VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Como é o dia do embarque nos cruzeiros da Disney?

Depois de algumas horas dentro do navio, todo mundo pega o jeito com a dinâmica deste tipo maravilhoso de viagem, mas até lá, há muita ansiedade e dúvidas sobre essa experiência. Percebi tanto aqui nos comentários como auxiliando nossos clientes do VPD Travel, que o funcionamento do embarque é uma das dúvidas mais comuns entre todo mundo que planeja fazer um cruzeiro.

Engraçado que eu mesma não me preocupei muito com isso no meu primeiro cruzeiro, há uns bons anos já. E no fim, fui descobrir só depois de várias oportunidades que eu perdi! Ou seja, você que está se planejando para ter um embarque mais tranquilo e eficiente, com certeza vai aproveitar seu cruzeiro muito mais do que eu aproveitei aquele primeiro (e olha que eu aproveitei pra caramba!).

O túnel para a felicidade em Porto Canaveral! Dali, direto para o navio! Foto da entrada do local de embarque pro navio da Disney em Porto Canaveral, que é um portal amarelo em formato de Mickey
O túnel para a felicidade em Porto Canaveral! Dali, direto para o navio!

Vou explicar como funciona e o que você pode esperar durante o seu embarque para um cruzeiro da Disney e todas as pequenas dicas para curtir ainda mais este seu primeiro dia. Afinal, o que todo mundo quer é embarcar logo e começar a curtir a viagem!

1. Escolhendo horário e transporte para o porto

O primeiro passo do seu planejamento para o embarque é decidir que horas e como você quer chegar no porto. Sobre o horário, você pode escolher no momento que fizer o seu check-in online, como a gente já explicou aqui. Tente se programar para estar no porto uns 30 minutinhos antes do seu horário. Chegar muito antes disso é desnecessário.

Minha dica é marcar sempre o primeiro horário disponível para o seu check-in, porque você sempre pode embarcar depois do seu horário agendado se você se atrasar, mas não pode embarcar antes. Ou seja, se você agendar o mais cedo possível, terá flexibilidade para entrar a partir desse horário. Mas podendo, embarcar o quanto antes é sempre a melhor alternativa por uma série de fatores:

  • Você consegue aproveitar o navio mais vazio, em especial as piscinas e o restaurante buffet que ficam bombando depois.
  • Você tem mais chance de conseguir fazer uma reserva de alguma atividade concorrida que você não conseguiu fazer online, como um brunch no Palo, alguma degustação de bebidas ou um encontro com princesas, por exemplo.
  • Você tem mais tempo para já ir se familiarizando com o navio e aproveitar os open houses, em que vários espaços do navio que não são abertos para todo mundo ao longo da viagem, permitem visitação. Em especial o SPA do navio e o berçário só fazem open house nesse primeiro dia mesmo.

Sabendo seu horário de embarque, é hora de ver como você vai querer ir para o porto! As alternativas podem variar um pouquinho dependendo do seu porto de saída, mas em geral são as seguintes:

