VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Disney com chuva: dicas para aproveitar

A gente pode planejar e planejar a viagem para Orlando mas não tem como evitar 100% as chances das chuvas se tornarem um imprevisto nos seus planos. Principalmente na época do verão americano, a chuva pode aparecer com muita frequência mas não deixa de acontecer em outras épocas também.

Saber lidar com este fator incontrolável é importante para poder aproveitar melhor a viagem. Por isso, hoje quero dividir com vocês as minhas dicas para conseguir curtir Orlando em dias de chuva. Espero que você nem precise dessas dicas na sua viagem e que pegue dias lindos por lá, mas por garantia, sempre é bom ter as 8 seguintes indicações em mente.

Dias com chuvas podem ser inevitáveis na viagem para Orlando, mas seguindo algumas dicas simples, você consegue aproveitar a cidade tranquilamente!

Antecipe!

Dica básica! Fique atento à previsão do tempo, principalmente nos dias que antecedem a sua viagem, quando ela já deve ser mais certeira e você ainda terá tempo para adaptar a programação conforme a necessidade. Com os dados da previsão do tempo em mãos, organize sua programação de forma a evitar parques nos dias com muita chance de chuva.

Veja todas as informações sobre clima e temperatura em Orlando clicando aqui. E para ver essa e outras informações importantes sobre Orlando na data da sua viagem, veja o nosso Guia de Orlando mês a mês.

Tenha flexibilidade

É possivelmente a dica mais óbvia e mais importante ao mesmo tempo. Se mesmo com o planejamento a chuva começar a atrapalhar a sua viagem logo nos primeiros dias, avalie se não é o caso de alterar a programação conforme o andar da carruagem. Ter flexibilidade na programação é SEMPRE importante na realidade, independente de chuva.

Nesse caso, vale entender o tipo de chuva que você estará enfrentando para definir qual é a melhor programação para contorna-la.

  • Chuvas de verão acontecem com uma frequência muito grande mas apesar de fortes, são pontuais. Elas até são bem vindas para refrescar o dia e acabam poucos minutos após o seu início. Para essas chuvas, não há necessidade de grandes mudanças na programação.
  • Já no caso de outras chuvas, que duram muito tempo e permanecem o tempo todo com muitas trovoadas, você precisa pensar em como elas podem afetar o seu roteiro da viagem. Dentro do possível, deixe os dias de chuvas para programações em ambientes fechados como compras, museus, cinema, etc. Quando não for possível escapar da chuva nos parques, faça a melhor escolha com as dicas abaixo.

Vale dizer que o plano B de muita gente para os dias de chuva acaba sendo Disney Springs. Como resultado, espere sempre uma lotação um pouco maior nesse centro de entretenimento da Disney quando o tempo fechar.

Esteja preparado

As vezes nem com toda a antecipação e flexibilidade é possível fugir da chuva. Isso sem contar quando a previsão do tempo fala que não vai chover e chove mesmo assim. Por via das dúvidas é sempre bom estar preparado antes de ir para o parque.

As capas de chuva do Mickey vendidas na Disney são umas gracinhas mas são caras pelo que oferecem. No Walmart você acha capas de qualidades e preços mais variados. Não custa nada deixar uma dessas capas mais simples na mochila. Se você já tiver uma capa de chuva sua, melhor ainda, é só levar com você e pronto.

As capas de chuva da Disney são lindas, mas podem chegar a quase 10 dólares. No Walmart, você encontra por menos de 1 dólar.

Se a chuva for muito forte e muito longa, você pode optar por comprar um guarda-chuvas nos parques. Esses sim eu acho que têm um preço bem justo e pode valer a pena comprar no parque já que ficar carregando o dia todo pode ser meio incômodo.

O difícil é achar espaço para levar o guarda-chuva da Disney embora para o Brasil, mas verdade seja dita: tem uns lindos! Se você não quiser comprar no parque e preferir levar o seu próprio guarda-chuva mesmo assim, recomendo que alugue um armário na entrada dos parques. Assim você não precisa ficar carregando e poderá busca-lo quando quiser se o tempo fechar. Nesse caso, vale a pena ficar atento ao céu pois você pode estar muito distante da entrada do parque (onde ficam os armários) quando as nuvem começarem a carregar e a chuva começar.

