VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Dicas para aproveitar a Disney no calor

Quem vai para a Orlando entre Maio e Setembro (e parte de Abril e Outubro também) precisa estar preparado para enfrentar o calor da Flórida com temperaturas bem extremas e sol na cabeça o dia todo. Isso não precisa te impedir de aproveitar de forma alguma, pelo contrário, algumas atividades são bem mais gostosas nessa época do ano! Ainda assim, algumas dicas simples podem te ajudar a evitar desgaste e garantir um melhor aproveitamento da viagem.

Todo mundo curte dias quentes, não? O calor e o sol podem ser a solução e não o problema da viagem.
Todo mundo curte dias quentes, não? O calor e o sol podem ser a solução e não o problema da viagem.

Sei que a gente mora um país tropical e podemos ter mais facilidade para lidar com o sol, mas aproveitar um parque de Orlando e uma praia brasileira no calor são coisas completamente diferentes. Por isso, separei as 10 dicas que considero mais úteis para te ajudar a aproveitar ainda mais a sua viagem em um a Orlando no calor. Espero que com a ajuda dessas dicas você possa ver que o calor pode ajudar muito mais do que atrapalha! 🙂

Curta as atividades aquáticas

O que eu mais gosto de Orlando durante essa temporada de calor são os parques aquáticos e outras atividades na água que não são tão legais em outras épocas do ano. Muita gente sabe da existência dos parques aquáticos, mas você sabia que é possível pescar, andar de barco ou ter aulas de surf dentro da Disney?

Aproveitar os parques aquáticos no calor é sempre uma delícia!
Aproveitar os parques aquáticos no calor é sempre uma delícia!

O roteiro de férias em Orlando podem ser muito enriquecido com as atividades aquáticas disponíveis no complexo Disney e já falamos sobre todas elas aqui, por isso não vou repetir aqui mas se ainda não leu, pode valer a pena dar uma olhada. Se não quiser fazer nenhuma atividade aquática diferente, muitos hotéis oferecem piscinas maravilhosas, principalmente os da Disney e da Universal. Se este for o caso do seu hotel, não deixe de curtir tudo que você já tem à disposição para lidar com o calor.

Além dos parques aquáticos, existem diversas outras atividades na água bem legais, como por exemplo alugar um barco.
Além dos parques aquáticos, existem diversas outras atividades na água bem legais, como por exemplo alugar um barco.

Planeje e economize

Tudo no parque é mais caro do que fora dele, então já compre tudo que você sabe que precisará para lidar com o calor com antecedência. Aqui, lembro principalmente de 3 coisas.

O protetor solar será o seu melhor amigo nos dias de sol em Orlando. Não se engane achando que só vai precisar dele nos parques aquáticos, pois qualquer pedacinho do seu corpo que não estiver com protetor solar nos parques normais vai ficar queimado também.

Pensou que o sol só vai te pegar nos parques aquáticos? Nada disso! Protetor solar é necessário em todos os lugares.
Pensou que o sol só vai te pegar nos parques aquáticos? Nada disso! Protetor solar é necessário em todos os lugares.

Uma vez mesmo eu fui no parque de sapatilha, só porque eu fui praticamente direto do aeroporto para a Disney já que meu hotel não estava pronto para me receber e eu não quis bagunçar a mala. Resultado? Meu pé ficou todinho bronzeado, menos os meus dedos que continuaram branquelos porque estavam dentro do sapato! Isso em apenas algumas horas, heim? Eu fiquei rindo toda vez que olhava para o meu pé, porque realmente era um pé bem ridículo!

O meu ponto é: o sol não perdoa ninguém e você não precisa passar protetor solar no pé, mas precisará dele no rosto, braços, ombros, perna e se você deixar para comprar nos parques, vai gastar muito mais. Uma paradinha no Walmart ou Walgreens já resolve essa comprinha e te salva alguns dólares.

Outro produto que todo mundo adora no calor são os ventiladores portáteis com spray d’àgua. A Disney tem um lindo azul, que existe desde que me entendo por gente. Se sua família é pequena e um desses sprayzinhos for o suficiente para todos vocês, pode deixar para comprar na Disney, vai ficar em torno de US$20.

DISNEY_CALOR_SOL_18
O da Disney é mais bonitinho, mas se tiver que comprar mais de um desses ventiladores, a Amazon pode ser uma boa opção

Agora, se você tiver mais de uma criança no grupo e não quiser que elas fiquem brigando pelo ventilador com spray, provavelmente você precisará de mais de um spray e considerar compra-los em versões mais simples e baratas na Amazon ou nos supermercados da cidade pode ser mais interessante. Até porque as vezes aquele da Disney pode ser grande demais para ficar carregando. Ah! Compre as pilhas próprias, viu? Tanto o da Disney como os outros que já vi consomem a pilha super rápido. E antes de fazer suas compras online, veja as regras de recebimento do seu hotel como já falamos aqui.