  • Transfer da Disney: transporte oferecido pela Disney. O preço pode variar de acordo com o porto de saída do seu cruzeiro, mas como referência, hoje em Port Canaveral fica US$45 por pessoa por trecho para sair do aeroporto ou hotéis da Disney. Como este é o porto mais usado pela Disney, eles oferecem transporte deles mesmo. Em outros locais o serviço é terceirizado. O lado bom do transporte da Disney é a praticidade, já o lado ruim, é que te engessa um pouco, visto que neste caso eles escolhem seu horário de embarque.
Os ônibus da Disney podem ser uma alternativa cômoda de ir para o porto para quem vai se hospedar na Disney. Foto do ônibus da Disney Cruise Line que pode levar os visitantes ao porto no dia do embarque. Ele é azul marinho com detalhes em branco, amarelo e vermelho.
Os ônibus da Disney podem ser uma alternativa cômoda de ir para o porto para quem vai se hospedar na Disney.
  • Transfer privativo: em geral é um pouco mais caro, mas tem alguns benefícios: o transporte é só para o seu grupo e você escolhe exatamente o horário que quer ir e voltar. Além disso, você pode escolher sair e voltar para outros locais além dos oferecidos pelo transporte da Disney, e não precisa fazer paradas em outros pontos durante a viagem (encurtando o tempo que demora para chegar no porto). 
  • Aluguel de carro: se dirigir não for um problema para vocês, esta é uma excelente opção pois te dá toda a flexibilidade e é mais barata do que as outras alternativas em locais como Porto Canaveral. Você pode alugar um carro e escolher devolver perto do porto. Muitas locadoras oferecem transporte cortesia para o porto, das suas unidades mais próximas. Na volta, você pode usar o mesmo shuttle cortesia para ir de volta até a locadora e alugar um carro de novo.  
  • Aluguel de carro + estacionamento: outra opção é manter o seu aluguel de carro e deixar o carro no estacionamento do porto, quando disponível. Se não me engano, dos portos mais visitados pela Disney, só Porto Canaveral e o porto de Galveston oferecem estacionamento no local. Os valores atualizados você encontra aqui.
  • Taxi ou Uber: faz pouco sentido para quem vai de Orlando para Porto Canaveral ou Miami, porque ficaria muito caro, mas para quem vai sair de outros portos, pode ser uma ótima alternativa. Nós fomos de taxi com as malas do nosso hotel em Vancouver para o porto, no dia do embarque do nosso cruzeiro pelo Alasca.

Dica importante: independente da sua escolha de transporte, minha recomendação é que você não planeje chegar nos EUA no dia do embarque do cruzeiro. Isso é super arriscado, pois qualquer imprevisto no seu vôo pode fazer perder a sua viagem e todo dinheiro investido nela.

Eu confesso que no passado já menosprezei esse risco porque achava que as chances eram pequenas, mas depois de ter quase me lascado duas vezes com isso (um vôo cancelado de última hora e uma mala extraviada), já não cometo esse erro. Não quero que você tenha que passar o nervoso que eu passei, então se programe para chegar um dia antes pelo menos! 😉 

O check-in no porto é uma das últimas etapas antes de você entrar no navio! Foto da placa que indica o local de check-in no embarque do Disney Cruise Line (a placa diz "Disney Cruise Line", "check-in" e o número 25)
O check-in no porto é uma das últimas etapas antes de você entrar no navio!

2.Chegando no porto

Chegando no porto, tenha em mãos o seu livretinho do cruzeiro (caso tenha recebido ele em casa), os dados do seu check-in online ou os dados da sua reserva. Você pode precisar dessas informações para acessar a área de embarque em alguns portos.

Em seguida, vai ser a hora de deixar suas malas despachadas com os funcionários da Disney. Se você tiver recebido o livretinho em casa, coloque as tags de mala em todas as bagagens. Caso não tenha recebido, não tem o menor problema. É só ter número do seu quarto e nome do titular da reserva e pronto, os funcionários da Disney que recebem as malas fazem uma etiqueta pra você ali na hora. Muita gente fica preocupada quando não recebe o livretinho, mas a verdade é que ele não faz muita diferença na sua vida, além de ser bonitinho. hehe  😉

Ah! É legal ter alguns dólares em mãos para dar de gorjeta para o pessoal que vai receber suas malas e leva-las para o navio. 

Deixe as malas (devidamente identificadas com sua cabine) com os funcionários da Disney no porto. Foto do local em que os visitantes deixam as malas e os carros no porto. É possível ver um funcionário e alguns visitantes, além de um carro vermelho
Deixe as malas (devidamente identificadas com sua cabine) com os funcionários da Disney no porto.

Dica importante: sim mais uma! Lembre-se que a sua mala só vai chegar na sua cabine por volta de 16h-17h então tenha com você uma mala de mão com as coisas mais básicas que você pode precisar nesse começo de cruzeiro. Se estiver calor, já leve roupa de banho pra piscina. Quem viaja com bebê como eu, já leva o kit todo de sobrevivência nessa mala de mão.

Outra coisa importante é que sua cabine também não vai estar aberta até umas 13h-13h30. Ou seja, mesmo que você possa entrar no navio antes disso, você vai ter que ficar perambulando com sua bagagem de mão e não vai querer levar nada muito pesado ou grande demais.