Dica para todos, mas principalmente para as mulheres: leve em consideração a chance de chuva na hora de escolher o que você vai calçar. Você não vai querer estragar aquela sandália ou aquela sapatilha que não aguenta a chuva. Uma vez em São Paulo mesmo estava com uma rasteirinha super gostosa (que eu sempre usava nos parques), peguei uma chuva forte e ela desbotou completamente. Na época de frio, vejo muita gente andando de UGG nos parques mas só quem já teve sua UGG ensopada sabe como isso é incômodo. Pense nisso na hora de escolher o que vai usar no parque, heim?

Dica para quem viaja com crianças: se o tempo fechar ou a previsão indicar muitos dias de chuva, considere alugar um carrinho coberto para as crianças pequenas. Pode evitar a necessidade de tantas capas e ainda oferecer mais conforto para as crianças do que qualquer guarda-chuva.

Nadar com o golfinho em meio a uma tempestade? Nem pensar! O parque chega a fechar e você precisará remarcar a sua visita por isso deixe o Discovery Cove para um dia de sol.

Melhores parques de Orlando para visitar em dias de chuva

Quando não é possível fugir da chuva, você ainda pode minimizar o impacto dela na sua programação escolhendo os parques que o aproveitamento é menos afetado pela mudança no tempo.

É claro que o melhor parque para visitar na chuva pode mudar de acordo com as atrações que você pretende visitar, mas o principal é você escolher parques com bastante abrigo e poucas atrações fechando em caso de chuva.

Eu detalhei bem o assunto abrigo e o assunto atrações que fecham nas dicas abaixo, mas de forma resumida, para mim, para mim, a lista de parques para visitar na chuva em ordem de prioridade (começando do parque mais indicado para dias de chuva) seria:

  1. Kennedy Space Center
  2. Epcot
  3. Hollywood Studios
  4. Universal Studios
  5. Legoland
  6. Magic Kingdom
  7. Sea World
  8. Islands of Adventure
  9. Animal Kingdom
  10. Busch Gardens
  11. Discovery Cove e todos os parques aquáticos (Typhoon Lagoon, Blizzard Beach, Aquática e Volcano Bay)
Apesar do Kennedy Space Center também ser mais legal em um dia de sol, praticamente tudo por lá acontece em ambientes fechados, então você não perde muito se deixar para visita-lo em um dia de chuva.

Dificilmente você vai pegar tantos dias de chuva que te façam precisar ir em todos os parques com tempo ruim, com chuvas constantes (diferente da chuva de verão), então você provavelmente conseguirá aproveitar melhor deixando os parques certos para os dias com o tempo menos favorável.

Muita gente diz que o Magic Kingdom é um dos melhores parques para se visitar em dias de chuva, mas eu acho essa “dica” meio furada porque ele só é bom para alguns tipos de chuva, as de verão. Isso porque lá existe muita atividade coberta para você se distrair até a chuva passar mas se a chuva for forte e durar o dia todo, é provavelmente o parque que você vai perder de ver mais atrações por conta do mau tempo.

Foto do vulcão que é símbolo do Volcano Bay, com as cadeiras de praia e guarda-sóis dos visitantes ao redor e o céu bem azul ao fundo.
Se as chuvas começarem a apertar em um dia de parque aquático, você não vai conseguir fazer praticamente nada.

Lugares para fugir da chuva nos parques de Orlando

Principalmente nos dias de verão, apesar de rápidas, as chuvas são muito fortes e com trovoadas. Quando ela cai, o ideal é procurar um canto no parque para descansar e dar um pausa até que o tempo se estabilize um pouco.

Nem sempre as atrações mais legais oferecem as condições ideais para essa pausa na sua programação, pelo contrário: na maioria dos casos, são as atrações mais chatinhas e mais longas que te oferecem o ambiente mais confortável para esperar a chuva ir embora.

Abaixo você vê as nossas escolhas de cantinhos de refúgio da chuva quando estamos nos principais parques:

Melhores lugares para fugir da chuva no Magic Kingdom

  • The Hall of Presidents
  • Country Bear Jamboree
  • Enchanted Tiki Room
  • Monsters Inc. Laugh Floor
  • Loja Emporium
  • Pete’s Silly Sideshow
  • Princess Fairytale Hall
  • Mickey’s PhilharMagic
Uma das minhas atrações preferidas! É ótima para fugir da chuva também!

