VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Dicas para aproveitar a Disney no frio

Apesar da Flórida ser conhecida pelo sol, praias e calor maravilhoso, tudo é relativo. Orlando é mesmo um lugar bem quente nos meses de verão e bem mais ameno do que outras partes dos EUA no inverno, mas nem por isso você pode achar que está seguro do frio por lá. Muito pelo contrário!

Dentro dos nossos padrões brasileiros de quem não está acostumado com temperaturas extremas (ainda bem!), Orlando é um lugar bem frio em alguns meses do ano, em especial em dezembro e janeiro, mas também em novembro e fevereiro em um grau um pouquinho menor.

Todo fim de ano vejo famílias indo embora mais cedo dos parques porque o frio as venceu, o que ao meu ver acaba sendo um desperdício de férias. Para que isso não aconteça com você, hoje quero dividir aqui todas as minhas dicas sobre como tirar o melhor proveito dessa temporada de inverno em Orlando.

Vai achando que o frio de Orlando é tranquilo! Essa foto foi tirada em uma manhã no Blue Heron, hotel pertinho da Disney!

Eu sou muito friorenta e já me enchia de casacos no frio quando morava em São Paulo, agora que moro em NY então, nem se fale. Ainda que não chegue ao nível de NY, o frio de Orlando não deve ser menosprezado, e aproveitar os parques nessa época do ano é uma delícia!

Em muitos aspectos é até mais gostoso do que nos meses de sol. Com o passar do tempo, aprendi algumas dicas que me ajudaram a curtir mais Orlando sem deixar o frio ser uma barreira, mas parte do clima gostoso da viagem.

Não menospreze o frio da Flórida

Considerando que o frio extremo em Orlando acontece na mesma época do calor extremo no Brasil, as vezes é até complicado fazer uma mala cheia de agasalhos sem achar que aquilo tudo pareça ser um exagero. Em dezembro no Brasil é praticamente impossível se lembrar do que é o frio, né? Então fica a pergunta: afinal de contas, como é o inverno na Flórida?

Para nós, brasileiros, que não somos acostumados com neve nem temperaturas abaixo de zero, o frio da Flórida é bem forte então nem pense em economizar espaço na mala e traga suas roupas mais quentes. Casacos pesados, blusas que funcionam como segunda pele, roupas térmicas, malhas, gorros, luvas e meias. Tudo é muito bem vindo, pois se você estiver bem agasalhado, não tem sofrimento nenhum! 

É claro que o frio de Orlando é bem menor do que a gente vê em outros lugares do hemisfério norte como NYC, Canadá ou alguns países da Europa. Não é costume nevar em Orlando nem nada disso, mas pode chegar a fazer menos de 0°C, então para os padrões brasileiros é bastante frio sim. Em resumo: é mais frio que o Brasil e menos frio que muitos outros lugares.

Para ler mais sobre a temperatura em Orlando, clique aqui. E para ver detalhes de temperatura e outras dicas nos meses da sua viagem, clique aqui.

Se preferir, você pode comprar roupas bem quentinhas em Orlando, nos shoppings, outlets e até em lojas de esportes ou de pesca. Algumas coisas você encontra até em supermercado! No Disney Springs também há uma loja ótima que eu adoro pra comprar casaco e segunda pele, a Uniqlo. O importante é que você venha preparado ou para comprar ou para usar seus casacos mais quentinhos se for viajar nos meses mais frios.

A Uniqlo em Disney Springs tem casacos quentinhos com ótimos preços e alta qualidade

Escolha seus parques de acordo com a previsão

Você já sabe que vai enfrentar frio, mas com certeza a temperatura deve variar um pouco de um dia para o outro. Orlando é uma caixinha de surpresa e às vezes na mesma semana que faz um frio horroroso, faz também uma temperatura quase normal. Acompanhe a previsão do tempo para saber quais são os dias mais e menos frios e use essa informação para melhor alocar sua programação de qual parque visitar cada dia.

O Animal Kingdom é um parque bem aberto, por isso vale visita-lo no dia menos frio durante a sua viagem.

