Além dos Parques

Corridas da Disney: tudo que você precisa saber

Correr na Disney foi uma das experiências mais diferentes e especiais que vivi em Orlando nos últimos tempos. Seja você um super maratonista procurando mais desafios ou alguém começando a correr, é provável que você vá amar esta experiência. As corridas da Disney são as mais bonitas e divertidas que eu já vi!

Chega a ser covardia né? Além de trazerem o espaço mais maravilhoso para você correr (os parques), a Disney ainda adiciona uma torcida mais que especial ao longo do evento: personagens, que inclusive estão disponíveis para fotos com os corredores que quiserem fazer esta pequena pausa.

Melhor lugar para correr é esse aqui!

Melhor lugar para correr é esse aqui!

As corridas da Disney tem uma energia diferente, um clima muito gostoso e são muito motivadoras. Por anos e anos eu vi esta experiência como espectadora e torcedora, porque correr nunca foi minha praia. Só este ano eu fiz algo bem improvável para mim e me inscrevi na minha primeira prova da Disney, por culpa de vocês como já contei aqui.

Amei a corrida, amei correr e já estou super ansiosa para a próxima prova. E já que você me deu esse encorajamento que eu precisava, resolvi vir aqui contar tudo que você precisa saber sobre as provas da Disney para quem sabe retribuir o empurrãozinho para você participar de um desses eventos também. 😉 

Informações gerais

A Disney oferece alguns eventos de corrida ao longo do ano através da Run Disney. Como a maioria das provas de corrida, é necessário se registrar com antecedência para participar. E não subestime a popularidade dessas corridas, viu? Se registre assim que a Disney liberar o período de inscrição pois as vagas acabam muito rápido, em especial para as provas menores. Para participar, é essencial se programar para se registrar assim que possível!

Todos os eventos são pagos e os preços variam bastante, mas as corridas mais baratas são as virtuais que custam cerca de US$59. Das provas presenciais, tirando a prova infantil, as mais baratas são as de 5km que custam US$85.00 hoje. Com o valor pago você ganha além do direito de participar da prova, uma camiseta, o seu bib (aquela placa de peito com o seu número na prova) e claro, a medalha no fim da prova. 

No site você sempre encontra os preços das provas que estão com inscrições abertas.

No site você sempre encontra os preços das provas que estão com inscrições abertas.

Você não precisa de ingresso para participar da prova, mas você também não ganha ingresso quando compra sua participação na corrida. Muita gente acha que vai ter acesso aos parques porque as provas passam por lá, mas isso não acontece. A prova começa e termina fora dos parques e não dão direito a entrada gratuita não.

Quando acontecem as corridas da Disney?

Você precisa ficar ligado em duas datas específicas: a data da prova e a data de inscrição. Vou detalhar as datas de cada prova aí embaixo, mas é importante ficar ligado nos sites de notícias sobre Orlando e principalmente o site da Run Disney para poder se registrar o quanto antes assim que as inscrições começarem, pois muitas esgotam rapidinho (vou repetir isso mil vezes para você não esquecer e não bobear com isso).

Se você quer correr na Disney, é melhor planejar sua viagem para um desses períodos:

  • Janeiro (em geral primeira quinzena)
  • Fevereiro (por volta do dia 20)
  • Abril
  • Final de outubro ou começo de novembro
Ai que vontade de ganhar todas as medalhas!

Ai que vontade de ganhar todas as medalhas!

Ah, e pode parecer detalhe, mas se programe para chegar pelo menos uns dias antes da sua prova. Lembre-se que você ainda terá que passar na Expo para pegar seu bib e camiseta, além de entregar seu waiver. Além do que, você não vai querer chegar cansado da viagem e correr no dia seguinte. 

Além disso, você sempre pode olhar no site da Run Disney para se inscrever nas provas virtuais e correr de casa mesmo.

As provas

Agora que você já sabe as datas aproximadas dos 4 eventos da Run Disney em Orlando ao longo do ano, vou falar rapidinho sobre as provas de cada um deles.

Walt Disney World Marathon

É a Maratona Disney, o principal evento da Run Disney que acontece em janeiro de cada ano (única época em que é tolerável correr uma maratona na Flórida né?). Traz provas de 5km, 10km, meia maratona e maratona inteira. Além disso, os participantes podem optar por fazer um dos desafios do evento: o desafio do Dunga ou desafio do Pateta.