Por fim, uma das dicas para economizar que sempre damos é comprar água nos supermercados e levar para o parque já que dentro da Disney cada garrafa custa uns US$2,50.  Apesar disso, no calor ninguém vai querer beber água quente, né? Originalmente a minha dica era levar água bem gelada ou até congelada para ir bebendo ao longo do dia, mas a leitora Renata Rodrigues deu uma idéia melhor ainda. Assim como a água da torneira (que é potável) o gelo também é dado gratuitamente nos restaurantes do parque. Peça em qualquer quick service um copo de gelo se a sua água estiver quente e pronto, problema resolvido! 🙂

Ainda assim, como acredito que você não vai querer carregar só água na mochila, se o seu “estoque” acabar, não limite sua hidratação por isso. Hidratação é essencial para você aguentar a viagem toda nesse calor.

Outro produto para refrescar que temos visto muito são essas toalhas.
Outro produto para refrescar que temos visto muito são essas toalhas.

Em dias de muito calor na Disney, eu ando sempre com uma água na mão. Se for preciso gastar com isso no fim do dia, será um dinheiro bem investido. Além disso, quando for comer, mesmo nos restaurantes fast-foods você pode pedir um pouco de “tap water” para o atendente que é a água da pia, potável e é de graça. Sempre mais uma boa oportunidade de ter um pouco de água gelada sem pagar por isso.

E se você está pensando em levar bolsa térmica ou qualquer coisa do tipo para manter as bebidas geladas, veja as regras para entrar com comidas e bebidas nos parques aqui. Muitas “geladeirinhas” não são permitidas.

Ah! Uma dica de compra extra: agora está na moda essas frosty towels, uma espécie de toalhinha refrescante. Ela realmente pode ser gostosa mas só vai ser refrescante a se tiver acabado de sair da geladeira ou do gelo. Por isso, a não ser que você tenha alguma bolsa térmica cheia de gelo, não acho que faça sentido comprar com antecedência não. Eu mesma nunca compro, só usei uma vez que ganhei.

Escolha bem as suas filas

Se você vai viajar nos meses de maior calor,  são grandes as chances de você viajar irá viajar também em períodos de parques bem cheios e filas grandes. Veja aqui a lotação estimada para o período da sua viagem.

Se você realmente tiver previsão de filas pela frente, vale notar que enquanto algumas atrações trazem filas inteiras ou quase inteiras em ambientes fechados (com ar condicionado) outras filas são majoritariamente nos sol. Não estou falando para você escolher quais filas enfrentar baseado exclusivamente nisso, mas se duas atrações estiverem com tempo de fila parecido, o tipo de fila que você vai enfrentar (com sol ou com ar condicionado) pode ser o seu critério de desempate.

A fila do Toy Story Mania é linda e fica praticamente inteira no ar condicionado.
A fila do Toy Story Mania é linda e fica praticamente inteira no ar condicionado.

Por exemplo, no Hollywood Studios a Rock ‘n Roller Coaster pode ter um tempo parecido de fila que o Toy Story Mania em algumas horas do dia. Enquanto a fila do Toy Story além de linda, fica em um ambiente fechado e fresquinho, a fila da Rock ‘n Roller Coaster fica boa parte no ambiente externo, sendo parte coberta e parte com o sol na cabeça. Eu não esperaria mais do que 15 minutos adicionais para ter uma fila em um ambiente mais agradável, mas se a diferença for pequena, seu desgaste vai ser bem menor em uma fila com ar condicionado e quase ninguém lembra disso na hora de fazer essas escolhas.

O Magic Kingdom é lindo nos dias de sol, mas saber escolher quais atrações enfrentar fila e quais pegar fastpass+ é muito importante.
O Magic Kingdom é lindo nos dias de sol, mas saber escolher quais atrações enfrentar fila e quais pegar fastpass+ é muito importante.

No Magic Kingdom, uma fila que eu não aguento muito tempo nos dias de calor e sol extremo é a da Haunted Mansion. Eu não sei o que acontece ali, mas as pessoas se acumulam de um jeito que o calor fica insuportável. A Splash Mountain também é uma atração muito popular nos dias quentes e uma das minhas preferidas, mas pode ter uma boa parte da fila no sol quando a espera for grande. Já a Space Mountain, pode ter um tempo parecido de fila que a Splash no verão mas majoritariamente em um ambiente fechado e fresquinho. Escolha suas batalhas (e seus fastpass+) e minimize o tempo no sol.