Alguns parques são muito abertos, como o Epcot e o Animal Kingdom. Outros tem mais áreas cobertas, como o Magic Kingdom e Hollywood Studios. Dê preferência aos parques mais abertos nos dias de temperatura mais altas e deixe os dias mais frios para os parques com mais atividades em ambientes fechados ou ainda parques que fechem mais cedo.

Considerando os parques principais de Orlando, minha ordem de priorização para visita em um dia mais quentinho no meio do inverno seria a seguinte:

  1. Animal Kingdom
  2. Busch Gardens
  3. Epcot
  4. Sea World
  5. Islands of Adventure
  6. Universal Studios
  7. Magic Kingdom
  8. Hollywood Studios

Ou seja, dou preferência aos parques mais abertos ou que podem molhar e menos prioridade para os parques mais fechados (ainda que esses fechem mais tarde).

Escolha as filas estrategicamente

Nas nossas dicas para aproveitar os parques no calor, falei para você evitar filas abertas na hora que o sol está mais forte. A dica para a temporada de inverno é exatamente o oposto. Para que você sinta menos desgaste com o frio de Orlando enquanto está nas filas abertas, opte por enfrenta-las quando o sol está mais forte sempre que for possível. É claro que você não precisa alterar sua programação toda em torno disso, mas de acordo com o que fizer sentido para você, leve mais esse fator em conta na hora de caminhar pelos parques.

A Big Thunder Mountain é um exemplo de fila em ambiente aberto, assim como a montanha russa dos 7 anões em boa parte. Já Piratas do Caribe, Space Mountain e outras tantas atrações, tem fila em ambiente fechado.

Na hora de escolher os Fastpass+, a mesma dica é válida. É claro que o principal critério tem que ser o tempo de fila/popularidade das atrações, mas se por acaso você estiver em dúvida entre marcar um Fastpass+ para uma atração que tem fila em ambiente aberto e outra que tem fila em ambiente fechado, o fator frio pode ser o seu critério de desempate. É sempre melhor “furar” a fila que te faria passar mais frio!

Maximize seu tempo em ambientes fechados

Não é só pensando em filas que você pode maximizar o seu tempo em ambientes fechados, onde a temperatura é mais agradável, e minimizar sua exposição ao frio.

Na hora de comer e até de andar pelo parque, considere toda paradinha em ambientes agradáveis mais que bem vindas. Mesmo que opte por almoçar e jantar em fast-foods, todos os parques tem opções de lanchonetes em ambientes fechados e outras em ambientes abertos. Faça uma escolha sábia aqui. Já se quiser visitar um restaurante table service, considere marcar um jantar (apesar de as vezes ser um pouco mais caro) para fugir do frio, mas fique de olho no horário para não perder nenhuma programação importante enquanto está no restaurante, hein?

Pensando em fazer uma refeição com personagem ou qualquer refeição Table Service nos parques. Se tiver flexibilidade, pode preferir ir a noite para evitar o frio.

Além disso, durante o dia, enquanto você estiver andando de um lado para o outro do parques, entre em uma lojinha sempre que sentir que o frio está ficando forte demais e recarregue suas energias. Na Main Street por exemplo você pode andar no meio da rua ou atravessar por dentro da loja Emporium, que é muito mais confortável. Assim você evita se desgastar!

Além disso, eu sei que Hall of Presidents, Carrousel of Progress e American Adventure são exemplos atrações que nem todo mundo acha legal (eu mesma acho bem chatinhas), mas se a gente for parar pra pensar, até que elas tem um papel bem importante nas férias em dias de temperaturas mais extremas (seja muito calor ou muito frio).

Atração perfeita para um cochilo ou para fugir do frio. E só! rs

Lembre-se sempre que algumas das atrações mais chatas tem os melhores ar condicionados da Disney e esse condicionamento do ar funciona tanto para o frio como para o calor. Então não julgue precipitadamente quem visita essas atrações, porque elas podem ser ideais para quem tem tempo e vontade de fazer uma pausa no meio do dia para repor energias.

Já tirei vários cochilos maravilhosos no Hall of Presidents e no American Adventure. No Carrousel of Progress aquela musiquinha acaba entrando na minha cabeça para todo o sempre, mas mesmo assim dá para descansar por lá também. No fim todos os parques tem opções em ambientes fechados onde é possível descansar um pouco e se preparar para o frio mais uma vez.

