VPD Orlando - Vai Pra Disney
28 novembro, 2018

Compras no exterior com cartão de crédito terão dólar fixado na data da compra

Hoje o presidente do Banco Central anunciou uma medida que impacta a vida de quem vai usar cartão de crédito no exterior ou em transação em moeda estrangeira.

As transações em moeda estrangeira realizadas com cartões brasileiros deverão ter o dólar convertido para reais no mesmo dia em que a compra for realizada.

dinheiro cartoes de credito viagem

Atualmente, as compras em dólar estão sujeitas à variação do câmbio desde o dia da compra até a data em que a fatura fecha, e depois ainda é ajustado novamente até a data em que a fatura realmente for paga. Ou seja, quando a gente passa algo no cartão a gente nunca sabe exatamente quanto vai pagar em reais pois o dólar pode subir ou descer nesse período todo.

Segundo o Banco Central, a medida foi realizada com a finalidade de trazer mais transparência para os consumidores, trazendo o “conforto de saber exatamente quanto está gastando”.

A divulgação informa que a medida começa a valer em 1 de março de 2020, então até lá os bancos terão que se ajustar à nova forma de cobrança. Será possível também o cliente optar pelo sistema atual (da conversão na data do pagamento), mas não foram divulgados muitos detalhes sobre como seria isso – provavelmente é algo a ser decidido de antemão, não deve dar pra esperar fechar a fatura e ver qual vai ser o mais barato.

Alguns bancos já operam dessa forma, fazendo a conversão no dia da compra, e até 2020 todos os bancos terão que oferecer essa opção também.

Eu achei uma medida super positiva, especialmente pra quem não quer correr riscos nem ter surpresas depois da viagem. Pode acontecer de o dólar cair e acabar pagando menos, mas e o risco de subir e quebrar o orçamento planejado da viagem? Eu prefiro manter tudo dentro dos planos, sem surpresas mesmo 🙂

E além disso, é interessante também ficar de olho na cotação de dólar que a sua emissora do cartão cobra pra essas conversões. Cada operadora tem sua própria cotação, e nunca é a do dólar comercial, muitas vezes é até bem acima da cotação do dólar turismo.

Por isso, na hora de comprar ingressos ou qualquer coisa nos sites internacionais, tem que botar tudo na ponta lápis: a cotação do dólar cobrada pelo seu cartão, computar o IOF de 6,38% nas transações internacionais e evitar surpresas 🙂

Para ver nossas dicas sobre como levar dinheiro em viagens para o exterior, é só clicar aqui.