Melhores lugares para fugir da chuva no Epcot

  • Spaceship Earth
  • The Land (Soarin, Living with the Land, etc.)
  • Loja Creations Shop
  • The Seas with Nemo and Friends + aquários + Turtle Talk
  • Pavilhão do México
  • Loja do Pavilhão do Japão
  • The American Adventure, no pavilhão dos Estados Unidos
  • Canada Far and Wide (filme do pavilhão do Canadá)
  • Praticamente qualquer restaurante table service do World Showcase
O Epcot é cheio de opções para você se refugiar da chuva.

Melhores lugares para fugir da chuva no Hollywood Studios

  • Lojas da Hollywood Boulevard
  • Muppet Vision 3D
  • For the First Time in Forever: A Frozen Sing-Along Celebration
  • Beauty and the Beast – Live on Stage (dependendo da hora)
  • Star Wars Launch Bay, para os fãs da saga
  • Toy Story Mania, a melhor opção coberta na Toy Story Land
  • Lojas e restaurantes da área de Star Wars e atração Millenium Falcon: Smuggler’s Run
O Muppet Vision 3D pode não ser a atração preferida de ninguém mas pelo menos ela te garante um assento confortável e longe da chuva por alguns minutos!

Melhores lugares para fugir da chuva no Animal Kingdom

  • Festival of the Lion King
  • Finding Nemo – The Musical
  • As longas filas das atrações de Pandora, que são cobertas
Como o Animal Kingdom é todo aberto, é um dos parques que mais se perde quando a chuva atrapalha a programação.

Melhores lugares para fugir da chuva no Universal Studios

  • Race Through New York Starring Jimmy Fallon
  • Fast and Furious: Supercharged
  • Harry Potter and the Escape from Gringotts (não deixa de ser uma fila longa e coberta, então dá para passar o tempo).
  • Para os fãs, qualquer loja/restaurante do Harry Potter no Beco Diagonal pode ser um bom refúgio, mas vale lembrar que elas devem ficar lotadas na hora da chuva.
  • Você pode ficar indo e voltando do Expresso de Hogwarts mas como é uma atração rápida, acho que fica meio repetitivo.

Melhores lugares para fugir da chuva no Islands of Adventure

  • Harry Potter and the Forbidden Journey + loja depois da atração
  • Castle Tour por Hogwarts (que passa basicamente pela fila da atração, mas no seu tempo para você poder admirar os detalhes do castelo)
  • Skull Island: Reign of Kong
  • Mais uma vez, para os fãs, qualquer loja/restaurante do Harry Potter de Hogsmeade pode ser um bom refúgio, mas vale lembrar que elas devem ficar lotadas na hora da chuva.
  • Você pode ficar indo e voltando do Expresso de Hogwarts mas como é uma atração rápida, acho que fica meio repetitivo.
  • Cafe 4 (lanchonete próxima à Montanha Russa do Hulk)
  • Discovery Center do Jurassic Park
  • Circus McGurkus Cafe Stoo-pendous (lanchonete próxima do Cat in The Hat, atração que também pode ser uma opção para a chuva).
No Islands of Adventure, a maioria das atrações é aberta. O castelo de Hogwarts abriga uma das poucas atrações em ambiente fechado.

Melhores lugares para fugir da chuva no Sea World

  • Todos os aquários fechados.

Atrações que você NÃO aproveita em Orlando em dias de chuva

Na hora de escolher quais parques visitar nos dias de chuva, é importante saber o que você pode estar abrindo mão com essa decisão, já que em dias de muita chuva, algumas atrações podem não funcionar. As atrações só fecham em casos de chuva muito forte e com trovoadas, que apresentam algum tipo de risco a segurança do seu funcionamento.

Nos dias de chuvas duradouras, não adianta escolher um parque que vai te oferecer bons abrigos mas que vai fechar muitas atrações por conta do mau tempo. É importante escolher um parque com bons abrigos e com poucas atrações fechando. A lista abaixo deve te ajudar nessa decisão.