Camadas, camadas e mais camadas

Às vezes o dia começa com uma temperatura amena e depois fica frio quando anoitece. As vezes o dia começa frio, fica mais quente no meio da manhã e começo da tarde, quando volta a esfriar bastante. É muito mais complicado se vestir para ir aos parques no inverno do que no verão (quando você vai querer uma roupa leve 24 horas por dia).

A melhor forma de não errar na hora de escolher sua roupa para ir aos parques nos dias frios é se vestir em camadas. Assim você tem flexibilidade para nunca ficar com calor ou frio demais.

  • Se fizer só um frio normal, então use uma blusa em um casaco!
  • Se fizer um dia de bastante frio mesmo, então use uma segunda pele, uma blusa e um casaco.
  • Se fizer um dia de “socorro que frio é esse, fui enganado isso aqui é o pólo norte e não a sunny Florida”, ok, não criemos pânico. Coloque uma segunda pele, blusa ou malha, casaco básico e um casacão por cima. Isso tudo mais luva, gorro, cachecol e o que mais você quiser.

Pensar em camadas ajuda a tornar sua mala bem mais prática, com roupas que podem ser usadas em diferentes ocasiões e temperaturas (ou na realidade, em diferentes camadas).

As camadas também valem paras as crianças que querem se fantasiar. Para que elas aproveitem bem, precisam estar quentinhas e a maioria dos pais não vai deixar de se preocupar com isso, né? Pois fique sabendo que a última moda na Disney no inverno é usar moletom por baixo dos vestidos de princesa, viu? Pode contar isso para a sua princesinha! 🙂

Considere alugar um armário

Eu quase nunca uso armário nos parques, mas nessa época do ano eles podem ser especialmente interessantes. Pense que você pode querer se desfazer de umas camadas de roupa no meio do dia e utiliza-las de novo mais a noite e pode ser bem chato ficar carregando tudo isso com você o dia inteiro.

Deixar um casaco, uma mochila ou até uma mantinha pequena no armário para usar mais a noite pode ser uma boa idéia. Assim você evita de ficar carregando peso durante o dia mas terá por perto tudo que você pode precisar enquanto estiver no parque.

Além de tudo, convenhamos: alugar um armário nos parques não é tão caro e ainda por cima evita que você acabe fazendo aquela compra não planejada, onde tudo é sempre mais caro. Só não dá pra usar o armário para guardar itens que você pretende usar toda hora, porque ficar indo e voltando do armário vai te tomar um tempão que seria melhor aproveitado nas atrações.

Você consegue até apreciar melhor a beleza dos espetáculos quando está agasalhada na medida certa!

Sua mochila, sua melhor amiga

Alugando ou não um armário, alguns itens simples e baratos que você pode guardar na sua mochila podem ser uma fonte de conforto no frio e de economia nos parques, então pense bem em cada item que vai colocar na sua mochila para equilibrar peso e utilidade.

Itens básicos e úteis nessa época são gorrinhos e luvas, coisas que não temos tanto costume de usar no Brasil mas que são um belo quebra galho nos dias de frio em Orlando. Durante a noite, quem aguenta frio na mão e na orelha, né? Ninguém é obrigado a passar por isso! 😛

Nesses dias frios, eu sempre gosto de comprar uns saches que esquentam a mão para você coloca no bolso e ficar segurando. São hiper baratos e eficientes. Eles são encontrados em duas versões: a descartável e a recarregável. A descartável é mais comum e chama HotHands e você encontra aqui. Eu conheci enquanto trabalhava na Disney já que a própria Disney entregava isso para os funcionários de vez em quando e era maravilhoso. Falei sobre ele no nosso instagram uma vez e vi que não sou a única que vê utilidade nesses sachês, não só para os EUA, mas até mesmo para levar para o Brasil.

Eles são muitas vezes encontrados no próprio Walmart nos meses mais frios e também na Bass Pro Shop, mas se você quiser garantir mesmo esse produto, pode comprar antecipadamente na Amazon já que não é garantido encontrar nas lojas da cidade. Eles custam menos de um dólar por sachê como você pode ver, e se você comprar um pack com mais unidades, sai mais barato ainda. Veja que existe sachê para esquentar a mão, outro para o pé, outro só para os dedos. Eu uso normalmente para a mão mesmo, mas as possibilidades são diversas, só leia a instrução de cada um.

