VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Dicas para primeira viagem para a Disney

É normal para quem não conhece Orlando fica abismado com a quantidade de informações e variáveis presentes nessa viagem. É tão mais simples planejar uma viagem para outros destinos, como Las Vegas, NYC, Buenos Aires ou Paris, não é? Mas não se deixe intimidar pela quantidade de informações. Planejar uma primeira viagem para Orlando é uma delícia e só parece ser difícil porque você precisa saber um ou outro truque, uma ou outra dica para não bobear. Essas coisas pode deixar que a gente te conta! 🙂

Então para facilitar a vida de quem vai para Orlando pela primeira vez, separei algumas dicas essenciais para te ajudar a entender este universo, a aproveitar mais o seu tempo na Disney e o seu investimento nessa viagem.

Parece difícil mas não é. A Disney não ia inventar tanta coisa se não fosse para facilitar a sua vida. Respire fundo e comece o planejamento da sua primeira viagem. Logo vai ver que é tudo calmo.
Parece difícil mas não é. A Disney não ia inventar tanta coisa se não fosse para facilitar a sua vida. Respire fundo e comece o planejamento. Logo vai ver que é tudo calmo.

1- Não entre em pânico

Já começo logo falando isso porque sei quão alarmante pode ser dar de cara com tantos conceitos novos de uma vez só. Park Hopper? Park to Park? Early Theme Park Entry? Lightning Lane? Genie+? MagicBand? My Disney Experience? É quase um dialeto próprio, eu sei!

Muita gente se desespera nesse início do planejamento da primeira viagem. Nessas horas, não é incomum gastarem desnecessariamente um dinheiro que poderia ter sido melhor investido na viagem de outra forma (eu por exemplo, sempre prefiro investir em uma bolsa nova! rsrs).

Os ingressos são menos complicados do que parecem! Não se assuste se for sua primeira viagem à Disney.
Você vai começar a amar todas essas coisas que você não conhecia antes, assim que começar a entendê-las!

Sempre vai ter alguém tentando se aproveitar de alguma forma dessa insegurança, então minha dica é: não saia comprando dois mil guias de Orlando, duzentas consultorias e dez roteiros personalizados na aflição. Você pode até querer comprar UM livro ou uma consultoria depois por conveniência, mas só se quiser mesmo. Você não PRECISA de nada disso se estiver disposto a cuidar da sua própria viagem (resultando numa programação muito mais personalizada e sem gastar dinheiro, diga-se de passagem).

Respire fundo e tenha a certeza de que o que hoje parece difícil, vai ficar mais simples a cada dia, e em uma semana você já vai ter sacado a maior parte do que você precisa para montar a sua primeira viagem.  Se estiver num nível grave de pânico, veja nesse link praticamente tudo que você precisa para planejar sua viagem do começo ao fim.

Dica especial: Veja também o nosso Assistente de Viagem, uma ferramenta gratuita que ajuda passo a passo no planejamento da sua primeira (ou segunda, ou terceira…) viagem com dicas para cada etapa.

2- Planejamento é essencial

Eu falo sério quando digo que você não precisa entrar em pânico com tudo que envolve a Disney. Mas isso não significa que você pode deixar os planos da viagem de lado, tá? Você precisa se planejar! Isso faz toda a diferença: é o fator chave que define se você vai conseguir aproveitar tudo que Orlando traz de melhor logo na sua primeira visita ou perder tempo em filas de atrações chatas, gastar dinheiro com furadas e tudo o mais.

Muitas programações legais de Orlando, como por exemplo refeição no castelo da Cinderela ou um café da manhã com o Mickey tem vagas limitadas que esgotam rapidinho por causa da popularidade desses eventos. Por isso, você só conseguirá vivenciar essas experiências se planejar com antecedência.

Fazer uma refeição com as princesas dentro do castelo da Cinderela é SUPER concorrido, e é preciso reservar com meses de antecedência.
Fazer uma refeição com as princesas dentro do castelo da Cinderela é SUPER concorrido, e é preciso reservar com meses de antecedência.