Lembre-se desses horários e escolha estrategicamente o que vai em cada mala, tanto as despachadas, como a de mão.

3. Segurança

Depois de deixar as malas, você vai passar pela segurança do porto, em um processo parecido com o que acontece nos aeroportos, mas levemente mais simples e normalmente bem mais rápido. Sem grandes segredos aqui, então não vou nem me prolongar. Não precisa!

Se o seu embarque for em Porto Canaveral, não deixe de ver a maquete linda do Disney Magic que está exposta por lá. Foto da maquete do Disney Magic que fica no porto em Porto Canaveral
Se o seu embarque for em Porto Canaveral, não deixe de ver a maquete linda do Disney Magic que está exposta por lá.

4. Chegando no terminal

Agora sim, você já vai estar quase chegando no seu embarque. Ao entrar no terminal, com certeza você vai encontrar alguns funcionários da Disney te ajudando a entrar na fila correta. Dependendo do horário que você chegar e dependendo do seu porto, pode ser que você encontre algum personagem tirando foto ali do lado de fora. As filas normalmente são grandes e você poderá ver estes personagens no navio, então a não ser que você dê sorte de pegar uma fila pequena, nem esquente a cabeça com isso agora. Vá direto para a fila para poder entrar logo no navio.

Se for o seu primeiro cruzeiro, você deverá entrar na fila geral. Se você já tiver feito outro cruzeiro da Disney, poderá entrar em uma fila separada, de acordo com o seu status do programa de fidelidade da Disney (Castaway Club). Se você for ficar em uma cabine concierge, também terá uma fila especial (e poderá embarcar a hora que você quiser).

Há uma fila de check-in para quem está indo pela primeira vez (guest) e outra para quem já fez outros cruzeiros (castaway club members). Foto de visitantes na fila para fazer check-in no navio da Disney, com duas placas indicando os locais.
Há uma fila de check-in para quem está indo pela primeira vez (guest) e outra para quem já fez outros cruzeiros (Castaway Club members).

Já na fila, você vai receber uma fichinha por cabine, para preencher respondendo algumas perguntinha. Basicamente você precisa atestar que ninguém da sua cabine teve enjôos, vomitou nem nada assim, nos últimos dias. Você pode ir preenchendo este termo na fila ou preencher quando chegar sua vez de fazer o check-in mesmo, tanto faz.

5. O check-in

O ideal aqui é que você já tenha feito o seu check-in online pelo site da Disney, para ter um processo de check-in no terminal mais rápido e poder ir logo para o navio. Além do terminho dizendo que vocês não estão doentes, você precisará mostrar documentos válidos (passaporte) e vistos necessários para a viagem, e se quiser, poderá assinar um papel autorizando a cobrança no seu cartão de despesas feitas no navio.

Eu sempre preencho os dados do cartão online mas sempre preciso assinar isso na hora do check-in também. Eu acho prático deixar o cartão para pagar as despesas no navio, mas você tem outras alternativas se preferir (assunto pra outro post).

Exemplo do tempo que você precisa assinar (um por cabine). Foto do questionário de saúde do cruzeiro da Disney, já preenchido e assinado pelo Felipe
Exemplo do tempo que você precisa assinar (um por cabine).

Aqui sempre vale lembrar: não se esqueça de checar qualquer visto que você possa precisar para fazer o seu cruzeiro. Por exemplo:

  • para o cruzeiro do Alasca, precisamos de um visto canadense diferente pois voltaríamos para o Canadá no fim da viagem, por vias marítimas. Aquele visto de vias aéreas não serviria para essa viagem.
  • para os cruzeiros de Caribe e Bahamas saindo de Port Canaveral, você só precisa mesmo ter visto dos EUA e passaporte válido.
A fila do check-in pode ser grande mas em geral ela anda rápido porque são muitos funcionários atendendo ao mesmo tempo. Foto do balcão do porto durante o check-in, com visitantes e atendentes realizando o procedimento
A fila do check-in pode ser grande mas em geral ela anda rápido porque são muitos funcionários atendendo ao mesmo tempo.