Tem sachê de esquentar a mão, o pé, só os dedos do pé! Só vale ver quando e como usar cada um. O da mão acaba sendo o meu preferido!

Tem sachê de esquentar a mão, o pé, só os dedos do pé! Só vale ver quando e como usar cada um. O da mão acaba sendo o meu preferido!

Já a versão recarregável também é barata e bem útil, principalmente para quem sente frio (mesmo que só de vez em quando) no local onde mora. Se este for o seu caso e considerando que o preço é quase o mesmo, vale comprar logo algo que dure, né? Esse aquecedorzinho de mão funciona assim: você deixa carregando durante a noite e de dia guarda na mochila. Quando sentir frio, é só ligar, guarda-lo no estojinho e segurar na sua mão, bolso ou luva, o que preferir!

Esses eu nunca vejo pra vender nas lojas mesmo, só pela Amazon nesse link. Se quiser, não se esqueça de comprar um para cada mão, heim? 😛 Se você pesquisar um pouco aqui na Amazon vai ainda ver outros modelos que você precisa colocar combustível e acender, mas eu não curto muito isso não. Apesar de durar menos tempo, prefiro a versão que a gente carrega no USB e pronto, ele já fica quentinho. Para ver como fazer suas compras na Amazon, clique aqui.

Outra coisa que gosto de ter na minha mochila é um MINI cobertorzinho que comprei uma vez. Veja que não é um cobertor do tamanho normal, mas daqueles pequenos que são vendidos até dentro do parque, sabe? Um dia comprei um em promoção no parque e foi uma delícia usa-lo para assistir a parada da noite e o show de fogos. Ninguém fica andando com eles durante o dia obviamente, mas são bem úteis para o fim de noite pré parada e show de fogos, justamente quando todo mundo mais fica com frio. Apesar de vendido no parque, você encontra versões BEM mais baratas em outros locais como lojas especializadas ou na Amazon. Eu acabei comprando no parque mesmo porque peguei uma promoção legal, mas ainda assim paguei o dobro do que se encontra na internet.

Só garanta que está comprando um cobertor desses pequenos e fáceis de guardar na mochila, tipo esse aqui. Até quando você procura produto de bebê encontra uns cobertores de tamanho bom. Minha filha tem uns ótimos que eu já to super de olho para o futuro! hehehe

Sopa, fondue, chás e chocolate quente

Todo mundo come mais no frio para manter o corpo aquecido, e em Orlando não faltam opções bem quentinhas para te esquentar durante o inverno americano. Um restaurante que eu acho especialmente gostoso de visitar no frio é o Melting Pot, especializado em fondues. Algo que torna o frio parte do clima e da experiência da viagem!

Fondue de chocolate branco e preto. Perfeição!

Dentro dos parques mesmo, você encontra opções boas e baratas, principalmente quando pensamos em sopas. Os americanos tem muita cultura de tomar sopa então é super fácil encontra-las nos menus. Eu gosto muito da sopa de tomate do Pinocchio’s Village Haus e das sopas do Be Our Guest, ambos no Magic Kingdom.

A sopa de cheddar do Le Cellier no Epcot é incrível, mas só quem vai ao restaurante é que pode experimenta-la. De qualquer forma, também no Epcot, dentro do pavilhão da França e também no Sunshine Seasons é possível encontrar ótimas sopas por um preço bom. Enfim, todos os parques tem opções, é só procurar.

Sopa de batata com alho poró do Be Our Guest.

Fora dos parques o Earl of Sandwich no Disney Springs faz sopas maravilhosas, em especial a de tomate que é a minha sopa favorita da vida. O Perkins tem uma Chicken Pot Pie deliciosa perfeita para o frio, pois é bem quentinha (quase uma sopa por dentro). Eles só servem a noite (a partir das 16h) e como só fazem algumas unidades por dia, muitas vezes esgotam.