Além disso, é preciso também escolher de antemão a data em que os ingressos serão usados, bem como ficar atento à nova validade. Isso exige uma atenção dobrada nessa etapa de planejamento para não acabar gastando a mais depois.

Eu não sei qual o estágio do planejamento da sua viagem você já está, mas além do nosso Assistente de Viagem que já citei na dica 1, segue uma lista de links que podem te ajudar.

Enfim, esses são só alguns links rápidos que me vieram à mente, mas pelo site você acha achando muitas outras dicas. Se mesmo assim não achar, então nos pergunte no campo de comentários.

3- Não tente “gabaritar” Orlando

Essa cidade é realmente o máximo e é por isso que nunca me canso de lá. Cada dia tem uma programação nova e é impossível conhecer tudo em uma viagem só. Se esta é sua primeira viagem, não tente riscar todos os pontos turísticos da cidade da sua lista. Aproveite aquilo que mais te atrai, os parques que têm mais o seu perfil e o resto pode ficar para uma próxima.

É melhor aproveitar bem as programações que conseguir vivenciar do que tentar fazer tudo ao mesmo tempo e não aproveitar nada. Em outras palavras, é melhor conhecer menos parques e aproveitar o que cada um deles oferece do que ir em 3 parques no mesmo dia, gastar mais para isso e não conhecer direito nenhum deles. É claro que em algumas épocas do ano você até consegue juntar dois parques, mas tenha equilíbrio na programação.

Ir nos dois parques da Universal é possível em épocas mais vazias, mas em dias mais cheios, já compromete o aproveitamento da sua primeira viagem.
Ir nos dois parques da Universal é possível em épocas mais vazias, mas em dias mais cheios, já compromete o aproveitamento.

Aí você me pergunta: “então quais parques eu devo visitar?” ou “dá pra dividir dois parques em um dia?“e eu te falo: depende! Depende do seu gosto, mas em um dos links da dica dois (tá bom, esse aqui!) você vê um resumo de cada parque de Orlando, para te ajudar a entender a proposta de cada um e fazer a melhor escolha.  

4- Aproveite o melhor dos parques, do seu jeito

Para que você aproveite melhor os parques, é bom você ter uma noção do que esperar em cada um deles. Os nossos roteiros gratuitos podem te dar uma boa visão do que tem de imperdível, legal e furada em cada parque. Você pode acessá-los aqui no site mesmo!

Se preferir, ainda tem nossos roteiros em vídeo no nosso canal do YouTube. Minha dica é ver os vídeos para se familiarizar antes, e nos parques ficar com o roteiro do site ou do aplicativo. 🙂

Busque a fonte de sua preferência (pode ser o mapa do parque mesmo, se quiser) mas é legal entender quais atrações você quer mais conhecer logo que chegar no parque ou se possível até antes. Muita gente não se planeja e quando chega no parque, não sabe o que fazer, para onde ir e perde um tempo precioso (e caro! pense no valor do ingresso!) nesse planejamento de última hora. Evite esse problema escolhendo seu roteiro/fonte de informações e chegue com sua decisão tomada. 

Agora, aqui não tem regra ou receita de bolo. É claro que existem várias dicas de como aproveitar mais os parques e onde não perder tempo, mas deixe a sua espontaneidade falar também. Se estiver com vontade de ir em uma atração tida como chata, então vá! Se achou aquele pretzel horrível da Disney apetitoso, coma um. Dê o seu toque especial em cada nova experiência em Orlando, é assim que você vai descobrindo sempre novas coisas interessantes, algumas boas e outras ruins, mas o saldo sempre será positivo.

5- Tire ótimas fotos com os fotógrafos da Disney

A Disney tem fotógrafos espalhados pelos parques para viabilizar o sistema do Memory Maker: o pacote de fotos digitais. Se você não quiser comprar o Memory Maker, esses fotógrafos também podem tirar fotos pra você de graça usando a sua própria máquina. Aliás, qualquer funcionário da Disney pode fazer isso, basta você pedir! Era o que eu mais gostava de fazer quando trabalhava lá. Registre essa viagem especial para poder matar um pouquinho da saudades sempre que quiser!

