entender melhor sobre o impacto do COVID-19 nas viagens para Orlando, veja aqui nosso guia completo. E para saber as orientações oficiais sobre prevenção do novo coronavírus, clique aqui para ver o site da Organização Mundial da Saúde em português.