Para quem quiser economizar, ainda há a possibilidade de levar seu sachê de sopa instantânea, chocolate quente ou chá na sua mochila do parque e pedir um copo de água quente nas lanchonetes para preparar sua bebida/comida. Apesar disso, eu prefiro comprar uma sopa nos restaurantes mesmo pois não são caras e são muito mais saudáveis e gostosas do que a versão instantânea.

Repense atividades e parques aquáticos

Nadar com os golfinhos no Discovery Cove pode ser uma experiência única, mas dependendo da temperatura ambiente, é muito difícil de aproveita-la. O mesmo vale para os parques aquáticos e até para as atrações que molham nos parques temáticos.

Os parques aquáticos de Orlando até tem um sistema de aquecimento nas águas, então enquanto você estiver dentro das piscinas ou tobogãs não sofrerá tanto com isso. O problema é na hora de sair da água, quando o vento e o ar gelado ficam ainda mais intensos e o frio bate de vez.

Para evitar se arrepender depois, pense e repense antes de comprar ingressos para parques aquáticos nos meses de inverno. Aqui acaba sendo uma decisão pessoal que depende da tolerância ao frio de cada um. A minha tolerância é baixíssima e entrar numa piscina quando está fazendo quase zero graus é uma tortura para mim, então prefiro evitar atividades aquáticas nesses meses.

Grupo entrando na piscina com os golfinhos no Discovery Cove. Avalie se você vai realmente aproveitar esse tipo de programação no frio.

A gente gosta de ser otimista quando começa a planejar a viagem e muitas vezes pode ser levado por um entusiasmo de que vai dar para fazer de tudo. Ainda que dê, não significa que você vai aproveitar, então seja crítico na escolha das programações.

O Discovery Cove tem vagas limitadas então essa é uma decisão que você vai precisar tomar antes da viagem. Já para os demais parques aquáticos, é tudo bem mais fácil. Se quiser muito ir aos parques aquáticos mas estiver na dúvida se vai conseguir aproveita-los, deixe para fazer o upgrade do seu ingresso em Orlando e incluí-los apenas se chegando lá você sentir que vai aproveitar essas programações.

Deixe para decidir se vai ou não querer ir nos parques aquáticos da Disney lá em Orlando, depois que sentir o frio na pele. ;P

Caso decida ir aos aquáticos da Disney, você pode adicionar a opção Hopper Plus nos seus ingressos lá em Orlando mesmo, no Guest Relations dos parques ou direto pelo My Disney Experience, no site ou no aplicativo, caso tenha adquirido ingressos com data marcada.

Basta fazer isso antes de entrar no parque com o último dia de ingresso vigente. Por exemplo: se você já comprou 3 dias de ingresso Disney, precisa fazer qualquer upgrade antes de entrar no parque no terceiro dia. Entenda melhor os ingressos e qual se encaixa melhor na sua necessidade aqui.

Aproveite!

A viagem a Orlando no frio é uma mistura entre planejamento para aproveitar bem e a maneira com que você enxerga as coisas. Eu sei que o frio e o vento as vezes cansam, mas não desanime. Os parques ficam mais lindos do que nunca na temporada de Natal que engloba boa parte dos dias frios em Orlando. Depois do ano novo, em janeiro, os parques ficam bem mais vazios em boa parte do mês e é uma delícia de aproveitar.

Não consigo explicar quão mágica é a festa de Natal. Linda, linda, linda!

A época de frio em Orlando é repleta de atividades legais e cenários lindos.

Além disso, os fogos são imperdíveis em qualquer época do ano. Me corta o coração ver gente cansando do frio e indo embora antes de ver o show de fogos do Magic Kingdom por exemplo. É tão imperdível que para mim é como se essas pessoas não estivessem fazendo valer o preço do ingresso que pagaram. Elas mereciam ver o show!

Você sempre vai ter duas opções: focar no vento e frio ou nas luzes lindas que estão no castelo e nas coisas legais que você pode olhar nas lojas enquanto espera aquecido o show de fogos começar. É sua escolha. Se você está lendo esse post é porque está planejando suas férias com carinho e cuidado, então não deixe que nada te impeça de tirar o máximo de proveito dos seus dias em Orlando. Você merece aproveitar cada minuto! 🙂