Compras

5 dicas para aproveitar suas compras na Black Friday

Muita gente decide marcar viagem no feriado de Ação de Graças, que acontece na quarta quinta-feira de Novembro, em busca da mais famosa época de promoções dos EUA: a Black Friday. Ela acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, e como a gente já comentou em outro post, esta pode não ser a melhor época para passear nos parques, mas com certeza é uma ótima para as compras.

Um pedacinho da fila da Black Friday na Best Buy, já crescendo na quinta a tarde.

Um pedacinho da fila da Black Friday na Best Buy, já crescendo na quinta a tarde.

Em 2018, a Black Friday acontece oficialmente no dia 23 de Novembro e todas as lojas dos EUA fazem promoções absurdas como aquela que as Casas Bahia faz todo o dia 1º de Janeiro no Brasil (só que não! hahaha a Black Friday é infinitamente melhor!). Muitas lojas do Brasil (principalmente as online) já aderiram a data e têm buscado oferecer promoções, mas a versão americana da data ainda é BEM melhor.

O problema é que todo mundo tem a mesma idéia de aproveitar as promoções, o que torna a competitividade muito grande pelos produtos em oferta. Sempre vemos pessoas reclamando de não terem conseguido comprar o que queriam pois esgotou rapidamente, ou reclamando das filas nas lojas. Bom, aproveitar a Black Friday vai exigir alguma dedicação, mas aqui vão algumas dicas para te ajudar a aproveitá-las melhor.

1) Tenha foco

Não adianta querer resolver todas as suas compras durante a Black Friday, pois vai ser muito difícil. Escolha alguns poucos itens que você realmente deseja (priorizando os de maior valor, com bastante desconto durante a data) e tenha como foco encontrá-los e comprá-los. Muitas promoções acabam rápido mesmo, então o ideal é concentrar os seus esforços em poucos itens. Escolha as suas batalhas e vá à luta!

Tablóide da Black Friday de 2018 da Best Buy. A maioria das promoções tem estoque limitado então escolha bem quais os produtos que você vai atrás para garantir os melhores preços!

2) Faça a Lição de Casa

Você sabia que alguns sites divulgam os tabloides (aquela revistinha com as promoções) das lojas durante a Black Friday ANTES da data? O BlackFriday.com é um exemplo desses sites, que sempre divulga as promoções assim que os varejistas publicam os preços em oferta, em geral bem no começo da semana da Black Friday.

Antes mesmo de viajar, faça a sua pesquisa e analise os tabloides de todas as lojas que você pode querer visitar durante este dia de promoções. Isso vai te ajudar a saber quais lojas terão os produtos que você quer com melhor preço e assim traçar um roteiro de compras de acordo com o que é prioridade para você e a dificuldade de comprar. Por exemplo, eu gosto de comprar coisas de cozinha e o Felipe gosta de eletrônicos. Quando a gente viaja durante a Black Friday, a prioridade é comprar os eletrônicos pois além de mais caros, os estoques em promoção acabam muito mais rápido.

E, se estiver na dúvida de onde fazer suas compras, confira aqui nosso Guia de Shoppings e Outlets de Orlando 🙂

Black Friday 2018 da Target

Para dar uma ideia, estamos colocando aqui no post fotos de promoções das Black Friday de 2018 e também algumas passadas. Como você pode ver, tem TV, celular, máquina fotográfica, itens de cozinha, roupas e até brinquedos em promoção. Escolha o que vale mais a pena para você.

Mais da Black Friday 2018 da Best Buy

Parte importantíssima dessa lição de casa é saber que muitas lojas começam a promoção no dia anterior à sexta feira da Black Friday, já na quinta (Dia de Ação de Graças). Geralmente, o Walmart começa suas ofertas às 18h da quinta ainda, enquanto a Best Buy e a Target costumam abrir das 17h da quinta até 1am da sexta com as principais promoções. Pode variar de ano a ano, então vale sempre checar o site oficial das lojas para ver o horário de funcionamento e conforme as lojas divulgarem os horários, vamos postando aqui.