Os fotógrafos do Photopass ficam espalhados pelos parques e tiram fotos profissionais que entram no pacote do Memory Maker. Eles também tiram fotos com a sua câmera ou celular, de graça!
Os fotógrafos do Photopass ficam espalhados pelos parques e tiram fotos profissionais que entram no pacote do Memory Maker. Eles também tiram fotos com a sua câmera ou celular, de graça!

6- Use roupas e sapatos confortáveis

Sair bonito na foto é legal, mas não esqueça que você vai ficar andando o dia inteiro. Não precisa usar roupas de ginástica nem nada, mas use algo que te faça se sentir bem e confortável ao mesmo tempo. O mais importante é garantir que o seu pé esteja com o máximo de conforto, porque ele vai sentir o peso dessa maratona no final da viagem, viu?

7- Celebre com seu buttons

É sua primeira visita ao lugar tido como mais feliz do mundo, celebre! Sabe o que combina com a roupa de quem visita os parques pela primeira vez? Um button comemorativo que você pode pegar no Guest Relations dos parques da Disney ou no carrinho em frente ao Guest Relations do Magic Kingdom. Tem buttons de vários temas, inclusive de primeira visita aos parques. Eles são gratuitos e fazem com que todos saibam da sua celebração.

São vários buttons pra você escolher. Esse amarelo e laranja é especial para quem visita o parque pela primeira vez!
São vários buttons pra você escolher. Esse amarelo e laranja é especial para quem visita o parque pela primeira vez!

8- Deixe janelas livres na programação

A maratona de parques cansa e muito. Mesmo as pessoas com o maior preparo físico chegam exaustas no final do dia. Não abuse do seu organismo planejando uma primeira viagem longa sem um segundo de descanso. Você vai querer um dia mais leve para quebrar a sequência de parques e tudo o mais.

Além disso, praticamente tudo demora mais do que o planejado inicialmente pela maioria das pessoas: o tempo que leva para você chegar no hotel depois que seu avião pousou no aeroporto, o tempo que você vai demorar para fazer suas compras, ou o tempo que o ônibus da Disney ou do seu hotel vai demorar para chegar de um ponto a outro. Enfim, você pegou a ideia, né?

Chegando no aeroporto de Orlando
Muita gente acha que chegando no aeroporto, é só pegar o carro e ir embora. A imigração, o aluguel de carro e esperar sua bagagem podem tomar tempo. Não planeje sair correndo do aeroporto porque pode frustrar os seus primeiros planos.

Assim, para evitar que qualquer atraso ou que a sua vontade de uma pausa se torne uma dor de cabeça no roteiro, antecipe essa necessidade deixando algumas programações mais leves em alguns dias da viagem. Fica sendo a sua carta na manga: se precisarem desse tempo extra, poderão usá-lo sem atrapalhar o resto do roteiro e se vocês estiverem no pique, terão a agradável surpresa de encaixar uma programação extra aqui (deixe esse plano B na mão também).

9- Não menospreze as filas. Entenda a suas opções e chegue cedo!

Com tanta mudança nos parques nos últimos tempos, até quem já é profissional em Disney precisa se inteirar de todas as novidades. A principal delas e que mais alterou a dinâmica do planejamento foi o fim do querido FastPass+ e chegada do Genie+, fura-filas pago das atrações da Disney.

Não vou me estender muito aqui sobre a dinâmica desse fura-filas já que tem MUITA coisa pra ser dita que eu já elaborei em vários outros posts aqui no blog. Por enquanto, vale você saber que o FastPass+ gratuito chegou ao fim e que agora as filas rápidas dos parques são chamadas de Lightning Lanes. Essas filas podem ser compradas de forma avulsa (para as atrações mais populares de cada parque) ou como parte do Genie+, um pacotão em que você pode agendar as filas rápidas das atrações.