O desafio Dunga consiste em participar das 4 provas em dias consecutivos, começando com a prova de 5km e terminando na maratona. O desafio do Pateta é só um pouquinho mais leve: consiste em participar da meia maratona e da maratona “inteira”.

Além dessas provas e desafios, há ainda uma corrida para crianças que é bem bonitinha e uma super motivação para encorajar as crianças a praticarem este esporte tão legal. 

Data do próximo evento: 9 a 12 de Janeiro de 2020.

Por onde elas passam:
– Dia 09/01, 5K: apenas no Epcot.
– Dia 10/01, 10K: no Epcot e no Boardwalk
– Dia 11/01, Meia Maratona: Epcot e Magic Kingdom
– Dia 12/01, Maratona: nos 4 parques

Princess Half Marathon

Evento de corrida com tema das princesas que acontece sempre em fevereiro e é um dos mais disputados da Run Disney. As vagas para a provas de 5km desse evento costumam acabar em minutos! Aqui acontecem provas de 5km, 10km, meia maratona e prova infantil também.

Data do próximo evento: 21 a 24 de Fevereiro de 2019.

Star Wars Rival Run

Prova com tema de Star Wars que sempre me impressiona pela boa vontade dos corredores que investem na fantasia para entrar no clima da prova. Eu morreria de calor, mas tem fã do Chewbacca que é muito mais forte do que eu! Também traz provas de meia maratona, 10km e 5km, além de prova infantil.

Data do próximo evento: 4 a 7 de Abril de 2019

Disney Wine & Dine

Enquanto o Epcot celebra o nosso amado Food & Wine Festival, rola também essa corrida especial dentro do mesmo tema! Com prova infantil, 5km, 10km e meia maratona, a Disney Wine & Dine Run tem até um evento com horas extras a noite no festival do Epcot para quem completar sua principal prova (e pra quem mais quiser comprar participação).

Data do próximo evento: 31 de Outubro a 3 de Novembro de 2019

Extras: outras provas

Disneyland Paris Run Weekend

Ai que sonho! Se por acaso você for um sortudo que vai passar alguns dias de setembro em Paris, pode se interessar por participar da prova da Disneyland de lá, que acontece bem nessa época, com o bom e velho combinado de provas da maioria dos eventos: 5km, 10km, meia maratona e prova infantil.

Data do próximo evento: 19 a 22 de Setembro de 2019

Provas virtuais

Honestamente não entendo muito bem como funcionam estas provas virtuais porque ainda não participei de uma, então não gosto de falar muito de algo que não conheço na prática. Se você souber, por favor, conte pra gente nos comentários. O que eu sei é basicamente o que a Disney fala: você deve inscrever, pagar e correr em casa dentro de um intervalo determinado de tempo, de algumas semanas ou até meses.

Depois que você correr, você vai receber uma medalha e certificado. Não acho que você precisa sequer comprovar que correu mesmo, mas enfim, acho que ninguém vai se inscrever para não correr, né? Seria muito dinheiro para uma medalha. hehehe

Clique aqui para ver todas as datas de corridas virtuais.

Castaway Cay 5K

Se você for fazer um dos maravilhosos cruzeiros da Disney que passam em Castaway Cay, a ilha da Disney em Bahamas, você poderá correr por lá também. Esta é uma prova quase informal que não faz parte do calendário da Run Disney nem nada, mas é uma corrida da Disney e merece estar aqui também, né? Ela é gratuita para todo mundo que está no cruzeiro e é um ótimo jeito de passear por boa parte da ilha e já ir se familiarizando com tudo ali. O difícil é correr depois de dias e dias frequentando o Cabanas (buffet do navio), mas tudo bem! Vale a pena!

Aqui não tem personagens no meio da prova, mas é bem provável que vários já estejam espalhados pela ilha quando você terminar de correr. Se quiser participar, peça informações no Guest Services do navio quando embarcar. O Felipe já contou a experiência dele correndo esta prova aqui. E eu mostrei um pouco no nosso instagram quando corri mais recentemente também.