O Walmart costuma oferecer algumas promoções garantidas por um determinado tempo (em geral, dura 1 hora) e outras apenas até o estoque promocional acabar. A Target em alguns casos em vez de dar desconto nos produtos, oferece um Gift Card para quem comprar certos produtos (por exemplo, compre um iPad e ganhe 100 dólares para gastar em outras coisas). Algumas promoções são só para as lojas, outras ficam disponíveis online. Enfim, são muitas variáveis então estude as promoções para não perder nenhum desconto!

Black Friday 2018 do Walmart. Mas cuidado com iPhones: muitos são atrelados a operadoras americanas, e não são desbloqueados

3) Fuja do óbvio

Todo mundo vai para a Best Buy (principalmente nas unidades mais centrais) na Black Friday, e as filas começam a se formar com muito tempo de antecedência, inclusive sempre tem um louco que já vai pra porta da loja semanas antes e aparece no jornal. Se você quiser algo que você só encontra lá, prepare-se para acampar na porta da loja esperando a porta abrir com as promoções (o que nem sempre é a meia noite, hein?). Mas muitas vezes, outros lugares menos óbvios vendem os produtos que você procura e pouca gente sabe disso.

O Felipe já contou isso numa outra matéria, mas eu acho que realmente vale repetir: uma vez, chegamos em Orlando na manhã da Black Friday. Chegamos umas 10 da manhã e até sair do aeroporto, as promoções da Best Buy já tinham acabado, poucas coisas restavam no Walmart e o Felipe queria muito um vídeo game que estava com 50% de desconto durante as promoções da Black Friday, mas não encontrávamos mais em lugar nenhum.

Quando a gente já estava quase desistindo de encontrar, pensamos em passar na Toys”R”Us, uma loja de brinquedos que hoje em dia já nem existe mais mas que também poderia vender vídeo games. Ninguém pensa nessas lojas durante a Black Friday e, mesmo para a gente, a idéia pareceu meio absurda, mas achamos que não custava nada verificar. Resultado: achamos o vídeo game com os 50% de desconto nesta loja e já eram 18h quando passamos lá, ou seja,  nos outros lugares as promoções já tinham acabado há muito tempo.

Outra boa dica é conferir o que a Office Depot oferece durante a Black Friday. Nessa loja, apesar da oferta de eletrônicos ser pequena, os preços costumam ser melhores do que os da Best Buy e com certeza ninguém vai lembrar de passar lá na Black Friday. Vale ser menos óbvio já quando você for olhar os tabloides, pois isso te ajuda a assegurar que vai encontrar o que procura nessas lojas alternativas. Pesquisando nos tabloides você evita apostar suas fichas na loja alternativa e não encontrar o que procura, então sempre recomendo muito esta pesquisinha prévia. Veja o de 2018 abaixo:

4) Vá em grupo

Se puder escolher, vá com mais algumas pessoas às compras da Black Friday. Isso é uma vantagem por dois motivos:

a) Se vocês querem alguns produtos diferentes, vocês podem se dividir e aumentar as chances de conseguir comprar tudo.

b) Eu acho sempre melhor não sair sozinho nos estacionamentos com todas as suas compras.

A gente sempre lê casos de gente que durante a Black Friday não conseguiu comprar o que queria, ficou brava e quis implicar com quem conseguiu comprar.  As chances de isso acontecer podem ser pequenas, mas estando em grupo, serão menores ainda.

