VPD Orlando - Vai Pra Disney
Compras

Dicas de segurança nas compras em Orlando

Orlando é uma delícia para curtir e comprar, mas nem por isso a gente deve deixar de ficar esperto. Em todo lugar você encontra gente boa e gente com má intenção, nos Estados Unidos não é diferente. Em Orlando, tem muito malandro que sabe que o brasileiro enche as malas com produtos novos e encontram aí uma oportunidade para tirar vantagem. A triste verdade é que acaba sendo fácil roubar o turista desavisado que acha que está seguro porque está em “um país de primeiro mundo”. Não é bem assim!

Pretende ir pros shoppings e cair nas compras? Então fique atento às dicas abaixo.

Pretende ir pros shoppings e cair nas compras? Então fique atento às dicas abaixo.

Apesar disso, não é preciso ficar assustado. Pequenas e simples ações muitas vezes já são o suficiente para evitar qualquer problema na sua viagem. Por isso, hoje quero dividir algumas dicas simples de segurança para que você possa evitar dar bobeira e garanta uma viagem tranquila. O que sugerimos nesse post, são dicas que nós colocamos em prática durante as nossas viagens e a parte boa é contar que mesmo depois de dezenas de idas para Orlando, nada nunca nos aconteceu.

Veja também nosso vídeo com dicas para fazer suas compras com segurança:

A idéia dessas dicas é ajudá-los a saber de medidas práticas e simples que podem te evitar um problema complicado no futuro. O ladrão de Orlando procura o turista desavisado, diferente dos confrontos que vemos com ladrões no Brasil, por isso é mais fácil tomar todas as precauções para não se tornar uma vítima.

Essa foi uma das primeiras matérias do VPD, mas como novos golpes vão surgindo, sentimos a necessidade de trazer novas dicas para contorná-los também. Se tiver alguma dica legal que sentiu falta, não deixe de dividir com a gente nos comentários. 😉

Os lojistas já sabem e se preparam para receber os brasileiros nas lojas, mas infelizmente eles não são os únicos que sabem que a gente vai comprar. Mas sem neura: com pequena ações você consegue se proteger da malandragem em Orlando.

Dicas de segurança nas compras em Orlando

Depois das compras vá direto para o hotel sem paradas

Ir do shopping direto para o hotel é a melhor forma de evitar que te sigam e te abordem na sua próxima parada. Esse é um golpe comum no mundo todo: eles te seguem e te abordam depois ou simplesmente arrombam o seu carro, o que for mais fácil. Essa é a nossa recomendação mas se não for possível de maneira alguma ir direto para o hotel, tenha atenção redobrada para garantir que não está sendo seguido e coloque TODAS as compras no porta-malas. Assim pelo menos você chama menos atenção, né?

Se comprar algo de valor, mesmo que perca mais tempo, a volta para o hotel é extremamente recomendada. Muita gente acha que está seguro de deixar compras de valores no estacionamento dos parques mas não está. Você não corre risco de ser roubado pelo funcionário do parque, mas por alguém que sabe o que você comprou e te seguiu até lá.

Comprar é uma parte bem gostosa das férias em Orlando e com essas dicas simples, você evita ter problemas! ;)

Comprar é uma parte bem gostosa das férias em Orlando e com essas dicas simples, você evita ter problemas! 😉

Lembro de uma leitora que nos contou uma vez que comprou 8 iPhones, saiu do shopping e foi para a Universal direto. Quando voltou pro carro, percebeu que foi roubada. Ela achou que não aconteceria, afinal, o estacionamento dos parques são (muito bem) pagos, mas não se engane. Nenhum estacionamento, mesmo que pago, tem como ter controle sobre todos os carros e o conteúdo de cada um. E o ladrão que pagou cerca US$25 para entrar no estacionamento e roubou 8 iPhones, certamente achou que valei a pena. Por isso, não conte com a sorte!

Ir da Best Buy para o Florida Mall é um momento clássico do assalto em Orlando. As pessoas estão ansiosas para comprar logo o notebook e de lá vão para as compras menores no shopping. Fazer o contrário (compras menores primeiro e depois as caras) é a melhor solução.

Ir da Best Buy para o Florida Mall é um momento clássico do assalto em Orlando. As pessoas estão ansiosas para comprar logo o notebook e de lá vão para as compras menores no shopping. Fazer o contrário (compras menores primeiro e depois as caras) é a melhor solução.

Faça as compras de uma vez só

Para evitar ficar carregando as sacolas, muita gente prefere fazer paradas ao longo do dia e ir deixando as sacolas no porta malas do carro. Com essa prática, você está dando uma oportunidade fácil para que aquele ladrão que ia seguir alguém simplesmente arrombe seu carro e leve os produtos sem que ele precise sequer te abordar. Mais fácil pra ele! Para evitar ser vítima desse golpe, o recomendado é que leve todas as compras para o carro de uma vez só e de lá, direto pro hotel como falamos antes.

Se programe para comprar os itens maiores e mais pesados por último para tornar possível carregar tudo. Se for impossível fazer isso, pelo menos mude a vaga de lugar depois de deixar as sacolas no porta mala e nesse processo, faça de conta que está indo embora, verifique com atenção se não está sendo seguido e só então ache outra vaga. Assim você diminui as chances de notarem que você está com o porta malas carregado.