Resolvido essas coisas, você vai tirar uma foto para a Disney ter no sistema de controle deles e vai receber seu cartão que eles chamam de “Keys to the World card” e que será sua chave de quarto, além de praticamente seu documento de identificação no navio (também assunto para explicar melhor em outro post).

Se você já tiver no seu segundo cruzeiro ou mais, vai ganhar um colarzinho para guardar este cartão. Se não, você poderá comprar um colarzinho no navio, comprar um bem mais barato antes do cruzeiro no supermercado ou na Amazon, ou usar o bom e velho bolso para guardá-lo mesmo. Você vai receber também o Personal Navigator desse primeiro dia, contendo a programação desse primeiro dia inteiro e aqui tenho mais uma dica!

A chave do quarto que você recebe no check-in serve para outras coisinhas também. Será sua identificação para entrar e sair do navio, por exemplo. Foto do cartão magnético que serve como chave do quarto do cruzeiro da Disney, com o nome Renata Almeida e uma imagem do Mickey vestido de capitão
A chave do quarto que você recebe no check-in serve para outras coisinhas também. Será sua identificação para entrar e sair do navio, por exemplo.

Dica Importante: olhe com calma a programação do navio para não perder nada de importante ou único que acontecerá nesse primeiro dia. Os destaques aqui são:

  • Se você quiser almoçar no navio, preste atenção no horário mais reduzido de funcionamento dos restaurantes.
  • Se você quiser fazer alguma reserva que não conseguiu fazer online, tente fazer assim que chegar no navio. Caso não encontre o local exato no Personal Navigator, pergunte para um funcionário do navio logo que entrar, antes de qualquer outra coisa.
  • Curta os open houses, como eu falei antes.
  • Lembre-se do showzinho de início de cruzeiro que acontece no momento que o navio sai do porto e do treinamento obrigatório de segurança que acontece antes disso.
  • Não se esqueça de aproveitar a promoção do pacote de internet gratuito que é oferecido somente nesta primeira noite. Minha dica é ficar de olho no horário de funcionamento do suporte de internet (connect@Sea) e garantir que você não vai ter nenhum problema na hora de se conectar enquanto ainda é possível pedir ajuda. Se deixar para o dia seguinte, a promoção já vai ter acabado. Ah! Não se esqueça de já baixar o aplicativo da Disney Cruise Line e desabilitar tudo que pode consumir dados desnecessariamente ANTES de entrar no navio (ou pelo menos antes de se conectar à internet paga e caríssima do navio!)
Sempre olhe as informações do Personal Navigator para saber de tudo que está acontecendo no navio. Foto do folheto Personal Navigator, que informa as programações do navio da DIsney
Sempre olhe as informações do Personal Navigator para saber de tudo que está acontecendo no navio.

Voltando ao seu check-in, por fim, o atendente da Disney vai te dar um cartão com o horário e o número do seu grupo de embarque. Depois é só ficar de olho quando permitem seu grupo entrar na fila para começar essa viagem deliciosa!

Extra: e depois do embarque?

Mesmo depois do embarque, este primeiro dia tem algumas particularidades que vou explicar rapidinho por aqui. Se quiser mais detalhes, vale ver o vlog do nosso primeiro dia de cruzeiro por Bahamas ou no Caribe, lá no nosso canal no YouTube.

Eu acho que o primeiro dia passa em um piscar de olhos depois que você entra no navio, porque é muita coisa acontecendo, uma em seguida da outra, antes de você realmente se familiarizar com o ambiente, mas é uma delícia!

Vou resumir mas já vou começar com uma dica: na hora de embarcar, você vai passar por uma fila para tirar foto atrás de um cartaz do navio. Se você não quiser essa foto, pule esta fila para embarcar logo. É só falar que você não quer tirar a foto e vão de deixar seguir a diante.