Pra saber mais, eu recomendo demais que você leia os seguintes posts para se familiarizar com esse novo sistema e caso decida investir, possa tirar o melhor proveito possível dele:

Além disso, chegar cedo no parque é a melhor coisa para conseguir aproveitá-lo ainda bem mais tranquilo. Se você já for viajar em uma época tranquila, então chegar cedo te possibilita pegar ainda menos filas e tirar fotos normalmente mais bonitas antes do parque encher (e suas fotos ficarem repletas de figurantes). Essa dica é essencial para conseguir ir em atrações concorridas (como as de Avatar) sem perder horas na fila! Quem é hóspede da Disney ainda pode entrar 30 minutos antes dos outros visitantes nos parques, um benefício que se bem usado ajuda muito a fazer o dia render ainda mais.

10- Reserve suas refeições na Disney o quanto antes

Como eu já falei em outra dica aí em cima, planejamento é tudo. As reservas para as refeições mais populares da Disney são disputadíssimas e algumas costumam esgotar com 60 dias de antecedência, ou seja, logo quando as reservas abrem.

Se você quer comer em um restaurante temático, com personagens ou ainda com vista para os fogos, faça sua reserva assim que possível. Veja como fazer sua reserva nos restaurantes da Disney aqui. Além disso, veja as nossas dicas para conseguir reservas difíceis nos restaurantes da Disney para garantir a sua. Já estou na torcida!

Quer tomar café com o ratinho mais famoso do mundo na sua primeira visita a Orlando? Reserve o quanto antes!
Quer tomar café com o ratinho mais famoso do mundo? Reserve o quanto antes!

11- Escolha bem seu hotel

A escolha do hotel é muito importante tanto na questão de conforto quanto segurança e também investimento. Cada estilo de viagem vai ter um hotel diferente mais adequado, mas na hora de tomar essa decisão para sua primeira visita, leve em conta esses 3 pontos levantando os seguintes questionamentos:

  • Conforto: o hotel em Orlando pode ser muito mais do que só um lugar para você dormir. Alguns hotéis da Disney mesmo estão recheados de atividades incríveis. Esses benefícios podem se tornar parte da programação da viagem ou ser um desperdício do seu dinheiro se você não usá-los. Então se pergunte: você vai fazer uso dessas amenidades maravilhosas que alguns hotéis possuem ou vai pagar para no fim só usar a cama e o chuveiro? Espero que possa fazer uso, porque é parte bem gostosa da viagem, mas se não for o caso e você estiver pagando a mais por isso, então talvez prefira outro hotel.
  • Hotéis da Disney: eles trazem vários benefícios que já falamos aqui, mas custam mais caro do que hotéis com conforto similar fora do complexo. Pese todos eles com o preço pago para ver se vale a pena ou não para o seu orçamento. E se estiver interessado em se hospedar na Disney, veja aqui dicas para conseguir as promoções que eles oferecem de vez em quando.
  • Segurança: isso não dá nem pra discutir, né? Sem negociações quando o assunto é segurança porque o barato demais pode sair caro no final. Por isso, veja aqui nossas dicas para escolher um hotel seguro para a sua primeira viagem.
  • Preço:  bom, quanto menor, melhor, lógico, mas avalie o preço sempre em equilíbrio com o conforto e a segurança. Existem hotéis de qualidade para todos os bolsos e estilos em Orlando e já falamos de muitos deles aqui.
 
Calma, tem muito hotel barato e com descontos para a sua viagem, só não vimos mesmo promoções específicas de Black Friday.
Tem muito hotel bom e barato em Orlando, é só pesquisar! Esse da foto é o Rosen Inn Lake Buena Vista, que contamos mais aqui.

12 – Confira a programação dos parques e os eventos especiais

Ao longo do ano, os parques vão oferecendo diversas programações temáticas de acordo com a época:

Cada uma dessas atividades especiais pode afetar sua programação de diversas formas: seja com dias mais cheios ou até em dias que o Magic Kingdom fecha mais cedo e por isso não apresenta o show de fogos tradicional no final do dia. Você não quer chegar lá na sua primeira visita pra ter que ir embora do parque no meio do dia porque não sabia que ia ter uma festa paga à parte, né?

