VPD Orlando - Vai Pra Disney
30 setembro, 2020

Disney confirma demissão de 28.000 funcionários

A Disney confirmou ontem à noite a demissão de 28.000 funcionários dos parques dos Estados Unidos por conta dos impactos da pandemia.

Não foi especificado quantos desses funcionários são de Orlando ou da Califórnia, apenas que cerca de 67% desses 28.000 trabalham como part-time (meio período), e que tanto funcionários representados por sindicatos quanto os independentes seriam afetados.

Os parques de Orlando e da Califórnia fecharam em Março por conta da pandemia de COVID-19. Os de Orlando reabriram em Julho, enquanto os da Califórnia até hoje ainda não tiveram a reabertura autorizada, com o fechamento já ultrapassando os 5 meses.

Imagem transcrevendo o comunicado oficial feito por Josh D'Amaro a respeito da demissão de 28 mil funcionários dos parques da Disney.
O comunicado da Disney

Em email para os funcionários, o presidente de Parques, Experiências e Produtos da Disney, Josh D’Amaro, afirmou que esperavam que essa situação fosse passageira. Porém, sete meses depois, esse retorno para a normalidade ainda não aconteceu e por isso a difícil decisão das demissões foi necessária.

Desde a reabertura, os parques de Orlando estão operando com capacidade limitada e com várias experiências suspensas. Muitos restaurantes, tours, hotéis e shows ainda não retornaram, e funcionários que trabalham neles não puderam voltar ao trabalho.

Em Abril, 43.000 funcionários foram colocados em licença não remunerada mas com o pagamento de benefícios, como contamos aqui.

Essas demissões afetam também funcionários do departamento de Imagineering e dos cruzeiros da Disney, que fazem parte dessa divisão de Parques, Experiências e Produtos.

Imagem do Magic Kingdom à noite, com muitos visitantes e funcionários. O castelo e as lojas estão iluminados por luzes coloridas.
As negociações com os sindicatos acontecerão nos próximos dias

Em declaração oficial, a Disney afirmou que está negociando com os sindicatos sobre pagamentos de seguro-saúde, e que os funcionários serão contatados nos próximos dias.

O Orlando Sentinel reportou que, de acordo com um aviso enviado pela Disney ao governo da Flórida na terça-feira à noite, cerca de 6700 funcionários dos parques de Orlando não representados por sindicatos serão demitidos a partir de dezembro. As negociações dos cortes com os sindicatos acontecerão nos próximos dias.

Os Cast Members são parte essencial da experiência dos parques, e é muito triste ver a situação se estendendo assim. Sabemos que é muito difícil encontrar a balança ideal entre economia e saúde nesse momento tão delicado de pandemia, e seguimos na torcida para que uma vacina segura e eficaz seja disponibilizada logo.