Muitas das atrações mais populares do Magic Kingdom fecham quando acontece uma tempestade

Atrações do Magic Kingdom que NÃO funcionam quando chove muito

  • Seven Dwarfs Mine Train
  • Dumbo the Flying Elephant
  • Tomorrowland Speedway
  • Astro Orbiter
  • Swiss Family Treehouse
  • Jungle Cruise
  • The Magic Carpets of Aladdin
  • Splash Mountain
  • Big Thunder Mountain
  • Liberty Square Riverboat
  • Disney Enchantment (show de fogos)
  • Disney Festival of Fantasy Parade
Verdade seja dita: nem as fotos do castelo vão ficar tão lindas quanto poderiam se o tempo não colaborar, né?

Atrações do Epcot que NÃO funcionam quando chove muito

  • Test Track
  • Harmonious
  • Shows de rua pelos pavilhões do World Showcase

Atrações do Hollywood Studios que NÃO funcionam quando chove muito

  • Fantasmic! (show de encerramento)
  • Slinky Dog Dash
Slinky Dog Dash fica a céu aberto e não funciona quando está chovendo forte

Atrações do Animal Kingdom que NÃO funcionam quando chove muito

  • Todas as atrações que envolvem animais ou que tem alguma parte ao ar livre não funcionam em casos de chuvas extremas, como o Kilimanjaro Safaris e o Expedition Everest. Por isso não vejo sentido em ir nesse parque em casos de chuvas muito fortes, mas se for pego se surpresa o jeito é correr para as filas longas (e cobertas) das atrações de Pandora.
Até mesmo a montanha russa do Animal Kingdom tem uma parte ao ar livre e por isso, também fecha em casos de chuvas muito fortes com trovoadas.

Atrações do Universal Studios que NÃO funcionam quando chove muito

  • Hollywood Rip Ride Rockit
  • Fievel’s Playland
  • Woody Woodpecker’s Nuthouse Coaster
  • Universal’s Cinematic Celebration (show noturno)

Atrações do Islands of Adventure que NÃO funcionam quando chove muito

  • Todas as atrações ao ar livre, ou seja, praticamente só não fecha o Harry Potter and the Forbidden Journey, Skull Island: Reign of Kong, The Cat in the Hat, The Amazing Adventures of Spider-Man e mais uma ou outra atração.
Não tem condições de ir em uma montanha russa dessa no meio de um temporal, né?

Atrações do Sea World que NÃO funcionam quando chove muito

  • Basicamente todos os shows com animais e atrações ao ar livre, como a Manta por exemplo. Ou seja, tudo de principal nesse parque fecha quando chove muito.

A chuva não pára? Então não deixe ela parar você!

Mudei de idéia. Acho que ESSA aqui que é a principal dica desse post. Mais importante do que qualquer outra coisa é não deixar fatores que não estão no seu controle (como chuva, lotação dos parques, uma atração quebrada, etc) atrapalhar a sua viagem e acabar com o seu humor.

Se ela pode causar um pequeno desvio de rota aqui ou ali, lembre-se que a chuva também tem o lado bom: muitas pessoas desistem dos parques quando ela começa e como resultado, você consegue aproveitar os parques bem mais vazios quando as chuvas acabam. Filas menores valem qualquer esforço, não é? A chuva te ajuda com isso.

A sua atitude diante dos imprevisto faz toda a diferença no quanto você e o seu grupo vão aproveitar a viagem. Lembre-se que estar na Disney com chuva é melhor do que estar na maioria dos lugares com sol e encare tudo com bom humor. Vocês com certeza vão se divertir muito mais!

Que tal aproveitar a chuva para ficar nas longas (e cobertas) filas do Flight of Passage?

Em casos extremos, reclame!

Não quero que você perca o bom humor nem nada, mas em casos realmente extremos em que as chuvas fecharam uma parte enorme das atrações do parque e te impediram de aproveitar O TEMPO TODO, você pode ir até o Guest Relations do parque e registrar sua reclamação.

Em casos realmente extremos eles podem até te oferecer um novo ingresso para um novo dia no parque, mas como eu disse e repito: isso só vai acontecer em casos bem extremos (no julgamento da equipe dos parques e não no seu ou no meu). É muito raro a chuva atrapalhar nesse nível afinal de contas, a Disney ainda é na ensolarada Flórida! De qualquer forma, é bom saber que se acontecer, você vai ser ressarcido de acordo.

Como eu falei no começo, espero que você não precise de nenhuma dessas dicas na sua viagem, mas caso encontre uma chuva mais forte nos seus dias em Orlando, agora você já estará preparado para aproveitar independente dela! 🙂