Por isso a gente explica aqui como verificar a programação dos parques da Disney e aqui dos outros de Orlando, assim você não é pego de surpresa durante a sua primeira viagem.

Ah, e aqui a gente explica mês a mês quais as principais programações acontecendo por lá.

13 – Faça programações diferentes

Orlando surpreende pela quantidade de atividades disponíveis para você colocar no seu roteiro!  Já falamos de diversas atividades interessantes na nossa página de “Além dos Parques” e vale a pena você olhar o que é ou não atrativo para o seu grupo.

Quem sabe ver um jogo da NBA? Ou um passeio no Disney’s Boardwalk? Ou pelo Disney Springs? Talvez uma fogueira com o Tico e Teco? Assistir ao show de um artista famoso? Ou ainda andar de barco, pescar ou fazer outra das muitas atividades aquáticas da Disney? Opções não faltam!

Assistir a um jogo de basquete da NBA é um belo exemplo de experiência diferente e super legal pra sua primeira vez em Orlando!
Assistir a um jogo de basquete da NBA é um belo exemplo de experiência diferente e super legal em Orlando!

14 – Tenha senso crítico – questione!

Ter senso crítico é importante principalmente em dois contextos: nas programações da viagem e nas compras. Nessas duas ocasiões a falta de senso crítico é o que mais faz as pessoas caírem em furada. Vou explicar melhor:

Senso crítico nas compras: não é só no Brasil que existem promoções furadas não. Em Orlando tem muito iPhone desbloqueado e ingresso da Disney sendo vendido com 50% de desconto em cima de um preço muito maior do que os oficiais. Resultado: você acha que economizou, mas gastou muito mais. É golpe pra pegar turista mesmo! Existem várias ofertas sérias, mas quando achar uma promoção muito grande para produtos de preço tabelado, desconfie. 

O iPhone original só é vendido com um baita desconto no estilo “tudo pela metade do dobro” mesmo. A não ser que seja usado ou roubado, porque ninguém consegue comprar um iPhone da Apple com tanto desconto assim. Pare pra pensar: se a Best Buy, do tamanho que é, não tem esse super desconto, como uma lojinha brasileira vai ter? Senso crítico. 😉

Portanto, pesquise sempre os preços oficiais e a fonte dos descontos antes de fechar negócio! Aqui contamos sobre os principais golpes em Orlando e como evitá-los.

É possível comprar ingressos mais baratos que o preço oficial dos parques sim, porque eles vendem mais barato para as operadoras de turismo que vendem em grandes quantidades. A gente mesmo oferece ingressos com desconto aqui no VPD Travel, mas ainda assim, não é nenhum desconto de outro mundo e nenhuma agência ou operadora ganha muito dinheiro vendendo ingresso não, só os parques ganham mesmo.

Isso significa que se alguém te oferece 50% de desconto nos seus ingressos do parque, de duas uma: ou essa pessoa está pagando parte dos seus ingressos (e com certeza vai querer algo em troca) ou ela te deu desconto em cima de um preço maior (tudo pela metade do dobro mais uma vez). Muita gente cai nessa ladainha de assistir uma palestra “rapidinha” em troca de descontos nos ingressos como oferecem em alguns lugares. Já digo de cara: as palestras não serão rapidinhas, vão tomar pelo menos metade do seu dia e quando você parar para fazer a conta do quanto investiu para estar em Orlando aqueles dias, vai ver que gastar tão mal o seu tempo na viagem sai mais caro do que a economia que você teve nos ingressos. Fique de olho!

Ingressos são vendidos com desconto, mas ninguém faz milagre porque os parques não dão espaço. Desconto como esses, em que alguém está na verdade pagando pelos seus ingressos significa que você vai ter que dar algo em troca e no fim nunca vale a pena. Fique de olho!
Ingressos são vendidos com desconto, mas ninguém faz milagre porque os parques não dão espaço. Desconto como esses, em que alguém está na verdade pagando pelos seus ingressos, significa que você vai ter que dar algo em troca e no fim nunca vale a pena. Fique de olho!