5) Não deixe de lado a segurança

Conseguir comprar o que você quer na Black Friday dá a maior sensação de vitória. Você não vai querer dar bobeira com as suas compras tão merecidas, né?  Por isso, sempre vale lembrar a importância de cuidar da segurança sua e das suas compras nessa época. Se você ainda não viu, não deixe de ler o nosso post sobre dicas de segurança nas compras, tá? Temos também a versão em vídeo aqui embaixo:

Algumas dúvidas comuns:

Vai viajar logo ANTES da Black Friday e vai perder a data? Saiba que algumas lojas começam sua promoção antes do grande dia. Uma vez, eu fui para NYC até o dia 20 de novembro, ainda uma semana antes da Black Friday. Mesmo assim, consegui comprar alguns produtos na Macy’s por 25% do preço. Não é 25% de desconto, não, é 25% do preço. Algo que custava 400 dólares por 100 dólares! Fiquei impressionada! É claro que eu dei sorte, mas se você pesquisar um pouco, é bem capaz de encontrar uma loja ou outra com descontos bons, possivelmente não tão grandes quanto no dia da Black Friday mas bons o suficiente para você ficar bem feliz com a aquisição e o dinheiro economizado.

Vai viajar logo DEPOIS da Black Friday e vai perder a data? Então você ainda poderá aproveitar alguns descontos (menores do que na Black Friday, mas ainda bons) principalmente nas lojas online durante a Cyber Monday. Explico melhor a seguir.

A Apple tem promoções na Black Friday? Como já explicamos no post de Como comprar iPhone em Orlando, a Apple não oferece descontos nos iPhones, somente em outros produtos. O que ela vem fazendo nessa data é dar de brinde um vale presente de $50 dólares para ser gasto com apps, filmes e músicas, mas o aparelho em si, sai sem desconto nenhum. Algumas lojas até vendem iPhones e Macbooks com desconto, mas vale ficar atento se o aparelho não é bloqueado para operadoras americanas, ou tem algum requisito como ser residente dos EUA para poder receber o desconto.

Ah! Vale lembrar também do limite de compras da Alfândega brasileira para trazer bens do exterior, que inclui alguns itens de uso pessoal e $500 dólares em compras isentos de imposto. Explicamos em detalhes as regras e limitações aqui.

Dica extra: Cyber Monday

Muitos brasileiros já ouviram falar da Black Friday e até já marcam a viagem para Orlando especialmente para aproveitar as promoções desta data, mas você já ouviu falar da Cyber Monday? É uma data promocional das lojas online que acontece na segunda-feira após o feriado de Ação de Graças (ou seja, na segunda-feira após a Black Friday também).

Algumas lojas fazem Black Friday Online mesmo na quarta, quinta e sexta, mas a promoção mais famosa mesmo é na segunda feira. Sempre vale checar os sites das lojas pra se programar!

A Cyber Monday não costuma ser tão bombástica como a Black Friday, então a dica é sempre concentrar os esforços na sexta-feira mesmo, mas se por acaso você não conseguir comprar algum produto que queira muito, não deixe de achar um wifi e dar uma olhada nas promoções das lojas virtuais na Cyber Monday. O legal é que, já que tudo acontece online, até mesmo as pessoas que não estão nos EUA nesse dia, mas estarão em Orlando nos dias após a Cyber Monday, podem tentar comprar itens promocionais daqui do Brasil e mandar entregar no hotel dos EUA ou no Amazon Locker, como explicamos no vídeo abaixo:

Um detalhe importante: se você planeja comprar durante a Cyber Monday, garanta que você estará lá por tempo o suficiente para receber sua mercadoria no hotel/Locker (com uma margem de segurança) ou que tenha algum endereço para enviar a mercadoria caso não esteja lá para receber. Além disso, verifique a política de recebimento de encomendas do hotel que você vai se hospedar.

Cuidado com as furadas na Black Friday brasileira

A Black Friday no Brasil ganhou uma fama de furada, de “tudo pela metade do dobro”, mas isso não é verdade em 100% dos casos. A gente fez um post rápido e prático sobre o que geralmente valia ou não a pena aproveitar na Black Friday dos últimos anos, que você pode conferir aqui.

Com essas dicas, espero que consiga garantir aquele produto que você tanto quer com o maior desconto da história! E se você não vai viajar nessa época, não deixe de ver as nossas outras dicas para compras em todas as épocas do ano, clicando aqui e aqui nossas dicas para cada mês do ano.



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.