E para mais dicas para aproveitar os parques em dias de muitas filas, clique aqui.

Faça bom proveito da sua manhã

Algumas vezes filas no ambiente externo são inevitáveis. No Animal Kingdom por exemplo, quase todas as atrações possuem filas no sol. Nesses casos, a dica é você fazer as principais atrações em ambiente externo logo de manhã, antes de ficar aquele sol ardido, sabe?

Já falamos umas duzentas vezes aqui como as primeiras horas do parque são valiosíssimas, pois eles estão mais vazios e você aproveita bem mais. Se for viajar em períodos muito cheios, se programe para chegar no parque entre 20-30 minutos antes do parque abrir para garantir que vai estar a postos e vai aproveitar bem essas primeiras horas do dia.

No Animal Kingdom quase todas as filas são no sol, por isso o ideal é enfrentar as maiores filas bem cedo, antes do sol ficar forte demais.
No Animal Kingdom quase todas as filas são no sol, por isso o ideal é enfrentar as maiores filas bem cedo, antes do sol ficar forte demais.

Agora que já está claro o valor da manhã para aproveitar mais o parque e com menos sol, faça uso consciente desse período do dia.Refeições mais longas são uma ótima pausa para se recuperar do desgaste do calor, desde que isso não signifique gastar as melhores horas de parque (as da manhã) sentado e não aproveitando nenhuma atração. Se quiser agendar alguma refeição com personagem ou em restaurantes com serviço de mesa dentro do parque, dê preferência para o almoço, para que você possa fugir do sol do meio dia. Se não for possível, marque para o jantar, mas evite marca qualquer café da manhã demorado nos dias de parque quando estiver muito calor. Use a manhã para ir nas atrações.

Como toda regra tem sua exceção, só recomendo marcar um café da manhã dentro do parque nos dias quentes se:

  1. Você conseguir marcar o café da manhã para bem antes do parque abrir, de forma que você já terá terminado e ainda por cima já estará lá dentro enquanto todos os outros estarão do outro lado da catraca.
  2. Você for viajar em períodos bem vazios, como em setembro, quando as filas passam a não ser uma preocupação na sua vida. Isso significa que você perdeu seu tempo lendo essa última dica, mas tudo bem, porque pelo menos você não vai perder tempo nas filas, então não reclama não vai. 😉
Café da manhã com personagem dentro do parque? Só se for em dias tranquilos ou antes do parque abrir.
Café da manhã com personagem dentro do parque? Só se for em dias tranquilos ou antes do parque abrir.

Maximize seu tempo no ar condicionados

Pode parecer bobagem mas em dias muito quentes, parar 5 minutinhos em uma loja para se refrescar pode fazer toda a diferença. Eu sou dessas pessoas que bobeou a pressão já cai. Já quase desmaiei no McDonalds uma vez, já desmaiei no meio de um casamento uma vez…enfim, acho sempre melhor não dar chance pra essas coisas acontecerem. Por isso, se alguém no seu grupo começar a sentir muita fraqueza ou tontura por causa do calor, entre na loja mais próxima e fique por ali curtindo o ar condicionado alguns minutinhos antes de continuar a maratona no parque.

Para diminuir o desgaste, avalie se não é possível cortar o caminho no parque através das lojas (que são sempre fresquinhas). Por costume, as pessoas andam na rua mas algumas lojas podem ser alternativas mais agradáveis. A Emporium no Magic Kingdom pode te levar da entrada do parque até o Casey’s Corner (lá na frente do castelo) sempre no ar condicionado. Fique ligado para essas “lojas-atalhos” para fugir do calor.

Me escondo do calor nas atrações chatas e não tenho vergonha de admitir. rs Até tiro foto para comprovar! :P
Me escondo do calor nas atrações chatas e não tenho vergonha de admitir. rs
Até tiro foto para comprovar! 😛

E quando todo mundo estiver precisando fugir do sol, lembre-se que algumas das atrações mais chatas possuem os melhores ar condicionados. Quer alguns exemplos? Hall of Presidents no Magic Kingdom e American Adventure no Epcot. Quem nunca fugiu do sol tirando um cochilo nessas atrações não sabe a reposição de energia está perdendo! 😉

Use roupas leves e frescas

Eu tenho aflição quando estou derretendo no calor do parque e vejo passar por mim algum gringo louco de camisa e PALETÓ. Eu não entendo porque alguém vai tão arrumado a um parque em qualquer época do ano, mas no calor use roupas leves e claras. Lembra que você aprendeu na escola que o preto absorve a luz (e o calor) enquanto o branco reflete? Pois é, cores claras sempre são a melhor pedida nesses dias de calor então, heim?