Quando você deixa suas compras no porta-malas, as vezes é a chance para um malandro conseguir levar tudo sem precisar te abordar.

Quando você deixa suas compras no porta-malas, as vezes é a chance para um malandro conseguir levar tudo sem precisar te abordar.

E se eu levar uma mala para guardar as sacolas durante as compras?
Isso pode parecer uma boa idéia mas eu não acho que seja. Tem quem ache que levar a mala para os shoppings e outlets resolve o problema de carregar as compras, mas esquece que isso é o maior chamariz da sua intenção de comprar muito. A mala chama atenção até de quem não quer roubar ninguém, imagina de quem quer! Mesmo que a mala esteja vazia, com certeza ela vai fazer você se destacar na multidão para os ladrões como uma vítima potencial.

TODO mundo presta atenção quando alguém abre uma mala cheia de sacolas, imagina os ladrões.

TODO mundo presta atenção quando alguém abre uma mala cheia de sacolas, imagina os ladrões.

Olhem a foto acima que tiramos em uma das nossas viagens a Orlando: um casal organizando as compras dentro de uma mala aberta no meio do corredor do shopping. Enquanto isso, todo mundo que passa ao lado fica olhando para a cena. Se por ali também passa um oportunista, esse casal poderia ser alvo de alguma ação.

Escolha bem onde estacionar

Como você já deve ter percebido, muitos roubos em Orlando acontecem logo que você sai das compras ou quando você deixa sacolas no carro e volta para dentro do shopping, ou seja, sempre perto do seu carro! Para evitar ser vítima desses golpes, uma estratégia boa é parar o carro sempre o mais próximo possível das cabines de segurança. Os ladrões procuram vítimas fáceis e com certeza assaltar alguém perto dos seguranças é sempre mais difícil.

Outro bom ponto para deixar o carro é bem próximo de uma das entradas do shopping que você está visitando. Isso vai te permitir se movimentar rápido da saída do shopping até o carro e de lá, ir embora. Ou seja, pouco tempo de reação para que um ladrão possa te abordar.

Sempre busque parar próximo aos seguranças. Se não for possível, pare próximo a entrada dos shopping.

Sempre busque parar próximo aos seguranças. Se não for possível, pare próximo a entrada dos shopping.

Não deixe sacolas no chão

O mais novo golpe dos ladrões de Orlando até impressiona pela criatividade. Funciona assim: eles ficam esperando a pessoa ir ao banheiro com as sacolas, principalmente as mulheres. Quando a mulher fecha a cabine e coloca as sacolas no chão para começar todo o malabarismo que é usar um banheiro público, eles puxam todas as sacolas pelo vão e saem correndo. Parece piada, né?

Se você achou que a solução é deixar as sacolas no ganchinho da porta, não é bem assim. Já vimos relatos de pessoas que tiveram sua compra puxada por lá também.

Para evitar ser vítima de um golpe como esses que dá até vergonha de relatar depois, o jeito é deixar a sacola sempre com você ou com algum amigo seu. Se estiver acompanhado, deixe uma pessoa com as sacolas enquanto você vai ao banheiro. Se você estiver sozinho, é melhor você fazer xixi antes de começar ficar com os braços muito carregados de compras.

O golpe do banheiro é a novidade dos assaltantes de Orlando. Não dá para acreditar mas nem ali você pode dar bobeira.

O golpe do banheiro é a novidade dos assaltantes de Orlando. Não dá para acreditar mas nem ali você pode dar bobeira.

Cuidado no hotel também

Mesmo nos hotéis é melhor não dar bobeira. Se você tem muito apego pelas suas aquisições, não deixe nada tão à vista. Mesmo em um bom hotel, não só funcionários mas hóspedes também podem ser oportunistas então busque não chamar atenção se estiver com itens de valor. Guarde eletrônicos e tudo aquilo que for caro no cofre ou na mala com cadeado.

Outro ponto importante: não deixe sacolas e embalagens espalhadas pelo quarto, ou pior ainda, do lado de fora do quarto na expectativa de que um funcionário vá passar e jogar fora. Pode parecer bobagem mas excesso de sacolas e embalagens de produtos caros valem como um letreiro para os malandros dizendo “Aqui dentro tem itens ótimos, recém comprados para serem roubados”. Não custa nada se desfazer dessas coisas em um lixo mais central, né?

Comprou muito na Apple? Então fique ligado e nada de deixar "rastros" no lixo do seu quarto ou ainda do lado de fora da porta para atrair malandros.

Comprou muito na Apple? Então fique ligado e nada de deixar “rastros” no lixo do seu quarto ou ainda do lado de fora da porta para atrair malandros.

Essas dicas valem para qualquer hotel, mas nesse assunto o primeiro passo é sempre escolher uma opção de hospedagem com segurança, como ensinamos aqui. Lembre que os ladrões procuram vítimas fáceis? Só de escolher um hotel mais seguro você já pode dificultar muito uma possível abordagem.

Espero que as dicas ajudem a curtir a viagem sem preocupações, só com atenção. E depois de se cuidar nos shoppings e nos hotéis, veja as nossas dicas para evitar furtos as suas malas, na volta da viagem, clicando aqui. E chegando no Brasil com tudo novo, veja as dicas para a alfândega aqui.