Logo depois dessa fila de identificação pré embarque (com a chave que você recebeu no check-in), já tem um pessoal tirando foto. Se você não quiser tirar a foto, pode passar batido. Foto de alguns visitantes posando para fotos logo antes de embarcar no navio.
Logo depois dessa fila de identificação pré embarque (com a chave que você recebeu no check-in), já tem um pessoal tirando foto. Se você não quiser tirar a foto, pode passar batido.
Embarque para o cruzeiro do Alasca. Olha lá a galera tirando foto no fundo. Foto da placa indicando a entrada do navio (a placa diz "to ship") no cruzeiro da Disney
Embarque para o cruzeiro do Alasca. Olha lá a galera tirando foto no fundo.

Depois disso, você entra do navio mesmo. Comece fazendo qualquer reserva ou alteração nos planos da sua viagem (como horário de jantar por exemplo). Se você entrar cedo ainda não terá sua cabine pronta mas terá tempo para curtir as piscinas, almoçar, pegar a pulseira das crianças que quiserem ficar nos clubes infantis e visitar determinadas partes do navio com calma.

Se você entrar mais tarde, verifique se já pode deixar as coisas na cabine e escolha o que você vai ter tempo de  fazer antes do treinamento obrigatório de segurança. Nas vezes que eu entrei mais tarde, só larguei tudo na cabine, comi rapidamente e visitei no máximo um ou outro local de open house antes do treinamento.

Os clubes infantis valem a visita. São lindos! Foto da entrada do clube infantil da Marvel. A placa diz Marvel Super Hero Academy e tem um brasão com imagens que remetem aos heróis sobre um fundo vermelho
Os clubes infantis valem a visita. São lindos!

Quando você estiver na sua cabine, é provável que já conheça o seu camareiro ou camareira, uma pessoa que vai ser muito presente na sua viagem, já que estará sempre por lá tentando deixar o seu quarto sempre aconchegante. Depois do treinamento obrigatório, vem o showzinho de início do cruzeiro e as atividades começam oficialmente. Nessa hora, a gente aqui tem uma tradição familiar de já pegar um sorvetinho gratuito na máquina do deck da piscina. Se viajo com a família toda, dá pra fazer uma aposta de quantos sorvetes minha mãe e o Felipe tomarão até o fim da viagem, dois viciados! hehehe

Showzinho de início do cruzeiro! Foto do Mickey e da Minnie com roupas de capitães de navio, acenando para os visitantes no show que acontece no dia do embarque do cruzeiro.
Showzinho de início do cruzeiro!

Depois eu já gosto de ver se consigo pegar o pacote gratuito de internet e busco resolver antes do jantar se não conseguir.

Pegue o pacote de internet gratuito e desligue tudo que consome dados desnecessariamente do celular no dia do embarque, antes do cruzeiro começar. Foto do manual em português do pacote de internet do Disney Cruise Line.
Pegue o pacote de internet gratuito e desligue tudo que consome dados desnecessariamente do celular antes do cruzeiro começar.

Quem janta no primeiro horário, já deve ir se arrumar para o jantar a essa altura do campeonato. Quem janta no segundo horário (a gente sempre), pode escolher ir no show dessa noite ou ficar em outras áreas do navio antes do jantar, de repente tirando foto com os personagens, que já começam a aparecer por lá. Dos dois jeitos, na hora do seu jantar, você vai conhecer toda a equipe de garçons que te atenderá durante a viagem, todas as noites, durante os jantares rotacionais que a gente já explicou aqui.

Passado o jantar, funciona como em qualquer outra noite de cruzeiro. Dá pra curtir fotos com personagens, ir nos bares de adultos, os clubes infantis também já estão funcionando, as lojinhas estão abertas, enfim, mil coisas acontecendo ao mesmo tempo. Não enlouqueça, não tente fazer tudo, relaxe e curta fazendo aquilo que você estiver afim. O cruzeiro está só começando e você terá muito tempo para aproveitar 😉

Quando você voltar pro quarto, veja a programação do dia seguinte no aplicativo da Disney Cruise ou no Personal Navigator que seu camareiro terá deixado pra você no quarto. Verifique se tem algo logo cedo que você quer fazer e veja também se você tem alguma outra programação marcada para a manhã seguinte. Se programe de acordo e pelos próximos dias será basicamente isso: escolher entre muitas opções legais, aquelas que você quer curtir! Aproveite por você e por mim também! 😛

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!