Senso crítico nas programações: como eu falei, são muitas as programações diferentes disponíveis pela cidade. Nem todas valem a pena, claro! É fácil se deixar encantar pela quantidade de coisas e esquecer de perguntar “pera aí! Eu não posso fazer exatamente a mesma coisa no Brasil também?” ou “Isso é legal mesmo ou só estou indo no embalo da viagem?”. Vejo cada programação estranha sendo divulgada por aí como algo super legal, que na verdade é perda de tempo! Por isso não se esqueça: você só tem alguns dias em Orlando, é a primeira vez, então foque no que você não pode fazer no Brasil e o que realmente é do interesse de vocês. E aqui vai total de preferência pessoal, não tem regra. Eu mesmo já disse que não curto o Medieval Times e a Wonderworks (casa de ponta-cabeça) e tem gente que adora! Cada um sabe de si, né?

No Fort Wilderness, sempre rola um cinema ao ar livre e antes dele, um show com fogueira e presença do Tico e Teco.
Tem tanta programação legal e diferente, não se distraia com programações nada a ver ou que você poderia aproveitar no Brasil. Essa fogueira com o Tico e Teco é um exemplo de algo que você só aproveita em Orlando e ainda por cima é de graça!

15 – Estados Unidos não é Marte

É divertido visitar um lugar com uma cultura diferente da nossa pela primeira vez, mas frases como “Aqui é Estados Unidos, não Brasil” muitas vezes são usadas de maneira errada. Você está indo para outro país e não outro planeta. São duas as ocasiões mais comuns para o uso errado dessa premissa. 

Uma delas eu já começo pedindo desculpas por citar aqui, pois tenho certeza que 99,9% das pessoas não precisa ler isso mas por causa de 0,01%, vale lembrar que ninguém “pode tudo” só porque está fora do seu país. Educação, respeito às regras e à cultura que te recebe é sempre essencial e o mínimo esperado. Mais uma vez peço desculpas aos 99,9% que não precisavam ler isso.

O outro ponto ainda mais importante é que estar nos Estados Unidos não significa poder desencanar 100% da sua segurança. Não precisa ter medo de sair nem nada, mas tenha cuidado e atenção principalmente na hora das compras, com as dicas que ensinamos aqui. Só isso já pode te evitar muito problema.

E sim: alguns produtos ainda valem a pena comprar nos EUA mesmo com o dólar alto desse jeito. Não são todos, sempre vale fazer a conta mas o dólar ainda precisa subir muito para alguns produtos pararem de valer a pena (obs: querido dólar, isso não é um desafio, ok?).

Uma dica para fazer compras com segurança é sempre parar o carro próximo das guaridas de segurança.
Uma dica para fazer compras com segurança é sempre parar o carro próximo das guaridas de segurança.

16 – Aproveite sempre!

A primeira viagem para um lugar tão especial tem tudo para ser inesquecível. Pode ser que tudo não saia como o planejado inicialmente, mas tudo bem. As coisas são assim mesmo. Não deixe nenhum imprevisto atrapalhar uma viagem mágica como essa. Aproveite em qualquer tempo e faça valer a pena. E se ficar com saudades logo que voltar, já sabe, né? A melhor forma de matar a saudades de Orlando é planejando a próxima viagem. rsrs

No fim do dia não tem jeito, estar na Disney é sempre mágico! Aproveite cada minuto da sua primeira viagem!
No fim do dia não tem jeito, estar na Disney é sempre mágico! Aproveite cada minuto da sua viagem!

Enfim, espero que aproveite muito a sua primeira viagem! Depois nos conte como foi, vamos adorar saber. E se já foi para a Disney e tem alguma dica para dividir, não deixe de nos contar também aqui nos comentários, viu? 🙂