Castaway Challenge

Falando em cruzeiro e em Castaway Cay, vale falar também de um desafio adicional oferecido na maratona da Disney nos últimos anos. Consiste em correr uma das provas da maratona e na semana seguinte, embarcar em um cruzeiro da Disney (um cruzeiro pré determinado pela Disney) e correr a Castaway Cay 5K na ilha. Quem participou dessa prova nos últimos anos ganhou uma medalha especial e uma camiseta.

Felipe contou tudo sobre a corrida dele em Castaway Cay aqui.

Felipe contou tudo sobre a corrida dele em Castaway Cay aqui.

Como se inscrever nas corridas da Disney

Você precisa se inscrever pelo site da Run Disney usando o mesmo login que você acessa o site principal da Disney. O mais importante aqui é não perder a data de abertura de inscrição como você já está cansado de saber à essa altura do post. Se você faz questão de participar, é bom ficar ali no site dando plantão no dia de abertura para realmente brigar por uma vaga. Confesso que esse clima competitivo até me faz ter mais vontade de correr ainda!

Como funcionam as corridas da Disney

Um dia antes da primeira prova, a Expo da corrida fica aberta para distribuição dos bibs, camisetas, além de (como sempre), uma lojinha para te fazer querer comprar mil coisas (e eles me pegam toda vez!). Você deverá também levar um pequeno termo de compromisso assinado para entregar quando for buscar seu bib.

As medalhas e percursos das provas são todos detalhados nessa Expo e caso você tenha qualquer dúvida sobre o percurso, poderá ainda perguntar por ali mesmo. É sempre legal checar o local onde você deve ir para o começo da prova, horário indicado para chegada entre outras coisinhas.

A Expo já é um espaço super legal que te deixa no clima da corrida.

A Expo já é um espaço super legal que te deixa no clima da corrida.

No dia da prova, você provavelmente vai acordar muito cedo (a maioria das provas começa 5h30 da manhã) e se tiver pique, poderá ainda enfrentar algumas filas para tirar fotos com alguns personagens que já ficam por ali antes do início para todo mundo ir entrando no clima. Depois, durante o percurso, além da super motivação de ter o melhor cenário de todos (eu ameeeei correr no parque!), você poderá tirar fotos com personagens ao longo do percurso. Cada evento trará personagens diferentes, de acordo com seu tema. A prova das princesas, traz a realeza da Disney em peso. A prova de Star Wars, traz personagens da saga.  Além de claro, a medalha também ser toda tematizada e apenas maravilhosas. Quero aprender a correr mais só pra poder ganhar mais e mais medalhas! São lindas demais!

Um detalhe importante: o foco desses encontros com personagens especiais são os corredores. Outras pessoas poderão tirar foto somente dependendo da boa vontade dos funcionários “cuidando” dos personagens e claro, se não houver outros corredores querendo tirar foto.

Como a corrida afeta os parques?

Como a gente até já falou no post de “qual a melhor época para ir a Disney?” as provas em si atrapalham muito pouco a dinâmica do parque, até porque boa parte das provas acontece antes de abertura deles. Mesmo as provas que acabam entrando no horário de funcionamento dos parques são um pequeno inconveniente para andar no parque, porque alguns caminhos ficam mais cheio de regrinhas para não atrapalhar os corredores, mas não é nada além de um inconveniente pequeno mesmo. Não chega a ser uma lotação maior nem nada. Se der pra evitar, ótimo! Se não der, aproveite as atrações enquanto o resto das pessoas estão correndo ou torcendo! 😛

Outro ponto que vale você se atentar é que as provas podem mexer um pouquinho no trânsito, pois algumas vias fecham para fazer parte do percurso dos corredores. Saia sempre ainda mais cedo caso pretenda visitar um parque em dia de corrida!

A minha experiência correndo na Disney

Eu amei correr na Disney e já estou na contagem regressiva para a próxima prova! Já contei minha experiência pessoal aqui e já mostrei como foi minha primeira corrida lá no nosso canal do YouTube, então se você quiser mais detalhes, é só dar play!

Só vou resumir aqui dizendo que é uma experiência super divertida, sem pressão, e muito motivadora. Espero que você tenha ficado pelo menos um pouquinho curioso e com vontade de correr também! =)



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.