Além disso, lembre-se do meu pé escuro com dedos branquelos que contei aí em cima e escolha calçados confortáveis e apropriados. Honestamente nessa época do ano eu quase sempre prefiro ir ao parque de havaianas ou alguma outra sandália que possa molhar numa boa e seja confortável, mas se você preferir algo mais fechado, escolha um tênis ventilado para seu pé não derreter dentro dele.

Roupas que podem molhar são sempre as melhores pedidas, mas nem por isso precisa ir de maiô pro parque heim?
Roupas que podem molhar são sempre as melhores pedidas, mas nem por isso precisa ir de maiô pro parque heim?

Principalmente para as crianças, o legal é colocar sempre alguma roupa que não tenha problema molhar. Não estou falando que elas devem ir de maiô para o parque, mas qualquer roupa de brincar que seja boa para levar um banho numa atração que molha. Até porque nada atrai crianças mais do que água, principalmente as menorzinhas. Muitas delas curtem mais ficar na fonte que solta água do chão no Epcot e em Disney Springs do que em qualquer atração dos parques. Garanta que todos estejam preparados para curtir da melhor maneira possível.

Sorvete, smoothies, frozen margaritas

Não há melhor forma para fugir do calor nos dias quentes do que curtir todas as comidinhas e bebidinhas da Disney feitas para te refrescar. Aqui existem opções para todos os gostos e idades! Eu sempre amo tomar o sundae que está no meu top 10 Doces da Disney. Pode ser o sundae dentro ou fora da Mickey’s Kitchen Sink (foto abaixo), ele sempre será delicioso. Isso sem falar do clássico sorvete do Mickey, né?

Esse sundae na pia do Mickey é enorme e delicioso! Ótimo para refrescar.
Esse sundae na pia do Mickey é enorme e delicioso! Ótimo para refrescar.

Para quem prefere as bebidas, os smoothies e a frozen lemonade (tipo uma raspadinha de limonada) são bem gostosas. E para quem quer algo mais forte e for maior de 21 anos, as frozen margaritas da La Cava del Tequila no México são maravilhosas. Só não se esqueça de se manter hidratado no calor, heim? Para cada margarita, beba o triplo de água para não se arrepender depois.

Aproveite essa sazonalidade

Os meses mais quentes são os do verão americano, e a Disney sempre traz atividades especiais para celebrar a estação (e também dispersar as lotações que chegam com ela).

Em 2017, mais uma vez a programação de verão teve como principal tema Frozen!

Ah! E como essa sazonalidade vem com muitas chuvas, vale ver também as dicas para curtir os parques com chuva, que nesse caso acabam sendo uma delícia para refrescar as suas tardes.

Vai se hospedar na Disney? Use o transporte gratuito.

Eu sou fã do transporte gratuito da Disney sempre, porque tenho maior preguiça dos estacionamentos dos parques mas o Felipe por exemplo, costuma preferir usar carro. Apesar disso, no período de calor e sol intenso o carro parado no estacionamento vira uma sauna e eu que não sou louca de sentar em um banco de couro que ficou o dia todo no sol. Isso é verdade principalmente quando você vai embora dos parques cedo, como costuma ser o caso no Animal Kingdom. Se você for embora de um parque só à noite dando tempo para ele esfriar, pode até preferir ir com seu carro mesmo, mas lembre-se que os ônibus da Disney possuem sempre ar condicionado e estão ali a sua disposição. Veja mais sobre o transporte gratuito da Disney aqui.

Os ônibus da Disney te levam dos hotéis para todos os parques do complexo e também para Downtown Disney, sempre com ar condicionado!
Os ônibus da Disney te levam dos hotéis para todos os parques do complexo e também para Disney Springs, sempre com ar condicionado!

Não se esqueça do First Aid

Se o calor estiver insuportável e mesmo com as dicas acima o calor  a fraqueza bater, lembre-se de que todos os parques possuem uma área para primeiros socorros (first aid). Não pense duas vezes antes de parar ali até se sentir melhor. No mapa de todos os parques de Orlando, procure pelo símbolo de uma cruz pequena para achar o local do first aid. Geralmente fica próximo da entrada dos parques. É muito difícil alguém precisar usar esta dica e vou torcer para não ser o caso, mas por via das dúvida, é sempre bom saber que este espaço existe.

Poderia ficar escrevendo aqui mais duzentas outras mil dicas, mas tentei selecionar as principais aqui. Os meses de calr na Flórida são deliciosos e espero que essas dicas te ajudem a aproveita-los ainda mais! E se tiver alguma dica legal que sentiu falta aqui, não deixe de dividir com a gente aí nos comentários. Vamos adorar! 😉